E-mail marketing grátis: Como utilizar esse método para capturar leads

E-mail marketing grátis: Como utilizar esse método para capturar leads

874
2
Taxa de abertura de e-mail
Taxa de abertura de e-mail

No mundo dos negócios, principalmente quando falamos em investimentos, um pacote de marketing free, que inglês significa livre, é sempre bem-vindo. Existem diversas ferramentas deste segmento que podem ser utilizadas de forma livre, como é o caso do e-mail marketing grátis. Uma boa lista de contato pode fazer a diferença na prosperidade do seu negócio.

>Como montar uma loja virtual
>Como fotografar e editar fotos em sua loja virtual
>Como atrair visitantes gratuitamente para sua loja virtual
>Como vender pelo Facebook e Instagram

Entenda e veja como funciona o e-mail marketing grátis

Antes de falar de ferramentas de e-mails marketing, precisamos entender qual a importância deste instrumento no marketing de qualquer empresa. Assim como qualquer outra ação do segmento, o e-mail marketing visa alcançar novos públicos e manter um bom relacionamento com os clientes já conquistados.

O e-mail marketing grátis, ou até mesmo aqueles planos pagos, são essenciais para que qualquer loja ou empresa que busca realmente criar uma relacionamento com seus clientes e, consequentemente, vender mais produtos ou serviços. Dentro do marketing, o e-mail é uma forma direta de comunicação e, ao contrário do que se imagina, há todo um estudo com base nos números que são retirados dessas plataformas que realizam o disparo.

Campanha é o nome dos envios que são realizados dentro de um determinado prazo e com assuntos específicos. Além disso, há outros métodos que são usados a partir do e-mail marketing, como o funil de vendas, por exemplo, usado não só para relacionar, mas também para fechar negócios.

Dados do e-mail marketing grátis que devem ser analisados

Ao escolher uma das plataformas para disparar os e-mails marketing é preciso ficar atento aos resultados que eles vão dar. Quando falamos em resultados não restringimos as vendas fechadas a partir deste instrumento, mas sim os dados que você pode colher a partir de alguns pontos importantes, como:

E-mails abertos:

Vamos começar pelo início, pois por mais óbvio que seja, a taxa de abertura dos e-mails podem indicar ou dar uma noção dos próximos números que vamos encontrar.

>Assista o Webinar para montar loja virtual
>Veja 8  dicas para montar uma loja virtual
>Baixe E-book Gestão de e-commerce para PME
>Assista a Palestra: E-commerce Do Zero Aos Resultados Em 6 Etapas

Então, observe primeiramente a quantidade de contatos que receberam seu e-mail. A partir de x contatos, observe quantos realmente abriram o e-mail que você enviou. Anote -o!

Rejeição:

Outro índice importante é o de rejeição. A maioria das plataformas de e-mail marketing grátis ou pago disponibilizam essas informações de forma clara. A taxa normal de rejeição fica, normalmente, entre 1% a 4 %.

Simplo 7- Plataforma de e-commerceCaso esse valor esteja mais alto, é preciso verificar o que está dando errado, se há algum erro na campanha, na linguagem e outros aspectos de comunicação. Vale lembrar que, além do conteúdo, outros fatos constam na taxa de rejeição, como é o caso de e-mails inválidos, caixa postal cheia e até usuário inválido.

>Baixe planilha de análise de concorrência
>Baixe e-book com 6 maiores erros de quem faz anúncios
>Baixe e-book de como capturar e-mail

Descadastrados:

É comum que muitas pessoas assinarem a lista da sua loja ou empresa para receber e-mails e novidades, mais ainda é elas descadastrarem seus dados. Se está acontecendo frequentemente é preciso analisar o motivo disso, principalmente se a taxar for alta demais. Os motivos mais comuns são envios sem permissão, conteúdo não atraente e até mesmo irrelevante para o perfil daquele usuário.

Visualizações:

Esse talvez seja um bom dado para ser analisado em relação ao e-mail marketing grátis. Quando um e-mail tem um alto índice de visualização, normalmente possui um conteúdo relevante. Quando uma campanha funciona, o resultado quase sempre está relacionado ao que está no e-mail, na forma como ele se apresenta e o conteúdo que tem. Use os bem visualizados como base para construir outros disparos.

>Como recuperar 30% pedidos pagos por boleto
>Saiba por que usar e-mail marketing na sua loja
>Faça parte da Lista Vip DLoja Virtual

Cliques:

Podemos dizer que o e-mail marketing é um caminho para trazer o consumidor até a sua porta, seja ela física ou virtual. Os cliques acontecem quando você realmente conseguiu conquistar o cliente, quando ele realmente se sentiu atraído pelo o que você disse ou está oferecendo.

Analisar os dados do e-mail marketing grátis é fundamental para que você consiga encontrar a melhor maneira de capturar leads, de atrair de fato o consumidor. A comunicação e a estratégia devem caminhar juntas em todo o processo de criação, processamento e disparo.Enviar apenas enviar, o e-mail marketing grátis pode não dar muitos resultados.

>Veja 3 Ferramentas para monitorar seu mercado
>Aprenda como usar o CANVAS
>Aprenda como usar o Google Analytics em sua loja virtual

Plataformas de e-mail marketing grátis

Se você deseja apostar no e-mail marketing grátis para aquecer as vendas, então não perca tempo. Conhecendo agora a importância desta ferramenta, é hora de buscar as plataformas de e-mail marketing grátis e estudar como fazer os envios na prática e capturar também os endereços eletrônicos de acordo com o perfil do seu público.

Lembre-se que a ferramenta só é válida quando também o empreendedor conhece o perfil do seu cliente. Ou seja, quem vende roupas, por exemplo, não deve disparar e-mails para um público que quer saber de carros.

Quem compra as roupas que você vende? Qual a idade e quanto normalmente gastam? Quais as novidades que esse público quer realmente receber?

>Como atrair cliente com e-mail marketing
>7 dicas para começar a usar o Youtube
>Saiba se seu site está otimizado

Respondendo essas perguntas, tudo fica muito mais fácil para elaborar as estratégias e conquistar novas vendas. Vamos conhecer as plataformas para você colocar a mão na massa?

Mail Chimp

Essa é uma das plataformas mais usadas e com serviços de e-mail marketing grátis. O melhor de tudo é que você não precisa ser um expert em edição de e-mails ou algo assim, tudo é bem fácil e simples de mexer. Há planos pagos disponíveis também!

Simply Cast

Outra plataforma de e-mail marketing grátis é a Simply Cast. O próprio nome já diz, simplesmente lançar, isso traduzido para o português. Há opções de cadastro gratuito ou pago para o disparo de e-mails.

Mad Mini

Com algumas restrições, justamente por ser um plano de e-mail marketing gratuito, é possível usar várias ferramentas para construir um e-mail bonito e apresentável. Assim como em outras plataformas, há um limite de disparos.

Nitro News

Apesar do nome em inglês, esta plataforma de e-mail marketing é totalmente em português e de fácil manuseio. O limite de disparos é bem menor se comparamos com os outros citados aqui, mas mesmo assim é boa oportunidade para quem deseja aproveitar esta ferramenta de marketing digital.

>Baixe a planilha de planejamento de ações de marketing
>Baixe e-book para datas comemorativas

Agora, é só criar uma boa estratégia, disparar um bom e-mail marketing grátis e fazer o seu negócio prosperar ainda mais.