4 dicas para obter mais avaliações de produtos na sua loja

4 dicas para obter mais avaliações de produtos na sua loja

185
0

As avaliações de produtos, em uma loja online, são as melhores formas de criar prova social, um gatilho mental responsável pela aceleração do processo de vendas, a partir da repetição do comportamento de outra pessoa.
Em outras palavras, quanto mais avaliações positiva, maior será a confiança de outras pessoas em determinado produto. Sendo assim, haverá ainda mais vendas em uma loja.

O CEO Caio Nogueira da UpSites, empresa de Criação de Sites em São Paulo, listou 4 dicas para obter mais avaliações de produtos em lojas virtuais. Confira a seguir:

Avaliações de Produtos: 4 passos

1 – Peça para os seus clientes

Algumas empresas ou empreendedores possuem uma espécie de vergonha em pedir “favores” aos seus clientes. Mas não há nada de errado nisso.
No início, você pode pedir para amigos e familiares. Às vezes, falta apenas um único comentário para que outras pessoas se sintam motivadas a comentar também.
Uma campanha por e-mail também pode atrair mais avaliações de produtos em sua loja online. Com acesso imediato à àrea de comentários, facilitando o caminho do usuário.
O segredo para ter sucesso nessa parte é ter confiança na satisfação do consumidor. O sucesso do cliente conta demais para que as avaliações de produtos sejam numerosas e, sobretudo, positivas.

2 – Torne o processo de comentários mais simples

Quanto maior a facilidade em fazer um comentário, maior será a chance de receber uma notificação positiva do seu consumidor. Por isso, o processo de comentários deve ser simplificado.
Muitas empresas acabam criando longos formulários para que a pessoa faça um único comentário. Isso pode causar a desistência de clientes, ou até mesmo a distração e o “deixar para depois”.
Um programador profissional pode ajudar nisso, na hora de criar o site de sua loja online. Há diversas formas de tornar esse processo ainda mais ágil, otimizando a experiência do usuário.
Uma dessas formas é o login com um único clique, por meio de uma conta no Facebook, por exemplo.

3 – “Troco likes” por bônus

Uma outra estratégia para atrair mais avaliações positivas em um site é criar campanhas de bonificação ou descontos, em troca de avaliações e comentários sobre um produto.
Por meio de uma campanha, é possível disponibilizar códigos de descontos (ou cupons) para os clientes que queiram deixar uma avaliação de produto em sua lojinha virtual.
Essa é uma forma de engajar a audiência por meio do gatilho mental da reciprocidade. Ou seja, uma troca de “favores”.
Esse tipo de campanha é excelente para obter comentários a curto prazo, ideal para lojas que estejam no início. Ou até então aquelas que lançam novos produtos no mercado.
As campanhas podem ser feitas a partir de disparos de e-mails para antigos clientes, banners no site ou até mesmo redes sociais.

4 – Engajamento da audiência

A médio e longo prazo, a empresa deve investir no engajamento da audiência e na participação dela em ações de marketing e vendas de produtos. Um dos casos clássicos de empresas que conseguiram isso é a Apple.
Por meio de campanhas de branding e um excelente relacionamento com o consumidor, é possível tornar seus clientes em “advogados da marca”. Ou seja, pessoas que irão defender a sua marca.
Essa parceria gera inúmeros comentários positivos, e outros tipos de engajamento orgânico, como curtidas, visualizações, comentários em redes sociais e compartilhamentos de postagens.
O branding da marca é, portanto, fundamental para atrair mais avaliações de produtos em uma loja online, quando os clientes passam a ser fidelizados e promotores de uma determinada marca.
Afinal, com comentários positivos e verdadeiros, é possível alavancar as vendas de produtos e atrair mais clientes para uma loja online. Esse é um dos investimentos imediatos para qualquer site de vendas.

 

“Este é um post escrito por nosso convidado Caio Nogueira, co-fundador e da UpSites Digital, empresa especializada em criação de sites responsivos WordPress. Apaixonado por novas tecnologias e pelo desafio de criar soluções na internet que ajudem empresas e pessoas a aumentar as vendas, gerar leads e contar histórias”.