Dicas para Melhorar Seu Relacionamento com os Clientes

Dicas para Melhorar Seu Relacionamento com os Clientes

435
0

Parte fundamental de qualquer estratégia moderna de marketing passa pelo relacionamento com os clientes. Ele auxilia na venda, ajuda a manter o vínculo com pessoas que compraram seu produto ou serviço anteriormente, e faz com que sigam comprando e, talvez, até indiquem seu negócio para outras pessoas.

O relacionamento com o cliente passa por todas as etapas da venda, desde descobrir o cliente até verificar se o produto foi recebido, e procurar manter o relacionamento aberto para futuros negócios.

Estude o seu cliente para um bom relacionamento

No passado, as empresas definiam seus clientes como público alvo. Era algo como “homem, 25 a 50 anos, salário de até cinco salários mínimos”. Era para tentar prever seus gostos.

Hoje, com as redes sociais, é possível ser muito mais preciso em saber quais são os interesses de alguém e como impacta-lo. Cada cliente tem uma persona, que você, como empresa, precisa conhecer. A comunicação com ela será mais direta e objetiva de posse desse conhecimento.

O estudo para conhecer as personas de seus clientes é longo e nunca termina, porque seu público está em constante mutação. A sua equipe precisará estar sempre treinada e pronta para lidar com as idiossincrasias de cada indivíduo. Avaliações constantes serão fundamentais para o sucesso dessa estratégia.

Esse é o segredo para um bom relacionamento com seus clientes: conhecê-los profundamente. Saber como atendê-los da melhor maneira para atender suas necessidades.

Não é só você que tem a ganhar com um relacionamento com os clientes de qualidade. O próprio cliente sairá satisfeito quando suas demandas forem solucionadas com rapidez, porque foi atendido com qualidade.

O trabalho de relacionamento com o cliente

Apesar do que muitos pensam, fazer um bom trabalho de relacionamento com o cliente vai além de só responder dúvidas. O trabalho começa com a prospecção. É preciso encontrar clientes, entrar em contato e tentar conquistá-los.

Depois, é importante conhecer o cliente. Conseguir o máximo de informações sobre ele, fazer um perfil detalhado para entender sua persona. Esse conhecimento será fundamental para um relacionamento de qualidade.

O trabalho de relacionamento passa por toda a conversão, seguindo a jornada do cliente. É preciso saber dialogar com a persona criada pela pesquisa do passo anterior para confirmar a venda. Um bom diálogo vai ajudar o cliente a percorrer o caminho até a venda.

Muitos acham que o trabalho termina aí, mas é importante saber se o cliente recebeu o que queria, e se o produto ou serviço atendeu suas expectativas. Tratar o cliente bem, mesmo depois da venda concretizada, mostra que você está interessado na satisfação, não apenas no dinheiro de quem fez a compra.

Por fim, manter as portas abertas depois de uma venda vai garantir que o cliente volte para futuras vendas. Se ele se sentir sempre bem atendido, contente com o atendimento, a chance dele voltar para futuras compras é muito maior.

Dicas para ajudar no relacionamento

O relacionamento entre pessoas é uma parte fundamental. Como qualquer relacionamento humano, o diálogo é fundamental. Para isso, é importante cuidar de alguns aspectos.

Seja pontual, e não demore muito para responder. Seu cliente não vai esperar muito antes de contatar outras empresas semelhantes.

Crie uma relação de confiança com seu cliente. Isso é mais fácil ou difícil, dependendo da maneira que ele chegou a sua empresa, mas se ele já está em contato com você, pelo menos ele está neutro a seu respeito. Seu trabalho é fazer com que isso só melhore.

Seja empático. Trate bem seu cliente, seja educado e sempre procure resolver seus problemas. É importante que a pessoa que você fala veja que você está tentando resolver ajudá-la, não só tentando vender outros produtos e lendo textos prontos.

Sempre tente ajudar seu cliente. Isso é fundamental para que o relacionamento funcione. Se o cliente se sentir “enrolado”, dificilmente vai seguir fazendo negócios com sua empresa. Cada problema que você resolve, de preferência com rapidez, te torna um pouco mais competente aos olhos dele. Em um relacionamento a longo prazo, isso se torna cada vez mais importante, porque cresce a confiança dele em você e na sua empresa.

Outra boa dica para melhorar o relacionamento de sua empresa é a oferta de promoções exclusivas. Seja ofertas para clientes já fidelizados, seja descontos para que o cliente faça sua primeira compra, o importante é fazer com que o cliente se sinta beneficiado ao fazer negócio com você.

Esteja sempre atento às opiniões de seu cliente. O feedback dele é fundamental para aparar arestas e melhorar o relacionamento. Mesmo que ele seja um cliente de temperamento difícil, com tempo e competência você pode torná-lo um cliente fiel e satisfeito.

Saiba dizer “não”. Caso você não tem um produto, não adianta tentar enrolar. Explique o porquê você não oferece esse produto ou serviço, e depois explique os que você oferece de similares. O importante é que o cliente sinta que você não está tentando enganar.

O relacionamento com o cliente no marketing de atração

Existe uma uma atenção especial ao relacionamento com o cliente no marketing de atração. Já que você não oferece o produto diretamente para o cliente, o cuidado nessa área precisa ser redobrado.

O marketing de atração funciona com você oferecendo conteúdo, para impactar e conquistar o cliente. Ele vai consumir seu conteúdo e perceber que você poderá suprir suas necessidades. O relacionamento com o cliente funciona aí. Quando você lida com o cliente, precisa sugerir seus produtos sem ser invasivo.

Estudos comprovam que é mais fácil um cliente que já comprou de você comprar de novo do que trazer um novo cliente. Esse é um dos motivos do relacionamento com o cliente ser tão fundamental.

O pós-venda é uma parte fundamental do marketing de atração. Você precisa sempre deixar uma porta aberta, para oferecer novos conteúdos para mantê-lo fidelizado, e indiretamente novos produtos. É preciso usar todas as informações sobre a persona do cliente para que ele se mantenha encantado por sua empresa.

Conclusão

Uma das partes principais do marketing hoje é o relacionamento com o cliente. Você precisa conhecer em detalhes para quem vende, seus interesses e como influenciá-lo. Com as dicas aqui você conseguir criar estratégias para ter resultados positivos no seu negócio. Boas vendas!

 

DEIXE UMA RESPOSTA