6 características de um empreendedor de sucesso

6 características de um empreendedor de sucesso

1634
0
6 características de um empreendedor de sucesso
6 características de um empreendedor de sucesso

Veja as características necessárias para ser um empreendedor de sucesso e deslanche no seu empreendimento!

Está pensando em abrir um negócio? Confira aqui as características necessárias para ser um empreendedor de sucesso

Não há idade ou hora certa para se tornar um empreendedor. Para abrir seu próprio negócio, pouco importa se você é um jovem recém-formado, uma dona de casa ou um funcionário de uma grande empresa: se você tiver vontade de transformar sua vida e de ser seu próprio chefe, a iniciativa é o primeiro passo para se tornar um empreendedor.

➜ 8 Dicas para montar uma Loja Virtual

Há alguns anos, acreditava-se que o empreendedorismo era um talento nato, a chamada “veia do negócio”, e que nem todos poderiam se arriscar nessa atividade e obter sucesso. Hoje, está mais que provado que, sim, os empreendedores de sucesso têm características em comum, mas que podem ser facilmente desenvolvidas por qualquer um que esteja motivado! Veja, a seguir, seis características que você precisa ter se quiser ser um empreendedor de sucesso.

1) Disposição para aprender – sempre!

Um empreendedor de sucesso sabe de tudo o que está acontecendo no ramo de seu negócio, das últimas novidades e produtos lançados, tendências de mercado, e até mesmo sobre seus concorrentes!

Por isso, antes de abrir um negócio, informe-se sobre as atividades que pretende desenvolver em seu negócio – vendas, prestação de serviços, artesanato, etc -, sobre o que está acontecendo no mercado local – negócios em alta e em baixa, boas áreas comerciais na cidade, entre outros – e o que é necessário para iniciar um novo empreendimento inserido nas tendências do mundo moderno.

➜ Baixe E-book Gestão de e-commerce para PM

2) Programe-se (e siga seus planos)

Uma das etapas fundamentais para quem quer começar a empreender é o planejamento de seu negócio, e quanto mais detalhado ele for, melhor, por isso, um empreendedor de sucesso está sempre de olho nos planos que traçou.

Na hora de começar, o plano de negócios será o seu guia-mestre e irá orientá-lo quanto às características básicas – e desejadas – de seu negócio, a concorrência, os fornecedores, as fraquezas e os fortes de sua empreitada, facilitando a gestão dos recursos para que se cumpram as metas e o rendimento necessário, que é o que manterá o negócio funcionando. Posteriormente, o planejamento poderá auxiliar nas reflexões sobre a viabilidade de manter e também de ampliar o negócio, que é um objetivo que todo pequeno empreendedor deseja.

➜ Baixe e-book com 6 maiores erros de quem faz anúncios e não consegue vender

3) Persista.

Em 1995, durante uma entrevista no Computerworld Smithsonian Awards, o fundador da Apple, Steve Jobs, disse a seguinte frase: “Estou convencido de que aproximadamente metade do que separa empreendedores de sucesso dos que acabam falhando é pura perseverança.”

Como em qualquer outra atividade, o jovem empreendedor enfrentará dificuldades, desafios e precisará superar obstáculos que por vezes podem parecer intransponíveis, como, por exemplo, problemas que envolvem a questão da violência urbana – assaltos, furtos, depredação do patrimônio, etc. E aqui, somente ele poderá dar a decisão final, já que os micro ou pequenos empreendedores geralmente são os únicos responsáveis pelo negócio.

Entretanto, um empreendedor de sucesso não desiste fácil diante desses obstáculos; Para ele, há sempre outro caminho possível para contornar os problemas, mesmo que essa decisão seja ousada, e sempre há algo a aprender com erros cometidos. Não veja decisões ou atitudes erradas como motivos para desistir, e sim para continuar!

➜ Baixe Planilha de Planejamento de ações

4) Arrisque-se. Mas com sabedoria!

Correr riscos é algo intrínseco quando se está empreendendo em qualquer ramo, seja ele mais tradicional (lojas de ferramentas, farmácias, mercearias, etc) ou inovador (franquias de sorvetes diferenciados, novas redes de fast food, etc).

Entretanto, todo empreendedor de sucesso está disposto a correr esses riscos e a tomar decisões ousadas visando melhorias para o seu negócio, já que é mais fácil fracassar do que sobreviver no mercado quando se está começando um novo empreendimento.

Assim, arriscar-se, avaliar o peso de ações e decisões, reduzir as chances de erro ou insucesso e aceitar desafios que podem engrandecer o negócio são atitudes básicas em todo empreendedor de sucesso. Mas, atenção: o ato de arriscar-se é diferente de colocar o seu negócio em risco! De acordo com Sergio Diniz, consultor de negócios do SEBRAE-SP, “O empreendedor corre perigo quando está desinformado. Se tem as informações, pode tomar decisões complexas com risco calculado”.

5) Seja exigente – com tudo, incluindo você mesmo!

Um empreendedor de sucesso está sempre disposto e ávido por melhorar o seu negócio, investindo em novos conhecimentos e capacitação para si e seus funcionários para oferecer o melhor aos seus clientes/público-alvo.

➜ Datas comemorativas

No início, micro e pequenas empresas enfrentarão mais dificuldades para dispor de recursos financeiros e outras ferramentas de auxílio, como workshops e sessões de aconselhamento com profissionais especializados em empreendedorismo, e por isso, é importante que se aproveite bem o tempo e as oportunidades que aparecem para manter o interesse dos clientes e do público-alvo pela empresa. Uma boa dica para quem quer começar é incluir no planejamento do negócio – que já tratamos no item 2 -, a criação de novos procedimentos que auxiliem a cumprir todas as metas, para manter o padrão de qualidade do que está sendo oferecido sempre em alta e também surpreender o cliente com a superação de uma expectativa.

6) Não tenha medo de liderar

Se você está pronto para assumir as responsabilidades e riscos de uma empresa, não tenha medo de ser o líder dela e fazer com que ela funcione conforme seus objetivos. Uma postura essencial para qualquer líder é a autoconfiança e a autonomia, que auxiliam o empreendedor de sucesso a motivar e estimular o comprometimento de sua equipe e também a tomar decisões importantes para o seu negócio.

Entretanto, é importante não confundir liderança com tirania! Para ser um líder, não é necessário se isolar da equipe e “meter medo” naqueles que estão participando da empreitada com você;

➜ Veja dicas de como usar o Youtube

Um empreendedor de sucesso, além de saber tomar decisões sozinho e guiar os negócios de acordo com seus objetivos, tem competência intrapessoal, ou seja: é um bom ouvinte e valoriza as opiniões de quem trabalha com ele, mesmo que não as siga. Isso é um fator importante na hora de influenciar positivamente seus funcionários – se você não os ouve, por que eles lhe ouvirão? Liderar não é só delegar tarefas e controlar o que acontece na empesa, mas também saber gerir as pessoas e entendê-las para então, conquistá-las.

Artigo anteriorLoja virtual: como calcular o frete
Próximo artigoEstratégias de comunicação para loja virtual
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

DEIXE UMA RESPOSTA