(11) 4118-9290 - São Paulo (SP) Clique aqui

REDES

Loja virtual: 4 erros que acabam com as vendas

Por Marcio Eugênio | 03/04/2020
2132
|
0
Loja virtual: 4 erros que acabam com as vendas

Você cria sua loja virtual com muito carinho e dedicação. Monta o site, cadastra os produtos, e se prepara pra vender. 

Mas as vendas não acontecem.

Ou então você já tem uma loja a um tempo, mas as vendas não estão indo conforme o planejado. Elas até acontecem, mas demoram bastante tempo, e não tem a frequência necessária pra manter os custos e gerar lucro. 

Isso pode acontecer por diversos motivos, e alguns deles podem ser mais simples de resolver do que você imagina. 

Hoje nós vamos apresentar 4 erros simples, que muitos lojistas cometem, e que pode acabar com as vendas da sua loja virtual. 

Informações Ausentes ou Confusas

O primeiro erro são informações confusas ou até mesmo ausentes.

Se informações importantes, como telefone de contato, endereço e CNPJ não forem facilmente encontradas, ou até mesmo não constarem no site, os clientes pode não confiar na tua loja. E se um cliente não confia na loja, ele não compra. 

 

E a questão não é só de percepção e confiança por parte do público – que já seria o suficiente pra mudar isso -, é lei: no Brasil, de acordo com a Lei do e Commerce, lojas virtuais têm que divulgar um endereço físico e CNPJ. 

Outras informações como telefone, e-mail ou formulário pra contato, formas de pagamento, despesas com frete ou seguro, prazo de entrega, descrição detalhada do produto e 

condições de troca e devolução também são necessárias, de acordo com essa lei

Então não as deixe de fora do seu site, nem as deixe escondidas. Essas informações devem ser visíveis, claras e de fácil acesso. Você pode perder vendas caso não informe sobre política de trocas, ou caso o cliente não saiba como entrar em contato se tiver algum problema com a compra, por exemplo.

Você evita problemas com a lei, e melhora a confiança do consumidor. 

Má Apresentação Produtos

Nós já falamos isso dezenas de vezes: na Internet, o cliente não compra produto, ele compra foto, descrição e a promessa de entrega. 

Você deve caprichar nas fotos dos seus produtos. Não precisa necessariamente contratar um fotógrafo profissional – se puder, é melhor -, mas, mesmo que vá tirar as fotos com seu celular, deve prestar atenção nos detalhes e se esforçar pra que elas fiquem o melhor possível.

Boas imagens melhoram as conversões da sua loja. Por isso, devem ter boa qualidade, com bom foco, destacar o produtos, mostrar os detalhes, ter boa iluminação, um fundo neutro, boa resolução, etc. 

As fotos que você usar serão a única maneira que o cliente vai ver o produto antes de comprar. Por isso, elas precisam ser ótimas, e mostrar seu produto da melhor maneira possível.

A descrição também é fundamental. Muitas vezes são descrições genéricas, passada pelos fornecedores ou até mesmo copiadas de concorrentes. 

Você deve criar uma descrição que explique o produto, responda as principais dúvidas dos clientes, mostre as características e qualidades, os benefícios, os diferenciais, etc. 

Em uma loja física, esse é o papel do vendedor. Numa loja virtual, a descrição é a sua chance de explicar pra o cliente porque o seu produto é o ideal pra ele. 

Uma boa descrição também ajuda o SEO do seu site. Você pode conquistar um bom ranqueamento no Google, e com isso até mesmo gerar tráfego sem pagar. 

Além de ser um item obrigatório pela Lei do e Commerce, uma descrição completa de detalhada passa maior credibilidade para o cliente. 

Dedique tempo pra essas tarefas, porque isso faz TODA a diferença.

Ignorar a página “Quem Somos”

Depois da página de produtos, a página “Quem Somos” (ou “Sobre a Empresa”, e todas suas variações) costuma ser a mais acessada nas lojas virtuais. Só isso já demonstra a importância desta página. Mesmo assim, muitas vezes essa página é negligenciada, mal feita ou nem mesmo existe no site. 

Você deve dedicar atenção pra essa página, contar a história da sua empresa, mostrar fotos da equipe, expor seus valores, demonstrar uma pessoalidade e personalidade pra sua loja. 

Tenha em mente que pessoas compram de pessoas, e seus clientes vão querer conhecer as pessoas por trás da sua loja. Então se apresente, crie a personalidade da sua loja, demonstre seus valores e sua história. 

Uma boa página de “Quem Somos” aumenta a conexão com os clientes e a confiança deles.

Página ou Processo de Compra Longo e Confuso

Esse é um dos piores erros em uma loja virtual, que de fato pode matar as vendas. 

Mesmo que tudo esteja funcionando de forma correta – informações presentes, página de “quem somos” atualizada, produtos com fotos e descrições ótimas, marketing otimizado -, com uma página de compra ruim, você não vai vender. 

No nosso canal no YouTube, temos uma série chamada “Desmontando Sua Loja Virtual”, na qual o Márcio Eugênio avaliava algumas lojas virtuais, a pedido dos respectivos donos. Era bem comum ele entrar em uma loja, colocar um produto no carrinho, e não conseguir comprar. 

Aparecia uma lista gigante de cadastro, não havia indicações de onde clicar pra continuar o processo, a loja não aceitava cartão de crédito ou o site não processava a compra – ou tudo junto!

Não aceitar cartão de crédito já é um erro imperdoável: a maior parte das vendas online são feitas por cartão de crédito, e se tua loja não aceita, vai perder muitas vendas.

Listas de cadastro gigantes, processos longos e confusos de compra muitas vezes afastam pessoas que estão muito dispostas a comprar. E como a experiência de (não) compra foi ruim, esse cliente provavelmente não vai voltar na tua loja e tentar comprar de novo.

Lembra de uma coisa: você deve analisar sua loja, falar com os clientes e entender as dificuldades deles. Faça uma compra na sua loja, veja as dificuldades que os clientes passam, entenda o que pode ser melhorado no processo, as etapas que podem ser alteradas ou mesmo retiradas. A partir daí, trabalhe pra otimizar a página e o processo de compra. 

Esses foram os erros bem comuns e que podem acabar com suas vendas. Felizmente, a maior parte deles é fácil de resolver: com alguns ajustes na plataforma, sua loja já fica muito mais atrativa e passa mais confiança ao consumidor. 

Acompanhe nosso blog e nosso canal pra continuar por dentro das melhores informações e dicas sobre e commerce.

Marcio Eugênio

Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

Posts relacionados