(11) 4118-9290 - São Paulo (SP) Clique aqui

REDES

Como ser um bom empreendedor: 7 dicas para o sucesso

Por Marcio Eugênio | 08/12/2019
5115
|
1
Como ser um bom empreendedor: 7 dicas para o sucesso

O empreendedorismo vem se expandindo no Brasil e no mundo. Com a crise financeira atual, muitas pessoas estão empreendendo para garantir o sustento ou até mesmo para obter uma renda extra.

A possibilidade de ganhos fazendo o que se gosta, na hora e local em que desejar também é um chamariz para empreender. Porém, ser um empreendedor de sucesso significa mais do que iniciar novos empreendimentos. 

Significa a atitude correta em relação aos negócios e a determinação para alcançar o sucesso. Um empreendedor de sucesso tem um forte impulso interno que o ajuda a ter sucesso. 

Vamos dar uma olhada nas qualidades necessárias para se tornar um empreendedor de sucesso. Como ser um bom empreendedor? Aprenda os 7 passos da jornada do empreendedorismo e descubra como ser um empreendedor de sucesso!

O QUE É UM BOM EMPREENDEDOR?

Muitas pessoas sonham em começar seu próprio negócio e ser seu próprio chefe. Infelizmente, nem todo mundo tem qualidades para ter sucesso e também nem sabe como ser um bom empreendedor ou como ser uma empreendedora de sucesso.

Antes de dar um salto e deixar o emprego para buscar seu próprio empreendimento, considere as qualidades que contribuem para o sucesso dos negócios e avalie se você possui essas qualidades empreendedoras.

1.TOMA INICIATIVA  

Ser um bom empreendedor envolve ser um iniciante, um líder, alguém que pode realizar tarefas sem um supervisor ou gerente dando instruções.

2. ASSUME RISCOS 

Começar um negócio e ser um bom empreendedor geralmente envolve assumir certos riscos. Isso pode incluir deixar um emprego seguro para se sustentar exclusivamente em sua renda por conta própria ou disposição para investir suas economias para iniciar e aumentar seu empreendimento.

3. HABILIDADES ORGANIZACIONAIS 

Manter-se atualizado com os registros dos clientes, gerenciar fundos de negócios e administrar um escritório exigirá a capacidade de manter um ambiente organizado.

4. AUTODISCIPLINA 

Trabalhar para um empregador ou empresa geralmente envolve um supervisor atribuindo tarefas e garantindo o cumprimento dos prazos. Uma medida de liberdade vem de ser um empreendedor. Seja autodisciplinado e conclua as tarefas iniciadas dentro de um prazo razoável.

5. PLANEJAMENTO 

Podem surgir problemas ao operar seu próprio negócio. Antecipe possíveis problemas ou piores cenários. Sempre tenha um plano B e pense em maneiras de resolver rapidamente os problemas que possam surgir.

6. PENSAMENTO POSITIVO

O sucesso não é da noite para o dia e os lucros das empresas podem variar. Mantenha uma perspectiva positiva e seja proativo. Se necessário, reinvente seu modelo de negócios ou faça outras alterações para aumentar os clientes e incentivar o crescimento – por exemplo, oferecer promoções ou aumentar os esforços de publicidade.

COMO COMEÇAR A EMPREENDER DO ZERO?

Não há limites para quem acredita, e pensa em como ser um bom empreendedor. Você não precisa necessariamente de um diploma universitário, um monte de dinheiro no banco ou mesmo experiência em negócios para iniciar algo que pode se tornar o próximo grande sucesso. No entanto, você precisa de um plano forte e da unidade para executá-lo.

Se você é um empreendedor, é provável que você já tenha a motivação, mas talvez não saiba como começar a construir seu império. 

Depois de descobrir que você pensa em como ser um bom empreendedor e busca esse propósito, aqui estão algumas dicas para ser um bom empreendedor ao partir  seu negócio do zero:

1. PESQUISE SEU MERCADO

Saber o que a concorrência sabe não é suficiente. Vá fundo. Mergulhe no seu mercado e estude-o como um especialista.  

Pesquise no Google por palavras-chave relacionadas ao seu setor. Não desanime se o mercado parecer inundado. Você pode utilizar isto para o seu benefício. Isso significa que está funcionando para essas pessoas e você pode fazê-lo funcionar para você. 

2. DEFINA UMA META FINANCEIRA TANGÍVEL 

Trabalhe para trás e descubra o que você precisa fazer todos os dias para chegar onde deseja estar. Defina uma meta que seja alongada para você e observe as etapas que você precisa seguir todos os dias para atingir essa meta.

3. AO CRIAR UM SITE, TORNE SEU CONTEÚDO COMPARTILHÁVEL 

É ótimo fazer referência a alguns dos líderes em seu site, mas quando você está desenvolvendo sua própria marca, é importante criar conteúdo exclusivo em um único hub. Um site ao qual seus leitores e espectadores podem consultar, para obter mais do seu conteúdo incrível. 

4. CRIE UMA LISTA 

O e-mail é a melhor forma de moeda online e a criação de uma lista de e-mails é uma das ferramentas mais importantes na criação de um negócio. À medida que você desenvolve seu site compartilhável, comece a criar uma lista de e-mails das pessoas que o visitam. 

Em seguida, continue a fornecer valor a eles. Isso se traduzirá em compradores para o futuro lançamento de seu produto ou serviço.

Adicionar um formulário de inscrição ao site e ter um local para armazenar seus e-mails são as duas primeiras etapas para criar sua lista de e-mails.

5. LANCE UM PRODUTO QUE VOCÊ POSSA VENDER

Se você tiver uma meta financeira definida nos próximos seis meses, precisará vender alguma coisa. Reserve um tempo para descobrir os maiores desafios que seu público está enfrentando e construir seu relacionamento com eles. 

Em seguida, crie algo que resolva o problema deles. Seus leads vêm da sua lista, você os converte em clientes, acompanha e constrói um relacionamento.  

6. COMECE AGORA E MELHORE À MEDIDA QUE AVANÇA

Muitas pessoas perdem tempo pensando em aperfeiçoar as coisas antes de iniciar seus negócios. O logotipo, o site, a cópia – tudo. Isso é uma perda de tempo. Venda seu produto antes de fazê-lo, oferecendo uma pré-encomenda. Concentre-se em obter vendas e atrair leads. Empresas de sucesso são lançadas o tempo todo e não são perfeitas.  

Pense no Facebook e em todas as alterações e melhorias que ele fez. Comece com um produto pequeno e sempre melhore. Lançamento online, você pode vender repetidamente e não precisar trocar tempo por dinheiro.

COMO EMPREENDER COM SUCESSO?

O caminho a seguir para ser como um empreendedor de sucesso está na evolução, seja a evolução de idéias, serviços e produtos ou tecnologia. Um empreendedor de sucesso deve ter uma mente aberta e vontade de aprender coisas novas. É imperativo entender que a única maneira de se manter no topo é continuar mudando e evoluindo com o tempo. 

Um empreendedor deve estar ciente das mais recentes técnicas e tecnologias de serviço, a fim de atender melhor os clientes.

A concorrência nunca deve assustar um empreendedor. De fato, a competição é o que faz um empreendedor de sucesso prosperar. O monopólio nunca é uma coisa boa. Isso ocorre porque no monopólio não há margem para improvisação ou mudança.

MANTENHA-SE ENÉRGICO E MOTIVADO

Um empreendedor deve ser altamente enérgico e motivado. Ele ou ela deve estar sempre em movimento. Ao mesmo tempo, os níveis de comprometimento precisam ser bem altos. Somente quando uma pessoa está motivada, ele pode fazer justiça à sua linha de trabalho.

Aceitar rejeições ou críticas construtivas pode ajudar bastante a tornar um empreendedor bem-sucedido. As críticas mostram o que ele ou ela não está fazendo corretamente ou onde é necessária a mudança. 

No entanto, é preciso lembrar que aceitar críticas é uma maneira muito importante de obter sucesso. Isso ocorre porque uma pessoa estará ciente das deficiências de seus negócios. Portanto, aceitar críticas é realmente uma boa maneira de improvisar.

Paixão, desenvoltura, vontade de improvisar e ouvir os outros e forte determinação para ter sucesso é o que faz um empreendedor ser bem-sucedido. E é isso que você deve ter em mente também se quiser ser um empreendedor de sucesso.

O QUE É PRECISO PARA SER UM PEQUENO EMPREENDEDOR?

Um pequeno empreendedor tem mais oportunidades de se tornar um grande empresário, as vantagens estão na formalização e na carga mais reduzida de impostos quando ele inicia nesta área.

Portanto, começar um pequeno negócio e ganhar dinheiro ao empreender vai exigir práticas e comportamentos empreendedores.

O comércio de pequeno porte é um mercado em ascensão no Brasil, e esse empresário tem todo o apoio inicial necessário e também ao passo que começa a se desenvolver.

Um pequeno empreendedor, de maneira geral, se enquadra no seguinte perfil: é aquela pessoa com recurso financeiro limitado, com negócio informal mas com uma ideia interessante e quer iniciar sua empresa de forma simples até que obtenha maiores ganhos e não quer cometer grandes riscos. 

Então, ele precisa se formalizar como um Microempreendedor Individual e estar atento às regulamentações e atualizações que podem ser acessadas no Portal do Empreendedor

Neste local é preciso escolher sua ocupação e seguir para sua inscrição como MEI e a formalização como microempresário e emissão do CNPJ(Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica). Depois você se dirige a prefeitura da sua cidade e solicitar o alvará de funcionamento do seu negócio. Esse processo leva cerca de 15 dias.

COMO SER UM BOM EMPREENDEDOR E LEVAR A EMPRESA AO SUCESSO?

Um empreendedor de sucesso é aquele que não apenas tem uma empresa, mas um propósito. Corajoso, de postura desafiadora e apaixonado pelo que faz, se mantém atento ao mercado em busca de oportunidades, ao mesmo tempo em que lidera, orienta e motiva a equipe para alcançar resultados.

Quer você seja um novato ou mesmo um veterano, quem não gostaria de ser um empreendedor mais bem-sucedido? Ser o dono do próprio negócio te dá uma sensação de liberdade e empoderamento. Você constrói as coisas e as observa crescer.

A liderança eficaz exige prática e mais prática. Esteja você interagindo com colegas, clientes ou parceiros, existem alguns ingredientes importantes que podem ajudar a transformá-lo em um líder destacado.

PROMOVA UM ESPÍRITO DE COMUNIDADE NO LOCAL DE TRABALHO

Incentivar uma forte cultura da empresa é essencial para criar um ambiente favorável e bem-sucedido.

MANTENHA A MENTE ABERTA

Dê à sua equipe uma imagem clara para trabalhar. Seja o mais responsivo possível, aceite as idéias de outras pessoas. Mantenha um ambiente positivo e mantenha sua equipe motivada para uma visão de sucesso!

SEJA FIRME EM SUAS CONVICÇÕES 

Se você tem uma idéia única, corra com ela. Mesmo que você ache que algumas pessoas talvez não o entendam, tenha certeza de que suas ideias são viáveis. Se você não é, quem será? Um verdadeiro empreendedor não tem um caminho fácil.

CONFIE NOS SEUS INSTINTOS

Resolva  problemas com  mãos e ideias de ponta. Incentive os outros a trabalharem juntos e leve em consideração as idéias e sugestões de todos. Muitas vezes, não haverá um caminho claro e as coisas parecerão incertas. 

Este é o momento de inovar, confiar em você e na sua intuição, bem como na sua equipe.

MANTENHA UM EQUILÍBRIO SAUDÁVEL 

Entenda que, com novas idéias e inovação, o equilíbrio é ideal. Saiba que às vezes você precisa alinhar suas idéias únicas ao realismo. Outra necessidade é manter um equilíbrio entre produtividade e diversão. 

Mantemos esse equilíbrio na Endicia, permitindo que os funcionários trabalhem em casa um dia por semana.Acreditamos que isso lhes dá tempo para se concentrar em seu trabalho sem se preocupar com deslocamentos, interrupções ou animais de estimação sendo deixados sozinhos durante o dia.

ABRACE SEUS SUCESSOS E FRACASSOS 

Nem tudo o que fizer será bem-sucedido, e tudo bem. O todo é maior que a soma de suas partes. Sempre continue construindo e adicionando ao seu portfólio. Além disso, mantenha um senso de humor quando essas falhas surgirem – ele mantém o escritório em um ambiente feliz e saudável.

7 DICAS PARA SER UM BOM EMPREENDEDOR 

O empreendedor de sucesso. O empreendedorismo vem se expandindo no Brasil e no mundo. Com a crise financeira atual, muitas pessoas estão empreendendo para garantir o sustento ou até mesmo para obter uma renda extra. A possibilidade de ganhos fazendo o que se gosta, na hora e local em que desejar também é um chamariz para empreender. Porém, para se destacar nesse mercado, algumas medidas são necessárias:

1. EMPREENDEDOR DE SUCESSO PRECISA DE SONHO

Ter um sonho é o pontapé para quem quer empreender. Fazer de uma ideia realidade é a alma do empreendedorismo, mas somente o sonho não basta, o empreendedor deve ter em mente que precisa trabalhar muito, ter foco e fazer renúncias para que o seu negócio se estabeleça e traga o esperado retorno.

2. EMPREENDEDOR DE SUCESSO PRECISA DE INICIATIVA

Um empreendedor de sucesso precisa ter iniciativa, enxergar além, ver possibilidades onde a maioria vê fracasso. Ele busca soluções e põe em prática as suas ideias. Tem metas e as persegue, e não se deixa abater pelas dificuldades.

3.  EMPREENDEDOR DE SUCESSO PRECISA DE OTIMISMO

Ao empreender, a pessoa almeja conquistas, elas são possíveis, mas exigem muita força de vontade para que se concretizem. O caminho do empreendedorismo é bem inconstante no início, o que vai exigir do investidor uma boa dose de otimismo, muita dedicação e perseverança.

4. EMPREENDEDOR DE SUCESSO PRECISA DE QUALIFICAÇÃO

O bom empreendedor é um eterno aprendiz, procura o conhecimento e está sempre disposto a ouvir, desde os mais humildes aos experts no assunto pelo qual se interessa. Conhecimento acerca do seguimento em que vai ingressar, visão estratégica, reserva financeira, mão de obra qualificada, e bom relacionamento com outros investidores de nichos semelhantes, são atitudes importantes para quem quer começar um negócio de forma saudável, com menos risco possível.

5. EMPREENDEDOR DE SUCESSO PRECISA DE INICIATIVA DE ORGANIZAÇÃO

Organização é fundamental para que o empreendimento dê certo. O empreendedor de sucesso tem total controle de entradas e saídas de valores e somente toma atitudes quando tem segurança. Ele está sempre atento às mudanças de mercado e planeja as suas ações.

6. EMPREENDEDOR DE SUCESSO PRECISA DE INICIATIVA DE EFICIÊNCIA

O sucesso nos negócios depende também do fator eficiência. Muitos são os produtos ou serviços semelhantes oferecidos. Como bom empreendedor, o indivíduo precisa oferecer um serviço eficiente que atenda e, até mesmo, supere as expectativas do seu cliente. Essa postura traz credibilidade à imagem da empresa e cria relações de consumo fiéis.

7.  EMPREENDEDOR DE SUCESSO PRECISA DE INICIATIVA DE PESSOAL E PROFISSIONAL

Acreditar na possibilidade de sucesso e de ganhos reais com o empreendedorismo é um fator primordial, o lucro não é imediato, mas será certo caso o trabalho seja árduo e constante. O resultado, além de ganhos monetários, será uma realização pessoal e profissional mais completa.

Esses são os principais procedimentos para que a jornada do empreendedorismo seja bem sucedida. Empreender é, sem dúvida, uma opção promissora, procure tomar as providências descritas acima para aumentar as suas chances de ser um empreendedor de sucesso.

 

 

Marcio Eugênio

Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

Posts relacionados