Aprenda como medir e otimizar o ROI do seu e-commerce

Aprenda como medir e otimizar o ROI do seu e-commerce

412
0

Muitos detalhes influenciam no sucesso de uma empresa, e um dos mais necessários é a capacidade de investir corretamente. Entender qual é o ROI do seu e-commerce é uma forma de saber se o seu negócio está obtendo o retorno esperado.

É claro que existem outros fatores, mas o ROI é uma das ferramentas mais importantes para saber qual é a lucratividade de uma empresa e sua capacidade de se manter no mercado. Dada à grande volatilidade do ambiente digital, ele se tornou ainda mais relevante.

No entanto, mesmo assim muitos empreendedores digitais ainda não entendem como calcular o ROI do seu e-commerce. Continue lendo o post e descubra como é feito o cálculo e como aplicar essa ferramenta para melhorar os resultados da sua loja virtual. Confira!

O que é ROI e como calculá-lo?

De modo geral, trata-se de uma métrica utilizada para o cálculo do retorno obtido a partir de um investimento de um capital financeiro. Assim, o gestor consegue avaliar o quanto a empresa ganhou ou perdeu depois que investiu determinada quantia.

A sigla vem do inglês: Return On Investment — que, significa em tradução literal, justamente, retorno sobre investimento. Parece algo muito simples, mas é com essa métrica que você poderá verificar se o seu negócio está, de fato, valendo a pena. No e-commerce, é uma forma de poder analisar o retorno mesmo nas condições adversas que o próprio meio digital oferece.

Para fazer o cálculo, basta subtrair o valor do custo das receitas totais, dividir pelo custo e multiplicar por 100. Podemos representá-lo por meio da fórmula:

ROI= Receita – Custo x 100

                        Custo

Esse cálculo sempre vai gerar um valor em porcentagem de quanto você lucrou. Ele pode ser usado tanto para um entendimento global do que foi investido em uma empresa quanto em apenas um investimento, como o marketing, a realização de um evento etc.

De maneira simplificada, também pode ser calculado apenas com a divisão da receita pelo valor investido (custo). No caso específico do ROI do seu e-commerce, é possível calcular, por exemplo, o retorno em marketing digital a partir das conversões em vendas, entre outras aplicações.

Qual a importância para o e-commerce?

Quando se abre uma empresa, é muito importante saber diferenciar o que é custo, algo que apenas é necessário para o negócio funcionar, daquilo que é investimento, que trará retorno em algum momento. Pois caso o empreendimento tiver apenas custos e nenhum retorno, sua própria existência e razão de ser ficam ameaçadas.

Afinal, para qualquer modelo de negócio o lucro é o objetivo, mas, para uma loja virtual, isso se torna mais evidente e urgente. Não dá para esperar muito tempo para ter um retorno no comércio eletrônico.

A verdade é que o mercado de e-commerce é muito fluido, com grandes oscilações em um curto período de tempo. Com o aumento da concorrência e o afunilamento dos nichos de mercado, torna-se necessário tomar decisões e fazer investimentos da maneira mais precisa possível.

Portanto, o ROI do seu e-commerce é uma forma de compreender como cada investimento pode ajudar o seu negócio a crescer. Ele aponta quais estratégias estão dando certo e quais devem ser mudadas a tempo de evitarem prejuízos que podem comprometer seus resultados e a própria manutenção da sua loja virtual.

Como mensurar o ROI do e-commerce?

É muito fácil calcular o ROI do seu e-commerce. No entanto, é preciso prestar atenção para que o resultado esteja de acordo com a realidade, evitando conclusões equivocadas. Dessa forma, podemos calcular a receita esperada de um total de clientes advindo de uma campanha de marketing, com o ticket médio da compra de cada um deles.

Por exemplo, se você investiu R$ 3 mil em uma campanha de links patrocinados, atraindo 120 clientes, com um ticket de R$ 150, o faturamento gerado por essa campanha é de cerca de E$ 18.000. Portanto, o retorno é calculado dividindo-se 18.000 por 3.000, gerando 6 como resultado, que é o equivalente ao ROI. Em porcentagem, esse número representa um investimento de 16% sobre a receita gerada.

Esse mesmo cálculo pode ser usado para mensurar outros investimentos, como o custo de manutenção do seu site, o valor da plataforma de e-commerce, o ônus da logística etc. Inclusive, é possível verificar o retorno total em determinado prazo.

Quais as melhores estratégias para otimizar o ROI?

Porém, e se fosse possível ter uma receita bem maior a partir desse mesmo investimento? O investimento poderia representar uma porcentagem bem menor sobre o valor investido, ou seja, a sua loja virtual teria um lucro bem maior. Pois saiba que algumas estratégias simples podem contribuir para a otimização do ROI do seu e-commerce. Confira as mais relevantes.

Reduza o abandono de carrinho

A não concretização da compra é um dos maiores problemas em qualquer loja virtual. Para superá-lo e aumentar o seu retorno, tente enviar e-mails marketing ou SMS convidando o cliente para finalizar a operação. Também podem ser usados anúncios de remarketing, que o incentivam a comprar o produto desejado.

Incentive a recompra

Muitos produtos são de uso frequente e, por isso, você pode tentar convencer o seu cliente a comprar na sua loja novamente, e não na concorrência. Para tanto, envie lembretes depois de um tempo. As avaliações também podem ser uma forma de incentivar a recompra. Assim, espere algum tempo para pedir que o consumidor avalie um produto adquirido.

Reative clientes antigos

Caso um cliente não visite a sua loja a muito tempo, tente oferecer a ele promoções, descontos e outras oportunidades para comprar novamente. Porém, certifique-se de enviar apenas produtos que sejam do interesse dele.

Procure fidelizar seus clientes

Para evitar que um cliente procure um concorrente, foque em fazer ações de fidelização, como descontos especiais, cupons, cartão próprio e promoções.

Enfim, aprender como mensurar e otimizar ROI do seu e-commerce é uma forma de garantir que o seu investimento está sendo bem-feito. Saiba usar essa métrica a seu favor para a maximização dos seus resultados que refletem no sucesso do seu negócio.

Gostou do post? Quer ver mais conteúdos como este? Então, entenda o que é ROI de marketing e como mensurá-lo no e-commerce!