(11) 4118-9290 - São Paulo (SP) Clique aqui

REDES

Qual deve ser o perfil de um empreendedor para abrir uma franquia?

Por Marcio Eugênio | 02/05/2018
2076
|
0
Qual deve ser o perfil de um empreendedor para abrir uma franquia?

O setor de franquias teve um faturamento de 163 bilhões em 2017 e espera crescer ainda mais nos próximos anos. No entanto, apesar de parecer um bom investimento, é necessário planejamento e pesquisa antes de se arriscar nesse tipo de negócio, além de saber se você possui perfil de um empreendedor.

Isso mesmo! Por mais que as franquias sejam baseadas em negócios bem-sucedidos, elas não deixam de ser um empreendimento que oferece riscos. Para ajudar você nessa escolha, selecionamos algumas características que formam o perfil de um empreendedor disposto a abrir uma franquia. Confira!

Muita racionalidade

Para investir em qualquer negócio, é preciso se basear em fatos e decisões racionais. Mas isso é ainda mais importante para quem quer ter uma franquia. É comum as pessoas se deixarem iludir pela promessa de rápido retorno do valor investido e todas as estratégias de persuasão utilizadas pelas franqueadoras.

A verdade é que o perfil de um empreendedor deve incluir muita racionalidade. Ou seja, uma alta capacidade de análise e o entendimento sobre determinada situação. Trata-se de uma pessoa realista, que não se deixa levar facilmente.

Afinidade com o mercado

É certo que alguns setores têm feito mais sucesso que outros quando se fala em franquia. Porém, não adianta pensar em investir em um mercado com o qual não se tenha nenhuma afinidade.

O melhor é saber equilibrar uma área em ascensão com algo que gosta de fazer. Além disso, é bom saber enxergar e aproveitar oportunidades e os diferenciais que podem fazer o sucesso do seu negócio.

Disposição para se arriscar

Já mencionamos o fato de uma franquia ter riscos, ainda que o modelo de negócio já tenha sido bem-sucedido. Mas aprofundando na ideia, é preciso ter consciência de que algo pode dar errado no meio do caminho, pela escolha do lugar, estratégias de marketing equivocadas ou uma gestão financeira inadequada, entre tantos outros problemas.

Assim, quem tem o perfil de um empreendedor deve entender que nem sempre a franquia dá certo. Nessa hora, o mais importante é planejar bastante antes de investir, antevendo cenários e analisando cada decisão. Caso dê algo de errado e decida se arriscar em um novo negócio, é preciso conseguir identificar os pontos de falha.

Facilidade de relacionamento

Pode ser até meio óbvio falar sobre isso, mas qualquer empresário deve saber se relacionar bem com as pessoas. Essa é uma característica natural de todas as pessoas que trabalham com vendas.

No caso do empreendedor de franquia, a facilidade de se relacionar é ainda mais importante, visto que precisa conciliar diferentes interesses. Trabalha-se tanto diretamente com o consumidor quanto com a rede franqueadora.

Dedicação à gestão da franquia

Quantas pessoas escolhem as franquias pela gestão mais simplificada, não é mesmo? Isso não significa que você não deve ter tempo e disposição para se dedicar a ela. Afinal, o sucesso de qualquer negócio depende de muito trabalho.

Enfim, o perfil de um empreendedor para abrir uma franquia envolve competências comuns a muitos empresários. Da mesma forma, antes de se aventurar, é fundamental fazer um bom plano de negócios, estudar bastante o mercado e conhecer bem a franquia.

Gostou do post? Acredita que tem o perfil de um empreendedor e quer saber mais sobre o assunto? Entao siga-nos no Facebook, LinkedIn, Youtube, Twitter e Instagram e veja mais conteúdos como este!

Marcio Eugênio

Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

Posts relacionados