Aprenda como fazer um e-mail marketing eficiente

Aprenda como fazer um e-mail marketing eficiente

2175
0
E-mail marketing
Assuntos de e-mail marketing impossíveis de ignorar

Leia nesse artigo dicas de como fazer um e-mail marketing eficiente

O e-mail marketing é uma ferramenta que chama a atenção de quem deseja divulgar uma informação para uma grande quantidade de indivíduos. O fato dele combinar um grande alcance, possui um baixo custo para ser implementado, garantir um respeito à privacidade e ter um retorno imediato é o que fazem desse tipo de serviço uma maneira de comunicação excepcional que possibilita a criação de novos negócios em todos os tipos de empresa.

BAIXE NOSSO MATERIAL

>Como montar uma loja 
>Como fotografar e editar fotos em sua loja 
>Como atrair visitantes gratuitamente para sua loja virtual
>Como vender pelo Facebook e Instagram

Para aqueles que atuam no marketing digital, o e-mail acaba sendo uma das ferramentas mais utilizadas para estabelecer comunicação com uma base de contatos. É através desse tipo de comunicação que torna-se possível a possibilidade de promoção de todo o tipo de conteúdo, como newsletter, infográficos, até mesmo a divulgação de webnários ou de eventos. Como se vê, o e-mail ainda é uma das grandes ferramentas de comunicação da época moderna e o e-mail marketing contribui para que você e sua empresa tenham um espetacular alcance.

Simplo 7- Plataforma de e-commerce

Buscando facilitar seu entendimento sobre esse tipo de instrumento, iremos explicar, passo a passo, como fazer um e-mail marketing visando lançar novos produtos, alavancar negócios, fidelizar clientes e, até mesmo, divulgar promoções. Mas antes de começarmos a tratar disso, é importante ter algumas informações sobre o mercado que o e-mail marketing movimenta no Brasil e no resto do mundo.

O mercado do e-mail marketing

1) Atualmente, o e-mail marketing consiste no tipo de mídia digital que possui a maior taxa de retorno sobre o investimento (ROI). O valor de retorno é de US$ 40,56 dólares para cada dólar que tenha sido investido, segundo estudo desenvolvido pela Return Path.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Baixe planilha de análise de concorrência
>Baixe e-book com 6 maiores erros de quem faz anúncios
>Baixe e-book de como capturar e-mail

2) Se você está em dúvida que seja uma tática obsoleta de marketing, saiba que a cada dez empresas, oito utilizam campanhas de e-mail marketing constantemente.O dado é da revista especializada chamada Marketing 360.

3) Dessas empresas que utilizam o e-mail marketing, essa ferramenta é a principal forma de marketing direto para 35% delas. Outras 28% afirmam que o e-mail marketing se constitui como o melhor modo de fazer contato com seus clientes, segundo a Direct Partners.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Assista o Webinar para montar loja virtual
>Veja 8  dicas para montar uma loja virtual
>Baixe E-book Gestão de e-commerce para PME
>Assista a Palestra: E-commerce Do Zero Aos Resultados Em 6 Etapas

4) No Brasil, atualmente 78% das empresas utilizam o e-mail marketing, segundo a ABEMD.

5) Quando você personaliza um assunto e o envia em um e-mail marketing com a menção de um período em que uma determinada promoção irá acabar, você gera um aumento de cliques de 39% dos usuários atingidos, uma das melhores do mercado.

6) Em média, 2,53% dos indivíduos atingidos pelo e-mail marketing são convertidos em compras, superando buscas pagas e orgânicas, além de ações realizadas em redes sociais.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Como atrair cliente com e-mail 
>7 dicas para começar a usar o Youtube
>Saiba se seu site está otimizado

 

 

O passo a passo para fazer um e-mail marketing

Confira uma sequência de passos para que você possa enviar e formular seu próprio e-mail marketing:

Passo 1 – Defina um objetivo:

antes de enviar o e-mail, saiba quais os objetivos que você procura alcançar durante cada uma das etapas do projeto. Assim, você poderá medir para ver se está dando retorno como gostaria.

Passo 2 – Segmente o público alvo:

Para uma campanha dar certo, é preciso que ela seja personalizada para atingir seu público alvo. Então, saiba separar sua lista de e-mail de acordo com informações que sejam relevantes para o seu negócio. Pode ser por região, por poder aquisitivo, idade, sexo. Você define. O importante é ter em mente a necessidade de atingir com clareza cada público.

Passo 3 – Saiba oferecer um conteúdo interessante para o público:

essa é uma regra de ouro. É preciso ser relevante em cada conteúdo. Então, antes de enviar um e-mail marketing, pense que você é a pessoa que irá receber aquele conteúdo e veja se ele realmente é interessante. Mais do que nunca, o foco deve ser no cliente. O conteúdo precisa ser interessante, cativante e amigável, de linguagem simples e acessível.

Passo 4 – Crie um assunto irresistível:

para o leitor abrir o e-mail, é necessário que o assunto seja interessante, então pense num bom título. É ele que irá determinar o fracasso ou o sucesso de sua empreitada. Um título precisa ter de 25 a 40 caracteres para render bons acessos.

Passo 5 – Tenha consciência da importância do design:

O conteúdo é fundamental, mas é preciso prestar atenção no design. Um e-mail marketing precisa segurar a atenção de quem estiver lendo, além de gerar cliques e vendas. Então, precisa ser agradável e bonito. Design não é apenas ser artístico, mas também precisa ser pensado como parte da estratégia de comunicação de um serviço ou produto.

Passo 6 – Destaque seu call to action:

A chamada para a ação (o seu call to action) é aquele botão ou link que irá redirecionar o leitor que clicar nele para a página que você deseja. Por isso, ele precisa estar em uma excelente posição e claramente visível. O objetivo é facilitar cada vez mais para o futuro cliente.

BAIXE NOSSO 

>Veja 3 Ferramentas para monitorar seu mercado
>Aprenda como usar o CANVAS
>Aprenda como usar o Google Analytics em sua loja virtual

Algumas dicas são usar cores constratantes para que o botão de chamada seja atrativo, deixa-lo em uma posição de destaque, em que ele esteja isolado do restante da mensagem do e-mail, criar uma sensação de urgência, como uma oferta que está encerrando e manter a chamada do e-mail sempre na parte de cima. Com essas dicas, você pode fazer uma boa chamada

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Como recuperar 30% pedidos pagos por boleto
>Saiba por que usar e-mail marketing na sua loja
>Faça parte da Lista Vip DLoja Virtual

Passo 7 – Monitore os resultados:

Feita a campanha de e-mail marketing, é necessário se assegurar dos resultados que você está obtendo a partir dela. Então, é necessário um constante monitoramento da taxa de abertura dos e-mails, da taxa de cliques e de conversão. Somente isso irá fazer com que você possa alcançar os resultados que espera ou saiba melhorar a sua mensagem para alcançá-los.