Como identificar uma boa oportunidade de negócio

Como identificar uma boa oportunidade de negócio

855
0
Como identificar uma boa oportunidade de negócio
Como identificar uma boa oportunidade de negócio

Você sabe identificar uma oportunidade de negócio? Muitos empreendedores, principalmente aqueles que estão começando a trabalhar com a própria empresa, acabam perdendo ótimas propostas sem saber da falha que estão cometendo.

Seja por falta de orientação, medo do desconhecido, por não saber reconhecer ou não conseguir entender o que é mais promissor em cada momento, as oportunidades acabam  passando por despercebido.Simplo 7- Plataforma de e-commerce

Não se engane, esse problema tem solução e é mais comum do que você imagina. É normal e acontece principalmente por aqueles que estão entrando no mundo dos negócios. A falta de experiência leva a não exploração de alguns detalhes importantes. Entretanto, é possível seguir algumas dicas para ficar mais atento e atrair cada vez mais sucesso para sua empresa.

BAIXE NOSSO MATERIAL

>Como atrair cliente com e-mail 
>7 dicas para começar a usar o Youtube
>Saiba se seu site está otimizado

 Analise a oportunidade oferecida

Primeiramente, é necessário criar um método de avaliação para que a análise seja concreta e igual para todas as propostas. Assim, você evita confusão e consegue avaliar melhor qual oportunidade de negócio se encaixa melhor ao perfil e ao momento que a empresa está vivendo.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Como recuperar 30% pedidos pagos por boleto
>Saiba por que usar e-mail marketing na sua loja
>Faça parte da Lista Vip DLoja Virtual

Uma boa dica é a separação de aspectos. Crie uma lista de itens que devem ser levados em consideração antes de fechar uma parceria. É importante separar os aspectos internos e externos e fazer um balanço do custo benefício da ação.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Veja 3 Ferramentas para monitorar seu mercado
>Aprenda como usar o CANVAS
>Aprenda como usar o Google Analytics em sua loja virtual

No que diz respeito aos pontos internos, ou seja, da corporação, avalie as seguintes questões:

o projeto que está começando representa algo que a empresa (ou você) goste ou acredite? É necessário avaliar se todo o trabalho irá trazer qualidade de vida para quem o oferece e um bom desempenho para a empresa.

Além disso, é importante caracterizar o desafio e o que o motivará a longo prazo. E por último, é preciso verificar se o produto ou serviço terão um público consumidor amplo, garantindo o retorno e o impacto para sua empresa.

BAIXE NOSSO MATERIAL

>Como montar uma loja 
>Como fotografar e editar fotos em sua loja virtual
>Como atrair visitantes gratuitamente para sua loja virtual
>Como vender pelo Facebook e Instagram

Já em relação ao público externo, as avaliações contemplam outros pontos para garantir uma oportunidade de negócio que represente o sucesso. Avalie quais são os benefícios que ficam evidentes para o cliente. Quando se vê o produto, a imagem é ligada ao benefício imediatamente? Que solução diferente ele irá trazer?

Também é importante verificar se há mercado, ou seja, se há um número suficiente de pessoas que irão consumi-lo e que preço pagarão por isso. Por consequência, já é possível dizer qual é o potencial de lucratividade e se a empresa deseja esse valor. E por último, busque a diferenciação e inovação sempre.

 Atraia mais

Se o problema é que as oportunidades não estão aparecendo, a solução é correr atrás delas, fazer com que aconteçam. O mais importante para qualquer empresa é fazer com que o seu produto ou serviço seja conhecido. Que tal oferecer mais informações ao público? Invista nos clientes e parceiros que você já possui para que eles espalhem o que você tem a oferecer.

Crie e-books, por exemplo, apresentando um tema que tem ligação direta com seu produto e pontue como ele pode ajudar ou solucionar um problema. Automaticamente, o serviço e o tema terão ligação automática na mente dos consumidores.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Assista o Webinar para montar loja virtual
>Veja 8  dicas para montar uma loja virtual
>Baixe E-book Gestão de e-commerce para PME
>Assista a Palestra: E-commerce Do Zero Aos Resultados Em 6 Etapas

Outra boa estratégia é o investimento através do marketing digital. As oportunidades de negócio, tanto em relação a parceiros quanto ao interesse de clientes são atraídas por meio da internet. Quanto mais você investe em sua imagem e faz com que ela esteja presente no cotidiano das pessoas, por meio das redes sociais por exemplo, maior será sua visibilidade e credibilidade.

Boas estratégias com postagens, promoções e interatividade não custam caro e atraem maior público, além de fidelizá-lo.

E-commerce: um mercado promissor

Se você está procurando por uma oportunidade de negócio, o e-commerce pode ser a melhor alternativa, pois trata-se de um mercado que vem crescendo cada vez mais no Brasil, com altos níveis e expectativa de expansão durante os próximos anos. Qualquer setor pode oferecer uma loja virtual para facilitar as oportunidades e compras dos clientes.

BAIXE NOSSO MATERIAL

>Baixe a planilha de planejamento de ações de marketing
>Baixe e-book para datas comemorativas

Produtos e serviços podem ser comercializados e o contato fica muito mais fácil, pois não é necessário sair de casa para fazer a pesquisa. Procure focar em um nicho de mercado e se especialize no que você deseja. Pesquise e trabalhe em questões como público-alvo, dinâmica de venda e concorrentes, por exemplo, para ter o máximo de aproveitamento.

Neste caso, a proposta de investimento em marketing digital se faz ainda mais necessária. Você vende seu produto na internet, então, obviamente, é na internet que estarão os seus clientes. Procure traçar o perfil dos potenciais consumidores e busque fazer anúncios e promoções nas plataformas que eles mais utilizam, seja Facebook, Instagram, Twitter ou até mesmo WhatsApp. Acredite, toda divulgação feita do modo certo terá um retorno.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Baixe planilha de análise de concorrência
>Baixe e-book com 6 maiores erros de quem faz anúncios
>Baixe e-book de como capturar e-mail

 A oportunidade é você quem faz

Todas as estratégias que foram citadas devem ser aplicadas para transformar cada oportunidade de negócio em lucro e expansão. Entretanto, todas elas devem ser acompanhadas de muita persistência e otimismo. Não é possível conquistar um mercado em questão de dias. O processo leva tempo e exige comprometimento e dedicação.

O mais importante é não desistir. Muitos “nãos” serão ouvidos, mas por trás de cada um deles existe a possibilidade de um “sim”. Aprenda com os erros e não desista, o negócio da sua vida está para acontecer.