5 principais erros de gestão que podem prejudicar sua loja online

5 principais erros de gestão que podem prejudicar sua loja online

810
0

Empreender parece um sonho, não é? No entanto, ao começar, é necessário tomar alguns cuidados para ter um negócio de sucesso. Erros de gestão são comuns, principalmente quando falamos em e-commerce, uma vez que o tempo médio de vida de lojas online é de 185 dias, de acordo com o estudo da BigData Corp.

Mesmo sendo uma experiência lucrativa, o comércio eletrônico precisa, assim como qualquer outro modelo de negócio, de atenção em diferentes pontos. A criatividade e a dedicação não são os únicos fatores a impulsionarem as vendas e evitarem catástrofes financeiras. 

Por isso, selecionamos 5 erros que você deve evitar para não prejudicar a sua loja online. Para saber mais, leia até o final. Vamos lá?

1. Não fazer um planejamento estratégico

Não ter um planejamento é o mesmo que andar no escuro. O motivo? A empresa não terá um direcionamento. Para saber exatamente os caminhos a seguir, as metas a serem atingidas e os objetivos alcançados, o melhor a fazer é construir um plano de negócios detalhado, que conte com tarefas pertinentes, formas de pagamento, comunicação, gestão de estoque etc.

2. Não fazer um bom controle do estoque

O controle do estoque é uma parte que muitos comércios eletrônicos ignoram. No entanto, é algo muito importante, uma vez que podem existir dois cenários preocupantes: o primeiro, o excesso de estoque, culminando em custos de abastecimento; o segundo, a falta de estoque, tendo como consequência a falta de vendas. 

Para que isso não aconteça, mantenha os números de pedidos X vendas atualizados para tentar chegar sempre ao número aproximado e não errar, nem para mais, nem para menos.

3. Não pensar na parte logística

Deixar de lado a logística pode afundar o seu negócio. O motivo? Ela engloba prazo de entrega, estoque e rastreamento. Ou seja, se algo estiver fora do controle, além de prejudicar as vendas, os clientes também serão impactados.

Para evitar essas falhas, o ideal é estar sempre com a planilha de estoque atualizada, a fim de calcular a taxa de entrega de forma mais certeira. Além disso, é importante dar ao cliente a possibilidade de rastrear o produto para acompanhar sua compra, pois isso ajuda em sua ansiedade.

4. Não controlar os custos

Esquecer de controlar os custos é um dos piores erros de gestão que uma loja online pode cometer, uma vez que ele impactará diretamente no financeiro, podendo prejudicar os lucros.

Para evitar esse problema, o recomendado é listar os possíveis e principais riscos, analisar as falhas e pensar em como solucioná-las. Ademais, também é importante ter em mente os principais custos, sendo eles fixos e variáveis.

5. Não investir em marketing

Não investir em marketing digital é o mesmo que pedir para não ser conhecido na praça em que atua. Com a vasta opção de produtos e serviços semelhantes, o consumidor não tem mais a necessidade de buscar por uma marca — ele deve ser encontrado.

Hoje, com o investimento em ações de e-mail marketing, posts patrocinados em redes sociais, criação de landing pages e inbound marketing, empresas saem do anonimato e se destacam no meio da concorrência.

Desse modo, para que um e-commerce tenha bons resultados financeiros, o primeiro passo é evitar erros de gestão que são comuns, mas, ao mesmo tempo, facilmente evitados. Para isso, comece esquematizando um planejamento estratégico que guie sua empresa de acordo com os objetivos traçados.

Após isso, lembre-se de controlar bem seu estoque, a logística e os custos. Por fim, invista no marketing para que sua loja ganhe awareness e esteja presente nas redes sociais!

Gostou deste artigo? Então não deixe de assinar a nossa newsletter e receber conteúdos exclusivos que ajudarão ainda mais na sua gestão!

Artigo anteriorSaiba o que é newsletter e qual a importância para o seu e-commerce
Próximo artigoMarketing digital para e-commerce: o guia absolutamente completo!
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

DEIXE UMA RESPOSTA