D Loja Virtual

Loja no Instagram: passo a passo para criar e começar a vender

loja no instagram

Já faz tempo que as redes sociais eram apenas canais de interação e proximidade entre pessoas, ou seja, usuários comuns. Esses ambientes são plataformas de manutenção e gestão de marcas diante de público e mercado. Mais ainda, hoje é possível ter uma loja no Instagram, melhorando o que antes permitia apenas um bom trabalho de branding.

O ponto de partida, sem dúvidas, foi a grande adesão de lojas de menor porte que utilizam a rede social como lojas online, ou apenas como vitrine de seus produtos. O Instagram percebeu esse potencial e resolveu explorar a rede social como plataforma de vendas. Portanto, entender sobre essa funcionalidade é importante para aproveitá-la.

Neste post você entende melhor como é a experiência de ter uma loja no Instagram e de que maneira gerenciá-la para chegar às vendas. Confira!

Como funciona o Instagram Shopping?

Sabe quando você entra na foto de uma empresa que está no Instagram e encontra uma tag com uma sacola de compras? Esse ícone não está ali à toa! Se você clicar nele, automaticamente os produtos mostrados na imagem exibem uma outra tag, essa com o nome do item e o preço. Isso nada mais é do que o Instagram Shopping.

O recurso tem a função de uma espécie de vitrine de loja. Assim como no espaço físico, você passa em frente ao local e consegue ver um manequim usando uma roupa, ou perfumes expostos em um mostruário bonito. No Instagram, isso é replicado por meio das fotos, seja de alguém usando o item, seja em uma imagem de produção.

Essa tag utilizada não é somente uma simples etiqueta de preço. Ao clicar nela, o usuário é direcionado para uma página, ainda dentro do Instagram, em que pode conferir mais fotos do produto, preço e informações sobre ele. Além disso, há uma outra funcionalidade principal: o botão “Ver no site”.

Ao clicar nesse CTA, o consumidor é redirecionado para o e-commerce dessa empresa. Lá, ele pode escolher alguma variação do produto (tamanho, unidades, entre outras), adicionar ao carrinho e então fazer o checkout. Por isso, o Instagram Shopping é um recurso que ajuda a mostrar de maneira mais dinâmica a disponibilidade dos seus produtos.

Além disso, com esse recurso você direciona seu consumidor diretamente para o e-commerce, já na página do produto. Isso faz com que a venda tenha maior potencial de ser concluída.

A seguir, confira algumas das etapas e ações que você deve fazer com o Instagram Shopping a fim de começar a usá-lo para vender melhor!

Tenha um perfil comercial no Instagram

Uma das grandes questões sobre ter uma loja no Instagram é o posicionamento como empresa. Empreendedores iniciantes talvez não entendam isso, mas quanto mais sério seu negócio parece, maior é a credibilidade transmitida ao consumidor. Isso pode fazer com que mais vendas sejam obtidas, impulsionando o negócio.

Por isso, o primeiro passo, até mesmo por limitações técnicas, é transformar o perfil da sua empresa em uma conta comercial do Instagram. Só assim é possível utilizar os recursos completos para um negócio na rede social. Esse também é um requisito para fazer uso de todas as funcionalidades que o Instagram Shopping oferece.

Tenha um e-commerce ou use a plataforma parceira do Facebook

Há um requisito importante que deve ser considerado nessa atividade do Instagram Shopping: para cadastrar seus produtos é preciso ter uma loja online ativa. É a partir dela que o catálogo de produtos será usado e, além disso, a compra será fechada. Por isso, antes de pensar no recurso você deve preparar tudo para começar a usá-lo.

No Facebook você pode, na parte “Loja”, cadastrar todos os produtos que você deseja que possam ser marcados no seu Instagram. Como as duas redes sociais são integradas nessa parte de negócios, uma vez criado o estoque no Facebook, você consegue importar esses produtos para o seu Instagram.

De qualquer forma, é preciso ter um e-commerce para poder finalizar essa compra. O checkout é uma função que já é trabalhada pelo Instagram, mas que está sendo disponibilizada aos poucos para os países. Ou seja, seu consumidor só consegue concluir a compra na sua loja virtual.

Agende posts com as tags do Instagram Shopping

Dentro do seu calendário de conteúdo você pode planejar como os seus posts de produtos serão apresentados ao consumidor. Portanto, considere agendar publicações de posts utilizando as tags do Instagram Shopping. Isso pode ser feito, por exemplo, no dia de lançamento de um produto. Assim, você potencializa a visibilidade dele.

Esse recurso permite que, durante a semana, você divulgue cada produto em um dia, deixando os posts já programados. A tag garante que haja essa conexão do Instagram diretamente com a página do produto no seu e-commerce. Não se esqueça de checar se você está usando as tags corretas do produto, assim, evita quebrar a experiência do usuário!

Vale a pena abrir uma loja no Instagram?

Muitos empreendedores ainda se perguntam se vale a pena abrir uma loja no Instagram. Essa pergunta começa a ser respondida a partir de duas questões: seu público está no Instagram e, certamente, ele está engajado com seus conteúdos publicados lá. Se você confirma esses dois pontos, não há dúvidas sobre abrir uma loja por lá.

Por isso, confira algumas razões que justificam iniciar uma loja no Instagram!

Mais tráfego para seu e-commerce

Tudo que um e-commerce precisa é de visitas. Isso é um indicativo de que ali há bons produtos e um ambiente interessante para o consumidor. Portanto, quanto mais pessoas você levar ao seu site, melhor a nível de resultados. Ainda que o consumidor não compre o produto que o levou até a loja virtual, a presença dele significará oportunidades.

Um site convidativo gera mais chances de navegação, ou seja, o consumidor fica à vontade. Ele pode conhecer mais produtos e, quem sabe, comprar até mais de um item. Além disso, o aumento de tráfego na sua loja virtual também representa melhor avaliação no Google. Ou seja, é também algo positivo do ponto de vista do SEO.

Maior visualização de produtos

A jornada que leva um consumidor a comprar um produto nem sempre é linear. Ele pode ter muitas dúvidas antes do momento final, e isso faz com que ele passe muito tempo analisando o produto no site. Isso também está ligado ao seu comportamento, ou seja, ele idealiza algo que deseja e todo dia acessa o produto que gosta, até quando pode comprar.

Portanto, cabe às lojas online saberem que isso é uma realidade e então facilitar esse processo. O Instagram Shopping torna a ida até uma página de produto muito mais fácil. Isso proporciona um aumento da visualização dos produtos, além da conveniência desse processo. Isso estimula a compra e faz com que mais conversões sejam geradas.

Possibilidades de explorar a divulgação dos itens

Ter uma loja no Instagram também abre um leque de possibilidades no que diz respeito à explorar a divulgação dos produtos. Você pode fazer de diferentes formas, graças ao Instagram Shopping. Isso significa, por exemplo, que não é necessário postar uma imagem do produto sozinho, em uma produção apenas para mostrá-lo.

Como o Instagram Shopping oferece as tags de produtos, é possível postar uma foto dele em uso. Se você vende um vestido, por exemplo, pode postar a foto de uma pessoa usando ele no cotidiano, de maneira natural, usando a tag para marcar esse vestido como um produto. Assim, você pode usar e abusar da criatividade para divulgar melhor seus itens.

Ter maior transparência com preços e informações

Os consumidores também gostam de ter acesso facilitado às informações mais importantes de um produto, como o preço e outros detalhes em relação a ele. Se você usa apenas um perfil comercial, sem o Instagram Shopping, precisa preencher a descrição da foto com esses detalhes. Isso deixa o post esteticamente ruim e um pouco bagunçado.

O Instagram Shopping permite que você inclua na tag, além do preço, uma pequena descrição sobre o item, que fica na aba “Detalhes”. Lá, você pode falar sobre os materiais utilizados, funcionalidades do item e o que mais for necessário. O detalhamento faz com que o cliente chegue ao seu site mais certo sobre realizar a compra.

Quais são os principais recursos do Instagram Shopping?

O que faz o Instagram Shopping ser uma funcionalidade tão relevante são os seus recursos. Eles são voltados para deixar o consumidor melhor informado e, principalmente, pronto para a compra. Conheça os principais entre eles a seguir.

Vendas nos stories

Se você pensou que o Instagram Shopping funciona apenas na publicação do feed, tenho uma boa notícia: você também pode taguear produtos postados nos seus stories. As possibilidades de divulgação aumentam consideravelmente, especialmente porque é mais fácil, e aceitável, postar mais conteúdos seguidos nos stories do que no feed.

Por exemplo, imagine que você tem uma loja de jóias e lança uma nova coleção com 6 itens. Em vez de postar seis fotos diferentes, ou fazer um post com carrossel no feed, você posta seis stories com tags para cada produto lançado. Dá para deixar a imaginação fluir e publicar esses produtos nos stories das mais diferentes formas.

Loja na aba “Explorar”

A aba “Explorar” é um dos recursos mais interessantes para quem habilita o Instagram Shopping em seu perfil no Instagram. O motivo? Você pode ficar visível para um número de pessoas muito maior, especialmente aquelas que ainda não seguem seu negócio. Com a visibilidade potencializada, sua loja no Instagram está ainda mais propensa a gerar vendas.

O “Explorar” é uma espécie de sugestão de perfis para que pessoas sigam, de acordo com vários critérios, como popularidade, entre outras questões. Portanto, chegar lá requer um trabalho estabilizado há algum tempo, além de engajamento. Ou seja, cuide do trabalho de relacionamento com sua base de seguidores e, em breve, você pode figurar no “Explorar”.

Checkout

O futuro levará o Instagram a funcionar como um e-commerce propriamente dito. O Instagram Checkout é um recurso a parte do Instagram Shopping e que ainda está em desenvolvimento. Ele permitirá que os consumidores consigam concluir as compras dentro do próprio Instagram, sem precisar ir para o e-commerce da empresa.

Naturalmente, para que isso seja possível o Instagram oferecerá um gateway de pagamento integrado, o que requer um trabalho mais complexo. Além disso, para lidar com informações financeiras de cobranças, é preciso estruturar um sistema de segurança. Por enquanto, o Instagram Checkout está na fase de testes e indisponível no Brasil.

Lembretes para lançamentos e novos produtos

O lembrete de lançamentos é outro recurso que ainda não está amplamente liberado para qualquer loja, uma vez que o Instagram ainda o coloca em fase de testes. Ainda assim, vale a pena destacar, uma vez que pode ser muito útil quando puder ser usado. A ideia é simples: emitir alertas para que seguidores sejam avisados do lançamento de um produto.

Esse lembrete é usado como uma tag do Instagram Shopping. Assim, ele pode ser inserido tanto em um story quanto em uma foto, como um produto, mas substituindo o botão de “Ver no site” por algo como “Crie um lembrete”. Logo, quando o produto for lançado, o consumidor recebe avisos, na hora ou minutos antes, na tela do seu celular, como uma notificação do Instagram.

Realidade aumentada

Os filtros de realidade aumentada são um sucesso no Instagram. Com certeza você já deve ter visto seus amigos postarem stories com tecnologia que faz com que realmente pareça que eles estão usando um tênis ou um óculos. O potencial dessa funcionalidade fez com que as marcas a usassem como recurso de experiência do consumidor.

A ideia, primeiramente, é que as pessoas possam experimentar um produto. Após clicar na tag do item, o usuário tem a opção de, com o filtro de realidade aumentada, testar um batom ou um óculos escuro, com suas variedades de cores, por exemplo. Além disso, é possível utilizar essa simulação para postar um story e compartilhar com os amigos!

Como criar uma loja no Instagram?

Vamos direto ao ponto: agora você vai saber como criar uma loja no Instagram utilizando o Instagram Shoppping. Confira!

1. Crie ou migre para um perfil comercial no Instagram

O primeiro passo é começar a sua conta no Instagram. Se você não tem nenhuma ainda, por meio da sua conta pessoal, vá em “Configurações” > “Conta” > “Adicionar nova conta profissional”.

Agora se, você já tem sua página e precisa torná-la uma conta de empresa, vá em “Configurações” > “Conta” > “Mudar para conta profissional”.

2. Vincule a sua conta à página do Facebook

Ao vincular a página do Instagram ao Facebook, você consegue criar o catálogo ou até mesmo aproveitar o que você já criou no Facebook. Para isso, abra o perfil da sua empresa no Instagram, clique no ícone dos três traços horizontais na parte superior direita e então vá em “Configurações”.

Em seguida, clique em “Contas vinculadas” e selecione o Facebook. Por fim, você clicará em “Entre”, e então basta permitir o acesso.

3. Carregue o seu catálogo de produtos

Agora que você já vinculou sua conta no Instagram ao Facebook, fica mais fácil carregar o catálogo de produtos para usá-lo. Basta acessar novamente o menu superior direito, clicar em “Configurações” > “Empresas” > “Compras”. Então, você deve selecionar “Catálogo de produtos” e escolher o catálogo que será carregado no Instagram.

4. Solicite a análise da conta

Depois de cadastrar seu catálogo é necessário pedir ao Instagram que analise sua conta para começar a utilizar o Instagram Shopping. Fazer isso não é difícil! Basta acessar o menu superior direito, acessar “Configurações” > “Empresa” > “Configurar Compras no Instagram”. Siga as etapas solicitadas e então envie sua solicitação!

5. Habilite o modo compras no perfil do Instagram

Para habilitar o recurso de compras, depois de a análise ter sido devidamente aprovada, você precisa acessar o menu superior direito e seguir o caminho: “Configurações” > “Empresas” > “Compras” > “Catálogo de produtos”  e então concluir. Assim, seu perfil de empresa estará autorizado e habilitado para começar a usar o Instagram Shopping.

6. Marque os seus produtos na loja do Instagram

Agora, postar seus produtos no Instagram Shopping é fácil. Você deve subir a foto, ou story, de maneira natural, abrindo a opção e carregando a imagem desejada. Adicione a legenda e você verá uma opção para marcar um produto, no caso, inserir a tag.

Você deve tocar na área da foto em que deseja marcar (naturalmente, em cima do produto) e então selecioná-lo entre os possíveis do seu catálogo. Assim, de maneira fácil, você consegue inserir uma tag do Instagram Shopping.

Como usar recursos do Instagram para vender mais?

Ter uma loja no Instagram é muito possível justamente porque há uma ampla seleção de recursos que ajudam a impulsionar a divulgação dos produtos. Entre os vários formatos de mídia suportados pela rede social, dá para usar a criatividade e chamar a atenção do seu público.

A seguir, confira algumas boas ideias de como utilizar os recursos da plataforma para potencializar a eficácia da sua loja no Instagram!

Stories

Os stories do Instagram são conteúdos que ficam no ar por apenas 24 horas. Por ser exibido por um curto período de tempo, ele é apropriado para registros passageiros, ou seja momentos de destaque. Pode ser uma notícia interessante que faça sentido para o seu público ou negócio, um comunicado, uma promoção, entre outras possibilidades.

Mas uma dica importante: não crie conteúdo nos stories – e no Instagram, de modo geral – apenas mostrando seus produtos. Essa divulgação é necessária, mas você também deve criar conteúdos diversos, que sejam interessantes para o seu público, que faça com que ele se identifique com a marca, não apenas para tentar vender.

Mostre os bastidores

Pode ser interessante mostrar os bastidores da sua loja, como a sua equipe, o dia a dia do negócio, o processo de trabalho e muitas outras coisas. Esse tipo de conteúdo aumenta a proximidade com o seu cliente, fazendo com que ele se sinta “dentro da empresa”.

Você ainda pode usar gatilhos mentais de antecipação, mostrando os bastidores de alguma novidade que virá, deixando os clientes curiosos e ansiosos. 

Interaja com o público

É importantíssimo interagir com o público sempre que possível. Isso gera grande engajamento, pois as pessoas querem ser reconhecidas e ouvidas pelas marcas que gostam. Compartilhe depoimentos, responda dúvidas, deixe oportunidades para que eles deixem perguntas – e as responda.

O Instagram ainda oferece a possibilidade de fazer enquetes nos stories. Você pode usar essa funcionalidade para engajar ainda mais o público. Você pode perguntar os tipos de conteúdo que a audiência prefere, quais produtos preferidos, quais produtos eles gostariam que entrassem em promoção e por aí vai.

Isso reforça ainda mais a conexão com o público, faz com que o cliente se sinta especial e que está fazendo parte das decisões da empresa. E você ainda consegue usar as respostas e interações para entender melhor as preferências dos clientes. 

Divulgue promoções

Por ficar pouco tempo no ar, apenas 24 horas, é um meio excelente para fazer promoções relâmpago. Pode ser uma oferta especial apenas para quem viu o story ou algum cupom de desconto limitado. Assim, você consegue ter informações sobre a quantidade de público do seu Instagram que tem potencial de compra, e criar novas estratégias baseado nisso.

Como já falamos, é um meio muito bom para aplicar estratégias baseadas em gatilhos mentais. Pode ser o da novidade, mostrando bastidores, informando a data de lançamento de algum produto novo, criando expectativa. Podem ser também gatilhos de urgência, com a promoção tendo poucos dias ou poucas horas de duração. Ou ainda, de escassez, informando uma pequena quantidade de peças em promoção e um estoque limitado.

Isso gera maior propensão de compra em quem estiver assistindo e, caso dê bons resultados, pode ser repetido pouco tempo depois, devido à curta duração do conteúdo. 

Anúncios

Outra possibilidade é a de criar anúncios nos stories. Você tem uma segmentação tão boa quanto de anúncios no feed, podendo alcançar um público muito qualificado e com boas chances de capturar a atenção dos usuários, pelo menos por alguns segundos. 

Seja criativo, crie anúncios que chamem a atenção e atraiam a curiosidade dos usuários. E não se esqueça de uma boa Call to Action, indicando uma ação desejada (clicar no link, arrastar pra cima, seguir o perfil, etc). 

Destaques

Os destaques são, basicamente, stories que você salva e os mantêm no seu perfil, acima dos posts. Eles ajudam a deixar a página mais completa e organizada, facilitando a sua vida e a do seu cliente.

Pela posição privilegiada, os destaques chamam bastante atenção do público e não têm duração pré-definida, podendo ficar no seu perfil por tempo indeterminado. Por essas características, é uma boa forma de expor informações mais relevantes, que não tenham necessariamente um prazo de duração, ou que durem por mais tempo. 

Contato/quem somos

Informações de contato também podem ser usadas nos destaques. Telefone, e-mail, site, e outras formas que os clientes possam entrar em contato com sua empresa. Nos casos de negócios locais, também é importante destacar endereço e horário de atendimento, local de cobertura da entrega e outras informações relevantes..

Com essas informações acessíveis você esclarece dúvidas comuns quando a localização e atendimento, facilita caso alguém precise de um contato direto e ainda passa maior credibilidade ao cliente.

Outra possibilidade, é acrescentar um tópico de “Quem Somos”. Lá você pode contar uma breve história da sua empresa, mostrar a equipe, comentar sobre os valores, missão e visão da marca. Esse tipo de informação aproxima o público da sua marca e também reforça a credibilidade do seu negócio. 

Depoimentos

Você pode destacar depoimento de clientes sobre sua empresa ou seu produto. Falas, fotos, stories ou outros materiais que destaquem as qualidades do produto, seu atendimento, agilidade, disposição. Pode solicitar esses materiais aos seus clientes, ou – idealmente – usar aqueles feitos de maneira espontânea pelo público.

 

Caso tenha feito algum trabalho de divulgação com influencers, modelos ou famosos, use esses materiais também. Mas é importante diferenciar as opiniões genuínas dos clientes das falas de influencers, que o público sabe que são normalmente remunerados. Crie dois tópicos, um para opiniões dos clientes, e um para campanhas com influencers.

Isso passa maior segurança e confiança para o público que talvez esteja em dúvida sobre comprar de você. Ao ver outras pessoas que já compraram, gostaram e têm coisas boas a falar sobre o produto, os usuários sentem-se mais seguros e inclinados a finalizarem a compra. 

Produtos

O espaço dos destaques também pode ser usado como uma espécie de vitrine virtual, na qual você pode expor seus principais produtos. Caso tenha um catálogo pequeno, pode até mesmo exibir todos os seus produtos. Caso tenha uma variedade maior, destaque os produtos principais, com maior saída, ou as principais categorias da sua loja. Mostre os detalhes dos produtos, diferentes ângulos, principais características. Você até pode exibir o preço, mas tome muito cuidado com valores desatualizados. 

FAQ

Você também pode aproveitar esse espaço para esclarecer dúvidas comuns dos clientes, como:

Você pode responder com textos, imagens ou vídeos, e juntar todas as respostas em um tópico. Isso pode esclarecer várias dúvidas dos usuários sem que eles tenham que falar com alguém da sua equipe, poupando tempo das duas partes.

As duas estratégias não são excludentes e precisam ser usadas de forma conjunta: para criar um destaque, você precisa antes criar um story.

Reels

O Reels é um formato de mídia que permite postar vídeos mais curtos em uma aba específica do seu perfil. Esses conteúdos têm duração de até 30 segundos, ou seja, precisam ser dinâmicos. Você pode aproveitar o Reels para criar conteúdos mais imples, com instruções, ou alguma outra informação de maneira mais envolvente.

Esse formato de conteúdo é muito utilizado com um tom mais bem-humorado, muito marcado pelas músicas e dancinhas. Você, empreendedor, não precisa criar uma coreografia para divulgar seus itens, mas dá para criar conteúdos de humor e divulgar sua loja no Instagram. Isso ajuda a gerar engajamento e também mais interações.

IGTV

O IGTV é uma plataforma de vídeos integrada ao Instagram. Ela é quase como um YouTube, mas que fica também como uma aba na plataforma. A diferença dele pro Reels é sua duração: vídeos de até 60 minutos, que podem ser carregados em alta qualidade de definição. Essas características abrem espaço para conteúdos mais aprofundados.

Uma ótima ideia é criar vídeos de review de produtos, unboxing, tutoriais de uso e o que mais for possível considerando seu segmento e os itens que você vende. O foco deve ser sempre apresentar algo com maior qualidade, então, pode ser necessário investir. O IGTV é um recurso cada vez mais interessante e explorado pelas empresas.

Live

Por fim, as lives também cumprem com um ótimo papel quando o assunto é gerar engajamento para a sua loja no Instagram. O consumidor gosta de estar em contato com a empresa e, quando isso acontece em tempo real, melhor ainda. As lives têm grande potencial para gerar interações, o que leva diretamente ao engajamento com a marca.

Ao fazer lives, tenha um fundamento importante por trás delas. Você pode abrir uma live para:

Não se esqueça de divulgar sua live antecipadamente! Assim, o consumidor ficará na expectativa e poderá se programar para participar do evento.

Criar uma loja no Instagram não é mais um desafio depois do passo a passo que você conferiu neste post. Mostramos por quais razões vale a pena e como fazer isso. Agora, pense em boas estratégias para bombar o fluxo de consumidores na sua rede social!

Quer saber como aproveitar todos esses recursos e vender mais no Instagram? Confira 9 dicas para turbinar o perfil da sua empresa!

Sair da versão mobile