(11) 4118-9290 - São Paulo (SP) Clique aqui

REDES

Como não errar no banner de sua loja virtual

Por Marcio Eugênio | 21/02/2017
4324
|
0
Como não errar no banner de sua loja virtual

Como não errar no banner de sua loja virtual.Quem possui uma loja virtual não deve se contentar em oferecer os produtos pelo seu site, é preciso investir em uma eficiente estratégia de marketing.

 

Para tanto, é preciso conhecer bem o seu público alvo e quais são os canais que se comunicam com ele de maneira mais vantajosa.

Simplo 7- Plataforma de e-commerceExistem muitas formas de fazer isso, como o e-mail marketing, as redes sociais, o newsletter e outras ações. No entanto, um elemento que não pode faltar no seu planejamento são os banners, isto é, os anúncios virtuais no seu e-commerce. Eles servem para dar destaque a promoções, produtos e ofertas, no entanto, para usá-los com inteligência é importante ter uma série de cuidados.

Como não errar ao fazer o banner

Já que a ideia do banner é chamar a atenção, não raro o responsável pelo seu desenvolvimento pode errar ao deixar o anúncio muito poluído. Acredite, o banner por si só já possui a função de chamar a atenção, não é preciso criar um anúncio multicolorido repleto de imagens e texto.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Como montar uma loja virtual
>Como fotografar e editar fotos em sua loja virtual
>Como atrair visitantes gratuitamente para sua loja virtual
>Como vender pelo Facebook e Instagram

Aqui, vale a máxima “mais é menos”. É importante que o anúncio siga o mesmo layout da loja virtual, com cores e visual que combine, sendo que de forma sutil deve se destacar dos demais conteúdos. Isso pode ser feito pela chamada. Se o banner serve para dar visibilidade a uma promoção, palavras como ofertas, preço e mesmo promoção devem estar em destaque.

Lojas de roupas também usam com frequência a palavra “off”, que em inglês significa desconto. Essa expressão costuma ser usada quando um grande número de produtos está com os preços mais baixos. Além de dar destaque a algumas palavras, é importante que o banner conte com uma explicação bem objetiva do que está acontecendo.

Nessa hora, é preciso dizer o período da promoção, quando for o caso, se se refere a um determinado produto ou grupo de itens e mesmo demais especificações quando houver que garanta que o consumidor esteja a par das informações mais relevantes para dar prosseguimento as suas compras.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Baixe planilha de análise de concorrência
>Baixe e-book com 6 maiores erros de quem faz anúncios
>Baixe e-book de como capturar e-mail

Além do texto e das cores, é necessário avaliar o tamanho e posicionamento do anúncio na tela. O seu tamanho deve ser grande o suficiente para que apareça em destaque, mas não tanto a ponto de atrapalhar a visualização das demais informações da tela. Esse ponto pode variar com as possibilidades de cada plataforma.

Por conta disso, é fundamental contar com o suporte de profissionais qualificados, quando for necessário, para saber quais são as opções de localização do banner e optar pelo lugar mais adequado. Quando o anúncio tiver imagens, é essencial ainda que elas tenham boa qualidade, aqui vale os mesmos cuidados que é preciso ter quanto ao design de qualquer outra peça.

Mesmo que a qualidade seja imprescindível para o banner ele também precisa carregar rápido, caso contrário, o cliente pode se irritar e desistir de saber mais sobre a informação apresentada. Da mesma forma, o anúncio não deve conter muito texto, o que pode mais uma vez entediar o internauta que não vai se interessar por ele.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Como recuperar 30% pedidos pagos por boleto
>Saiba por que usar e-mail marketing na sua loja
>Faça parte da Lista Vip DLoja Virtual

Como não errar na quantidade e frequência do banner

Erra também quem se anima com a criação de banners e começa a desenvolver vários deles. Desse modo, o cuidado deve ser tanto com a quantidade quanto com a frequência. Ou seja, mesmo que a plataforma do seu e-commerce suporte publicar vários banners de uma só vez, aqui também vale a dica “mais é menos”.

O site de uma loja virtual deve oferecer um alto nível de navegabilidade, ou seja, deve ser prazeroso ao internauta acessar a sua plataforma, fazer pesquisas e encontrar o que deseja. A sua visita não deve se resumir a uma série de informações que o deixem confuso. Nesse sentido, a dica para o seu negócio é evitar muitas promoções juntas.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Veja 3 Ferramentas para monitorar seu mercado
>Aprenda como usar o CANVA
>Aprenda como usar o Google Analytics em sua loja virtual

 

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Como atrair cliente com e-mail marketing
>7 dicas para começar a usar o Youtube
>Saiba se seu site está otimizado

Dê preferência ao foco, apostando primeiro em uma oferta e depois em outra, conforme a época do ano, o seu estoque, etc. Com a frequência de banners é também necessário manter-se atento, evitar colocar todo o dia um anúncio novo, o que pode confundir os clientes. Além disso, novos anúncios podem significar novos gastos, mais uma razão para agir com planejamento.

Outros cuidados para não erra no banner

A ideia do banner não é só a de divulgar alguma informação, mas também de levar o internauta até a página do site onde ele vai encontrar mais sobre o que é divulgado. Por isso, o pior de todos os erros de um banner é o de não ter o link adequado. Sem ele, todo o trabalho gasto com a criação do banner vai ser inútil.

Se o banner é sobre a promoção de um determinado produto, o link deve levar para a página onde o mesmo pode ser adquirido, ou para a sua categoria, conforme o que é oferecido. O mesmo serve para banners que falam sobre os mais diversos assuntos, ele deve ir para algum lugar.

Se o anúncio convida os consumidores e assinar o seu newsletter, é preciso que o link do banner leve para a página onde é preciso preencher os dados solicitados. Mesmo se o seu objetivo é o de parabenizar as mães pelo seu dia, é preciso combinar essa informação com algo útil para o seu negócio.

Nesse caso, o banner deve ser um convite para os consumidores comprarem o presente para as suas mães na loja virtual. Portanto, o anúncio deve levar para a categoria de roupas femininas, caso seja um e-commerce de vestuário. Essas são apenas algumas ideias, sendo que o banner pode ser usado ainda para contar sobre um novo produto lançado e, da mesma forma, o link deve encaminhar para a sua página no site.

BAIXE NOSSO MATERIAL:


>Baixe a planilha de planejamento de ações de marketing
>Baixe e-book para datas comemorativas

Por fim, erra ao fazer o banner da sua loja virtual quem não acompanha os resultados que ele pode oferecer. Mais do que vender um produto, esses anúncios ajudam os lojistas a avaliarem como o impacto de determinada promoção gera em quem acessa o seu e-commerce e até mesmo para saber quantas vendas foram efetivas por conta do anúncio.

Essas informações são essenciais para você entender mais sobre o seu público alvo, do que ele gosta, o que chama a sua atenção e quais são os produtos mais vendidos. Se mesmo com ótimos descontos alguns deles não têm saída pode ser mais vantajoso para o seu negócio não vendê-lo mais. Assim como qualquer outra ação de marketing, o banner deve fazer parte de uma estratégia maior.

Marcio Eugênio

Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

Posts relacionados