Entenda o que é ROI de marketing e como mensurá-lo em e-commerce

Entenda o que é ROI de marketing e como mensurá-lo em e-commerce

626
0

Abrir um e-commerce não significa que o trabalho acabou. Para que sua loja prospere é necessário avaliar indicadores de desempenho que permitam medir os resultados de campanhas e acompanhar a evolução da sua loja virtual. Um desses indicadores é o ROI de marketing. 

A sigla ROI vem do inglês Return Over Investiment  — ou Retorno sobre Investimento, no bom português. No marketing, usamos essa métrica para calcular quais foram os lucros obtidos pela empresa com determinada campanha.

Até pouco tempo atrás, com as mídias tradicionais, calcular o ROI era praticamente impossível, uma vez que a análise era baseada mais em hipóteses do que em dados concretos.

A evolução do mercado, sobretudo o digital, trouxe dados mais precisos para serem avaliados. 

O ROI pode ser calculado em diversas áreas como:

  • ROI do marketing de conteúdo;
  • ROI de email-marketing;
  • ROI das mídias sociais;
  • ROI das campanhas no Google AdWords;
  • ROI do blog corporativo;
  • ROI do SEO, etc.

A Importância das Métricas de ROI

Em todas as indústrias, a coleta de métricas que indicam o retorno do investimento para um determinado evento comercial, campanha ou estratégia é essencial para o sucesso de suas operações.

Fazendo isso, é possível saber se a sua empresa está obtendo os resultados pretendidos, além de permitir uma mudança rápida no curso se os números começarem a se mover na direção errada.

ROI de marketing

Ele mede a eficiência com que o negócio está usando seus recursos disponíveis. É uma métrica chave para as empresas públicas satisfazerem os acionistas, por exemplo. Mas mesmo se você é uma pequena empresa ou uma empresa unipessoal, é uma maneira fundamental de dizer o que está funcionando e o que não está. Afinal, você não pode gastar seu tempo e dinheiro em medidas que não funcionam.

O marketing foi comparativamente atrasado para o jogo ROI, em parte porque conceitos como “consciência de marca” são difíceis de relacionar diretamente com as vendas. Embora possa ser um desafio, os modelos de mix de marketing podem fornecer dados sobre elevadores de curto prazo nas vendas que podem ser correlacionados com os esforços de marketing individuais, permitindo que você tenha uma melhor noção do que está dirigindo as vendas.

Você também pode desejar usar métricas de longo prazo para observar o ROI para seus esforços de marketing resultantes da forma como as pessoas percebem sua marca ao longo do tempo.

Como calcular o ROI de marketing

A maneira mais simples de calcular o ROI é seguindo esta fórmula:

ROI = (lucro – investimento) / investimento

Para ter o valor em percentual, basta multiplicar o resultado final por 100.

Apesar das variáveis que podem estar tanto do lado do lucro quanto do lado de investimento, entender a formula do cálculo do ROI é fundamental para produzir os melhores resultados para sua loja virtual com investimentos em marketing

Calcular o ROI de Marketing permite que você:

  • identifique as campanhas que tiveram o melhor resultado em vendas;
  • mensure o tempo que cada ação de marketing demorou para retornar financeiramente;
  • realize alterações nas estratégias de venda da loja virtual a partir dos dados analisados.

3 práticas para usar melhor os dados do ROI

Conecte dados de desempenho a resultados comerciais

Conectar dados de diferentes áreas é uma boa prática para calcular o sucesso de campanhas, sobretudo as comerciais. Algumas dessas conexões podem acontecer por meio de ferramentas, como uma de automação de marketing

A automação de dados pode ajudá-lo a vincular cada conteúdo e atividade à receita.

Para saber quais canais são mais eficientes na aquisição de novos clientes, por exemplo, você pode cruzar as métricas de conversão x visitas originadas nas redes sociais. Dessa forma, o cálculo do ROI  se torna um dado aplicável dentro da sua estratégia.

Compreenda a diferença entre objetivos e KPIs

Saber a diferença entre objetivos e KPIs é importante para não confundir as métricas e tentar calcular números que não se correlacionam.

Primeiramente, objetivos são os resultados que deseja alcançar. Sendo assim, sua empresa pode ter como objetivo aumentar a receita no ano corrente. 

Já os KPIs são as principais métricas que você usará para identificar se aquele objetivo será alcançado. Por exemplo: o objetivo da sua empresa é ter 30 mil novos leads nesse ano (12 meses). Para que esse objetivo seja alcançado, é necessário que suas campanhas de marketing tragam uma média de 2.500 leads por mês.

Para que isso aconteça com o aumento do tráfego, sua equipe de marketing pode executar muitas ações, como anúncios via Google Adwords ou Facebook Ads, e-mail marketing, etc. E cada ação dessa pode ter uma métrica diferente, observada a partir do número de visitas ao site e conversões.

Para saber como sua campanha está a nível de resultados, você pode vincular os KPIs às ações executadas e monitorá-las.

Mostre quais métricas são mais valiosas

Para muitas pessoas, algumas métricas como números de curtidas na página são importantes. Porém, se essas curtidas não forem de clientes reais, não ajuda muito o faturamento da empresa, não é mesmo?

Por isso, é importante definir quais são as métricas que devem ser avaliadas e quais são importantes para monitorar se você está no caminho para atingir os objetivos da empresa.

Mostre à sua equipe o que ela pode fazer para contribuir com os objetivos planejados. Criar um dashboard para que todos possam acompanhar o ROI de marketing é uma boa sugestão. Dessa forma, todos conseguem acessar e monitorar o progresso das campanhas regularmente, assim como sugerir novas ações ou otimizar as campanhas que já estão no ar. 

Com todas essas informações, fica bem claro que o ROI tem um grande impacto na saúde do seu negócio, principalmente se ele for virtual  tanto em resultados imediatos de marketing quanto na capacidade de tornar-se relevante no mercado. Então, nada de preguiça para calcular seu Retorno sobre Investimento. Use todas essas informações como ponto de partida para tomar boas decisões e aumentar seus lucros!

Agora que você já sabe como calcular o ROI de marketing da sua campanha, que tal assinar nossa newsletter e receber dicas como essa diretamente em sua caixa de entrada?

Artigo anterior6 melhores práticas de gestão financeira no seu e-commerce
Próximo artigoComo montar uma loja virtual de quadros Decorativos.
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

DEIXE UMA RESPOSTA