(11) 4118-9290 - São Paulo (SP) Clique aqui

REDES

Pirâmide de Maslow: A importância da teoria para o seu negócio

Por Marcio Eugênio | 20/04/2016
18830
|
0
Pirâmide de Maslow: A importância da teoria para o seu negócio

Teoria de Maslow

A Teoria de Maslow consiste na ideia de cada indivíduo que se esforça muito para alcançar e conseguir satisfazer as suas necessidades profissionais e pessoais. A Teoria de Maslow consiste em um esquema que traz uma divisão hierárquica. Essa divisão considera que as necessidades mais baixas dos indivíduos precisam ser satisfeitas antes das necessidades consideradas de níveis mais altos. A teoria Teoriade Abraham Maslow também  defende que cada sujeito irá precisar realizar uma escalada, que seguirá um rumo hierárquico, até alcançar e conseguir chegar nas necessidades que o tornarão plenamente realizado.

Pirâmide de Maslow para o seu negócio

Se você ainda não conhece a teoria de Maslow, ela é formada por uma pirâmide que é repartida em cinco diferentes níveis de necessidade. Naturalmente, no nível mais baixo, aquele que é a base da pirâmide de Maslow, estão as necessidades primárias, que são indispensáveis para que um sujeito possa viver. Como exemplo, poderíamos enfatizar que são as necessidades ligadas ao bem-estar físico e a saúde do indivíduo.

piramide de maslow
Esta é a Pirâmide de Maslow

 

2º Nível  Pirâmide de Maslow

Após esse primeiro nível de necessidades, temos as chamadas necessidades secundárias. No segundo nível de necessidades, surgem aquelas que são ligadas a segurança. Essas necessidades são as que estão vinculadas com o sujeito se sentir seguro. Ou seja, com que o indivíduo não se sinta em perigo, que viva em um local que não sinta-se em perigo, que tenha um emprego estável e assim por diante.

3º Nível Pirâmide de Maslow

Neste nível na teoria de Maslow encontram-se as necessidades relacionadas as relações sociais das pessoas. Essas necessidades são aquelas vinculadas as relações que formamos com os indivíduos que vivem a nossa volta e com que precisamos nos relacionar com frequência para termos uma vida saudável. Como exemplo, poderíamos citar aquelas relações que nos fazem se sentir parte de um determinado grupo, aquele afeto que recebemos dos nosso familiares, amigos ou envolvimentos amorosos.

4º Nível Pirâmide de Maslow

Mais perto do topo da pirâmide, as necessidades de quarto grau são aquelas relacionadas a autoestima do indivíduo. Esse tipo de necessidade do sujeito pode ser dividida em dois tipos: um primeiro em que nós reconhecemos as nossas próprias capacidades e nos sentimos confiantes por isso e um segundo tipo de estima que advém do reconhecimento que outros indivíduos possuem na nossa capacidade de superar obstáculos ou situações. Como exemplo, podemos sentir a necessidade de se sentir respeitado pelos outros, do prestígio e reconhecimento recebido, das promoções obtidas em uma carreira, assim por diante.

Pirâmide de Maslow
Pirâmide de Maslow: é sempre agradável receber feedbacks positivos do seu trabalho

Por último, no topo da pirâmide, estão as necessidades de quinta categoria, que estão vinculadas a auto realização de cada um dos indivíduos. Essas necessidades são conhecidas por serem aquelas vinculadas ao nosso crescimento pessoal. Acabam incluindo a nossa busca por alcançar todo nosso potencial, de ser aquilo que desejamos ser, de conseguir realizar a atividade que gosta e assim por diante. Podemos exemplificar que se relacionam a esse tipo de estima a superação de desafios na vida pessoal e no trabalho, da capacidade de tomar e de influenciar nas decisões dos outros e assim por diante.

Porque a teoria de Maslow é importante?

Como você viu, ao hierarquizar as necessidades dos indivíduos, a teoria de Maslow coloca de modo lógico e prático as motivações humanas. Seguindo essa teoria, ao partir das necessidades básicas dos sujeitos, descobrimos que os indivíduos irão tentar satisfazer de forma parcial as necessidades de nível mais baixo para que possam avançar as necessidades de nível mais alto. Mas o que irá determinar as prioridades das pessoas? Simples. As experiências e as pessoas que foram vivenciadas por cada um em algum momento de sua vida.

É possível aplicar a teoria de Maslow ao mundo corporativo?

Claro que sim. Imagine um sujeito que não tenha nenhum tipo de necessidade satisfeita. Ele será alguém produtivo? Acredito que a resposta seja óbvia: não. Provavelmente, será improdutivo e desmotivado. É por isso que a teoria de Maslow é importante para a psicologia organizacional. Áreas de gestão e de recursos humanos podem utilizar positivamente a pirâmide de Maslow para conseguir compreender e descobrir como se posicionar de forma adequada frente aos seus colaboradores. Só assim para conseguir ajudá-los a crescer pessoalmente e estarem satisfeitos com seus empregos.

A teoria de Maslow deixa transparente a necessidade que os colaboradores recebam um salário adequado, que possam arcar com suas despesas e tenham como satisfazer suas necessidades, estando motivados e felizes para trabalharem mais. Um funcionário que tenha alcançado o topo da pirâmide será alguém mais efetivo ao seu negócio.

➜ Por que usar e-mail Marketing na Sua Loja Virtual

Como vimos, ao conseguir aplicar a teoria da pirâmide desenvolvida por Maslow, uma empresa conseguirá administrar de forma mais sábia o capital humano a sua disposição. Então, saiba identificar em que ponto da carreira seu colaborador está. Com isso, você saberá qual a necessidade que ele possui naquele momento e isso irá permitir que você o auxilie para alcançar seu objetivo.

➜ Dia D E-book Para Você se Preparar Para as Datas Comemorativas

Saiba que investir na motivação de um indivíduo também significa investir na motivação que seu negócio terá para o cliente. Será somente ao alcançar uma equipe eficaz, produtiva e que tenha capacidade para solucionar os problemas que surjam, além de ser criativa, que você conseguirá se destacar ainda mais e ter um negócio ainda mais lucrativo. Então, comece aplicar a teoria da pirâmide de Maslow agora mesmo.

Frase de Maslow:

“Podemos escolher recuar em direção à segurança ou avançar em direção ao crescimento. A opção pelo crescimento tem que ser feita repetidas vezes. E o medo tem que ser superado a cada momento”.

Marcio Eugênio

Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

Posts relacionados