(11) 4118-9290 - São Paulo (SP) Clique aqui

REDES

O que preciso saber para criar uma loja virtual

Por Marcio Eugênio | 11/02/2017
2717
|
0
O que preciso saber para criar uma  loja virtual

Empreender, se desenvolver e obter sucesso nos negócios. Muita gente deseja, alguns tentam, e poucos conseguem.

Imagine que o comércio está migrando para o ambiente online, somente por isso há razões de sobra para criar uma loja virtual.

Sendo assim, o que é fundamental diante dessa decisão é se preparar. Portanto, você está a um passo de saber o que é preciso para criar uma loja virtual.

Assista Webnário para montar loja virtual
Veja 8  dicas para montar uma loja virtual
Baixe E-book Gestão de e-commerce para PME
Assista a Palestra: E-commerce Do Zero Aos Resultados Em 6 Etapas

Burocracia

Você precisa saber que para abrir qualquer empresa há muitas questões burocráticas para serem superadas. É importante pesquisar e entender sobre questões fiscais – principalmente. Além de todos os registros, prazos, taxas e exigências legais, que podem ser feitas pela prefeitura, pelo governo estadual ou federal.

E todos os órgãos envolvidos, como Receita Federal, por exemplo.

A boa notícia é que atualmente a maior parte desses órgãos mantém informações online atualizadas, e também outros canais de comunicação. Assim, o empreendedor pode pesquisar e se atualizar a qualquer momento.

Também vale muito a pena consultar um advogado e/ou um contador. Porque esses profissionais acompanham as mudanças nas leis o que pode facilitar a escolha por um tipo de sociedade.

Investimento

Ainda na fase de planejamento para a criação da sua loja virtual, um dos principais pontos é a grana. O valor de investimento inicial vai determinar o tamanho do negócio. E isso significa no alcance, na quantidade de produtos, na capacidade de estoque, no tamanho da equipe.

Baixe planilha de análise de concorrência
Baixe e-book com 6 maiores erros de quem faz anúncios
Baixe e-book de como capturar e-mail

E a administração do investimento disponível indica se o negócio terá um futuro de sucesso ou não.

Intermediadores de pagamentos

Para manter a vida financeira da sua empresa saudável, é importante cuidar dos recebíveis com cuidado.

Para iniciantes é indicado o uso de intermediadores de pagamentos para evitar frades. Com alguma experiência é possível fazer as negociações diretamente com os bancos e as operadoras de cartão de crédito, por exemplo.

Negócio físico

Para quem já possui um comércio físico e deseja abrir a versão online do mesmo negócio, precisa tomar cuidado em vários fatores porque se trata de um novo negócio, independente e tão trabalhoso quanto. Possui também as suas peculiaridades. E vai exigir muitos esforços.

Pode ser interessante manter ambos os negócios em funcionamento e gradativamente focar somente na loja virtual, se esse for o objetivo – já que é o negócio que tende a ter maior sobrevida.

Marketing

Quem pretende criar uma loja virtual tem a obrigação de estar completamente alinhado com técnicas de vendas e todo o conteúdo já gerado pelo marketing digital.

Como recuperar 30% pedidos pagos por boleto
Saiba por que usar e-mail marketing na sua loja
Faça parte da Lista Vip DLoja Virtual

Isso porque a preocupação direta com as vendas é algo natural para quem está vendendo ou produto ou serviço.

E se existem técnicas que promovem melhor uso dos recursos e podem aumentar a audiência, melhor utilizar que se sentir falando sozinho.

Viabilidade

Por ser um mercado em crescimento, a resposta é clara para essa questão: sim, esse momento é de grandes oportunidades para quem quer criar uma loja virtual.

O público vem se consolidando e aceitando abertamente as chances de encontrar produtos online com menores preços, boas condições de pagamento, com todo o conforto possível.

Nichos

E um dos principais motivos para justificar a viabilidade de criação de uma loja virtual é a orientação de atender um nicho. Portanto, se um comércio físico vende produtos variados, na internet o cliente está acostumado a procurar especificamente um item em cada loja.

Esse atendimento especializado tem muitas vantagens, comercialmente falando principalmente, afinal, montar um estoque enxuto é muito mais viável.

Tecnologia

Outro ponto crucial que precisa saber para criar uma loja virtual é a qualidade de navegação que será oferecida. Que deve ser boa suficiente para garantir a usabilidade. A escolha deve ser por uma plataforma descomplicada, e que necessite de poucos cliques para realizar as ações. Segurança online é fundamental para atrair clientes e fidelizá-los.

Veja 3 Ferramentas para monitorar seu mercado
Aprenda como usar o CANVAS
Aprenda como usar o Google Analytics em sua loja virtual

Outros pontos também merecem atenção, como os textos e as fotos que acompanham o produto. E as informações de contato que devem estar disponibilizadas no site.

Logística

É com a logística bem feita que o produto chegará até o cliente, e é necessário que chegue de forma impecável. E sempre cumprindo o prazo.

Saiba o que não fazer

E tão importante quanto saber o que fazer antes de criar uma loja virtual, é saber o que não fazer. E como alguns erros são comuns, é simples de evitar. Por exemplo:

– Atuar como uma grande loja virtual

Não há mal nenhum em ser pequeno, aliás, certo o empreendedor que desfruta da situação. A loja pequena tem a chance de oferecer atendimento especial para cada cliente, exatamente o que as grandes redes não podem fazer. Faça disso o seu diferencial, e não esqueça que as grandes lojas virtuais tem à disposição grandes valores para publicidade e muitos recursos, tentar imitar seria um grande erro.

– Desfocar

Perder a chance de atuar em um nicho será uma grande perda de tempo. Porque além do atendimento especializado, se uma pequena empresa precisa manter um estoque muito maior do que deveria, perde poder de negociação em compras maiores.

7 dicas para começar a usar o Youtube
Saiba se seu site está otimizado
Baixe a planilha de planejamento de ações de marketing
Baixe e-book para datas comemorativas

– Suporte e pós-venda

Durante a experiência de compra o cliente pode necessitar de algum auxílio, para isso é necessário garantir meios de contato. O que naturalmente vai ser convertido em vendas imediatamente, ou quando o auxílio necessário surgir no pós-venda, a loja virtual terá a chance de fidelizar o cliente.

Portanto, jamais negligencie a atenção que o cliente pede, não importa o canal ou o momento. É necessário separar algum tempo diariamente para essa finalidade.

– Se esconder

Ainda que você tenha poucos recursos para publicidade, se divulgue. E faça como for possível. As redes sociais estão aí para auxiliar e seus próprios clientes podem ajudá-lo a compartilhar informações sobre sua loja virtual.

Promoções são uma excelente maneira de atrair público, aproveite!

Marcio Eugênio

Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

Posts relacionados