Como criar logomarca para loja virtual: 3 ferramentas grátis + 6 pagas

Como criar logomarca para loja virtual: 3 ferramentas grátis + 6 pagas

2512
0
Minha loja virtual precisa de logotipo
Minha loja virtual precisa de logotipo

Ter uma boa logomarca é fundamental para quem quer trabalhar com vendas na internet. Isso porque a identidade visual é um dos primeiros pontos de contato entre o cliente e a empresa e, assim, passa diversos valores agregados. A partir de uma boa logomarca, um consumidor pode se interessar ou não em conhecer melhor aquela empresa.

Na pressa em começar a vender online, muitos empreendedores fazem logomarcas provisórias que, com o tempo e com a diversidade de tarefas que surgem, acabam ficando definitivas. No entanto, começar o trabalho da marca com uma boa imagem faz diferença para o sucesso do negócio. 

Se você está começando a trabalhar com comércio eletrônico e ainda não decidiu nada sobre a sua identidade visual, descubra como criar logomarca para loja virtual!

QUAL É A DIFERENÇA ENTRE LOGOTIPO E LOGOMARCA?

Muitas pessoas usam as palavras logotipo e logomarca como sinônimos, no entanto elas têm significados diferentes e que devem ser levados em consideração. O logotipo se refere apenas à parte escrita de forma estilizada. Ou seja, é o nome da marca escrito com uma fonte específica, como no caso do Google.

A logomarca, por sua vez, é o desenho que representa a marca. Esse desenho pode ser um ícone, um símbolo ou qualquer outro recurso gráfico que ilustre a marca através de uma imagem. Para entender mais claramente, pense no símbolo da Apple. 

Uma empresa pode ter logotipo, logomarca ou os dois. Enquanto o Google usa apenas a tipografia colorida como representação e a Apple usa apenas a maçã, marcas como Starbucks, Nike e Adidas combinam as duas modalidades em suas identidades visuais. 

LOJA VIRTUAL PRECISA DE LOGOTIPO E LOGOMARCA?

O comércio eletrônico precisa ter uma identidade visual bem definida para atrair os consumidores e passar a sensação de profissionalismo e confiança. Isso pode ser feito com a adoção de logotipo, de logomarca ou da combinação entre os dois.

Para saber qual das alternativas é a ideal para o seu negócio, você deve fazer um estudo aprofundado sobre o mercado que está entrando, o produto que está vendendo e os consumidores a quem se dirigirá. 

Assim conseguirá entender qual estrutura de marca será melhor recebida. Além disso, dependendo dos valores e das especificidades da sua empresa, o logotipo ou a logomarca se mostrará a melhor alternativa.

Se você está em dúvida entre logotipo, logomarca ou a combinação de ambos, deixe rolar. Conforme mergulhar nas premissas da sua empresa, conseguirá visualizar um caminho para essa definição. 

COMO CRIAR UMA LOGOMARCA DE SUCESSO?

A pergunta que não quer calar é como criar logomarca para loja virtual? Passar todo o âmago de uma empresa a partir de uma imagem não é tarefa fácil e, justamente por isso, existem pessoas que são especialistas na criação de logotipos e de logomarcas. 

O símbolo escolhido deve passar atributos que contribuam com a atuação da loja e gerem sensações interessantes no público a quem a marca se dirige. Confira aqui alguns itens que uma logomarca deve ter para fazer sucesso:

  • Ser original e reconhecível;
  • Ser visualmente atraente;
  • Transmitir a essência do negócio;
  • Adotar um estilo que tenha sintonia com a marca;
  • Passar os valores da empresa.

COMO CRIAR LOGOMARCA PARA LOJA VIRTUAL COM 6 FERRAMENTAS

Se você tem condições de investir, o ideal é que procure um profissional para construir a identidade visual do seu comércio eletrônico. No entanto, se não tiver recursos ou se preferir se aventurar sozinho na criação da logomarca para o seu negócio, poderá usar alguma das ferramentas abaixo. Confira:

ONLINE LOGO MARKER

Em um primeiro momento, a interface do site pode assustar o usuário, mas em pouco tempo é possível notar como ela é intuitiva e fácil de manipular. Nela, é possível criar logotipos e banners para o seu site. Além disso, existe a opção de usar imagens do seu computador. No final de tudo, basta fazer download do arquivo trabalhado.

LOGO FACTORY WEB

Esse serviço tem funções bem interessantes e é um pouco mais profissional para a criação de logomarcas para empresas. Nele, é possível encontrar mais de 300 imagens que podem ser usadas para a construção da marca. O grande problema da página é que as fontes disponíveis são um pouco restritas.

LOGO CREATOR

Essa ferramenta tem como vantagem o fato de ser bem prática e simples. Seus recursos não são muitos, mas permitem personalizar as cores, os tamanhos e as larguras das imagens. Esse tipo de site pode ser útil principalmente para quem deseja projetar diferentes logomarcas.

COOLTEXT

Nesta ferramenta  é possível criar diferentes palavras personalizadas, banners e botões. A sua utilização é bastante intuitiva e permite inclusive que o usuário escolha o formato do arquivo. É um bom site para a criação de logomarca e tem como vantagem o fato de não precisar de cadastro.

CRIAR BANNER

Este site é bem simples de ser utilizado e possui excelentes recursos para aplicar em uma logomarca ou em um banner para o e-commerce. A ferramenta também permite adicionar textos em fotografias e criar gifs animados com até dez imagens. Além de tudo, é possível transformar fotos em desenhos.

SHOPIFY

Para quem não conhece, essa é uma ferramenta muito útil e legal para a criação de logomarcas e de logotipos. Sua interface parece bem modesta, mas tem como vantagem a facilidade na utilização. Basta escrever o nome da empresa, escolher uma entre as diversas fontes existentes e depois baixar a logomarca.

COMO CRIAR LOGOMARCA GRÁTIS PARA LOJA VIRTUAL COM 3 FERRAMENTAS

Além dos sites que falamos acima, existem outras ferramentas que podem ajudar na criação da logomarca para o seu comércio eletrônico. Se você tem dúvidas sobre qual é a ideal para o seu negócio, veja as alternativas aqui:

GOSPACES

Essa ferramenta permite um uso bem simplificado: basta inserir o nome da empresa e escolher a cor ou o desenho que deseja fazer. As fontes são um pouco restritas, mas suficientes para criar a logomarca. Para você fazer o download do seu logo, basta se cadastrar gratuitamente.

FREE LOGO SERVICE

Este site pode ser usado com bastante facilidade por quem quer criar uma logomarca. O usuário deve escolher o tipo de imagem que deseja usar entre as diversas categorias e criar a estrutura da sua marca. Sem dúvidas, este é um ótimo serviço para quem busca por bons logos de forma gratuita.

LOGASTER

Esse é um dos principais sites usados pelos designers. Se você não conhece, adicione a sua lista, já que ele possui uma ferramenta bem simples para criar o slogan e as cores de sua marca. Além disso, o site também dispõe de exemplos de conceitos, sendo possível saber como seu logo pode vir a se parecer futuramente.

COMO MONTAR UM SLOGAN?

Criar um slogan pode contribuir para que os seus clientes fixem o propósito da sua marca e sempre lembrem de você. Um dos exemplos mais bem sucedidos de slogan é o do Bombril, que bateu tanto na tecla das 1001 utilidades que jamais foi esquecido. 

É claro que uma loja virtual não precisa gritar aos sete ventos o seu slogan, mas usá-lo com estratégia pode ser importante para consolidar alguns dos atributos da marca, como qualidade, preço baixo ou segurança. 

Mas como  montar um slogan? Para criar um bom slogan, pense nos principais pontos que você quer comunicar aos seus clientes. É a partir desta definição que você conseguirá formular uma frase de impacto e que caracterize a sua marca. 

Outra alternativa é recorrer aos geradores de slogan online. A maioria deles é gratuito e funciona a partir de uma palavra-chave. A partir das ideias que oferecem, você poderá aperfeiçoar e formular a comunicação da sua loja virtual.

Agora que você já sabe como criar logomarca para loja virtual, que tal complementar o conhecimento aprendendo sobre os significados das cores? Esse conteúdo poderá contribuir muito para a identidade visual do seu negócio! 

 

Artigo anteriorIntegrar loja virtual a marketplace e redes sociais de forma simples
Próximo artigoPsicologia das cores no e-commerce para estimular a decisão de compra
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

DEIXE UMA RESPOSTA