Como identificar uma oportunidade de negócio boa e lucrativa? Veja!

Como identificar uma oportunidade de negócio boa e lucrativa? Veja!

2066
0
Como identificar uma boa oportunidade de negócio
Como identificar uma boa oportunidade de negócio

Seja por falta de orientação, medo do desconhecido, por não saber reconhecer ou não conseguir entender o que é mais promissor em cada momento, as oportunidades acabam  passando por despercebido.

Não se engane, esse problema tem solução e é mais comum do que você imagina. É normal e acontece principalmente por aqueles que estão entrando no mundo dos negócios. A falta de experiência leva a não exploração de alguns detalhes importantes. Entretanto, é possível seguir algumas dicas para ficar mais atento e atrair cada vez mais sucesso para sua empresa.

Quer saber como identificar uma oportunidade de negócio boa e lucrativa? Veja aqui dicas de profissionais e conquiste seus objetivos empresariais!

O que é uma oportunidade de negócio?

Oportunidade de negócios, é quando ofertamos um serviço ou produto para atender a uma necessidade, em um momento certo e com uma solução propícia. Uma oportunidade de negócio, nos termos mais simples, é um investimento empresarial que permite ao comprador iniciar um negócio. 

COMO ENCONTRAR OPORTUNIDADES?

Oportunidade é um conjunto de circunstâncias que torna possível fazer alguma coisa. A classe média procura empregos para resolver seus problemas. Você precisa de um emprego, mas também precisa de oportunidade. A verdade é que uma oportunidade resolverá seus problemas. Aqui estão quatro dicas hoje para encontrar sua oportunidade:

1. PROCURE POR OPORTUNIDADE 

Antes de poder ver uma oportunidade, você precisa saber como encontrar uma oportunidade de negócio. Isso parece básico, mas muitas pessoas desistiram de procurar oportunidades. Oportunidade pode literalmente estar exatamente onde você está, mas você pode estar cego para isso.

2. ESTEJA DISPOSTO A LER E PESQUISAR 

Dizem que conhecimento é poder e é verdade. Você não vai saber como encontrar uma oportunidade de negócio sem conhecimento.

Tudo o que você sempre quis, você é apenas uma parte de conhecimento. A única coisa entre você e a enorme riqueza é o conhecimento correto. 

3. VOCÊ TEM QUE SAIR DA ZONA DE CONFORTO

Você tem que sair de onde você está confortável. Ficar com mamãe e papai depois dos 25 anos não vai funcionar, desculpe. Oportunidade pode significar sair do estado ou mesmo do país. Talvez você precise de um novo passaporte para a sua oportunidade. A questão é que a oportunidade pode não estar onde você está, porque você pode ser um peixe grande em um pequeno lago.

4. FAÇA CONTATOS

Tudo o que você quer, alguém tem. Contatos são iguais contratos. Quão grande é sua base de poder? Quanto mais pessoas você conhece, mais oportunidades surgem em seu caminho. Há uma razão pela qual os profissionais de marketing de rede de sucesso ganham muito dinheiro – eles prospectam.

Sua próxima oportunidade pode ser apenas com alguém que você nem conhece ainda. Você precisa sair e conhecê-los.

COMO ENCONTRAR OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO?

Para ser empreendedor de sucesso, precisamos estar continuamente inovando e procurando oportunidades para aumentar nossas empresas.

Mas como você encontra novas oportunidades para levar seu negócio a novos mercados e níveis de crescimento? Aqui estão quatro maneiras de identificar mais oportunidades de negócios.

1. OUÇA SEUS CLIENTES EM POTENCIAL E LEADS ANTERIORES

Quando você está direcionando clientes em potencial, ouça suas necessidades, desejos, desafios e frustrações com seu setor. Eles usaram produtos e serviços similares antes? O que eles gostam e não gostam? Por que eles vieram até você? Quais são suas objeções aos seus produtos ou serviços?

Isso ajudará você a encontrar oportunidades para desenvolver produtos e serviços mais personalizados, aperfeiçoar seu mercado alvo e identificar e superar objeções comuns.

2. OUÇA SEUS CLIENTES

Quando você está conversando com seus clientes, ouça o que eles dizem sobre sua indústria, produtos e serviços. Quais são as perguntas mais frequentes? Experiências? Frustrações? Feedback e reclamações?

Essas informações valiosas sobre o cliente ajudarão você a identificar as principais oportunidades de negócios para expandir e desenvolver seus produtos e serviços atuais.

3. OLHE PARA OS SEUS CONCORRENTES

Faça uma pequena análise competitiva (não deixe que isso leve à paralisia competitiva) para ver o que outras empresas estão fazendo e, mais importante, não fazer? Onde eles estão caindo? O que eles estão fazendo certo? O que faz os clientes irem para eles em vez de você?

Analisar seus concorrentes ajudará você a identificar as principais oportunidades de negócios para expandir seu alcance de mercado e desenvolver seus produtos e serviços.

4. VEJA AS TENDÊNCIAS E INSIGHTS DO SETOR

Inscreva-se em publicações do setor, participe de associações relevantes, defina os alertas do Google para termos e notícias importantes do setor e siga outros especialistas do setor nas mídias sociais.

Absorva-se em sua indústria e eduque-se continuamente sobre as mais recentes técnicas e tendências.

COMO IDENTIFICAR OPORTUNIDADES DE MERCADO?

No atual ambiente de negócios, sustentar o crescimento e a lucratividade nunca é uma garantia. Os avanços tecnológicos e científicos encurtam os ciclos de vida de produtos e serviços, os modelos de negócios mudam e novos concorrentes aparecem de fora da indústria. Essa constante instabilidade torna necessário buscar novas oportunidades de negócios. Primeiro, você precisa definir uma estrutura para ajudar a procurar oportunidades. Para fazer isso, é necessário entender a direção de negócios de sua empresa e ter conhecimento dos recursos, pontos fortes e capacidades de sua empresa.

Uma vez que você tenha uma boa compreensão dos objetivos e áreas de especialização da empresa, o próximo passo é analisar o mercado, avaliando as necessidades do consumidor e como elas estão sendo atendidas pelas empresas hoje. Para identificar oportunidades de mercado, o modelo de negócio como um todo deve ser avaliado através da identificação de consumidores e empresas e outros fatores como proposições de valor da marca, concorrentes diretos e indiretos, cadeias de suprimento, regulações existentes e ambiente geral. Vamos examinar como analisar esses fatores detalhadamente abaixo.

COMO IDENTIFICAR UMA BOA OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO?

Uma maneira de lançar um negócio é comprar uma oportunidade de negócio. Uma oportunidade de negócio permite que você alugue ou compre um produto ou serviço que permita que você inicie um negócio.

Abaixo estão as 12 características que você deve procurar ao escolher uma boa oportunidade de negócio:

  • Algo que você é apaixonado 
  • Nicho de mercado específico
  • Baixo custo para começar
  • Baixos custos fixos
  • Funil profundo
  • Vendas recorrentes para seus clientes
  • Obtenha o dinheiro antes de preencher seu produto ou serviço
  • Poder da preeminência
  • Nenhuma competição percebida
  • Maximize os talentos únicos de você e sua equipe
  • Escalabilidade
  • Criar propriedade intelectual

QUAIS OS CUIDADOS QUE DEVEM SER TOMADOS AO MAPEAR OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS?

Muitos de nós enfrentam oportunidades de negócios regularmente. Decidir o que vale a pena abraçar, no entanto, pode ser difícil. Se você está iniciando um novo negócio ou se está tentando expandir seus negócios atuais com uma nova oportunidade, é vital saber como avaliá-lo adequadamente.

Como você espera, aqui estão algumas coisas a considerar ao decidir se vale a pena abraçar uma oportunidade de negócio:

1. TAMANHO DO MERCADO

Um dos fatores mais importantes ao avaliar uma oportunidade de negócio é o tamanho do mercado. Faça uma pequena pesquisa de mercado. Descobrir se há um mercado para a oportunidade – e quão grande é.

Antes de seguir em frente, você quer ter certeza de que a demanda está lá. Você não precisa apelar para um mercado massivo, mas ajuda se você entender ele. Além disso, saber o quanto o mercado está comprometido e a probabilidade de pagar pelo que está sendo vendido pode ajudar.

2. RELACIONAMENTOS

A oportunidade de negócio vem com alguns relacionamentos? Se você conhece alguém tecnicamente preocupado, isso pode ajudá-lo em certos aspectos da oportunidade. Quais são seus relacionamentos com potenciais investidores ou clientes? Quando você tem mais relacionamentos, a oportunidade é mais fácil de executar.

3. CAPACIDADE DE GERENCIAR O FLUXO DE CAIXA

Em seguida, você precisa analisar a capacidade de gerenciar o fluxo de caixa. Existe financiamento inicial para o negócio? Quais as maneiras de manter o financiamento do negócio a cada mês? Descubra como o fluxo de caixa será gerenciado e dê uma olhada no plano de negócios. Você quer ter certeza de que a empresa provavelmente se sustente após um período de tempo.

4. HABILIDADES DE GERENCIAMENTO

Quais são as qualificações dos envolvidos? Se você está avaliando sua própria oportunidade de negócio, precisa ser honesto sobre o que traz para a mesa e o que precisa compensar. Ao procurar uma oportunidade de negócio para investir ou expandir, veja a gestão. Quais habilidades eles possuem? Eles são apropriados e diversificados? Você confia na competência dos diretores para tornar a oportunidade um sucesso?

5. PAIXÃO E PERSISTÊNCIA

Mesmo que haja um déficit de talentos, é possível, em alguns casos, compensar isso com paixão e persistência. Você está trabalhando com pessoas que farão o trabalho?

Você confia que eles têm a paixão de fazer as coisas acontecerem? Será que eles abordarão problemas com uma atitude capaz de resolvê-los?

Ao lidar com sua própria empresa, você precisa ter certeza de ter paixão e persistência pela oportunidade. Você vai passar, mesmo que as coisas fiquem um pouco escuras? Se você fez sua pesquisa e está confiante em sua equipe e em seu plano, ser capaz de fazer isso é vital.

ÀS VEZES VOCÊ TEM QUE DIZER NÃO

Depois de avaliar a oportunidade de negócio, é hora de decidir se é uma boa ideia fazer uma mudança. Às vezes, a resposta é não. Passar pelo exercício pode ajudá-lo a tomar essas decisões mais rapidamente – antes que você perca muito tempo com “oportunidades” que realmente não são.

E-COMMERCE: UM MERCADO PROMISSOR

Se você está procurando por uma oportunidade de negócio, o e-commerce pode ser a melhor alternativa, pois trata-se de um mercado que vem crescendo cada vez mais no Brasil, com altos níveis e expectativa de expansão durante os próximos anos. Qualquer setor pode oferecer uma loja virtual para facilitar as oportunidades e compras dos clientes.

Produtos e serviços podem ser comercializados e o contato fica muito mais fácil, pois não é necessário sair de casa para fazer a pesquisa. Procure focar em um nicho de mercado e se especialize no que você deseja. Pesquise e trabalhe em questões como público-alvo, dinâmica de venda e concorrentes, por exemplo, para ter o máximo de aproveitamento.

Neste caso, a proposta de investimento em marketing digital se faz ainda mais necessária. Você vende seu produto na internet, então, obviamente, é na internet que estarão os seus clientes. Procure traçar o perfil dos potenciais consumidores e busque fazer anúncios e promoções nas plataformas que eles mais utilizam, seja Facebook, Instagram, Twitter ou até mesmo WhatsApp. Acredite, toda divulgação feita do modo certo terá um retorno.

 A OPORTUNIDADE É VOCÊ QUEM FAZ

Todas as estratégias que foram citadas devem ser aplicadas para transformar cada oportunidade de negócio em lucro e expansão. Entretanto, todas elas devem ser acompanhadas de muita persistência e otimismo. Não é possível conquistar um mercado em questão de dias. O processo leva tempo e exige comprometimento e dedicação.

O mais importante é não desistir. Muitos “nãos” serão ouvidos, mas por trás de cada um deles existe a possibilidade de um “sim”. Aprenda com os erros e não desista, o negócio da sua vida está para acontecer.

Artigo anteriorLoja virtual estoque terceirizado: é possível? Vantagens e desvantagens
Próximo artigoExemplos de comércio eletrônico: conheça os tipos e como funciona
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

DEIXE UMA RESPOSTA