Como abrir uma loja virtual de ferramentas

Como abrir uma loja virtual de ferramentas

4118
0
Como abrir uma loja de ferramentas
Como abrir uma loja de ferramentas

Tudo o que você precisa saber sobre como abrir uma loja de ferramentas

A necessidade por ferramentas não é exclusividade das obras de construção civil, as ferramentas e insumos deste tipo são indispensáveis para a correta realização dos serviços domésticos.

Simplo 7- Plataforma de e-commerceAs pessoas que trabalham com serviço pesado como a realização de atividades no setor da construção precisam ter sempre a mão ferramentas de boa qualidade, além deste público, as pessoas que gostam de executar serviços em casa também precisam contar com insumos a modo de garantir o conserto de pequenos danos em móveis, encanamentos, tubulações e demais componentes da casa.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Como montar uma loja virtual
>Como fotografar e editar fotos em sua loja virtual
>Como atrair visitantes gratuitamente para sua loja virtual
>Como vender pelo Facebook e Instagram

Visto isso, a demanda por ferramentas ocasiona o aparecimento de novas empresas no setor de ferramentas.

Embora este setor tenha sido bastante explorado ao longo dos anos, muitas cidades sofrem com a falta de lojas de ferramentas. Nos últimos anos têm ocorrido uma diminuição no número de lojas de ferramentas em detrimento dos setores de tecnologia, mas é preciso ressaltar que esta é uma área que não irá minguar. Por isso, se você gosta de ferramentas, tem aptidão para trabalhar com este tipo de produto, esta pode ser uma ótima alternativa para alcançar o sucesso no campo do empreendedorismo.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Baixe planilha de análise de concorrência
>Baixe e-book com 6 maiores erros de quem faz anúncios
>Baixe e-book de como capturar e-mail

Como montar uma loja virtual de ferramentas?

É difícil encontrar no mercado lojas virtuais especializadas em ferramentas, por esta razão, só decidir ingressar neste ramo de atividade você não contará com tantos concorrentes diretos. No entanto, vale ressaltar que as lojas de materiais de construção são concorrentes indiretos, ou seja, é preciso prestar atenção nos comércios fornecedores de insumos para obras.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Como recuperar 30% pedidos pagos por boleto
>Saiba por que usar e-mail marketing na sua loja
>Faça parte da Lista Vip DLoja Virtual

Loja física pode ser alternativa

No que tange à colocação da loja de ferramentas, é necessário ter em mente que a escolha do ponto comercial é um fator importante e decisivo na hora de abrir uma loja de ferramentas. Opte por um local de grande circulação de pessoas como bairros movimentados e feiras centrais. Além da localização da loja, algo fundamental é contar com o espaço necessário a modo de alocar corretamente os equipamentos e ferramentas na loja. A correta exposição dos produtos possibilita que os clientes encontrem facilmente os produtos que necessitam.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Veja 3 Ferramentas para monitorar seu mercado
>Aprenda como usar o CANVA
>Aprenda como usar o Google Analytics em sua loja virtual

O que vender em uma loja virtual de ferramentas?

O planejamento da loja virtual de ferramentas precisa considerar quais itens serão oferecidos aos clientes. Para evitar surpresas negativas, busque fazer uma pesquisa de mercado e compreender quais ferramentas são mais usadas e qual a demanda de cada estilo de equipamento. Lembre-se que um número vantajoso de produtos atrai os clientes.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Como atrair cliente com e-mail marketing
>7 dicas para começar a usar o Youtube
>Saiba se seu site está otimizado

Neste sentido vale lembrar que ninguém gosta de entrar em uma loja  online e ver todas as categorias vazias ou de ler “sem estoque” por isso, evite que a sua loja gere esse “mal estar”. Uma boa notícia é que existe uma série de produtos deste tipo, desta forma, a sua loja poderá oferecem uma ampla variedade de ferramentas e assim, agradar os seus clientes.

 

Alguns dos produtos mais procurados nesse seguimento são equipamentos destinados à pintura, compressores de ar, podadores, geradores, jogos de chave, serras elétricas, acessórios de retifica, equipamentos e ferramentas para trabalhar no campo, martelos. Além destes itens, existem vários outros que podem ser incorporados na loja.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Baixe a planilha de planejamento de ações de marketing
>Baixe e-book para datas comemorativas

Vantagens e desvantagens de abrir uma loja virtual de ferramentas “Nem tudo são flores”. Certamente, você já deva ter ouvido falar desta frase, e neste caso, ela é a tradução exata do que acontece no mercado em termos de lojas de ferramentas. Há épocas de alta, há temporadas de baixa, mas isso é normal de todas as áreas, principalmente em tempos de crise.

É preciso estar ciente que abrir uma loja de ferramentas online não oferece unicamente sucesso e bom retorno financeiro, há também dificuldades. Os momentos difíceis ocorrem principalmente quando se está reconhecendo o público-alvo, até descobrir quais são as ferramentas mais procuradas pelos seus clientes.

Esta é mais uma razão pela qual é imprescindível contar com uma pesquisa de mercado adequada, para que ela surta efeito, é preciso que a investigação seja feita próximo ao local onde você pretende abrir o negócio. Lembre-se que uma loja de ferramentas no interior oferece resultados mais potentes do que as lojas de ferramentas em grandes centros de cidades, visto que possuem menos concorrentes diretos e indiretos.

No que se refere à uma grande dificuldade encontrada pelas pessoas que desejam abrir uma loja de ferramentas é o investimento inicial. Normalmente, é preciso contar com uma quantia expressiva para começar o negócio, principalmente para comprar os primeiros produtos e montar o estoque da loja. É preciso ressaltar que a abertura de uma loja de ferramentas requer um maior investimento que abrir uma loja de roupas usadas ou iniciar uma loja de cosméticos.

A corrida em busca de conhecimento

É fácil perceber que há vantagens e desvantagens quando o assunto é abrir uma loja de ferramentas. Algo fundamental é contar com todas as informações necessárias para abrir a loja e mantê-la funcionando. Hoje em dia, a competição de mercado e as exigências de mercado requerem que as empresas que vendem ferramentas possuam um diferencial. Vale lembrar que um diferencial extremamente importante é contar com o conhecimento adequado tanto em termos de ferramentas quanto no que concerne à gestão de loja.

Uma das alternativas bacanas para adquirir conhecimentos é contar com os cursos de aperfeiçoamento, inclusive cursos livres. É possível encontrar no mercado uma diversidade de cursos interessantes voltados à gestão.

Uma dica sensacional é que na internet é possível encontrar cursos grátis de gestão de negócios de excelente qualidade. Vale a pena conferir cursos de empreendedorismo, participar de palestras sobre o assunto, manter contato com empreendedores do ramo e demais atitudes que possam colaborar na sua compreensão de mercado.

Por último, busque lembrar o que realmente motiva você a se aventurar no mundo empreendedor com uma loja de ferramentas. Avalie todos os aspectos sobre o negócio e verifique se você tem aptidão para lidar com este nicho de negócio. Muitas vezes as pessoas gostam de certos assuntos e tentam investir neles como meio de vida, contudo, uma boa parte desses empreendedores acabam percebendo que gostam do assunto unicamente como hobby e que não gostam de estar 24 horas vinculadas à ele.

Artigo anteriorLoja virtual para vender brigadeiro
Próximo artigoMinha loja virtual precisa de logotipo?
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

DEIXE UMA RESPOSTA