(11) 4118-9290 - São Paulo (SP) Clique aqui

REDES

Tire 6 principais dúvidas sobre a pesquisa de mercado

Por Marcio Eugênio | 24/05/2018
1418
|
0
Tire 6 principais dúvidas sobre a pesquisa de mercado

O sucesso de um negócio, sobretudo no ambiente digital, depende muito de decisões acertadas. E isso só é possível a partir dos conhecimentos que se tem do setor de atuação e do público. Daí a importância de se fazer pesquisa de mercado.

Ela é uma ferramenta essencial para o planejamento estratégico, especialmente quando se está montando uma loja virtual. Se esse é o seu caso, mas você não sabe por onde começar, continue a leitura do post. Nele, você vai tirar 6 das principais dúvidas sobre a pesquisa de mercado e aprender como utilizá-la a seu favor. Acompanhe!

1. O que é pesquisa de mercado?

Ela consiste numa maneira de coletar e organizar informações relevantes para um negócio. Tais informações incluem o comportamento dos consumidores e seus hábitos de consumo, além das experiências dos concorrentes, o chamado benchmarking.

A pesquisa de mercado pode ser primária, quando realizada pela própria empresa, ou secundária, quando feita por terceiros e publicada em relatórios e guias específicos. A utilização de uma ou outra dependerá da aplicação, do setor e da capacidade de investimento de cada organização.

2. Qual a sua importância na abertura de um negócio?

É importante fazer uma pesquisa de mercado para se adquirir um conhecimento sistêmico sobre a área em que se deseja atuar. Assim, pode-se entender melhor os desafios do setor, as oportunidades ainda não exploradas, as preferências dos consumidores etc.

Ela também pode ser feita por empresas já instituídas que desejam realizar mudanças, se adaptar a novos cenários e desenvolver estratégias mais competitivas. De qualquer forma, é um instrumento fundamental para tomar decisões em todos os níveis de gestão.

3. Quais são as vantagens para a empresa?

As vantagens dependem muito de cada empresa e de cada mercado. No geral, a principal delas é poder inovar e aumentar a competitividade sem adquirir muitos riscos. Para uma loja virtual, esses benefícios são muito importantes devido à grande competição por clientes. Qualquer detalhe sobre o mercado pode ser suficiente para uma loja se destacar no meio de tantas outras na internet.

4. Como fazer pesquisa de mercado?

Fazer uma pesquisa envolve uma série de etapas, que até podem variar um pouco de acordo com o mercado e o segmento. Mas, pode-se começar definindo um ou alguns objetivos. Em seguida, é necessário delimitar a pesquisa de acordo com a atuação da empresa, escolher um método (presencial ou online, individual ou em grupo) e criar um questionário. As perguntas precisam ser imparciais para levar a resultados mais realistas.

5. Quem pode fazer a pesquisa?

Qualquer empresa pode fazer uma pesquisa. Graças às ferramentas digitais, como formulários eletrônicos, é possível fazer isso com baixos orçamentos. No entanto, existem consultorias especializadas que não só realizam as pesquisas de maneira mais profissional, como, também, são mais imparciais.

6. O que fazer com os resultados?

Ora, isso depende bastante dos seus objetivos. Uma pesquisa pode ser usada para muitos propósitos, principalmente para não se cair de cabeça em um mercado sem conhecê-lo de maneira adequada.

Enfim, antes de começar uma pesquisa de mercado, certifique-se de que seus objetivos estão claros e são realizáveis dentro da realidade do seu negócio. Ter informações confiáveis pode ser o primeiro passo para o sucesso da sua loja virtual.

Gostou de saber mais sobre a pesquisa de mercado? Quer se informar melhor sobre o assunto? Então, confira também a importância da segmentação para o e-commerce!

 

Marcio Eugênio

Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

Posts relacionados