Como escrever bem

Como escrever bem

1506
0
Artimanhas para que qualquer um escreva muito bem
Artimanhas para que qualquer um escreva muito bem

Em algum momento você já sentiu algo assim? O coração acelerado, o frio na barriga. Você ainda não tem certeza do que está ocorrendo, mas você já teve aquela sensação. É, aquela sensação de algo está diferente. Por isso, você sabe que agora não serão apenas palavras de mudanças, mas que você realmente tomará uma decisão corajosa e irá, solitariamente, embarcar para uma nova jornada. Aquele sonho infantil, aquela vontade adolescente, aquela busca incessante, irá se apresentar, finalmente, para que você possa percorrer.

Nesse momento, as ideias já fluem de forma clara de dentro de você. Sua confiança está ao máximo. Seu objetivo agora é conseguir fazer com que essas ideias fiquem livres. É o que você mais deseja. Mas mesmo assim, mesmo tão perto de iniciar o que sempre sonhou, você tem medo. Não é fácil. Você irá largar seu trabalho, sua única e constante fonte de renda.

➜ Baixe planilha de Análise de concorrência

Ao mesmo tempo, ainda não sabe de que forma irá reagir para os maldosos olhares que serão lançados por seus amigos e familiares quando eles souberem a decisão que você tomou. Os receios de que não dê certo, de que você precise voltar atrás, de que não tenha dinheiro para pagar as contas, de que não consiga efetivamente concretizar aquilo pelo que você sempre ansiou. Você tem muito medo de estar errado sobre você mesmo.Será isso uma ilusão? Será que sua ideia foi péssima? Será você um tolo por acreditar que seria possível vive-la? Você…

➜ 8 Dicas para montar uma Loja Virtual

O texto acima lhe deixou curioso? Essa introdução nos pensamentos e na vida de um indivíduo lhe prendeu a atenção? Imagino que sim. Saberia responder por qual motivo? A resposta é simples: você se identificou com a história. Essa história fez sentido no seu mundo. Ela lhe disse algo que você já pensou ou que já viu alguém pensar. Pois bem, saiba que essa história acabou sendo construída através de técnicas que iremos apresentar abaixo.

➜ Baixe E-book sobre capturar E-mail

Imagino que você notou como este artigo começou. Sim, o texto iniciou como uma pergunta. Questões são uma ótima maneira de conseguir prender a atenção do leitor de forma rápida. A pergunta é propositalmente vaga, contribuindo para despertar a curiosidade do leitor. Em seguida, outra questão que atiça inúmeros problemas que são comuns para quase todos os indivíduos.

➜ Como recuperar 30% dos Pedidos pagos por boleto e deposito

Essas questões acabam surgindo como espécies de loops emocionais que necessitam, que precisam ser fechados rapidamente. Assim, o leitor, já preso ao texto, irá continuar o lendo pelas próximas linhas ou parágrafos, em busca dessa resposta.

➜ Aprenda como usar o CANVAS

Assim, podemos resumir em três etapas como escrever bem. Veja:

– Saiba como despertar o interesse do leitor para que ele queira ler o seu artigo;

– Envolva-o em um texto curioso, provocador, que o faça seguir lendo as próximas linhas e parágrafos;

– Faça que o leitor precise agir no final do artigo, usando a chamada “call-to- action”, ligação com a ação.

Sei que não são objetivos modestos. Na verdade, são bem complicados para qualquer um. Mas aqui, rapidamente, já conseguimos visualizar como iniciar de forma que você consiga prender a atenção do seu leitor. Para tanto, agora serão passadas algumas dicas que facilitem a sua escrita, independente de qual seja seu nicho de mercado, da sua experiência como escritor, do seu público alvo, etc. O objetivo é ajudar você a escrever nem que seja para melhorar sua nota no trabalho que você deve entregar na universidade. Então, siga essas dicas e veja se seus textos não ficarão bem melhores:

1 – Palavras de transição

Parece estranho começar por aqui, mas tenha em mente que você precisará convencer seu leitor a ler a linha seguinte do seu texto. Ele só fará isso quase se sinta envolvido pelo que está escrito. Então, a solução é utilizar palavras de transição. Se você não sabe o que elas são, saiba que são palavras e frases que juntas acabam por formar duas sentenças, frases ou até mesmo fragmentos de sentenças. “Mas mesmo assim, mesmo tão perto de iniciar o que sempre sonhou, você tem medo”. Esse é um exemplo do texto acima.

➜ Aprenda como usar Google Analytics

Então, saiba que palavras de transição podem incluir exclamações como “sim, não, bem, claro”, conjunções como “para, mas, ou, se, senão, e” e conclusões como “enfim, afinal, logo, assim”. Como você notou, palavras de transição são básicas e mesmo assim há quem não a use. Utilize elas e veja que seu texto ficará mais objetivo e fácil de ler.

2. Repetição de palavras

Ao repetir palavras, você irá criar um padrão. Nossa mente é treinada para que criemos padrões nos mais diferentes assuntos. Há até um nome para isso: pareidolia. Se você não ouviu o nome, lembre-se de enxergar o nome de um animal ou uma forma numa nuvem. Essa imaginação do formato de rostos humanos em objetos inanimados chama-se pareidolia.

Então, use essa padronização natural que os indivíduos dão a formas a seu favor no desenvolvimento do texto. Uma forma simples e prática é repetir as palavras ao longo de uma sentença ou de um conjunto de sentenças. Se usada sabiamente, as repetições darão ritmo a leitura e manterão o leitor conectado ao que você escreveu.

➜ Veja dicas de como usar o Youtube

3. A regra do três

Saiba que a regra de três é semelhante ao que foi apresentado na ideia anterior, mas para realiza-la não é necessário que haja repetição de palavras. Essa regra, que cria uma conexão com o leitor por meio de ideias mais agradáveis, interessantes ou memoráveis. Saiba como utilizar sabiamente essa regra de três. Através dela, você irá conseguir criar uma boa conexão com os leitores, transmitindo uma ideia de algo completo como viver de renda, trabalhar fazendo o que gosta, conquiste sua independência financeira. Por exemplo, utilize essas três ideias em uma frase, que poderia ficar algo como “O treinamento mais completo para que você consiga obter sua sonhada independência financeira e possa, enfim, viver de renda”.Essas são regras simples, mas que já irão facilitar na hora de você escrever um bom texto. Então, não perca tempo e as utilize constantemente. Seus textos ficarão bem melhor!

➜ Baixe Planilha de Planejamento de ações

Artigo anteriorComo aumentar as vendas na farmácia
Próximo artigoComo publicar anúncios grátis na internet
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

DEIXE UMA RESPOSTA