Saiba como a consultoria da Dloja Virtual ajudou a impulsionar as vendas...

Saiba como a consultoria da Dloja Virtual ajudou a impulsionar as vendas da Top Chairs

125
0

Quando os negócios estão em crise, é hora de inovar e empreender para impulsionar as vendas. Para isso, a internet oferece boas oportunidades de expansão dos negócios, mas essa não é uma tarefa nada fácil, principalmente para realizar sozinho.

Nessa hora, pode fazer toda a diferença contar com uma consultoria em e-commerce e marketing digital. Os especialistas têm a experiência necessária para a criação de lojas virtuais de maneira segura e eficiente.

Neste post queremos mostrar como isso é possível. Continue a leitura e veja como foi o trabalho da Dloja Virtual para impulsionar as vendas da empresa Top Chairs. Acompanhe!

Quais desafios e problemas a Top Chairs enfrentava antes da consultoria?

Desde 2004, a Top Chairs fabrica e vende cadeiras em sua loja física. No início, comercializava apenas no atacado. No entanto, como as vendas estavam caindo e o custo de produção ficando cada vez mais rápido, a empresa percebeu que precisava de algo para impulsionar as vendas. A solução encontrada foi expandir para o varejo.

Em um primeiro momento, começou a vender em um marketplace, mas já com a ideia de montar um site próprio. O problema era exatamente o de não ter experiência nem conhecimento para vender na internet.

Foi então que os gestores começaram a assistir a alguns vídeos da Dloja Virtual no YouTube e ficaram muito interessados. Assim, se inscreveram na consultoria logo que foram abertas novas vagas. Afinal, o know-how da Top Chairs sempre foi de atacado e nada se sabia do funcionamento do marketing para varejo, sobretudo o marketing digital.

Nos primeiros seis meses, houve uma etapa de mentoria, para que os empresários adquirissem os conhecimentos básicos, para só depois passar para a consultoria. Aos poucos, eles foram construindo uma estratégia de marketing e um plano de negócios voltado para a loja virtual.

Quais foram os objetivos estipulados para a loja virtual?

A mentoria acontecia a cada 15 dias ou uma vez por mês. Desde o início, ficou claro para os empresários da Top Chairs que vender em um marketplace era insuficiente, uma vez que se tratava de um espaço de outra marca.

Portanto, o objetivo se tornou mesmo ter um espaço próprio. Criar a loja virtual passou a ser prioridade. Porém, isso precisava ser feito de maneira correta. Implantar um e-commerce demanda tempo e dedicação, é um trabalho de médio ou longo prazo.

Com a consultoria, além de criar o site da loja da Top Chairs na web, também foi criada uma estratégia voltada para o ambiente virtual. Além disso, foram considerados o nicho de mercado e o público-alvo. Era preciso entender quem seria a persona que compraria no site, visto que se tratava de um público completamente diferente do trabalho de atacado feito até então.

Dessa forma, foi feito um estudo para  escolher a melhor plataforma de e-commerce, o leiaute do site, entre outros detalhes — todos eles adequados ao objetivo maior, que era o de impulsionar as vendas por meio da expansão para o varejo.

A consultoria foi feita do início ao fim, desde a ideia até a loja virtual funcionando plenamente. Com isso, os empresários da Top Chairs conseguiram implantar a loja virtual em bem menos tempo e por um custo bem menor. Isso porque os consultores já têm a experiência necessária para tomar decisões mais acertadas, sem precisar de tantos testes antes.

Quais foram os resultados obtidos com a consultoria da Dloja Virtual?

O site está on-line há um ano e meio e já apresenta excelentes resultados. Cerca de 70% do volume de vendas vem do varejo, incluindo o site. A Top Chairs continua vendendo para o atacado, mas apenas para alguns clientes de antes da expansão.

Por sinal, uma vantagem foi deixar de atender uma parte dos clientes do atacado que não era lucrativa. O faturamento maior passou a ser mesmo do varejo. Atualmente, a empresa fatura, em média, R$ 200 mil por mês com a loja virtual, incluindo o marketplace, que antes de ter o site próprio tinha faturamento de apenas R$ 30 mil. Ou seja, ter um e-commerce ajudou a loja física a vender mais.

A Top Chairs ainda não pensa em abandonar o marketplace, uma vez que aprendeu a trabalhar em plataformas diferentes. De qualquer forma, ela conseguiu impulsionar as vendas, tendo consciência da importância de ter uma loja virtual própria.

O objetivo agora é aumentar o faturamento e o volume das vendas diretas pelo site. Para isso, está trabalhando mais na estruturação de um funil de vendas, em técnicas de Search Engine Optimization (SEO) para a otimização do tráfego, uma vez que a maior parte, hoje, vem de anúncios pagos.

Isso é possível porque a empresa já tem dados mais sólidos sobre o perfil e o comportamento dos clientes na loja. Também está trabalhando para melhorar a relação com os clientes na pós-venda para aumentar a fidelização. Para tanto, atua em diversas frentes, como mídias sociais, e-mail marketing, remarketing, entre outras ações.

Qual a importância da consultoria para impulsionar as vendas?

Para a Top Chairs, o grande diferencial da consultoria foi mesmo a credibilidade da Dloja Virtual. Os próprios vídeos do YouTube já transmitiam segurança e expertise na área.

Depois que a consultoria começou, percebeu-se o quanto o trabalho é realmente personalizado e voltado para as necessidades do cliente. Os consultores mantinham uma relação muito próxima, com reuniões frequentes. Juntos, participaram de feiras, trocaram ideias e até se tornaram amigos.

Assim que acontece uma mudança importante no mercado ou surge alguma novidade, os consultores entram em contato e avaliam se isso pode fazer parte da estratégia do negócio. Quando os clientes têm alguma dúvida, estão sempre prontos para responder ou ir atrás de uma resposta.

Dessa forma, a grande vantagem da consultoria da Dloja Virtual foi mesmo oferecer o conhecimento e a experiência necessários para desenvolver o negócio de maneira mais rápida. A empresa pôde expandir para o varejo e impulsionar as vendas de forma mais segura.

Você também quer impulsionar suas vendas? Ficou interessado na consultoria da Dloja Virtual? Entre em contato conosco e saiba mais sobre os nossos serviços!