(11) 4118-9290 - São Paulo (SP) Clique aqui

REDES

Saiba o que é cultura organizacional e como usar no e-commerce

Por Marcio Eugênio | 14/04/2016
2368
|
0
Saiba o que é cultura organizacional e como usar no e-commerce

Aprenda qual a importância de saber o que é cultura organizacional e como definir a da sua loja virtual.

Um conceito usado no ramo da administração e que merece atenção de empreendedores é a cultura organizacional. Você sabe do que se trata? Qual a sua importância? Como desenvolvê-la ou mesmo modificá-la? Primeiro, é importante salientar que mesmo empresários que não se detém nesse assunto vão desenvolver um tipo de cultura dentro da sua empresa, queiram ou não queiram.

Por isso, o melhor é decidir por refletir sobre o assunto para que tenha controle da cultura que será criada dentro do seu negócio. Isso vale tanto para mega corporações quanto para projetos recém-criados de lojas virtuais. Micros, pequenos, médios e grades empresas possuem a sua cultura organizacional, que se resume ao seu comportamento, seja com os seus clientes, seja com os seus fornecedores, funcionários e demais colaboradores.

Dessa forma, a maneira como o empreendedor gerencia a sua empresa reflete no modo como os demais se comportam também. Por isso, a cultura praticada em uma organização pode ser mais ou menos favorável, o que vai depender de como os colaboradores percebem o jeito da direção ou do patrão de agirem.

Como se cria uma cultura organizacional

Em um primeiro momento o assunto pode parecer complexo, mas não é. Para exemplificar como se cria uma determinada cultura dentro de uma empresa pode-se pegar o caso de um chefe que tem como política, todos os anos, demitir 20% do seu quadro de funcionários. Ele pode ter as suas razões para fazer isso, mas do ponto de vista dos funcionários não é nada bom.

Perante essa situação, o mais provável é que os empregados dessa empresa, com medo de serem os próximos da lista, trabalhem com receio de a qualquer momento fazerem algo que desagrade o patrão. Por um lado, as pessoas podem pensar que isso é bom porque assim ninguém vai cometer um deslize.

Por outro, entretanto, é possível avaliar que, com a cultura do medo, os colaboradores apenas vão realizar as suas tarefas sem pensar em inovar, já que algo novo que fizerem pode não ser visto com bons olhos. Em muitos segmentos do mercado, ainda mais nos dias de hoje, não inovar é assinar um termo de falência em médio prazo.

Com o mundo se tornando cada vez mais digital, estagnar não é a decisão mais certa. Por isso, empreendedores que desejam obter sucesso em seu negócio devem sempre estar atentos ao seu mercado, à concorrência e às novidades, para poder acompanhá-las. E o que a cultura organizacional tem a ver com isso?

Apenas uma empresa com uma cultura motivadora vai fomentar em seus funcionários atitudes colaborativas e proativas. Para tanto, existem várias formas, como oferecer aos colaboradores um plano de benefícios, ferramentas para que possam desenvolver a sua criatividade e mesmo reconhecimento pessoal.

o que é cultura organizacional
crie uma cultura motivadora na sua empresa

Esses são apenas alguns exemplos e depende de cada empresa saber quais são as maneiras que pode dispor para motivar os seus empregados. O mesmo funciona em um e-commerce com uma pequena equipe, não importa se você gerencia apenas dois funcionários, existe sim uma determinada cultura organizacional em sua empresa.

Dicas para desenvolver a cultura da organização

Em muitos negócios, é comum encontrar aficionado em um mural ou no site da empresa o seu objetivo, valores e missão. Você os definiu em seu negócio? Se a resposta for afirmativa significa que você já sabe qual é a cultura da sua empresa, mesmo que não tenha pensado nesses termos.

Já quem não criou um objetivo, valores e missão do seu negócio pode começar a pensar sobre o assunto. Para muitos, é possível que pareça somente algo decorativo, mas a verdade é que diz muito sobre o ambiente de trabalho. Além disso, permite que os trabalhadores envolvidos compreendam melhor o que a empresa na qual trabalham pretende alcançar e de que forma.

Quando os colaboradores de um empreendimento têm essas informações, mesmo que de modo inconsciente, eles conseguem perceber qual a sua real função e importância dentro da empresa onde atuam. Por consequência, esse sentir-se incluído, fazendo parte de algo maior, reflete em mais comprometimento e, por consequência, produtividade.

Desse modo, é possível dizer ainda que a cultura da organização condiciona o comportamento das pessoas envolvidas com a empresa, seja na relação entre os funcionários, deles com os clientes, fornecedores e mesmo com a administração. De forma bastante pontual é possível afirmar que uma direção que respeita os seus funcionários tem colaboradores que agem com respeito em todas as suas tarefas.

Mas para isso acontecer não é preciso que haja discursos ou cartazes, é a reflexão do que acontece no dia a dia, na forma como as pessoas se cumprimentam, conversam, trabalham em equipe, são cobradas, são recompensadas, ou seja, são tratadas de forma geral. Além disso, a cultura não funciona como algo isolado, refletindo apenas o lado comportamental.

A cultura de uma empresa também é influenciada pelo seu planejamento, estratégias, políticas e outras ações práticas. Por isso, depois de desenvolvê-la de acordo com os seus objetivos e difundi-la é importante estar atento para saber quando pode ser o momento certo de mudá-la. Isso mesmo, pois a cultura não é algo que deve permanecer estagnado.

o que é cultura organizacional
Promova o bom relacionamento entre os funcionários

Quando e como mudar a cultura organizacional

Da mesma forma que um negócio deve estar preparado para as mudanças necessárias em sua trajetória, o empresário deve saber quando a cultura organizacional está defasada. A mudança pode acontecer de forma até mesmo sutil, isso se as mudanças dentro da empresa forem gradativas.

➜ eBook Gestão de e-commerce para PME

Porém, se a transformação precisa ser dinâmica, no caso da empresa, por exemplo, perceber que está atrasada em algum aspecto em relação à concorrência, é provável que da mesma forma a cultura mude drasticamente. O mesmo pode acontecer quando o empreendedor percebe que a cultura que se criou não é a mais adequada e decide criar estratégias para que seja promovida uma mudança completa.

➜ Inscreva-se na nossa lista VIP de e-mails

Porém, quando o empresário tem domínio sobre a cultura da sua organização, já que ele foi parte importante desse processo, é possível até mesmo agir de forma que a mudança da cultura seja a responsável pela inovação de uma organização.

Marcio Eugênio

Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

Posts relacionados