(11) 4118-9290 - São Paulo (SP) Clique aqui

REDES

Erro no pagamento: o que fazer? Aprenda como solucionar

Por Marcio Eugênio | 12/03/2020
18249
|
0
Erro no pagamento: o que fazer? Aprenda como solucionar

Quem trabalha com loja virtual sabe sobre a importância de conhecer o mercado em que atua, o produto que vende e o público que atende. Sem dúvidas, esses três itens são essenciais para trabalhar no ramo. Mas é claro que para se dar bem nas vendas virtuais também é essencial dominar a tecnologia envolvida no processo.

Isso porque um comércio eletrônico depende do bom funcionamento da plataforma. Sem dúvidas, o erro no pagamento é um dos principais problemas enfrentados por quem trabalha com e-commerce e, apesar de poder ser solucionado com facilidade, pode causar muita dor de cabeça nos gestores da loja.

Afinal, ninguém quer deixar de faturar, né? Se você tem uma loja virtual e quer entender o que deve fazer para resolver erro no pagamento, continue lendo! É justamente sobre isso que falaremos nesse texto! 

O QUE SIGNIFICA ERRO NO PAGAMENTO NA LOJA VIRTUAL?

Antes de falarmos sobre a solução do problema, vamos explicar exatamente o que é o erro no pagamento. Em primeiro lugar, é preciso esclarecer que não existe apenas um tipo de erro de pagamento, uma vez que diferentes causas podem causar o bloqueio da compra, impedindo que o cliente conclua o pedido.

No entanto, vale saber que qualquer erro no pagamento é frustrante tanto para o consumidor quanto para o gestor da loja virtual, já que o primeiro deixa de comprar o produto que queria e que dedicou tempo escolhendo, enquanto o segundo deixa de vender e de faturar. 

Na maior parte das vezes em que o erro acontece, o consumidor desiste da compra ou acaba buscando o produto em uma loja da concorrência. Raros são os casos que o cliente aguarda pela resolução e depois volta para a mesma loja virtual. Por essa razão, é fundamental manter um sistema de pagamento atualizado e eficiente.

POR QUE OCORREM ERROS AO PROCESSAR O PAGAMENTO?

Por que os erros de pagamento acontecem? Muitas vezes, não existe uma explicação exata do motivo pelo qual os erros ocorrem. Uma alteração no layout da loja ou uma instalação de plugin podem ser suficientes para a desconfiguração do sistema de pagamento. Por isso, mais importante do que entender a causa, é estar de olho no e-commerce. 

Se você tem uma loja virtual, deve olhar constantemente para o número de pedidos criados e não concluídos. É claro que eles podem indicar uma desistência de compra por uma série de motivos, mas também podem significar que seu cliente está com dificuldade de finalizar o pegamento.

Além disso, outra solução que ajuda a prevenir a ocorrência de erros de pagamento é o famoso teste de compras, que nada mais é do que o gestor da loja virtual testar a compra de um produto logo que fizer uma mudança significativa no e-commerce. Assim poderá encontrar erros sem que um cliente deixe de comprar. 

COMO RESOLVER O ERRO NA FINALIZAÇÃO DO PAGAMENTO?

O erro no pagamento pode gerar muita dor de cabeça no dono da loja virtual, que vê seu faturamento reduzir por causa de uma questão que não depende dele. No entanto, um monitoramento frequente do comércio eletrônico faz com que a resolução do problema seja simples e não cause transtorno às vendas. 

A seguir, vamos analisar alguns tipos comuns de erros e ver suas soluções: 

TENTE OUTRA VEZ

Tentar outra vez é uma possibilidade de resolução para os casos em que o pagamento é recusado, não puder ser processado ou for listado como não qualificado. Muitas vezes, usar uma forma de pagamento diferente é suficiente para que a transação seja processada. Para alterar sua forma de pagamento, siga o seguinte passo a passo:

  • Volte para o item que deseja comprar
  • Toque no preço
  • Vá em formas de pagamento
  • Escolha outra forma de pagamento ou adicione uma nova
  • Finalize sua compra

Esse truque costuma funcionar com frequência. Se, porventura, a sua compra sair duplicada, é só falar com o vendedor, explicar o problema e pedir o cancelamento, que, pelo Código de Defesa do Consumidor, pode ser solicitado até 7 dias depois da compra. No entanto, o recomendado é falar no mesmo dia, para que a questão seja resolvida logo. 

CERTIFICAR-SE DE QUE SEU ENDEREÇO ESTEJA ATUALIZADO

Muitas vezes, o cartão de crédito vencido ou o endereço de faturamento desatualizado são a causa das falhas no processamento de pagamentos em lojas virtuais. Para atualizar essas informações, você poderá usar o Google Payments. Confira o que deve ser feito nesse caso: 

  • Faça login na loja de compra e registre os cartões novos 
  • Encontre a forma de pagamento que você tentou usar para a compra
  • Verifique a data de validade das formas de pagamento listadas
  • Remova ou atualize as formas de pagamento expiradas

Outro ponto que acontece com algumas lojas virtuais é o nome do cartão não bater com o nome do cadastro. No entanto, se as alternativas anteriores estão corretas e a compra apresentou erro, entre em contato com seu banco e veja o porque ele está recusando um pagamento.

Muitas vezes, o banco bloqueia a compra por uma análise de comportamento do cliente, que não costuma comprar naquele tipo de site, ou por se tratar de uma compra internacional. Se você acha que pode ser esse o caso, fale com seu banco para entender e solicitar a liberação da compra.

PRINCIPAIS ERROS NO PAGAMENTO NO E-COMMERCE

Apesar de ser de fácil resolução, o erro no pagamento pode causar transtornos tanto para o dono do e-commerce quanto para o cliente, que pesquisou e escolheu o produto que queria comprar. Na maior parte das vezes, o erro no pagamento do pedido ocorre por uma das causas a seguir: 

1. A FORMA DE PAGAMENTO NÃO PODE SER USADA PARA O TIPO DE TRANSAÇÃO

Algumas formas de pagamento não podem ser usadas para todos os tipos de transação ou para compras em determinados países. Muitas vezes, a informação não está clara e o consumidor acaba tentando pagar sem saber que a modalidade não será aceita. Sabendo disso, o ideal é consultar as formas de pagamento exigidas.

2. O PAÍS DA FORMA DE PAGAMENTO NÃO CORRESPONDE AO PAÍS DA CONTA

Algumas formas de pagamento não poderão ser usadas se não forem do mesmo país da conta. Por exemplo, um saldo em dólares do Google Play não pode ser usado caso seu país de origem não seja os EUA. Se você acha que esse pode ser seu problema, verifique seu país no Google Payments. Também veja se a bandeira do cartão é aceita naquela loja.

O QUE SIGNIFICAM AS CONFIGURAÇÕES DE AUTENTICAÇÃO?

A autenticação serve para evitar compras acidentais em lojas, aplicativos e jogos online. Por isso, antes de cada compra feita pelo celular, é preciso fazer uma autenticação, que nada mais é do que uma autorização. A configuração padrão do Google Play é a cada 30 minutos, ou seja: o dispositivo fica autorizado a fazer compras por esse tempo. 

Depois disso, será necessário autenticar de novo. O usuário tem a possibilidade de alterar as configurações para que a autenticação nunca seja solicitada. No entanto, ao desativar a autenticação, ele corre o risco de ter compras não autorizadas. Além disso, o Google Play tem uma outra alternativa, chamada de conteúdo adequado para toda a família.

Nessa modalidade, a autenticação é exigida em todas as compras de aplicativos para crianças de até 12 anos. Para evitar compras indesejadas, o Google Play recomenda que o usuário sempre saia da página onde fez a compra, limpe o histórico do dispositivo e não salve as senhas.

APÓS UM ERRO, COMO SABER SE A COMPRA FOI CONFIRMADA?

É possível saber se uma compra foi confirmada após apresentar erro na transação? A resposta é sim. Em geral, o procedimento das lojas de e-commerce é enviar uma confirmação de compra para o endereço eletrônico do cliente. Isso já é suficiente para saber se a compra foi concluída.

O endereço eletrônico usado pela loja virtual é aquele fornecido no cadastro. Quando o pagamento é confirmado pelo intermediador financeiro, o e-commerce dispara um e-mail automático para o consumidor. No entanto, no caso de não receber a mensagem e seguir com dúvida sobre a conclusão da compra, recomenda-se entrar em contato com a loja. 

ASSISTA AO VÍDEO E VEJA COMO SOLUCIONAR OS ERROS

Se você trabalha com comércio eletrônico ou quer começar a trabalhar agora, saiba que eventualmente vão acontecer problemas na sua plataforma. A questão principal é como resolver essas questões sem prejudicar seu negócio e seus clientes. Para isso, assista esse vídeo com dicas do Marcio Eugênio sobre esse assunto super importante:

Pronto, agora você já sabe tudo o que deve fazer se ocorreu um erro ao processar o seu pagamento. Sem dúvidas, com esse conhecimento fica muito mais fácil administrar a loja virtual sem perder vendas e clientes. Para se aprofundar no tema, recomendamos que conheça essas 8 formas para receber pagamentos online.

Marcio Eugênio

Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

Posts relacionados