(11) 4118-9290 - São Paulo (SP) Clique aqui

REDES

Como validar ideias de negócios? Aprenda aqui!

Por Marcio Eugênio | 15/06/2018
1310
|
0
Como validar ideias de negócios? Aprenda aqui!

Você teve aquele insight maravilhoso, mas não sabe o que fazer com ele? Pois é, por mais que seja ótimo ter muitas ideias de negócios, é preciso entender como e quando validá-las da melhor forma.

A paixão e vontade de trabalhar são fatores muito importantes para se começar uma empresa. Mas todo empreendedor também deve saber analisar criticamente seus projetos, sejam eles de produtos, serviços ou estratégias comerciais.

A seguir, aprenda um passo a passo de como validar ideias de negócios de maneira prática e objetiva. Confira!

Tente avaliar suas ideias de negócios com objetividade

Se você é uma pessoa otimista (o que é muito bom para um empreendedor), à primeira vista pode ficar muito entusiasmado com uma ideia de um novo negócio. No entanto, é importante tentar analisá-la de maneira mais objetiva.

Para isso, faça uma pesquisa profunda sobre o mercado e se, de alguma forma, alguém já pensou em algo parecido. Caso já exista, tente encontrar algum diferencial que possa transformar o seu produto ou serviço em algo inovador.

Entenda as necessidades do seu público

Suas ideias de negócios podem até parecer interessantes, mas como as pessoas as receberiam? Para validar um projeto, é fundamental pensar se ele é relevante para um público-alvo e, mais do que isso, quais as necessidades reais desse público.

Para tanto, nada substitui a pesquisa de mercado, uma das primeiras etapas para a concepção de uma ideia e criação de um negócio. Crie um questionário para saber o interesse das pessoas pelo assunto e qual a relevância do produto ou serviço para elas.

Construa um Mínimo Produto Viável

Depois de saber se a ideia é, de fato, original e se existe uma demanda em potencial, é necessário investigar a viabilidade do conceito. Ou seja, é hora de tirar a ideia do papel e tentar colocá-la em prática.

Isso pode ser feito a partir da criação de um Mínimo Produto Viável (MPV), que nada mais é do que um protótipo. Mesmo uma estratégia ou conceito de vendas pode ser testado, bastando pensar nos detalhes do produto ou serviço que será comercializado.

Crie uma marca para a sua ideia

Até aqui, você já pode conseguir validar suas ideias de negócios do ponto de vista prático. No entanto, o que torna um conceito realmente inovador é a criação de uma marca e o valor agregado a ela.

Portanto, escolha um nome, crie um logotipo e construa toda uma identidade visual para a sua empresa. Não se esqueça de fazer o registro de todas as patentes, desde a sua ideia até a marca.

Desenvolva um plano de ação

Finalmente, a sua ideia de negócio já pode ser tratada como a implantação de uma empresa em si. Ou seja, chegou o momento de desenvolver um planejamento estratégico, com a definição de todas as etapas para a implantação do seu negócio.

No ambiente virtual, por exemplo, é preciso se preocupar com o registro do domínio, a escolha de uma plataforma de e-commerce etc. Além disso, é bom não descuidar da gestão financeira, fundamental para colocar tudo para funcionar.

De qualquer forma, sempre que tiver ideias de negócios, tente validá-las antes. Assim você saberá se não está perdendo tempo com algo que pode não dar certo.

O que achou dessas dicas? Se você já tem uma empresa, como fez a sua validação? Compartilhe suas opiniões e experiências nos comentários abaixo!

Marcio Eugênio

Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

Posts relacionados