Otimização das taxas de conversão: 4 dicas para a sua loja virtual

Otimização das taxas de conversão: 4 dicas para a sua loja virtual

688
0

Se você está pensando em abrir um e-commerce ou acaba de abrir um, precisa ficar de olho na taxa de conversão. Esse indicador é fundamental para que as lojas saibam o quanto suas ações e a navegação no site têm sido efetivas para a geração de vendas.

Não entende o que isso significa? Neste post explicamos o que é taxa de conversão e damos 4 dicas para melhorá-la. Continue sua leitura para saber mais!

O que é taxa de conversão e como é feito o cálculo?

Trata-se da quantidade de pessoas que entraram no seu site e realmente fizeram uma compra. Ou seja, suas ações de marketing foram suficientemente efetivas para atrair determinado número de clientes que, de fato, estavam interessados em comprar seus produtos.

Para calcular a taxa de conversão, basta dividir a quantidade de compradores pela de visitas e multiplicar por 100. Assim, temos:

C ÷ V x 100 = TC

Em que:

  • C= compradores
  • V= visitantes
  • TC= taxa de conversão

Qual a importância da taxa de conversão para a sua empresa?

Esse valor parece ser muito simples, mas a taxa de conversão é muito importante para entender tanto os resultados obtidos por suas ações de marketing e a experiência do usuário na sua loja, quanto o próprio comportamento dos clientes.

Assim, ter uma taxa alta quer dizer que a sua loja é atraente e suas ações estão sendo bem-sucedidas. Do contrário, uma taxa de conversão baixa indica a necessidade de rever suas estratégias, além do próprio preço do produto e a estrutura de todo o site.

Como otimizar essa taxa no e-commerce?

Felizmente, a taxa de conversão pode ser melhorada. Para isso, você deve analisar todas as estratégias de divulgação da sua loja e se elas são adequadas ao seu público. Além disso, também podem ser tomadas algumas medidas simples, como falaremos a seguir.

1. Use ações de e-mail marketing

O e-mail é uma ferramenta, muitas vezes, subaproveitada pelas empresas. Isso porque não adianta ficar enviando promoções aleatoriamente e esperar que elas se convertam em vendas. Para aumentar, de fato, a taxa de conversão, ele deve ser usado para uma base segmentada em um primeiro momento.

Em seguida, é preciso enviar outro e-mail, de acordo com o interesse do cliente em determinado produto, caso ele tenha visitado a loja. Para isso, existem ferramentas específicas de automação.

2. Melhore o layout e a navegação do site

Um site pouco atrativo e com pouca navegabilidade, dificilmente vai prender o interesse do cliente. Por isso, melhore a aparência, simplifique o percurso até a concretização da venda e faça todas as mudanças necessárias para elevar a experiência do usuário da loja.

3. Faça um site responsivo

Muitas pessoas preferem comprar pelo smartphone ou tablet. Nesse caso, a sua loja precisa estar preparada para atender a esse público. Um site responsivo é aquele que consegue se adaptar aos diferentes formatos de tela, de diversos dispositivos.

4. Utilize técnicas de SEO

As técnicas de Search Engine Optimization (SEO) são estratégias que melhoram o posicionamento dos sites e mecanismos de busca. Ou seja, se a sua loja for otimizada, maiores as chances de pessoas que buscam um produto encontrem o seu e não o do concorrente  e realmente faça uma compra.

Se você acha que não vai conseguir aumentar a sua taxa de conversão sozinho ou deseja preparar a sua loja para isso, antes de colocá-la na rede, é bom contar com o serviço de uma consultoria especializada.

Gostou do post? Se você busca uma solução simplificada para aumentar a taxa de conversão da sua loja virtual, faça o teste gratuito da nossa plataforma de criação de e-commerce e veja as possibilidades!

Artigo anteriorSaiba o que é sampling marketing e como usar para vender mais
Próximo artigoO que o marketplace da Amazon mudou no mercado brasileiro?
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

DEIXE UMA RESPOSTA