(11) 4118-9290 - São Paulo (SP) Clique aqui

REDES

Você sabe qual é o Conceito de empreendedorismo?

Por Marcio Eugênio | 18/04/2016
1621
|
0
Você sabe qual é o Conceito de empreendedorismo?

Muito se debate sobre empreendedorismo atualmente, porém, o termo por mais incrível que possa parecer, só se tornou popular e utilizado cerca de meio século atrás, mais precisamente no ano de 1945. Joseph Shcumpeter utilizou o termo empreendedorismo como peça central em sua teoria da destruição criativa. De acordo com Schumpeter, o empreendedorismo só ocorreria através de pessoas versáteis, que dispunham de habilidades técnicas para produzir, capacidade de organizar recursos financeiros, operações internas e claro, realizar vendas.

Definição do conceito de empreendedorismo

Uma definição, muito mais recente, e que é amplamente aceita e até mesmo utilizada em todo mundo acadêmico e também corporativo é do estudioso Robert D. Hisrich que foi colocada em livro, cujo nome é Empreendedorismo. De acordo com Hisrich, empreendedorismo é o processo de criar algo diferente e com valor, dedicando tempo e esforços necessários, assumindo riscos psicológicos, financeiros e sociais correspondentes e por fim receber como consequência disso tudo as satisfações, tanto econômicas como pessoais.

Embora haja várias definições sobre o que realmente é o empreendedorismo, é possível perceber que vários aspectos relativos a quem trilha esse caminho estão sempre presentes. Entre elas podemos citar: Iniciativa, utilização criativa dos recursos disponíveis, paixão pelo que faz, aceitação do risco e principalmente, saber que existe possibilidade de fracassar. Empreender nada mais é do que identificar oportunidades e desenvolver meios de aproveitá-las, assumindo riscos e principalmente desafios.

Em organizações onde há uma clara definição e motivações sinceras e verdadeiras, mesmo que fiquem restritas ao dono ou ao responsável hierárquico, o ambiente se torna mais favorável ao funcionamento de um modelo de processo de tomada de decisão e até de um modelo de gestão que ajude a conquistar quaisquer que sejam os objetivos e assim minimizar o risco e se fazer escolhas precipitadas e consequentemente erradas.

Nesse processo, pequenas ações podem causar grandes impactos a longo prazo, por isso ficar atendo a todos os processos da empresa, como vendas, relacionamento com os clientes, marketing são uma das melhores formas de empreender, e fortalecer qualquer tipo de negócio.

Ser empreendedor

Ser empreendedor nada mais é do que possuir determinadas características, como criatividade, pró-atividade, planejamento, responsabilidade, capacidade de organização, capacidade de liderança, visão de futuro, habilidade em trabalhar em equipe, aproveitar as oportunidades, saber ouvir, facilidade em comunicação, assumir riscos calculados, controlar resultados, interpretar resultados e encarar os possíveis fracassos que possam ser provenientes de uma oportunidade que parecia ser boa e que não se mostrou tão positiva ao final de tudo, por exemplo.

Para ser um empreendedor não basta apenas ter boas ideias e querer coloca-las em prática sem antes se dedicar a muitos estudos e trabalhos. Saber e conhecer o que você quer é o primeiro passo de um longo caminho que se inicia.

Como se tornar um empreendedor

Para se tornar um empreendedor é necessário antes de mais nada pensar e também agir como um empreender, e para isso é muito importante analisar a si mesmo e também o ambiente que o cerca. Possuir autoconhecimento. Saber quais são seus pontos fortes e principalmente seus pontos fracos é algo muito importante nessa longa jornada para se tornar um empreendedor de sucesso.

➜ Planilha de Planejamento de de Ações de Marketing

Após toda essa avalição, é necessário encontrar uma forma de suprir seus pontos fracos e fortalecer ainda mais seus pontos fortes, enquadrar as características que percebeu sobre si e aperfeiçoá-las de acordo com as caraterísticas de um empreendedor que já foram citadas anteriormente. Sempre será possível treinar seus hábitos e características e com isso evoluir, sendo assim, procure sempre buscar agir de maneira inovadora e criativa, porém não se perca, ser criativo sem ser objetivo não gera resultados positivos.

➜ Ebook grátis: Os principais desafios de um ecommerce

Com o passar do tempo, muitos estudos e trabalhos, será possível visualizar que automaticamente você atrelará as mais diversas situações para solucionar problemas, desde coisas simples até as mais complexas e difíceis tarefas. Dessa forma, estará colocando toda a sua criatividade em prática focando diretamente para solução. Quando estiver diante de um impasse comece a avaliar o cenário e identificar as mais diversas possibilidades nele contidas. Separar o útil do descartável é um processo altamente difícil e complexo, mas com o passar do tempo se torna mais simples e fácil, é uma questão de sair da zona de conforto e ampliar a visão de mundo.

Conclusão

Seja eficaz. Realize tarefas que realmente sejam necessárias. Disparar uma série de e-mails, por exemplo, pode ser eficiente, mas só será eficaz se esses e-mails lhe ajudarem a atingir suas metas. Jamais desista na primeira dificuldade que encontrar, se seu proposito for viável, lute até o fim. Se cair, levante-se e aprenda com os erros, para que não sejam cometidos novamente. Aceite rejeições e tente novamente, pois o sucesso só aparece com o trabalho duro, determinação e principalmente resiliência. Grandes sonhos só mudam o mundo se você tiver disposição e garra para realiza-los. Esse é o verdadeiro conceito de empreendedorismo, ser um empreendedor é acreditar em suas ideias e leva-las adiante, custe o que custar.

Marcio Eugênio

Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

Posts relacionados