(11) 4118-9290 - São Paulo (SP) Clique aqui

REDES

Como administrar uma loja virtual? Veja 6 dicas práticas

Por Marcio Eugênio | 14/09/2020
343
|
0
Como administrar uma loja virtual? Veja 6 dicas práticas

Como administrar uma loja virtual? Veja 6 dicas práticas

Para saber como administrar uma loja virtual é preciso considerar pontos que vão desde a abertura da empresa, passando pela infraestrutura necessária para montagem de um negócio desse modelo, até chegar a maneiras de estreitar o relacionamento com o cliente. 

Saber como administrar uma loja virtual é um processo que abrange diversas etapas. 

A primeira consiste na infraestrutura necessária para montagem de um negócio desse modelo, tais como a escolha de uma boa plataforma, dos meios de pagamento etc. Além disso, é essencial formalizar a empresa

Sim! Atuar exclusivamente na internet não quer dizer que não seja necessário ter um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica). Por isso, saber como abrir uma empresa é um passo de suma importância. 

Entre os diversos motivos é que, sem essa formalização não é possível tirar nota fiscal, documento indispensável para garantir a sua segurança e dos seus clientes, bem como para evitar qualquer problema com a Receita Federal.

Mas quais outros pontos fazem parte de uma boa gestão? Veja agora dicas de como administrar uma loja virtual e garanta o sucesso do seu negócio!

6 dicas de como administrar uma loja virtual

O e-commerce é um setor que está em visível expansão. Segundo pesquisas, apenas em 2019, houve um crescimento de 16% — em vendas, R$ 61,9 bilhões.

Este ano, impulsionado pela pandemia, são esperados números ainda mais significativos. Para se ter uma ideia, de acordo com a empresa de consultoria Kearney, algo em torno de R$ 114 bilhões.

Ou seja, vale a pena saber como montar e-commerce e, tão importante quanto isso, saber como administrar uma loja virtual.

Para lhe ajudar nesse ponto, trouxemos 6 dicas para uma boa gestão desse modelo de negócio, que são:

  1. Organize seus processos
  2. Controle pontualmente o seu estoque
  3. Faça um bom controle financeiro
  4. Promova ações de marketing 
  5. Analise os resultados obtidos
  6. Foque na experiência do cliente

1. Organize seus processos

Vários processos envolvem uma venda on-line e ordená-los é essencial para garantir a satisfação do seu cliente.

Por isso, é preciso estar atento à chegada dos pedidos e ter processos internos pré-determinados que definam quais são os próximos passos até que a mercadoria seja despachada.

A logística de entrega, por exemplo, precisa ser ágil para que o produto seja enviado quanto antes. Nesse ponto, parcerias com os Correios ou com transportadoras podem lhe ajudar com o tempo de envio e custos.

Outra solução é utilizar plataformas que automatizam a emissão das notas fiscais. Elas otimizam essa etapa do processo de vendas, contribuem para evitar erros no preenchimento desse documento e ajudam para que o produto seja enviado mais rápido. 

2. Controle pontualmente o seu estoque

A gestão de estoque é outro ponto fundamental para quem procura saber como administrar uma loja virtual. 

Isso porque esse controle garante que não sejam apresentados no seu site itens que já não estão mais disponíveis para venda.

Esse cuidado evita problemas com os clientes, que podem, inclusive, comprometer a imagem da sua marca.

Ainda que tudo esteja cadastro virtualmente é preciso, de tempos em tempos, fazer um inventário para conferir se as quantidades apresentadas no meio on-line estão compatíveis com o que se encontra no físico.

3. Faça um bom controle financeiro

Não há como administrar uma loja virtual sem cuidar da parte financeira. 

Mesmo que esse modelo de negócio não gere tantos gastos quanto uma loja física, é fundamental uma boa gestão garantir que as despesas mensais sejam quitadas, bem como a retirada dos seus rendimentos.

Quando falamos em despesas mensais, estamos nos referindo aos fornecedores, mensalidade do uso da plataforma, taxas bancárias, salário de funcionários e demais obrigações trabalhistas, impostos etc.

A fim de honrar com todas essas despesas, é importante controlar as entradas e as saídas de valores do seu negócio.

Acompanhar de perto a parte financeira lhe dará uma visão clara se a sua empresa está realmente lucrando ou não.

Para conseguir um controle mais efetivo dessa parte, ter a ajuda de um contador pode fazer toda a diferença.

4. Promova ações de marketing  

Mas para lucrar, é preciso atrair o público, certo? Assim, saber como administrar uma loja virtual inclui também pensar em boas ações de marketing.

Como ferramentas você pode utilizar plataformas de publicidade pagas, tais como o Google Ads, o Facebook Ads e o Google Shopping.

Porém, é possível (e importante) trabalhar o alcance orgânico, ou seja, conteúdos que não precisam ser pagos para serem apresentados ao público.

Para isso, você pode criar blog e/ou utilizar as redes sociais para criar perfis para a sua empresa. 

No entanto, como a disputa pelas primeiras posições do Google é acirrada, não deixe de aplicar estratégias de SEO (Search Engine Optimization)

De forma resumida, são ações que otimizam suas páginas e conteúdos, facilitando para que o Google os encontre e indique para público.

5. Analise os resultados obtidos

Mas tanto as ações de marketing quanto o seu volume de vendas precisa ser mensurados.

Analisar os resultados obtidos por sua empresa em determinado período é um bom meio de identificar se as estratégias que está utilizando realmente são suficientes ou se é preciso ajustar algum ponto.

No que diz respeito ao acesso ao seu site, por exemplo, você pode usar soluções como o Google Analytics.

Essa ferramenta ajuda a analisar o desempenho do seu e-commerce, indicando a quantidade de acessos e diversos outros números que contribuem bastante quando se busca saber como administrar uma loja virtual da melhor forma possível.

Outros dados que vão lhe dar uma boa visão sobre a evolução do seu comércio eletrônico são: tempo médio de navegação dos visitantes, quais páginas são as mais acessadas, qual valor do ticket médio de compra etc.

Todos esses números ajudam a identificar o comportamento do usuário e, com base nessas informações, criar ações que melhorem suas experiências de compra e, consequentemente, aumente o seu volume de vendas.

6. Foque na experiência do cliente

E por falar em experiência do cliente, esse é um item que não pode faltar na lista de como administrar uma loja virtual. Afinal, sem ele nenhum negócio tem sucesso, concorda?

Pesquisas apontam que 73% dos consumidores consideram a boa experiência um fator de peso na sua decisão de compra. Por outro lado, 32% deixariam de comprar de uma marca após uma experiência ruim.

Mas, de modo geral, é comum as empresas pensarem que o preço é o maior atrativo de clientes. Saiba que, hoje em dia, já não é bem assim:

  • 43% dos consumidores estão dispostos a pagar mais para terem comodidade maior;
  • 42% não se importam em pagar mais por experiências mais amigáveis e acolhedoras.

E quando falamos em promover boas experiências no e-commerce, podemos citar detalhes como:

  • site intuitivo, que permita o cliente encontrar de maneira fácil o produto que procura;
  • possibilidade de acessar a loja virtual de qualquer dispositivo, mantendo as mesmas funcionalidades;
  • variadas opções de pagamento;
  • diferentes canais de atendimento;
  • checkout simplificado.

Aqui, vale mais um dado que reforça ainda mais quanto a experiência é importante para os clientes: 65% a consideram mais influente do que estratégias de publicidade, por melhores que essas sejam.

Ou seja, para saber como administrar uma loja virtual que lhe traga resultados, é preciso pensar desde a abertura da empresa até a promoção de um bom relacionamento com o cliente.

Considerando os pontos que citamos aqui, as suas chances de ter um negócio de sucesso são ainda maiores!

 

Marcio Eugênio

Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

Posts relacionados