Vitrine esse assunto não mencionado no e-commerce

Vitrine esse assunto não mencionado no e-commerce

3263
1
Vitrine

Você já reparou como lojas físicas precisam de uma vitrine para sobreviver? É ali que o cliente é fisgado.

A organização harmônica da vitrine é que vai fazer o cliente: parar, olhar, entrar e comprar. As vitrines variam de cores, tamanhos, tipos e cheiros, cada loja tem a sua. Existem pessoas cuja a profissão é montar vitrines, ou seja, elas se sustentam fazendo apenas isso.

BAIXE NOSSO MATERIAL

>Como montar uma loja 
>Como fotografar e editar fotos em sua loja 
>Como atrair visitantes gratuitamente para sua loja virtual
>Como vender pelo Facebook e Instagram

Deu para perceber que o negócio é extremamente sério né? Pena que nem todos pensem assim, no mundo virtual as pessoas não dão tanta importancia para as vitrines. A vitrine das lojas virtuais é equivalente a home, muda o nome, mas a função teoricamente ainda é a mesma. É ali, naquele pedaço da sua loja, que você precisa convencer o cliente a ficar e comprar. Exatamente como funciona nas lojas físicas, parece bem simples.

BAIXE NOSSO MATERIAL

>Como montar uma loja 
>Como fotografar e editar fotos em sua loja 
>Como atrair visitantes gratuitamente para sua loja virtual
>Como vender pelo Facebook e Instagram

Um minuto de silêncio, por todas as vitrines virtuais mal cuidadas e mal amadas da internet. A maioria das lojas virtuais segue a mesma convicção, e coloca os mesmos itens essências na sua home. Logo da loja virtual, banners, campo de busca, categorias, produtos, rodapé.

Simplo 7- Plataforma de e-commerceOk, quando você imagina uma loja virtual, é isso mesmo que precisa ter ali, o básico, daquela convicção que não foi escrita em lugar nenhum, mas todo mundo segue. Essa alegria acaba, quando você descobre que algumas lojas exageram um pouquinho e fim. Acabou a magia, a harmonia e tudo mais que deixava a sua loja agradável aos olhos.

Vitrine virtual

O que pode ser assim tão grave? Um logo maior do que deveria, banners grandes demais ou pequenos demais, categorias demais. Produtos de menos, ou produtos infinitos, ou os piores casos, produtos indisponíveis. Porque sempre tem alguém que deixa os produtos indisponíveis na home do site, porque? É feio, o cliente mal entra na sua loja e já fica com aquela impressão de que não tem nada. O que você pensa de uma loja física de móveis, que você entra para comprar e não tem cadeiras disponíveis para vender?

Agora vamos falar do rodapé, é nessa parte do site que geralmente ficam links de acesso rápido. Quem somos, onde encontrar, política de trocas, contato, entre outras informações dessa natureza. Sim, rodapé também faz parte da vitrine. Eis que surgem as lojas com rolagem infinita, você vê o rodapé, lindo, cheiroso e cheio de links, e só olha. A rolagem infinita de impede de conseguir clicar, algumas vezes nem dá tempo do mouse ir até lá. Confira no vídeo abaixo o drama da rolagem infinita.

Como você pôde observar, após várias tentativas, vejo o rodapé, mas não consigo chegar com o mouse até ele, e isso é frustrante! Finalmente, após várias tentativas consigo clicar no link do rodapé. É tetra! Mas foi tanta sorte e tão rápido, que não cliquei exatamente no que eu queria, e lá vamos nós de novo.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Veja 3 Ferramentas para monitorar seu mercado
>Aprenda como usar o CANVA
>Aprenda como usar o Google Analytics em sua loja virtual

A vitrine existe para você mostrar os melhores produtos da sua loja, fim. Você conhece alguma loja física que coloca todos os produtos na vitrine? Pois é. Agora imagine que você está entrando em uma loja física e olhando a vitrine quando, opa! A vitrine não acaba mais.

vitrine

Ficamos combinados que a partir de hoje, você nunca mais vai fazer rolagem infinita na sua loja virtual, agora vamos seguir adiante. Separe seus produtos em categorias, mas não deixa apenas 1 ou 2 produtos em cada categoria. Na hora de colocar o nome dos produtos, seja lógico, assim o produto será encontrado pela busca do site. Já que estamos falando nos nomes dos produtos, como está sua indexação? Quando alguém busca pelo seu produto no google sua loja aparece?

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Baixe planilha de análise de concorrência
>Baixe e-book com 6 maiores erros de quem faz anúncios
>Baixe e-book de como capturar e-mail

Esse não é o nosso assunto de hoje, como estamos sempre dispostos a te ajudar, nós disponibilizamos um mini curso gratuito com dicas de SEO. Você pode aproveitar para melhorar seu posicionamento, você mesmo, sem contratar ninguém. Ou você pode até contratar alguém, mas agora vai saber o que pedir e como ver se o trabalho foi realmente bem feito.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Assista o Webinar para montar loja virtual
>Veja 8  dicas para montar uma loja virtual
>Baixe E-book Gestão de e-commerce para PME
>Assista a Palestra: E-commerce Do Zero Aos Resultados Em 6 Etapas

Decoração de vitrine

Voltando para a vitrine, já explicamos o conceito de vitrine, e já mostramos alguns exemplos do que não fazer, chegou a hora de dizer, o que fazer: você tem um produto estrela? Produto estrela, é o produto com melhor custo benefício da sua loja virtual, aquele que o cliente se arrepende se vai embora sem comprar, aquele produto que começa seu relacionamento com o cliente, porque o cliente vai até o seu site só para comprar este produto. Bom, este produto estrela precisa estar na vitrine.

Você tem produtos em promoção? Esses produtos também precisam estar na vitrine. Você tem algum produto diferenciado? Tudo que você vende é roxo, mas esse produto é vermelho? Coloque-o na vitrine também. E adivinha só onde ficam os lançamentos? Na vitrine também.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Como atrair cliente com e-mail 
>7 dicas para começar a usar o Youtube
>Saiba se seu site está otimizado

Não precisa colocar todos ao mesmo tempo, você pode ir fazendo rodízio. Estabeleça quando tempo vai durar a vitrine da sua loja. O que você pensa daquela loja física que passa 6 meses com a mesma vitrine? Pois é, não fique sem trocar sua vitrine da loja virtual por tanto tempo assim. Sua loja vai parecer abandonada.

BAIXE NOSSO MATERIAL

>Veja 3 Ferramentas para monitorar seu mercado
>Aprenda como usar o CANVAS
>Aprenda como usar o Google Analytics em sua loja virtual

Banners, deixe sempre atualizados, se já estamos no Natal não faz sentido nenhum seu banner de Dia dos Pais ainda aparecer no site. Infome nos banners coisas que os clientes querem saber, promoções, produtos novos, frete grátis, parcelamento em X vezes. Outra coisa importante que deve estar na sua vitrine, o telefone/e-mail da sua loja, os clientes não estão te vendo, eles precisam saber como entrar em contato. Existem 2 formas mais usadas de chats para atendimento nas lojas virtuais: Uma janela sobreposta ou um ícone para o cliente clicar e ser atendido. Isso tudo aparece na sua vitrine.

Você nunca tinha pensado sobre as vitrines das lojas virtuais, e agora está percebendo os erros e acertos que cometeu? Tudo bem, a gente sabe como é essa sensação, de descobrir algo óbvio que não que não era tão óbvio assim. Quer evitar possíveis falhas na sua loja? Se cadastra na nossa lista VIP e receba dicas espertas sobre e-commerce.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Baixe a planilha de planejamento de ações de marketing
>Baixe e-book para datas comemorativas

Esse texto foi nosso desabafo e a nossa luta por vitrines virtuais mais limpas e objetivas. Nós acreditamos no potencial de cada e-commerce que pode mostrar o seu melhor e assim conquistar os clientes. Até a próxima.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Como recuperar 30% pedidos pagos por boleto
>Saiba por que usar e-mail marketing na sua loja
>Faça parte da Lista Vip DLoja Virtual