Gestão de tempo: 5 dicas que farão diferença na organização pessoal

Gestão de tempo: 5 dicas que farão diferença na organização pessoal

795
0

Seja qual for a área de atuação, a rotina de um gestor é sempre muito corrida. Conciliar todas as atividades e os compromissos do trabalho e da vida pessoal pode não ser nada fácil. Por isso, é fundamental saber fazer uma boa gestão do tempo, com organização e disciplina.

Como, muitas vezes, é bem complicado colocar isso em prática, listamos 5 dicas essenciais para ajudar você a gerir melhor o seu dia a dia. Continue lendo o post para saber mais!

1. Organize suas atividades

O primeiro passo para fazer a gestão do tempo é organizar a sua rotina de fato. Assim, coloque num papel todas as suas obrigações e veja qual é o melhor horário para executar, de acordo com o tempo que cada uma leva. Por exemplo, dedique um tempo para verificar o fluxo de caixa ou separar as contas a serem pagas.

É claro que alguns compromissos, como reuniões, devem ser priorizados ou têm um horário fixo. Dessa forma, é necessário saber encaixar as outras atividades entre eles. O mais importante é conseguir dar conta de tudo sem se sobrecarregar.

2. Delegue tarefas

E por falar em sobrecarga, nem sempre é possível fazer e resolver tudo sozinho. Um bom gestor é aquele que não apenas sabe solucionar problemas, como também entende quando precisa de ajuda.

Sendo assim, divida algumas tarefas com colaboradores que possam realizá-las. Se necessário, contrate um assistente para auxiliar nas tarefas mais simples.

3. Priorize as emergências

Além de delegar tarefas, a gestão do tempo também depende do quanto você consegue priorizá-las. Nessa hora, é preciso saber diferenciar o que é muito importante do que é urgente ou até emergente.

Podemos entender como importante todas as obrigações que não podem ser delegadas e que podem esperar o prazo estabelecido para o cumprimento. As urgentes devem ser realizadas de imediato, a menos que exista uma emergência a ser resolvida.

Por exemplo, seria o mesmo que comparar um encanamento que precisa ser trocado com uma torneira pingando e um cano estourado.

4. Crie metas e indicadores para sua gestão

Certamente o seu negócio possui metas e indicadores que ajudam a definir a efetividade de suas ações. Mas já pensou em estabelecer parâmetros para verificar também a sua gestão? Estipular metas pode ajudar a compreender se a sua organização está sendo suficiente.

As metas podem variar conforme a sua rotina e, por isso, são bem pessoais. No entanto, você pode mensurar o quanto tem feito dentro do prazo e até o seu nível de satisfação com a realização de uma tarefa.

5. Adote ferramentas de organização

Tudo que falamos até agora pode ser bem mais simples com o uso de algumas ferramentas, como planilhas físicas e eletrônicas, agendas e softwares de gestão. Estes são bem mais completos, podendo ajudar não só na gestão do tempo, como na própria execução do trabalho.

O fato é que a tecnologia pode ser uma grande aliada. De qualquer forma, é fundamental empregar aquilo que se adapta à sua rotina e realmente será bem aproveitado.

Enfim, a gestão do tempo depende de muita disciplina e da consciência de que nem sempre é preciso fazer tudo sozinho. Poder contar com as ferramentas e os parceiros certos pode fazer a diferença para uma gestão mais eficiente.

O que achou das dicas para gerenciar seu tempo? Se o post foi útil para você, compartilhe nas redes sociais, pois ele pode interessar a outras pessoas!