(11) 4118-9290 - São Paulo (SP) Clique aqui

REDES

Como montar uma estratégia de vendas eficiente passo a passo

Por Marcio Eugênio | 22/12/2019
2457
|
0
Como montar uma estratégia de vendas eficiente passo a passo

Você sabia que grande parte dos empreendedores que criam lojas virtuais nunca tiveram experiência com vendas? Muitas vezes, o trabalho com comércio eletrônico surge com o objetivo de conquistar uma renda extra ou de atuar em uma área que possibilita flexibilidade de horários. 

É claro que a falta de experiência prévia não é um problema, desde que os gestores busquem conhecimento sobre o mercado virtual e as técnicas de venda. Se não fizerem isso, correm o risco de comandar uma empresa sem embasamento suficiente, reduzindo as chances de sucesso.

Se você está em busca de mais conhecimento sobre as vendas em comércio eletrônico, esse conteúdo vai interessá-lo! Aqui falaremos como montar uma estratégia de vendas eficiente e que pode oferecer excelentes resultados para o seu negócio. Leia com atenção! 

O QUE É ESTRATÉGIA DE VENDAS?

Estratégia de venda nada mais é do que um plano detalhado com as táticas ideais para empresa aumentar o seu faturamento a partir das vendas. Ou seja, esse processo enumera uma série de ações que devem ser colocadas em prática para proporcionar o crescimento do negócio, impactando cada vez mais consumidores.

Não existe uma fórmula única para a estratégia de venda, já que isso depende muito do tipo de empresa, segmento, produto e público-alvo. Por isso, ideal é que cada gestor possa criar ações de vendas criativas pensando nas características específicas do seu negócio e, é claro, tendo em vista os objetivos traçados antes de a empresa entrar no mercado.

PARA QUE SERVE UMA ESTRATÉGIA DE VENDAS?

A estratégia de vendas serve para que a empresa possa aumentar o seu faturamento, apresentando o seu produto ou serviço às pessoas certas com o menor custo de dinheiro e de tempo. Para isso, é preciso adotar uma série de estratégias que possam conduzir o negócio aos seus objetivos. 

Independente do setor em que atuam, todas as empresas querem crescer e vender mais. Mas como montar uma estratégia de vendas que dialogue com os consumidores em potencial da empresa? A resposta é simples: conhecendo o público-alvo e criando uma comunicação para esse grupo através da linguagem ideal ou dos valores apresentados.

QUAIS SÃO AS TÉCNICAS DE VENDAS MAIS USADAS?

Criar uma estratégia de vendas eficiente não é uma tarefa fácil. Para isso, é fundamental que o gestor do e-commerce tenha conhecimento sobre o segmento, produto e público-alvo do seu negócio. Essas informações são importantes para que a empresa possa adotar as melhores estratégias, atraindo consumidores que realmente se interessem pelo produto.

Depois de reunir essas informações, como montar uma estratégia de vendas que realmente ofereça um impacto positivo à empresa? Usando as técnicas de vendas mais adequadas para aquele setor! Para ajudá-lo a entender algumas formas interessantes de interagir com seus clientes e de vender mais, fizemos uma lista com algumas ideias:

  • Apresentar os benefícios do produto antes de falar o preço;
  • Proporcionar uma experiência de compra positiva;
  • Vender um estilo de vida;
  • Relacionar o produto com valores que são importantes ao seu público;
  • Oferecer uma navegação simples e intuitiva na loja virtual;
  • Ser transparente e criar uma relação de confiança com os clientes.

COMO REALIZAR UM PLANO DE ORGANIZAÇÃO E PLANEJAMENTO DE VENDAS?

Agora que você já entendeu sobre a importância de criar um plano de vendas para o seu negócio, deve estar se perguntando como pode fazer isso na prática. Pois bem, para facilitar o entendimento, vamos apresentar alguns pontos que podem ajudá-lo a tirar do papel a sua estratégia de vendas. 

Em primeiro lugar, você deve ter os objetivos de venda definidos. Ou seja, que resultados pretende alcançar com essa ação. Quer aumentar em 10% o faturamento da sua empresa? Quer conquistar 100 novos clientes? Saber exatamente onde você quer chegar é fundamental para poder decidir o melhor caminho.

Além disso, será necessário pensar na melhor maneira para impactar os seus futuros consumidores. Pense qual é o melhor canal para dialogar com o seu público-alvo e apresentar os benefícios do seu produto. Alguns grupos marcam presença nas redes sociais, enquanto outros respondem melhor a anúncios em buscadores, como o Google.

Além disso, nada impede de segmentar as ações em múltiplos canais e ver os resultados. Outro ponto muito importante para aumentar as vendas é alinhar a estratégia com toda a equipe, fazendo com que todos os pontos de contato da marca com o consumidor assumam a mesma linguagem e a mesma abordagem. Assim, não há risco de o diálogo por mensagem privada do Facebook ser realizado em um tom muito diferente do utilizado no e-mail da empresa. 

Por fim, tenha em mente que é fundamental seguir o orçamento disponível e analisar os resultados com atenção. Os números dos relatórios são cruciais para identificar os acertos e erros, e possibilitam que você ajuste as ações para ter ainda mais sucesso nas futuras campanhas. 

COMO USAR AS DATAS COMEMORATIVAS PARA VENDER MAIS?

Muitas empresas usam as datas comemorativas para vender mais. Sem dúvidas, essa é uma estratégia muito boa, já que as pessoas tendem a consumir mais em ocasiões como Dia das Mães, Dia dos Pais e Natal. Por essa razão, recomenda-se que a empresa tenha um calendário com todas as possíveis datas que possam despertar o interesse do público. 

A seguir, apresentamos algumas táticas para usar as datas comemorativas em sua comunicação. Tenha em mente que existem ocasiões específicas de cada segmento e você pode explorá-las para ampliar ainda mais o alcance da sua empresa. Confira nossas dicas: 

1. SAIBA O QUE É MAIS IMPORTANTE PARA O SEU PÚBLICO

Antes de criar uma ação vinculada a uma data comemorativa, é fundamental saber o que o seu público espera da sua marca. Depois de ter esse conhecimento, será hora de definir uma estratégia que apresente benefícios a esse grupo. Isso irá gerar muito interesse dos seus clientes. 

As datas comemorativas não precisam necessariamente oferecer algum desconto para seus consumidores. Muitas vezes, podem ser usadas para lançar novas coleções ou para abordar valores que estão fortemente vinculados à sua marca e que tocam fundo em seus clientes.

2. SEJA CRIATIVO NAS ESTRATÉGIAS DE VENDAS

Pense em ações fora da caixa. Muitos varejistas desenvolvem ações promocionais parecidas e que não apelam para a diferenciação. Isso acaba fazendo com que o consumidor não tenha interesse pelas marcas. Um excelente exemplo disso é quando você oferece o mesmo percentual de desconto que os outros concorrentes.

Busque estratégias incomuns e desenvolva ações que fujam do senso comum e consigam captar a atenção do seu público justamente por serem criativas e únicas. Do mesmo modo, não fique repetindo ações que já foram feitas ao longo do ano. Imagina que sem graça é criar uma boa campanha para o Dia da Mulher e utilizar ela também para o Dia das Mães. 

3. TRABALHE COM UM BOM ESTOQUE EM SUA ESTRATÉGIA DE VENDAS

Se você está fazendo uma campanha em uma data comemorativa, deve garantir que o seu estoque está cheio e que não corre o risco de os produtos esgotarem antes do planejado. Caso o contrário, estará lidando com a frustração das pessoas e gerando um resultado inverso do esperado. 

Por essa razão, o planejamento das campanhas relacionadas às datas comemorativas deve começar meses antes, quando o grande público sequer está falando delas. Assim você tem tempo hábil para garantir que tudo sairá conforme o planejado, ao mesmo tempo em que se envolve com as demais atividades do e-commerce.

4. SAIBA ESCOLHER OS MEIOS DE DIVULGAÇÃO

Não adianta fazer uma boa promoção em uma data comemorativa se você não souber como divulgá-la corretamente. A sua estratégia de marketing precisa estar alinhadíssima com as suas metas de vendas. Somente assim você terá a possibilidade de alcançar o sucesso. Saiba utilizar as redes sociais, como o Facebook e o Instagram a seu favor. 

Sem dúvidas, as redes sociais têm grande importância para o seu sucesso comercial. Uma sugestão é criar uma campanha de acordo com o seu perfil em cada plataforma. Assim conseguirá adotar uma estratégia dinâmica, dialogando com todos os canais, e oferecendo informações complementares em cada ponto de contato. 

5. REALIZE AÇÕES DE MARKETING NAS DATAS COMEMORATIVAS

Você já deve ter notado que períodos que antecedem datas comemorativas costumam ser marcados por uma grande quantidade de ações de marketing, com o consumidor sendo bombardeado sem parar. Pensando nisso, busque uma forma criativa e honesta de alcançar o seu público-alvo, de forma de ser lembrado mas sem parecer invasivo. 

Aí está o grande segredo para o seu sucesso na divulgação da sua promoção. Sem dúvidas, a inovação pode ser sua aliada para que a sua marca seja lembrada pelos seus clientes em potencial. Uma ideia é criar uma campanha pensando na viralização. Assim, você ganhará divulgação espontânea e aumentará o seu resultado. 

6. MUDE O LAYOUT DA SUA LOJA

Uma boa forma de chamar a atenção para a sua promoção é criar um layout diferenciado, de forma que você consiga atrair facilmente a atenção dos potenciais clientes para a sua marca. Então, pense em layout de acordo com a ocasião. Nestas datas, vale criar uma decoração que case com o seu nicho de atuação. 

Combine os elementos visuais da sua loja  para que isso possa vir a garantir uma boa experiência para o consumidor no ambiente online. Outra alternativa interessante é adotar uma linguagem visual e textual festiva em suas redes sociais, mostrando que a sua marca aderiu àquela data. 

COMO DESENVOLVER AÇÕES DE VENDAS CRIATIVAS?

Muito se fala sobre criar campanhas criativas para surpreender os clientes e, é claro, alcançar melhores resultados nas vendas. Mas, afinal, como é possível fazer ações criativas? Em primeiro lugar, você deve entender o que o cliente espera da sua marca e, desta forma, oferecer ainda mais. 

Uma boa maneira de pensar em ideias fora da caixa, que surpreendam o seu público e gerem resultado para o seu comércio eletrônico é acompanhar as tendências mundiais. Sem dúvidas, é importante olhar para o que os seus concorrentes estão fazendo, mas isso não é suficiente para ser criativo.

Se você quer criar ações inovadoras, procure por empresas de segmentos variados que atuem em mercados do exterior e veja a forma como elas se comunicam no dia a dia e em campanhas específicas. Essa pesquisa vai oferecer insumos interessantes para que você possa aplicar em seu negócio.

COMO MONTAR UMA ESTRATÉGIA DE VENDAS?

Depois de ler tanto sobre a necessidade de dialogar com as pessoas certas, você deve estar se perguntando como montar uma estratégia de vendas de forma simples e prática. Falaremos disso agora! Tenha em mente que a aplicação dos pontos a seguir é fundamental para que você possa alcançar os objetivos traçados: 

1. FAÇA UMA ANÁLISE DE MERCADO

Se você trabalha com comércio eletrônico, deve saber tudo sobre o mercado onde atua. Analise os concorrentes da sua empresa, veja a forma como eles se comunicam, o tipo de produtos que oferecem, os métodos de pagamento, etc. Assim poderá se diferenciar e adotar uma abordagem que o destaque dos demais. 

2. DEFINA METAS E OBJETIVOS

Antes de definir o caminho da sua estratégia, é preciso saber onde você quer chegar. É claro que todos os empreendedores querem vender mais. Mas transformar esse desejo em números é básico para entender as medidas que deverão ser adotadas ao longo de toda a estratégia. 

3. REALIZE UMA BOA ESTRATÉGIA DE VENDA

Criar uma boa estratégia significa saber quem é o seu público-alvo, o que você oferece de diferente para ele, em que canais deve marcar presença e que linguagem deve adotar. Se você fizer tudo isso sem embasamento algum, corre o risco de não estar falando com ninguém e de estar gastando dinheiro à toa. 

4. DEFINA BEM CADA PROCESSO

A estratégia de vendas conta com uma série de etapas, que devem ser realizadas a base de muito planejamento e clareza de objetivos. Assim, saiba o que você espera de cada momento da estratégia, e busque os meios possíveis para alcançar suas metas. Para isso, visualize bem o ponto inicial do seu negócio e o ponto onde quer chegar. 

5. REALIZE A DEFINIÇÃO DE INDICADORES

Você sabe como medir os resultados da sua ação? Para saber se a estratégia está seguindo o caminho correto e alcançando os resultados necessários, é fundamental definir indicadores, como, por exemplo, número de pessoas impactadas, número de acessos ao site, número de vendas concretizadas, etc.

6. CAPACITE A SUA EQUIPE

Uma estratégia de vendas não é feita só pelo gestor do e-commerce, mas por todas as pessoas que trabalham na empresa. Por essa razão, capacite a sua equipe, alinhando a linguagem que será adotada, os canais de vendas e tudo o que for necessário para conduzir a ação com sucesso.

7. EVITE ERROS DURANTE A ESTRATÉGIA

Muitos erros cometidos durante a estratégia podem ser evitados com o diálogo entre a equipe e com o acompanhamento dos indicadores. Assim, é possível reverter resultados negativos ainda durante a campanha, ajustando ações que não estão sendo muito eficientes.

COMO MONTAR UMA ESTRATÉGIA DE VENDAS B2B?

Muitos comércios eletrônicos focam no cliente final e, por isso, adotam estratégias para o varejo. No entanto, a estratégia de vendas também pode ser aplicada para a comercialização entre empresas. Nesse caso, é fundamental levar em consideração os seguintes pontos:

1. ENCONTRE POTENCIAIS CLIENTES

Assim como um e-commerce que vende para o cliente final deve conhecer o seu público-alvo, uma loja virtual que venda na modalidade business to business também deve conhecer. Assim pode ajustar a linguagem e entender qual é o melhor tipo de abordagem para esse público.

2. CONQUISTE OS POTENCIAIS CLIENTES

Sem dúvidas, conquistar os clientes em potencial não é uma missão fácil. Para isso, é fundamental saber os seus valores e entender o que buscam da sua empresa. Uma relação transparente e de confiança entre as duas partes pode colaborar para a atração desse grupo.

3. PROCURE MANTER OS CLIENTES CONQUISTADOS

Com certeza, manter os clientes já conquistados é muito mais barato do que atrair novos consumidores. Por esta razão, empenhe-se para criar uma relação sólida com a sua carteira de clientes, valorizando o diálogo e buscando atender suas necessidades com eficiência e interesse.  

4. BUSQUE AUMENTAR AS VENDAS 

Existem duas formas de aumentar as vendas: conquistando novos clientes ou vendendo mais para os clientes antigos. As duas maneiras são válidas e dependem principalmente do momento em que a sua empresa se encontra e dos objetivos para os próximos anos. Tenha em mente que cada decisão precisa de uma estratégia específica. 

Ufa, agora que você já sabe como montar uma estratégia de vendas, pode refletir sobre a melhor forma de aplicar esse conhecimento em seu negócio. Sem dúvidas, uma estratégia adequada pode levá-lo longe! Falando nisso, sua empresa já tem uma estratégia de comunicação definida? Aqui apresentamos 7 passos para alcançar seus clientes!

Marcio Eugênio

Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

Posts relacionados