Como vender serviços pela internet: dicas práticas testadas e aprovadas

Como vender serviços pela internet: dicas práticas testadas e aprovadas

9931
1
Loja virtual para vender serviços

As pessoas costumam ter muitas dúvidas na hora de entrar no ramo do e-commerce. Como conquistar clientes? Como anunciar? E se eu quiser vender outra coisa? Como vender serviços pela internet?

É importante destacar que absolutamente tudo pode ser vendido pela internet, desde que não seja ilegal e que você siga todas as exigências fiscais ou peculiares de cada produto ou serviço. Ao longo do texto, vamos compartilhar com você algumas ponderações para vender serviços online.

COMO VENDER PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PELA INTERNET?

Em geral, quando pensamos em comércio eletrônico, a primeira ideia que vem em mente é  a comercialização de produtos, não é mesmo? De fato, vender produtos online é muito comum, mas não é a única possibilidade. As vendas online também podem abranger serviços, e é disto que vamos falar.

VOCÊ PRECISA TANGIBILIZAR

Vender serviços é um desafio, porque você vende algo que as pessoas não podem pegar na mão, tocar ou sentir o cheiro. Se isso já é difícil de ser feito off-line, fica ainda mais complexo de ser feito pela internet, porque você, vendedor, fica tão invisível quanto o serviço que oferece.

Quando você vende serviços pela internet, o cliente não pode fazer o julgamento visual de você, o vendedor. Para realizar uma venda você precisa convencer o cliente de que, mesmo sem ver o vendedor, pode confiar que o seu serviço é de qualidade.

As lojas virtuais que vendem produtos já costumam ter certa dificuldade para gerar confiança no cliente. Imagine, então, a dificuldade de quem trabalha com prestação de serviço online para conquistar a confiança de quem está do outro lado da tela.

Muitos comércios eletrônicos relatam que recebem ligações de pessoas que só querem saber se tem alguém do outro lado da linha. As pessoas têm medo de serem enganadas, por isso, quando você for vender serviços pela internet, não faça nada que possa parecer suspeito. Parecer já é o suficiente para afastar clientes em potencial.

LOJA VIRTUAL DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

Mas, então, como vender serviços pela internet? Em primeiro lugar, você deve saber que geralmente a página na internet que vende serviços se parece mais com um site do que com uma loja virtual.

Mesmo que você ofereça vários serviços online, não será uma quantidade tão grande quanto se oferecesse produtos. Por exemplo, uma empresa de telefonia mostra os planos dentro do site, e ali mesmo já tem o botão comprar.

Não é nada parecido com um e-commerce de celular. É mais institucional, ao mesmo tempo em que foca em vender serviços online. O site tem o serviço que está à venda, mas também tem muita informação da empresa em si. Veja o exemplo abaixo:

Observe que os serviços são vendidos em pacotes, exatamente como falamos

Neste caso, as duas imagens são da mesma operadora, porque o serviço vendido “linha telefônica + internet”, não faz o menor sentido sem um smartphone. Logo, a empresa opta por oferecer produtos onde o seu serviço seja utilizado, desta forma não fica aquela impressão de que você não comprou nada.

Além do plano, a pessoa também pode adquirir a linha. Porém, tentando fazer uma compra de plano + aparelho, não ficou claro se o valor a pagar por mês seria do plano com aparelho ou apenas do plano, e o aparelho deveria ser pago separadamente.

 

Será que o serviço vem incluso no preço?

EVITE OS RUÍDOS DE COMUNICAÇÃO

Quer mais uma dica sobre como vender serviços pela internet? Um fator muito importante na hora de vender serviços é evitar os ruídos de comunicação. Mostre para o cliente exatamente o que ele está comprando.

Deixe claro que ele está pagando X para receber o serviço Y e se quiser o adicional Z, vai ter que pagar um pouquinho a mais. Não deixe o cliente com dúvidas. Ruídos na comunicação acabam com a confiança entre o vendedor e o comprador.

AUMENTE A SATISFAÇÃO DO SEUS CLIENTES

Sempre que possível, aumente a satisfação dos seus clientes. Se você não souber como fazer isso, faça uma pesquisa, veja o que eles estão precisando ou o que eles estão esperando da sua empresa.

Para ter um cliente satisfeito com a prestação de serviço online, tenha sempre um bom atendimento. Se você perceber que o seu cliente está com problemas, veja o que você pode fazer para ajudá-lo. Avalie se você deve cobrar por isso ou não, às vezes uma simples dica pode resolver tudo.

ESCOLHA ALGO QUE TENHA PAGAMENTOS RECORRENTES

Se você quer saber como vender serviços na internet e lucrar com isso, aqui vai outra dica: escolha algo que tenha pagamentos recorrentes. Ou seja, algum serviço pelo qual o cliente vai pagar todos os meses e, claro, vai receber o serviço por todos esses meses também.

Isso porque é mais barato manter um cliente fidelizado do que conseguir novos clientes. Com certeza você já sabe disso antes mesmo de pensar em vender serviços online, mas não custa nada reforçar.

DICAS DE COMO VENDER SERVIÇOS NA INTERNET: APRENDA COM ESPECIALISTA

Nós da D Loja Virtual vendemos serviço online, por isso temos muita propriedade no assunto para vir aqui contar como vender serviços pela internet. Mas, se não atendermos bem nossos clientes, eles vão migrar para outras plataformas.

Ao longo dos anos, percebemos que os lojistas tinham muitas dificuldades para vender. Para solucionar esse problema, oferecemos conteúdo gratuito na forma de texto, vídeo e áudio para ajudar os nossos clientes a venderem mais.

Isso deu tão certo que até lojistas que não são nossos clientes nos procuram atrás de dicas de como vender mais. O que a gente ganha divulgando todo esse conteúdo de graça? A lógica é simples: se os nossos clientes estão vendendo, eles estão ganhando dinheiro. E cliente satisfeito não troca de plataforma.

Com o interesse de tantas pessoas no nosso conteúdo, percebemos a nossa propriedade e experiência para falar de e-commerce e resolvemos também fazer alguns cursos e treinamentos pagos para ajudar todo e qualquer pequeno lojista virtual a vender mais.

O que nós ganhamos com isso? Bom, se muitas lojas virtuais estão vendendo bem, isso significa que o comércio eletrônico está crescendo. E se o comércio eletrônico está crescendo, nós crescemos com ele. É simples.

VENDER SERVIÇOS ONLINE

Em algumas situações, como vender pequenos serviços pela internet, o produto é você. É você que presta o serviço e é você que faz acontecer. Para deixar mais claro, vamos mostrar alguns exemplos sobre prestação de serviço online:

• CORRETOR DE IMÓVEIS:

Você faz a busca do imóvel para a compra e trata da venda. Cuida de documentação, pesquisa valores, negocia preços, entrada e consulta bancos para análise de crédito de financiamento.

• MECÂNICO:

Você faz a avaliação do carro, analisa quais peças devem ser trocadas, compra as peças, instala e testa o carro depois de pronto.

• PINTOR:

Você analisa o ambiente, faz reparos nas paredes antes de pintá-las, sugere as cores, traz ferramentas para pintura, pinta e limpa o ambiente depois de pronto.

• ADVOGADO:

Você estuda o caso do cliente, junta documentos para o processo, conversa com as partes envolvidas, tenta acordos e participa de julgamentos.

Assim como qualquer outro produto vendido em loja virtual, o serviço e o prestador de serviço serão os produtos de venda. Se você não é visto na internet, você simplesmente não existe. Procure vender serviços online ou vender os serviços de outras pessoas nos canais abaixo:

  • Redes Sociais
  • Blogs
  • E-mail
  • Panfletos
  • Marketing

Além disso, você pode pensar em fazer um canal do Youtube focado em dúvidas. Por exemplo, se você é consultor de imóveis, poderá colocar dicas sobre documentação, análise de crédito para financiamento e falar de outros assuntos da área.

Para pôr em prática a venda de serviços pela internet, tenha uma agenda e calcule o tempo que você vai precisar com cada cliente. Não esqueça que enquanto você estiver prestando o serviço, terá que se dedicar somente àquele cliente. Além disso, o serviço deve ser feito dentro de um tempo determinado, para que você e o cliente não fiquem presos um ao outro.

SITE DE VENDA DE SERVIÇOS

Mostre coisas sobre você e seu trabalho no seu site, blog ou redes sociais. Apresente-se, mostre suas habilidades, divulgue fotos de trabalhos seus e faça com que as pessoas que o conhecem demonstrem que ficaram satisfeitas com seu trabalho. 

  • Venda seu serviço no Facebook
  • Venda seu serviço no Instagram
  • Venda seu serviço no Twitter
  • Venda seu serviço em Sites
  • Venda seu serviço no Snapchat

Além disso, pesquise na internet sites onde você pode cadastrar seu trabalho e ser localizado pelos clientes. Uma espécie de cartão-de-visita virtual com seus dados e informações sobre o seu trabalho.

OFERECER SERVIÇOS PARA EMPRESAS

Outra boa opção é oferecer serviços para empresas. Se a sua formação é em Economia, Engenharia ou outra área próxima, você poderá atuar como terceirizado em alguma empresa da sua área de atuação.

E-COMMERCE PARA SERVIÇOS

Vender um produto, fazer consultorias ou realizar pesquisas são tipos de prestação de serviço. Por essa razão, faça seu serviço aparecer em sites de busca: eles são gratuitos e, com certeza, ajudarão a mostrar seu trabalho, encontrar novos clientes e vender serviços.

Não esqueça que enviar e-mails é de graça e que você pode fazer isso com seus clientes. De vez em quando envie e-mails para quem já contratou os seus serviços. Não tenha medo de lembrar os clientes anteriores que você está lá.

COMO OFERECER MEUS SERVIÇOS PELA INTERNET

Quer saber como vender serviços pela internet? Com marketing digital! Através da divulgação online, você pode mostrar sobre você e sobre a sua empresa e criar uma rede com outras empresas locais. Se você quiser aumentar o tráfego local em seu site, comece a utilizar link com outros empresários locais – de preferência aqueles com sites próprios.

Além disso, procure maneiras de posicionar o seu serviço e o seu site como um recurso para seus clientes. Em seguida, peça um link em seu site ou obtenha permissão para deixar seus cartões de visita (impresso com a sua URL, é claro). Ofereça um presente especial, um desconto em seu serviço ou até mesmo uma parcela dos lucros.

APROVEITE AS VANTAGENS DE SITES COMO LINKEDIN/BEHANCE NET

Redes profissionais como a Linkedin e Behance podem ser uma grande fonte de clientes dependendo do tipo de serviço que você oferece. Publique suas qualificações para auxiliá-lo a fechar o negócio.

PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS ONLINE

Não podemos esquecer dos erros que podem ser cometidos ao vender serviços online. Dê atenção aos clientes: responda, atualize-se e veja o que os clientes falam sobre seu serviço. Também observe o que pode ser melhorado. Não se esqueça que o cliente é importante o tempo todo e não só quando paga o que compra.

ATENDIMENTO AO SAC:

Sempre responda as reclamações e os elogios de quem interage com você. Este canal deve estar sempre atualizado e com alguém sempre pronto a atender o que o cliente pede e quer. Não deixe de responder: nem sempre o cliente tem razão, mas o diálogo e a conversa podem solucionar muitos problemas.

VENDO, MAS NÃO CONHEÇO:

Quando se vende algo, seja um produto ou serviço, deve-se conhecê-lo com profundidade. A informação do atendente tem que ser a mesma da central, e as informações e soluções devem ser passadas o mais rápido possível aos clientes. Atrasos na solução soam como um descaso com o cliente e dão a impressão de que ele só é importante na hora do pagamento.

QUAIS SÃO AS DIFERENTES FORMAS DE OFERECER PRODUTOS E SERVIÇOS VIA INTERNET?

Você ainda deve estar se perguntando como vender serviços pela internet. De fato, essa é uma tarefa complexa e, por isso, deve ser muito falada. Outra estratégia para ser visto e lembrado é oferecer seus serviços em redes sociais.

Publique sobre os seus serviços em comentários com vários likes e procure por grupos do segmento em que atua. Por exemplo, se você é babá, você poderá oferecer os seus serviços em páginas de revistas especializadas sobre crianças. Nos dias atuais, é muito rápido criar uma página em redes sociais para se divulgar e depois colocar o link dela em comentários.

COMO VENDER CONSULTORIA ONLINE

Muitos profissionais também trabalham com consultoria online. Em alguns casos, são pessoas que atendem de forma presencial, mas que também atuam pela internet para poder estar em contato com pessoas de diferentes regiões.

Em outros casos, são pessoas que trabalham apenas de forma online. Independente das situações, esta é uma boa alternativa para profissionais de praticamente todas as áreas. Para divulgar a consultoria online, é necessário fazer uma rede de contato online e offline.

Avise às pessoas mais próximas que você está oferecendo este serviço e também divulgue seu trabalho em grupos online da sua área e em anúncios como Google Ads. Para fazer as consultorias, você precisará apenas de um computador conectado na internet e uma ferramenta como Skype ou até mesmo o vídeo do WhatsApp.

COMO VENDER PROJETOS ONLINE

O mesmo vale para quem pretende vender projetos online. Esse tópico é mais específico para engenheiros, arquitetos e designers de interiores. Para vender projetos online é necessário, em primeiro lugar, saber qual será o público-alvo.

Depois de saber qual é o perfil das pessoas para quem você quer vender o seu serviço, será mais fácil de definir os canais onde você deverá divulgar o seu trabalho. Por exemplo, se você quer trabalhar com jovens que estão comprando o primeiro apartamento, provavelmente o Instagram será um dos seus principais pontos de contato com o público.

Além disso, ao conhecer as características do seu público-alvo, você estará mais perto de criar anúncios assertivos para o seu negócio. Invista no Google Ads, experimente as diferentes possibilidades que a ferramenta oferece e vá mensurando o resultado. Aos poucos você saberá o que é mais adequado para divulgar o seu serviço.

Agora que você já sabe como vender serviços pela internet, que tal pensar em possibilidades para dar início à sua atuação online? Se você levar em consideração tudo o que falamos sobre prestação de serviços online, estará muito próximo de fazer boas vendas!

Artigo anteriorComo montar loja virtual de dropshipping: trabalhe sem estoque
Próximo artigoDireto de imagem: o que é? Como funciona? Entenda como usar!
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA