Programa para criar logotipo para loja virtual: melhores pagos e gratuitos

Programa para criar logotipo para loja virtual: melhores pagos e gratuitos

5041
0

Se você tem uma loja virtual, já deve saber da importância de ter uma boa identidade visual, não é mesmo? Usar um logotipo alinhado com o propósito da sua marca e com o perfil do seu público-alvo passa profissionalismo e é um dos fatores de sucesso de um e-commerce.

Se você ainda não pensou sobre o seu logotipo ou pensa que está na hora de dar uma repaginada nele, não se preocupe. Vamos explicar para você por que isso é tão importante e indicar alguns programas para criar logotipo para sua loja virtual.

O QUE É UM LOGOTIPO?

Logotipo ou logomarca nada mais é do que o símbolo que representa a empresa. Independente se a loja é física ou virtual, ela deve ter uma imagem que a caracterize. O logotipo destaca o negócio diante da concorrência e faz com que uma marca seja reconhecida só de olhar.

A FUNÇÃO DO LOGOTIPO

Um logotipo tem uma função bem definida: identificar a empresa e fazer com que o consumidor a reconheça. Mas, mais do que isso, deve ser atrativo e demonstrar as características da marca que representa. Isso pode ser manifestado nas cores, letras e formas escolhidas para a criação dos logotipos.

Para deixar isso mais claro, vamos dar um exemplo. Faz muito sentido que uma empresa que trabalha com móveis feitos com madeira reutilizada adote a cor verde em seu logotipo, não é mesmo? Assim estará comunicando ao público que tem responsabilidade ambiental.

Com o passar do tempo, o logotipo de uma marca pode e deve ser alterado. É normal que, com o passar dos anos, a empresa adote uma nova filosofia ou entre em um novo mercado e sinta a necessidade de renovar a sua identidade visual.

CRIAÇÃO DO LOGOTIPO

Agora que você já sabe o que é um logotipo, vamos falar sobre o que deve fazer para criar o seu logotipo. Existem duas maneiras de definir a marca da sua empresa: contratando um profissional especializado ou fazendo por conta própria.

Ao contratar um profissional, você tem o conhecimento dele como aliado para a sua empresa. Se você optar por fazer sozinho, deverá ter algumas noções de design e de harmonia, para que o seu logotipo não passe a ideia de que sua empresa não é profissional.

Muitas pessoas que estão começando no mundo das vendas virtuais e não têm muito dinheiro para investir na identidade visual, usam programa para criar logotipo. Vamos falar mais disso agora.

RECEITA PARA FAZER UM LOGOTIPO

Quer criar logotipos? Esta é uma receita para que você possa fazer um bom logotipo para a sua empresa ou para clientes que o contratem. Cada item abaixo representa uma etapa para a criação da sua marca. Vamos explicar tudo bem detalhado:

PESQUISA PARA A CRIAÇÃO DO LOGOTIPO

A primeira coisa que deve ser feita para criar o logotipo é entender mais sobre a empresa ou o produto que ele representará. Ter isso claro é fundamental para que a criação da marca seja conduzida de maneira adequada e chegue a um resultado satisfatório. Veja algumas perguntas que devem ser respondidas nesta etapa:

  • O que a empresa (ou o produto) faz?
  • Quem são os seus consumidores?
  • Quem são os seus concorrentes?
  • Como a empresa está posicionada no mercado em relação à concorrência?
  • A empresa já tem algum guia de estilo de design (cor, fonte, etc.)?

CONSTRUA OS CONCEITOS DE DESIGN

Depois de ter todas estas perguntas respondidas, você poderá dar início ao processo de criação do logotipo. Será preciso definir um conceito que conduza a construção da marca, para que itens como a forma e a cor do logotipo sejam fundamentados.

Olhar os logotipos de concorrentes e de empresas que o inspiram pode ser interessante para ajudar no direcionamento. No entanto, lembre-se que isso é só uma fase da inspiração, e que os concorrentes não devem ser copiados.

INFORMAÇÕES E REVISÃO

Depois de fazer toda a criação do logotipo, dê uma pausa. Esse afastamento é importante para que você possa avaliar tudo o que foi feito com os olhos renovados. Converse, mostre para o seu cliente (ou sócio), imagine o logotipo aplicado no cartão-de-visita e veja se está de acordo com a proposta inicial.

APRESENTAÇÃO DO LOGOTIPO

Chegou a hora de apresentar o logotipo criado. Se você está criando a arte para alguém que o contratou, marque uma reunião e apresente pessoalmente. Depois da apresentação, questione se o cliente está satisfeito. Caso precise, faça ajustes. No caso de o logotipo ser para a sua marca, aplique-o e observe como os seus clientes reagem à novidade.

APLICATIVOS PARA FAZER LOGOTIPO                                         

É claro que, em plena era digital, existem muitos aplicativos que auxiliam o processo de criação de logotipos. Alguns são pagos, mas também é possível criar logotipo online grátis com imagens. Veja algumas alternativas aqui:

  • Estudio Fonte – Texto&Fotos para Android;
  • Logo Generator & Logo Maker;
  • Logo Maker: Logo Creator to Create Logo Design;
  • Logo Maker Plus: Graphic Design Generator;
  • Criador de Logotipo.

Você deve ter observado que os nomes destes aplicativos são muito parecidos. De fato, estas ferramentas que possibilitam a criação de logo editável grátis concorrem entre si e têm funções bastante semelhantes. Porém, vale olhar as particularidades de cada uma e ver com qual você se sente mais à vontade para trabalhar.

COMO CRIAR LOGOTIPOS E LOGOMARCAS ONLINE

Além dos aplicativos que falamos acima, também apresentamos algumas alternativas online para você criar o logotipo da sua marca. Dessa forma, poderá optar pela ferramenta que seja mais fácil para você.

FREE LOGO SERVICES

É gratuito e muito simples de usar. Com alguns cliques e a inserção do texto desejado, você pode criar logomarcas profissionais de acordo com sua área de atuação – é possível escolher entre dezenas de categorias, desde petshops até empresas de TI. Requer cadastro com telefone.

SIMWEBSOL

Permite a criação de logomarcas do tipo banner, com texto e um pequeno ícone ao lado. Fácil de usar, constrói seu logo em alguns cliques e permite que você salve a imagem diretamente no seu computador. É em inglês.

Vale ponderar que estas ferramentas ajudam muito na criação do seu logotipo. No entanto, se você não tem conhecimentos de edição e de harmonia, o ideal é contratar um profissional especializado. Muitas pessoas arriscam na criação do logotipo e, como consequência, utilizam uma arte que não passa confiança aos clientes.

COMO ESCOLHER UM BOM PROGRAMA PARA CRIAR LOGOTIPO PARA SUA LOJA VIRTUAL?

Você já sabe quais perguntas devem ser respondidas antes de criar um logotipo e quais ferramentas podem ajudá-lo nesse caminho. Mas afinal, dentro de tantas opções, como escolher um programa seguro e que o conduza a um bom resultado?

Para responder isso, precisamos falar sobre algumas questões mais técnicas que envolvem a criação da marca e que interessam tanto a quem se aventura na criação da marca quanto a quem trabalha com design. Se você tem interesse em se aprofundar no tema, continue a leitura.

LICENÇA PARA CRIAÇÃO DE LOGOTIPO

Se você optar por utilizar um programa para criar o logotipo da sua marca, deve se atentar para a licença dele. Existem basicamente dois tipos de licenças, que são bem diferentes entre si. Quando falamos de licença, estamos nos referindo à forma como o software é disponibilizado para os usuários.

1. LICENÇA FECHADA

Neste tipo de licença, você paga um valor X para poder utilizar o programa que escolheu. Após o seu pagamento, a empresa libera o uso do programa por um determinado período de tempo. Em geral, este tipo de licença é o mais comum.

2. LICENÇA ABERTA

Na maioria dos casos, os programas que usam a licença aberta são mais amadores e têm menos recursos disponíveis para os usuários. Esta alternativa é especialmente vantajosa para os empreendedores que não têm muito dinheiro para investir em um programa profissional de criação de logotipos.

FATORES QUE DIFERENCIAM UM PROGRAMA PARA CRIAR LOGOTIPO

Além do investimento financeiro, quando falamos de programas de licença aberta ou licença fechada devemos levar em consideração a segurança das informações de seus sistemas computacionais. Em alguns casos, os softwares que usam licença aberta podem causar algum comprometimento ao sistema.

Se você decidir usar algum desses softwares, fique atento aos passos necessários na hora da instalação. Alguns programas pouco confiáveis incluem mensagens durante a instalação que simulam complementos e que podem servir para acessar dados pessoais dos usuários.

PROGRAMAS PARA CRIAR LOGOTIPO PARA LOJA VIRTUAL

Existem várias opções de programa para criar logotipos. Na hora de você escolher a ferramenta que utilizará para criar a marca, deverá considerar sua familiaridade com a edição de imagens e de figuras e o quanto o software é intuitivo. Aqui apresentamos algumas opções:

PROGRAMA PARA CRIAR LOGOTIPO PARA LOJA VIRTUAL PAGOS

CORELDRAW

Se você tem domínio sobre ferramentas de desenho vetorial e design gráfico, o CorelDraw é o caminho a seguir. Com ele, você poderá criar logotipos a partir da manipulação e da criação de imagens, com um excelente sistema de gerenciamento de cores. Muitas pessoas também utilizam o Adobe Illustrator, que tem funções semelhantes.

PHOTOSHOP

Com certeza, esse é o rei dos designers gráficos. O Adobe Photoshop possibilita fazer praticamente tudo relativo às artes gráficas, desde um simples tratamento de fotos até a criação de layouts complexos e bem profissionais. Para usá-lo é recomendado um maior conhecimento das ferramentas de edição gráficas.

PROGRAMA PARA CRIAR LOGOTIPO PARA LOJA VIRTUAL GRATUITOS

INKSCAPE

O Inkscape é uma ótima alternativa para não profissionais se aventurarem no estudo de vetores e afins. Tem excelente qualidade de acabamento e vem recheado de recursos de edição. Quem está acostumado com a interface Adobe pode estranhar um pouco, mas deve se familiarizar com os comandos em pouco tempo.

GIMP

É outra boa alternativa para quem quer criar um logotipo sem investir dinheiro. O editor de imagens Gimp tem muitos recursos, mas nem sempre oferece uso intuitivo para criadores sem experiência. Por isso, se você decidir utilizá-lo, dedique-se a conhecer suas ferramentas.

Como você pode ver, o caminho para criar o logotipo para o seu comércio eletrônico envolve conhecimento e decisões bem pensadas. Se você tem interesse na área de design e acha que este conhecimento pode ser importante para impulsionar o seu e-commerce, dedique-se a conhecer os programas para fazer logotipo e a dominar as ferramentas.

Agora que você já sabe de todos os passos para criar logotipo, que tal saber como se escolhe o nome de uma empresa? Este conteúdo poderá ajudá-lo a criar uma marca bem sólida para o seu comércio virtual. 

Artigo anteriorAtendimento ao cliente: dicas para atender bem e melhorar as vendas
Próximo artigoProspecção de clientes para loja virtual: 10 dicas para vender mais!
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

DEIXE UMA RESPOSTA