Empreendedorismo na internet: o que é e como fazer? Aprenda aqui!

Empreendedorismo na internet: o que é e como fazer? Aprenda aqui!

2655
0
Empreendedorismo na internet
Empreendedorismo na internet

Cada vez mais, o mercado virtual se apresenta como uma alternativa excelente para as pessoas que querem empreender e conquistar a liberdade financeira. Enquanto as lojas de rua estão passando por uma situação difícil, com redução nas vendas, as lojas virtuais registram crescimento no volume de transações efetivadas.

Isso acontece por várias razões: os comércios eletrônicos apresentam preços competitivos e oferecem aos consumidores a possibilidade de comprarem com conveniência e sem precisarem se deslocar até shoppings centers e centros comerciais. Essa facilidade é um dos fatores decisivos e que contribui muito para o fortalecimento do e-commerce.

Se você se interessa pelo mundo virtual e tem vontade de trabalhar com empreendedorismo na internet, confira este conteúdo. Preparamos um material bem completo explicando tudo sobre os negócios online. Boa leitura! 

O QUE É SER UM EMPREENDEDOR DIGITAL?

O empreendedor digital é aquela pessoa que trabalha no mercado online, seja vendendo produtos ou oferecendo serviços. Em muitos pontos, a atuação do empreendedor digital se assemelha à atuação de um comerciante de lojas físicas. No entanto, existem algumas características que diferenciam as duas atividades.

O empreendedorismo na internet requer um conhecimento aprofundado na área, já que as técnicas de divulgação da loja virtual e de venda dos produtos são diferentes das praticadas pela loja física. Por isso, mesmo que o empresário já tenha experiência com o comércio de rua, deve estudar sobre empreendedorismo na internet. 

LIGAÇÃO ENTRE EMPREENDEDORISMO E INTERNET

A internet é um terreno muito fértil para empreender. Nela, as barreiras geográficas são quase inexistentes e, se criar um bom planejamento para a sua marca, um empresário consegue atender um público bem variado, distribuído por todas as áreas do país e, quem sabe, do mundo.

Além disso, a internet possibilita a aplicação de diferentes estratégias de anúncios e de divulgações, aumentando as possibilidades de acesso à loja virtual e, assim, as chances de sucesso no empreendedorismo na internet. No entanto, é claro que para alcançar esse resultado é preciso conhecer profundamente o mercado e as especificidades da web.

QUAL A IMPORTÂNCIA DA INTERNET NOS NEGÓCIOS?

O mundo está cada vez mais centralizado na internet. As transações bancárias são feitas em poucos cliques pelo celular e pelo computador, assim como as comunicações, que acontecem por aplicativos como WhatsApp. Por isso, pensar em investir no empreendedorismo na internet é uma excelente alternativa para quem quer inovar.

A internet não é apenas o futuro dos negócios, como já é o presente. Os jovens que cresceram com acesso à web têm fluência na linguagem digital e estão absolutamente acostumados à comunicação em rede e ao processo de compra online. Tendo isso em vista, participar do empreendedorismo na internet é cada vez mais estratégico. 

COMO COMEÇAR O EMPREENDEDORISMO NA INTERNET?

Se você quer começar a atuar nesse mercado, tenha em mente que é necessário estudar as práticas digitais. Quem cresceu tendo as relações offline como parâmetro deve se aprofundar ainda mais nesse cenário, uma vez que o empreendedorismo na internet segue uma lógica diferente da utilizada no mundo físico.

Além disso, quem quer apostar no empreendedorismo na internet deve pensar em seus gostos pessoais e buscar por alternativas que o realizarão. A web oferece muitas possibilidades de investimento, mas trabalhar com o que gosta é fundamental para estabelecer uma rotina de trabalho que traga satisfação.  

QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS FORMAS DE EMPREENDER NO MUNDO DIGITAL?

Existem muitas maneiras de empreender no mundo digital. As duas formas principais são a venda de produtos e de serviços na web. Em geral, esse comércio é realizado a partir de uma loja virtual que trabalha com anúncios e com divulgação para atrair os clientes. A venda é realizada na plataforma e o produto é entregue no endereço do consumidor. 

No caso de serviço, ele pode ser prestado de forma física ou digital. É possível, por exemplo, contratar um serviço de limpeza pela internet que se concretizará com a ida do prestador até a casa do contratante. Da mesma forma, também pode-se comprar um curso online que será disponibilizado por e-mail e visualizado pelo próprio computador.

Vale lembrar que a web oferece múltiplas possibilidades para o empreendedorismo na internet. Por isso, não se atenha aos padrões existentes no universo físico. Se você tiver uma ideia inovadora que possa ser praticada, verifique se é viável e se há espaço para a inserção do negócio no mercado. 

QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DO EMPREENDEDORISMO NA INTERNET?

O empreendedorismo na internet oferece uma série de benefícios para os seus investidores. Em primeiro lugar, as vendas online podem ser realizadas para áreas geográficas muito amplas e, se contarem com um serviço de envio eficiente, podem ser enviadas inclusive para outros países e continentes. 

Além disso, investir em uma loja virtual tem um custo muito menor do que investir em uma loja física. Isso porque um e-commerce não precisa de ponto de venda e nem de funcionários. As suas vendas podem ser efetivadas apenas com o trabalho do gestor e com um espaço para estocar os produtos.

Da mesma forma, o comércio eletrônico oferece muita conveniência para os consumidores, já que funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. Além disso, permite que os usuários busquem pelos melhores preços e pelas melhores condições de pagamento e de entrega. Ou seja, é bom para todos! 

COMO FAZER EMPREENDEDORISMO NA INTERNET EM 5 PASSOS

Deu para ver que são inúmeras as vantagens de empreender na internet, né? Mas para que você possa colher os frutos do seu investimento, deve criar um negócio baseado em muito estudo e conhecimento. Veja essas 5 dicas que podem ajudá-lo nessa etapa:

1. PESQUISAR A ÁREA DE ATUAÇÃO

A área de atuação precisa ser estudada com cuidado. Apesar de quase tudo poder ser comercializado em lojas virtuais, muitos produtos não geram lucros. Então é importante pesquisar o que e como está o mercado do ramo em que se pretende atuar.

2. CONHECER AS TÉCNICAS DE E-COMMERCE

Qualificação e aquisição de conhecimento em relação ao e-commerce é outro fator que conduz ao sucesso. Para isso, muitos canais estão à disposição na rede mundial. Existem, inclusive, cursos grátis, o que pode fazer o negócio digital funcionar de maneira lucrativa.

3. INVESTIR EM MARKETING DIGITAL

Técnicas de marketing e de divulgação adequadas, assim como o uso eficiente dos motores de busca, podem alavancar o site de vendas. A utilização de vídeos para divulgação de produtos digitais também vem sendo explorado com sucesso, pois dão ideia de veracidade. O marketing precisa ser bem aplicado, como conteúdos interessantes.

4. INVESTIR EM SEO

O uso dos mecanismos de busca para aumentar o tráfego do site é bem interessante. Para isso, devem ser aplicadas as técnicas de SEO (Search Engine Optimization), que possibilitam a visibilidade da página por meio dos principais buscadores, com o lançamento de palavras-chave, geralmente contidas no título do site.

5. PREZAR PELA CREDIBILIDADE DA LOJA VIRTUAL

Muitas pessoas deixam de comprar pela internet por receio. Acham que não existe um comerciante real por trás do computador. Por isso a comunicação com o cliente é tão importante. Vantagens como prazo, opções de pagamento e entrega rápida também contam para se ter uma boa reputação online.

Além disso, incluir Informações reais e completas sobre os produtos ajuda a reafirmar a credibilidade da loja virtual. Uma relação de confiança deve ser estabelecida entre o empreendedor digital e seu cliente. Isso terá como resultados o aumento das vendas e a fidelização desse comprador.

O que achou deste conteúdo? Se você quer se tornar um empreendedor online e criar uma loja virtual de sucesso, conheça essas 4 estratégias para aumentar a confiança dos clientes. Isso o ajudará a estabelecer um negócio forte e com boas possibilidades de venda. 

Artigo anteriorComo começar um e-commerce do zero com 8 passos infalíveis
Próximo artigoIdeias criativas para ganhar dinheiro sem sair de casa investindo pouco
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

DEIXE UMA RESPOSTA