Com o engajamento no Instagram, o mesmo é considerado uma das maiores redes sociais da atualidade mundialmente, em cada atualização passou a fornecer novas funcionalidades, ferramentas e possibilidades de engajamento, indo além de um perfil pessoal, mas também oferecendo um espaço de divulgação e publicidade de lojas, empresas, marcas e profissionais. Sendo um espaço de total propagação de produtos, serviços, conteúdos e anúncios, além do próprio entretenimento e canal de informações.
Em métricas fornecidas pelo próprio Instagram, no ano de 2020 foram 1 bilhão de usuários cadastrados e ativos na plataforma, com um engajamento de 500 milhões de acessos diariamente. Números que podem e estão em constante crescimento, visto que suas atualizações, rendimentos e benefícios vão além da comunicação rápida e entretenimento visual (principais focos das redes sociais), mas também abrangendo o empreendedorismo, o comércio virtual (possuindo também de e-commerce) e a publicidade no engajamento.
Mas, é importante saber que assim como os esforços para a venda e publicidade de lojas físicas são necessários, trabalhosos e solicitam um tempo de ascensão, assim também funciona com o e-commerce. Os resultados não são imediatos, necessita-se de um planejamento, investimento de tempo e conteúdos de publicidade e anúncios, mas em relação às vendas físicas, os resultados possuem um prazo menor para serem recebidos pelo empreendedor, ou seja, o engajamento do Instagram oferece resultados de venda a curto prazo.
Com a popularidade, ascensão e principalmente sua acessibilidade para muitos usuários, as redes sociais tornaram-se um alvo para profissionais de marketing digital e de publicidade, causando até um movimento de imersão de funcionalidades e ferramentas direcionadas apenas para o profissional e empreendedor. Que foram desenvolvendo-se (e continua em constantes mudanças e atualizações) para chegar ao que é atualmente, principalmente no caso do Instagram.
O engajamento trata-se do alcance, da divulgação, dos acessos e interações que o perfil, as publicações, conteúdos, stories, links, entre outros possuem em relação aos usuários que estão em determinada rede social. Quanto maior o engajamento Instagram, maiores são os acessos no perfil, a interação através dos comentários, curtidas, stories, e consequentemente, maiores serão os resultados de vendas advindos do Instagram e sua publicidade.
Inicialmente, os empreendedores e profissionais começaram um movimento de cadastrar suas empresas e marcas em páginas e perfis, para então estarem presentes na internet para seus clientes, migrando também para o Instagram, a rede social do momento. Com a grande inserção de contas voltadas para empresas, marcas e profissionais, o Instagram passou a focar no engajamento dessas empresas desenvolvendo um método de cadastro direcionado para o empreendedorismo. O Instagram Business.
O Instagram Business é uma forma de cadastro desenvolvida pela própria rede social, a fim de ser um espaço de comunicação, publicidade e vendas no Instagram direcionado para lojas, empresas, marcas, comerciantes, profissionais entre outros.
O método de cadastro segue o padrão já existente para as contas pessoais, o que vai diferenciar são as ferramentas, funcionalidades e métodos de engajamento que irão facilitar um melhor posicionamento, resultados e sucesso da marca.
O Instagram Business é gratuito, possuindo apenas algumas ferramentas de publicidade que são oferecidas a partir de um investimento financeiro, sob qualquer valor. Mas, é possível estar inserido no Instagram Business de forma gratuita, trabalhando o engajamento e publicidade de forma orgânica, ou seja, de forma natural. Tudo depende da escolha e do plano de marketing desenvolvido pelos profissionais.
Por exemplo, uma empresa com foco em aromaterapia se cadastra como um Instagram Business e passa a desenvolver um planejamento de posts e conteúdos constantes. Baseados em tendências, novidades e publicações interessantes para o público-alvo, com isso, naturalmente os usuários que se interessam irão acompanhar os conteúdos, interagir nas publicações, criar um acompanhamento no perfil e em casos de vendas, gerar um interesse para adquirir os produtos ou serviços. Isso é o engajamento orgânico. Mas então, quais as formas de gerar engajamento no Instagram?
Antes de iniciar com as etapas para gerar engajamento no Instagram da sua loja, primeiramente esteja inserido como um Instagram Business. Muitas das etapas e dicas tratam-se de funções e ferramentas fornecidas para perfis profissionais e comerciais.
Caso sua loja já esteja cadastrada como um perfil pessoal, há uma forma de alteração para o comercial nas configurações. Com o perfil comercial, são essas as 5 etapas essenciais para gerar engajamento da sua loja:
Antes de qualquer iniciativa e planejamento de marketing, é importante que sua loja tenha uma identidade visual própria, principalmente tratando-se do engajamento no Instagram, uma rede social 90% visual.
Contrate um profissional ou desenvolva uma identidade visual própria, com logotipo, um padrão visual de cores para o feed, stories personalizados, entre outros. A identidade visual será um fator capaz de memorizar sua loja na mente do usuário.
As postagens de conteúdos e posts serão essenciais e se não o principal fator que irá gerar o verdadeiro engajamento da sua loja no Instagram. Determine sua persona (baseado no seu público alvo), e então desenvolva um planejamento de posts semanais, incluindo:
Foque no seu nicho de atuação e com a persona define conteúdos que irão chamar a atenção, serem interessantes e que irão agregar ao usuário ao ponto de tornar-se um consumidor.
A interação é uma das ferramentas orgânicas mais importantes para gerar engajamento, principalmente em redes sociais como o Instagram que fornecem maior divulgação orgânica a partir das interações dos usuários.
Desenvolva posts e conteúdos que forneçam uma imersão do usuário, seja através de enquetes e respostas nos stories, seja através de perguntas e marcações nos comentários com opiniões, dicas, posições dos clientes, ou mesmo de promoções e sorteios que possuem os comentários como regras.
A interação orgânica é a que mais conquista os usuários e impulsionam o desejo de acompanhar o perfil, consequentemente gerando um maior engajamento da sua loja.
Uma das funcionalidades mais importantes e únicas do Instagram Business, é a obtenção das métricas. As métricas são os resultados em números e quantidade, dos horários de maiores acessos e interações, faixa etária e gênero do público que acessa ao perfil, publicações com maiores alcances, entre outras.
A métrica é uma forma de medir os posts que estão gerando resultados, os horários de maior acesso e o público-alvo que deve focar (ou em outros casos, para desenvolver métodos de atingir novos públicos).
O Instagram Business fornece uma ferramenta exclusiva para promover posts e publicações a fim de alcançar mais usuários e clientes. O mesmo fornece a possibilidade à partir de um post que já recebeu acessos e interações naturalmente, e a partir de um investimento financeiro, é possível que a publicação seja promovida para o público que se interessa pelo assunto, neste caso, o nicho da sua loja.
Você define o tempo de promoção do post, o filtro de público (ou tornar automático para o Instagram) e então terá o engajamento das suas publicações e do seu próprio perfil. É uma forma mais rápida de engajar sua loja para usuários interessados.
É preciso que essas etapas acompanhem outros métodos de como gerar engajamento no instagram, sempre baseando-se no nicho de atuação da sua loja e principalmente em seu público alvo.
Saiba aproveitar as tendências do seu nicho, os feedbacks do seu público e as oportunidades que as redes sociais oferecem para os e-commerce. Foque em tornar sua loja presente e com resultados digitalmente.
Este conteúdo foi escrito por um dos nossos parceiros. A D Loja Virtual abre espaço para autores convidados escreverem e publicarem artigos no nosso blog. Os nossos convidados são grandes profissionais e autoridades em assuntos relacionados à Loja Virtual, Gestão, Tecnologia, e-commerce, Negócios, Marketing Digital, Redes Sociais, Empreendedorismo e Vendas na Internet.
Deixe um comentário