Cauda longa e-commerce: entenda conceito e veja como aplicar

Cauda longa e-commerce: entenda conceito e veja como aplicar

2335
0
Conceito de cauda longa para e-commerce
Conceito de cauda longa para e-commerce

A competitividade e a conveniência das lojas online motivam muitos consumidores a trocarem os shoppings center pelos comércios eletrônicos. Com essa tendência, o mercado de lojas virtuais tem se mostrado uma excelente alternativa para quem procura novas possibilidades de trabalho ou para quem quer complementar a renda mensal. 

No entanto, para sobreviver no mercado digital e conquistar cada vez mais clientes, os empreendedores precisam buscar conhecimento sobre o segmento em que atuam e sobre os clientes que atendem. Além disso, devem estudar as principais estratégias que podem oferecer bons frutos ao negócio. 

Você já ouviu falar em cauda longa para e-commerce? Sem dúvidas, esse é um conceito importante para quem trabalha com vendas. Se você quer entender esse termo e aprender a aplicá-lo em seu negócio, continue lendo! Criamos esse material super completo que poderá ajudar a consolidar a sua loja virtual!

O QUE É A CAUDA LONGA?

Cauda longa é um conceito popularizado pelo físico Chris Anderson que se baseia em uma observação estatística de sobre a distribuição de dados. Seguindo essas indicações, existe a premissa que 80% dos efeitos são obtidos por somente 20% das causas. Em outras palavras, essa teoria aborda a teoria da escassez e da abundância.

Parece complicado de entender, não é mesmo? Em resumo, o que Chris Anderson diz é que ao longo da história o comércio esteve baseado na economia da escassez. Isso porque os comerciantes precisavam focar na venda daqueles produtos que tinham mais saída, ou seja, que eram procurados pela maior parte dos consumidores.

No entanto, com a popularização das vendas online, a economia passou a ter uma configuração de abundância, sem exigir que os vendedores focassem só nos produtos para grandes grupos. No contexto digital, a venda de mercadorias segmentadas e voltadas para os nichos tem se mostrado uma boa alternativa para se diferenciar diante da concorrência.

O QUE É CAUDA LONGA NO MARKETING DIGITAL?

A lógica da cauda longa pode ser aplicada em uma série de decisões que envolvem as vendas online e o marketing digital. A principal ideia é que um e-commerce focado em atender nichos pode vender em quantidade reduzida, mas constante, e alcançar uma receita parecida com a de quem lida com poucos produtos que vendem muito. 

Assim, quando um empreendedor digital tem que decidir quais produtos venderá em sua loja virtual, não precisa pensar em itens universais, procurados por muitas pessoas. Outra alternativa eficiente é dar preferência para produtos específicos, mas que atraem a atenção de grupos de consumidores que em geral não são atendidos pelas grandes marcas. 

O QUE É UMA PALAVRA-CHAVE DE CAUDA LONGA?

O conceito de cauda longa para e-commerce também envolve a decisão das palavras-chave, conhecidas como long tail keywords. Ou seja, a mesma lógica da escassez e da abundância pode ser aplicada para determinar os termos que serão utilizados para atrair visitantes para um comércio eletrônico. 

As palavras-chave de cauda longa costumam ser compostas por no mínimo três palavras, que juntas criam uma frase pequena e que indicam uma busca mais assertiva. Esse tipo de composição serve como uma estratégia para comprar os termos no Google e também para usufruir da máxima capacidade de SEO. 

Ao trocar o uso de palavras genéricas por termos específicos, o comércio eletrônico tem a possibilidade de segmentar as visitas ao site e de atrair um público que realmente tem interesse na proposta da loja virtual. Embora a estratégia alcance um número menor de pessoas, consegue aumentar a qualificação das visitas. 

CONCEITO DE CAUDA LONGA PARA E-COMMERCE

Sem dúvidas, o conceito da cauda longa para e-commerce é bastante amplo, mas, se entendido e bem aplicado, pode oferecer excelentes resultados para a loja virtual. Vale lembrar que a palavra-chave cauda longa se baseia na filosofia do inbound marketing, que é um dos pilares do marketing digital.

O inbound marketing, ou marketing de atração, é usado pelos gestores virtuais para atrair consumidores de forma orgânica, aumentando a visibilidade da marca e reduzindo os custos de aquisição dos usuários. Assim, os comércios eletrônicos recebem visitantes que têm sintonia com o produto que vendem, aumentando a possibilidade de conversão.

Se você trabalha ou quer trabalhar com vendas online, tenha em mente que o ideal para a sua loja virtual é conciliar diferentes estratégias, adaptando-as de acordo com o seu segmento, produto e público-alvo. Assim terá maior possibilidade de encontrar sucesso e de se diferenciar diante da concorrência. 

IMPORTÂNCIA DO CONCEITO DE CAUDA LONGA PARA E-COMMERCE

O conceito da cauda longa oferece a possibilidade de o gestor virtual adotar uma série de estratégias importantes para comércio eletrônico. Por isso, o ideal é se dedicar a entender essa técnica com profundidade, podendo, assim, tomar as melhores escolhas para o negócio.  

Para entender a relevância da cauda longa para o contexto digital é importante lembrar que as lojas virtuais têm um funcionamento bem diferente das lojas físicas. Uma loja de rua que não investe em marketing ainda tem boas possibilidades de venda, desde que esteja situada em um ponto movimentado.

No entanto, um e-commerce que não investe em marketing e em anúncios não tem grandes possibilidades de venda, porque dificilmente um consumidor chegará até a loja virtual digitando o endereço da URL. Ou seja, a divulgação é crucial para impactar os consumidores e conduzi-los até o comércio eletrônico.

Mas o que isso tem a ver com cauda longa? A resposta é simples! Se o gestor de um e-commerce vai investir em marketing digital, deverá fazer isso da forma mais otimizada possível, reduzindo custos e aumentando a possibilidade de alcance de consumidores realmente qualificados. E, sem dúvida, a cauda longa é uma alternativa eficiente para isso. 

O QUE DEVE SER ENTENDIDO POR CAUDA LONGA E-COMMERCE?

Já que a cauda longa é um conteúdo realmente profundo e complexo, vamos falar um pouco mais sobre a sua aplicação para o e-commerce, ok? Quando uma loja virtual usa o marketing de atração para vender algum produto ou serviço, deve saber aplicar o conceito da cauda longa para alcançar os resultados desejados.

Isso significa usar as palavras-chave adequadas nos textos de descrição e de divulgação, pois assim são maiores as possibilidades de impactar um público que realmente tem interesse naquele produto ou serviço. Além disso, é preciso ter em mente que as campanhas de divulgação de e-commerce devem ser feitas focando no longo prazo. 

Não se esqueça que os seus concorrentes estarão utilizando a mesma estratégia. Por isso é tão importante criar um plano de presença digital realmente eficiente. Veja algumas dicas: 

PRIORITÁRIO

A estratégia da cauda longa deve ser aplicada  de forma prioritária por um e-commerce. Isso significa que, sempre que possível, as decisões devem considerar essa lógica que envolve escassez e abundância. O uso correto desta técnica pode trazer um grande retorno financeiro para negócio.

TRABALHO DE LONGO PRAZO

Tenha em mente que a ideia da cauda longa deve ser aplicada tendo como foco o longo prazo. Ou seja, o retorno desta estratégia nas ações de marketing não trará respostas imediatas, mas possibilitará alcançar resultados bem mais consistentes do que os obtidos em campanhas rápidas.

ALGO QUE DEVE SER MEDIDO

Acompanhe os resultados das suas estratégias e mensure o retorno que o uso de cauda longa oferece para o seu e-commerce. Além disso, sempre procure resolver de forma mais rápida e breve possível qualquer problema de queda nos resultados de sua campanha. Assim, evitará danos à imagem de sua empresa.

COMO COLOCAR EM PRÁTICA O CONCEITO CAUDA LONGA PARA E-COMMERCE?

Você já deve ter entendido o que é a cauda longa e como ela pode colaborar com os resultados do seu comércio eletrônico. Mas pode estar se perguntando como poderá colocar isso em prática. Pois bem, existem algumas recomendações importantes que devem ser consideradas na hora de traçar estratégias de cauda longa para e-commerce: 

ELABORE UM FLUXO DE OPERAÇÕES

Existem muitas possibilidades para colocar o conceito de cauda longa em prática. Uma das formas que sugerimos é elaborar um fluxo de operações específico para o disparo e o controle dos textos com a cauda longa.

Desse modo, você conseguirá mensurar os resultados de forma mais específica e adequar a estratégia se não estiver alcançando os objetivos traçados.  Uma dica que pode ajudá-lo é incluir a última palavra-chave no título do conteúdo. 

TENHA CIÊNCIA QUE É UM TRABALHO DE MÉDIO E LONGO PRAZO

Se você tem pressa para alcançar resultados, a cauda longa não é a técnica ideal. Por isso, se planeja fazer promoções de última hora e que alcancem um grande volume de pessoas, adote outra estratégia.

O ponto alto da cauda longa é proporcionar resultados sólidos, que são obtidos em um trabalho de longo prazo. Lembre-se disso para não criar expectativas que não poderão ser obtidas com rapidez. 

Gostou desse conteúdo? Tenha em mente que a construção de uma marca é uma tarefa que exige muito envolvimento. Se você quer entender mais sobre o tema, veja aqui como escolher as melhores palavras-chave para o seu conteúdo!

Artigo anteriorRede de relacionamento: o que é e como fazer networking?
Próximo artigoEstratégia do oceano azul: o que é e como aplicar? Veja aqui!
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

DEIXE UMA RESPOSTA