E-commerce no Brasil: perfil do mercado e do e-consumidor

E-commerce no Brasil: perfil do mercado e do e-consumidor

1822
0
E-commerce no Brasil: perfil do mercado e do e-consumidor
E-commerce no Brasil: perfil do mercado e do e-consumidor

A POPULARIZAÇÃO DA INTERNET MUDOU A FORMA COMO AS PESSOAS SE COMUNICAM, SE RELACIONAM, E TAMBÉM MUDOU OS HÁBITOS DE CONSUMO E AS RELAÇÕES ENTRE AS EMPRESAS E SEUS CLIENTES.

Se há pouco mais de uma década o volume de negócios feitos pela rede mundial de computadores era inexpressivo, atualmente esse cenário se reverteu drasticamente, e qualquer marca ou empresa que não esteja presente nas plataformas digitais está fadada ao fracasso e literalmente, parada no tempo.

Assista Webnário para montar loja virtual
Veja 8  dicas para montar uma loja virtual
Baixe E-book Gestão de e-commerce para PME
Assista a Palestra: E-commerce Do Zero Aos Resultados Em 6 Etapas

Antes de analisar as características do e-commerce no Brasil e o perfil do mercado e do e-consumidor, é preciso contextualizar alguns aspectos sociais e econômicos do país, já que da mesma maneira que o cenário macro interfere diretamente no mercado tradicional, nas transações eletrônicas esses aspectos também têm influencia direta e decisiva.

O PERFIL DO MERCADO TRADICIONAL E DOS CONSUMIDORES BRASILEIROS

Em termos gerais, é possível afirmar que o consumidor brasileiro, via de regra, é imediatista e impulsivo, ou seja, planejar as comprar de acordo com sua capacidade financeira é uma exceção, e não a regra.

Essa característica explica os altos índices de inadimplência, mesmo em tempos de estabilidade econômica como o país vivenciou até recentemente. Inadimplência essa que atinge níveis ainda mais altos quando se presencia um quadro recessivo como o atual.

A impulsividade é outra característica facilmente identificável, já que culturalmente o consumidor brasileiro prefere “promoções imperdíveis” ou compras realizadas a longo prazo em pequenas parcelas, o que também compromete seu orçamento doméstico e a saúde financeira da família.

Em contrapartida, esse tipo de consumo é o que aquece a economia, pois é a forma preferida da maioria das classes sociais e já faz parte das estatísticas e indicadores econômicos há muitas décadas.

O DESENVOLVIMENTO DO E-COMMERCE NO BRASIL

É preciso levar em conta ao analisarmos o perfil do mercado e do e-consumidor, que somente há poucos anos os mecanismos de segurança das compras pela internet conquistaram a confiança dos compradores, e da mesma forma, a implantação de tecnologia de banda larga e a popularização dos smartphones e tablets é bem recente.

Baixe planilha de análise de concorrência
Baixe e-book com 6 maiores erros de quem faz anúncios
Baixe e-book de como capturar e-mail

Inicialmente, somente as pessoas de maior poder aquisitivo possuíam equipamento e acesso à internet de alta velocidade, que são itens essenciais para que as compras pela rede ganhem popularidade, e à medida que ações públicas e privadas foram tomadas para a melhoria da qualidade de conexão, o mercado consumidor respondeu rapidamente, melhorando os índices e estimulando empresas e marcas a investir seriamente no e- commerce.

OS DIAS DE HOJE DO E-COMMERCE NO BRASIL

Estudos e estatísticas atuais ajudam a entender um pouco mais sobre o e-commerce no Brasil e o perfil desse mercado e do e- consumidor. Embora esse seja um mercado extremamente dinâmico, algumas constatações são possíveis a partir da análise comparativa dos dados coletados.

Quanto ao perfil do consumidor que realiza compras pela internet frequentemente é possível afirmar que ele é exigente, com boa instrução, realiza pesquisas antes de efetivar a compra e busca praticidade e comodidade.

7 dicas para começar a usar o Youtube
Saiba se seu site está otimizado
Baixe a planilha de planejamento de ações de marketing
Baixe e-book para datas comemorativas

Se por um lado, as características culturais do consumidor brasileiro se fazem presentes também nas compras online, ou seja, a impulsividade e a atração por promoções, comprovamos que nas compras pela internet a pesquisa de preços e sobre a qualidade dos produtos é maior e a tendência do consumidor é de comprar à vista.

Isso se explica em partes pelo temor de fraudes eletrônicas, principalmente com o uso do cartão de crédito em transações virtuais, que embora tenha evoluído bastante no quesito segurança ainda causam certa desconfiança, principalmente em relação aos dados confidencias e pessoais.

O mercado, em compensação, abrange praticamente todas as áreas comerciais, sendo possível encontrar todo e qualquer tipo de produto e/ou serviço através de sites na internet. Outra característica desse mercado é a grande quantidade de produtos eletrônicos, ou seja, produtos que existem apenas no formato digital, como e-books, webinars e treinamentos virtuais.

Como recuperar 30% pedidos pagos por boleto
Saiba por que usar e-mail marketing na sua loja
Faça parte da Lista Vip DLoja Virtual

Um mercado de destaque é o do ensino à distância, que encontrou no ambiente virtual um cenário propicio para o seu desenvolvimento, da mesma forma que cursos de línguas e outras formas de qualificação profissional.

CARACTERÍSTICAS ESPECÍFICAS DO E-COMMERCE NO BRASIL

Explorando um pouco mais o perfil do mercado e do e- consumidor, os levantamentos atuais demonstram algumas peculiaridades, tais como:

 Para quase metade dos e-consumidores, cerca de 44%, as compras realizadas em lojas físicas são influenciadas pelo e-commerce

 Para a esmagadora maioria dos consumidores, mais de 93%, o fator que determina que a compra seja feita online é a comodidade, seguido pelas ofertas e promoções, com 88% e a variedade de produtos com 66%.

 O horário preferido para as compras online é pela manhã e no fim da noite/início da madrugada, e aos fins de semana, no meio da tarde.

 Os produtos mais procurados são Moda e Itens de Beleza, Eletrônicos, Saúde e Estética, Informática e Produtos Digitais.

 Mais da metade dos e-consumidores pertence às classes A e B

 As mulheres são maioria das responsáveis pelas compras online

UM MERCADO SEM LIMITE

Como ressaltamos, os números do e-commerce no Brasil mudam frequentemente, e seguem a tendência de crescimento que o aumento e a melhoria a tecnologia proporcionam, portanto, a cada mês novos índices se somam às estatísticas. A certeza, no entanto, é que a expansão é crescente e inevitável, tornando praticamente obrigatória a presença de todas as empresas e marcas no ambiente virtual, sob pena de estagnação e até mesmo da interrupção das atividades da empresa.

Veja 3 Ferramentas para monitorar seu mercado
Aprenda como usar o CANVAS
Aprenda como usar o Google Analytics em sua loja virtual

Todo gestor e/ou administrador precisa implementar as estratégias necessárias para marcar presença no e-commerce, além de acompanhar as tendências e novidades do setor, pois o futuro se mostra mais presente a cada dia, e a gama de consumidores no ambiente virtual se amplia rapidamente.

Estar presente e atualizado é imprescindível em qualquer ramo de atividade e nos mais diversos setores da economia, pois a internet aboliu fronteiras e democratizou o acesso de praticamente todas as pessoas ao produtos e serviços, e esse nicho se torna cada vez mais presente e dinâmico.

Artigo anteriorEstratégia de Marketing Digital para loja virtual
Próximo artigoSaiba como vender serviços
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

DEIXE UMA RESPOSTA