Estratégia do oceano azul em sua loja virtual

Estratégia do oceano azul em sua loja virtual

2045
0
Estratégia do oceano azul em sua loja virtual
Estratégia do oceano azul em sua loja virtual

Você sabe o que é a estratégia do oceano azul? Não? leia nesse artigo como implementar a estratégia do oceano azul em sua loja virtual.

Estratégia do oceano azul é um conceito, do livro do mesmo nome traz para os negócios, mudando o foco de desenvolvimento de um negócio, ao em vez de focar em ultrapassar a concorrência, ele foca na ideia de procurar outras opções de desenvolvimento do negócio.

Simplo 7- Plataforma de e-commerceSeja o seu negócio, físico ou virtual existem dois tipos de oceano e são eles:

Oceano Vermelho – Um ambiente negocial onde o espaço de mercado existente e com limites bem definidos, onde a concorrência é predatória e acirrada, como no e-commerce atual;

Oceano Azul – Um cenário onde mercados novos e sem limites conhecidos, são criados, e onde a concorrência é praticamente nula.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Como montar uma loja virtual
>Como fotografar e editar fotos em sua loja virtual
>Como atrair visitantes gratuitamente para sua loja virtual
>Como vender pelo Facebook e Instagram

Para recriar o conceito e reformular para a nova estratégia deve se consultar o modelo das seis fronteiras que são:

 Definir o setor de atuação de maneira semelhante aos demais concorrentes;
 Analisam seu setor sob a ótica de segmentos de mercado amplamente conhecidos e definidos (luxo, médio, popular), buscando se sobressair em um determinado segmento;
 Focam no mesmo grupo de adquirentes (atacadistas, varejistas ou clientes finais);

 Definem de forma semelhante o escopo dos produtos e serviços oferecidos pelo setor;
 Aceitam os apelos funcionais e emocionais do setor;
 Na formulação da estratégia, concentram-se no mesmo ponto no tempo – e geralmente nas atuais ameaças competitivas.

 “Por meio da reconstrução dos atuais elementos do mercado, além das fronteiras dos setores e dos mercados, os gestores conseguirão libertar-se da competição voraz nos oceanos vermelhos”.

Com essas novas orientações a forma de competir mudou, não é mais preciso se empenhar em competir diretamente com as outras lojas virtuais, basta investir em áreas que as outras lojas não atuam.

LEIA TAMBÉM:

>E-MAIL MARKETING
>PORCENTAGEM DE VENDAS NO MERCADO LIVRE
>COMO COMPRAR NO E-BAY E PAGAR COM BOLETO

>COMO GANHAR SEGUIDORES NO INSTAGRAM
>COMO SER TORNAR UM EMPREENDEDOR INDIVIDUAL
>FAÇA UM CURSO DE E-COMMERCE

Formulas desgastadas, abordagens que não funcionam mais, novas técnicas que fazem a empresa fluir pela calmaria do oceano azul e tornando seus concorrentes irrelevantes, dispensáveis em seu segmento.

Oceano Vermelho X Oceano Azul a batalha das estratégias.

Oceano vermelho:

 Competir nos espaços de mercado existentes.

 Vencer os concorrentes

 Aproveitar a demanda que existe.

 Exercer o trade-off valor custo.

Oceano Azul:

 Criar mercados inexplorável.

 Tornar a concorrência irrelevante.

 Criar e capturar uma nova demanda.

 Romper o Trade- off valor custo.

Os princípios da Estratégia do Oceano azul.

Na estratégia do Oceano azul voce deve reconstruir as fronteiras do mercado, mudando o foco inicial, que sempre foi se basear na concorrência para alterar, seu modo de vender, seu marketing, seu espaço no mercado, aqui é diferente, a concorrência se torna algo insignificante, sem importância, novos rumos são tomados, novas conquistas, novos projetos viram mapas para o sucesso e as foças antes usadas em batalhas são usadas em criação, orientação, informação, dentre outros.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Como atrair cliente com e-mail marketing
>7 dicas para começar a usar o Youtube
>Saiba se seu site está otimizado

Os riscos do Oceano azul:

 Risco de busca: Reconstruir a Fronteira.
 Risco do Planejamento: Concentre-se no panorama geral, não só nos números.

 Risco de Escala: vá além das demandas existentes.
 Risco de modelo de negócios: Acerte a sequência estratégica.

Nem oceanos vermelhos nem oceanos azuis estão livres de riscos, erros, derrotas, naufrágios, portanto os riscos e suas causas precisam ser evitados.

A matriz de avaliação de valor no Oceano Azul

Ela serve tanto como um modelo de desenvolvimento como um instrumento de diagnóstico, sua função é captar situação do espaço do mercado atual conhecido e o que os compradores recebem como clientes dessas ofertas competitivas do mercado.

Para mudar a matriz de avaliação de valor do setor a empresa deve iniciar uma reorientação de seu foco estratégico ao invés de se focar nos concorrentes você busca novos setores alternativos do seu segmento e ao invés de focar nos clientes, foque nos não clientes.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Baixe planilha de análise de concorrência
>Baixe e-book com 6 maiores erros de quem faz anúncios
>Baixe e-book de como capturar e-mail

A matriz também faz com que a empresa não só responda as quatro questões, mas também a solucionar cada uma delas e construir uma nova curva de valor. A matriz de avaliação de valor cria condições para que as empresas vejam o futuro no presente.Para tanto, as empresas devem aprender a ler as curvas de valor.

Como sua loja virtual pode navegar pela Estratégia oceano azul

Agora que você conhece a técnica vamos aos passos para colocar essa estratégia em sua loja virtual que são:

Definindo os objetivos da empresa: Onde sua empresa deseja chegar? Como melhorar as vendas? O objetivo que sua empresa quer e precisa.

Organize a sua Estratégia: Os fatores agora são grupos de estratégia para você, analisar o marketing emocional, catalogo de clientes e produtos.

Compreenda o seu Mercado: Saber tudo sobre o mercado que você atua, seus altos e baixos as novidades, o que está em alta, o que as pessoas mais procuram, o que elas desejam.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Veja 3 Ferramentas para monitorar seu mercado
>Aprenda como usar o CANVA
>Aprenda como usar o Google Analytics em sua loja virtual

Aprenda com empresas de outros ramos de atividade: É possível através de pesquisas observar e retirar daí ideias e oportunidades estudando empresas de segmentos diferentes do seu, observar sua logística, suas soluções para uma boa atuação, adaptar, mas não copiar sua estratégia apenas mude o campo de visão das coisas e das estratégias.

Crie sua Estratégia de Oceano Azul: Agora faça a sua estratégia guie-se pelas “Quatro Ações”, pensadas pelos idealizadores da

Estratégia do Oceano Azul:

Eliminar:

Retire os atributos de valor que você acredita que não gerarão tanto valor para você. Por exemplo, o Circo de Soleil eliminou o atributo “fazer shows com animais”.

Reduzir:

da mesma forma, reduza a atenção para certos atributos que devam continuar, mas sem necessitar do máximo esforço da empresa.

Acrescentar:

Acrescente atributos de valor totalmente inovadores, que seus concorrentes diretos não usam. Nesta hora, será dextremo valor sua pesquisa em outros segmentos de mercado. Por exemplo, o atributo de valor “conforto e superprodução” o Circo de Soleil não aprendeu do circo, mas sim do cinema.

Aumentar:

Identifique alguns atributos de valor que seus concorrentes usam, mas que não lhes dão a devida atenção, embora sejam atributos importantes. Dedique especial atenção para aumentar o nível de qualidade desses atributos.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Como recuperar 30% pedidos pagos por boleto
>Saiba por que usar e-mail marketing na sua loja
>Faça parte da Lista Vip DLoja Virtual

Revise e melhore constantemente sua Estratégia:

Não esqueça que ao iniciar algo no Oceano azul, logo os seus concorrentes começaram a aparecer isso é inevitável, o que você pode fazer é sempre estar um passo à frente deles e para isso você tem que frequentemente criar novidades, atrativos, novos estratégias, novos produtos, nova forma de sempre se permanecer com uma certa distância da concorrência e não se preocupe com ela se preocupe com seu negócio, com suas estratégias e maneiras de estar sempre a frente.

LEIA TAMBÉM:

>PLANO DE NEGÓCIOS
>CONHEÇA OS PRODUTOS MAIS VENDIDOS NA INTERNET
>SAIBA MAIS SOBRE E-COMMERCE

>COMO CRIAR UMA NEWSLETTER
>SAIBA MAIS SOBRE E-BUSINESS
>COMO COMPRAR PRODUTOS BARATOS PARA REVENDER
>APRENDA COMO MONTAR UM PLANO DE NEGÓCIOS
Artigo anteriorFrete: Quando usar correios ou transportadoras
Próximo artigoO PDV(Ponto de Venda) influencia sua loja virtual?
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

DEIXE UMA RESPOSTA