Como fotografar produtos no e-commerce: guia para tirar fotos incríveis

Como fotografar produtos no e-commerce: guia para tirar fotos incríveis

2439
0

Fotografar produtos é uma tarefa essencial para quem trabalha com comércio eletrônico. Como os consumidores digitais não podem tocar e nem experimentar os produtos que pensam em comprar, ver fotografias ajuda muito no processo de decisão de compra. 

Mas não adianta fazer fotos de qualquer jeito. É necessário divulgar imagens com qualidade, que mostrem os detalhes dos itens que você vende. Quer saber como fotografar produtos e passar confiança aos seus consumidores? Vamos explicar tudo para você! 

DICA DE COMO FOTOGRAFAR PRODUTOS NO E-COMMERCE PARA INICIANTES

Muitos tutoriais online que dão dicas de fotografia oferecem materiais focados apenas em quem tem câmeras profissionais ou semiprofissionais. No entanto, essa não é a realidade do pequeno empreendedor que está iniciando um negócio online e que conta somente com um celular e uma câmera fotográfica mediana.

Nesses casos, uma boa alternativa é recorrer ao Photo Studio Box, um mini estúdio fotográfico que pode ser montado em menos de 5 minutos e que acompanha a iluminação e o fundo infinito. Nele, é possível tirar fotografias até com o celular. 

É claro que a qualidade não será a mesma obtida pelas câmeras semiprofissionais, mas já será boa o suficiente para colocar as fotos dos produtos no e-commerce e para iniciar a atuação nas redes sociais. 

COMO MONTAR UM MINI ESTÚDIO FOTOGRÁFICO

Se, no momento, você não tiver condições de investir no Photo Studio Box, pode criar um mini estúdio caseiro para fotografar produtos. Para isso, use uma mesa ou outra superfície que sirva de base e cole um EVA branco ou cartolina na mesa e na parede, de modo que fique levemente curvado para dar a sensação de fundo infinito. 

Para que você não precise gastar com iluminação, escolha um ambiente com uma boa luz. Lugares próximos de portas e janelas são os mais indicados. É claro que o resultado não será o mesmo obtido com o Photo Studio Box, mas com certeza já será melhor do que muitos e-commerces por aí. 

COMO USAR O MINI ESTÚDIO FOTOGRÁFICO

Para fazer fotografia de produtos no mini estúdio fotográfico, você vai precisar de uma câmera fotográfica, de energia elétrica para as lâmpadas e de uma superfície plana, como uma mesa. Com isso, toda estrutura estará pronta para você começar a fazer os registros dos seus acessórios. Vale lembrar que o mini estúdio é ideal para objetos pequenos.

EQUIPAMENTOS NECESSÁRIOS PARA FOTOGRAFAR PRODUTOS PARA E-COMMERCE

Se você está começando o seu comércio eletrônico ou já está há algum tempo no mercado e tem um pouco mais de dinheiro para investir nas fotografias, poderá ir além e uma solução mais qualificada do que a do mini estúdio fotográfico.

Assim, conseguirá fazer uma boa fotografia de produto e passar mais confiança aos consumidores do seu e-commerce. Para ajudá-lo, reunimos os quatro principais equipamentos necessários para fazer boas fotos para o seu e-commerce 

CÂMERA PARA FOTOGRAFAR PRODUTOS

Tenha em mente que o consumidor escolhe o produto conforme a imagem que você apresenta. Caso a imagem tenha pouca definição, a probabilidade de que ele opte pelo concorrente é grande.

Por isso, por mais que seja um investimento um pouco caro no começo, uma câmera para fotografar produtos pode trazer bons resultados para o seu negócio. Na hora de escolher, pesquise o melhor preço e veja quais funções são importantes para você.

BOA ILUMINAÇÃO

Quando a iluminação é boa, a fotografia fica sem sombras e consegue mostrar o produto como ele realmente é. Nem sempre a luz do dia é suficiente para que você registre os seus produtos com qualidade. Por isso, lâmpadas claras e refletores podem ajudá-lo.

TRIPÉ

Nada é pior do que uma foto tremida, não é mesmo? O tripé auxilia o fotógrafo a não fazer fotos borradas e também colabora com a agilidade durante o processo de fotografar os produtos. Você não precisa investir em um tripé de uma marca cara – em geral, os mais simples já têm boa qualidade. 

PROGRAMA DE EDIÇÃO

Um bom programa de edição, como o Photoshop ou o Lightroom, podem deixar as suas fotografias muito mais atraentes. Com eles, é possível ajustar brilho, contraste, saturação e até tirar pequenas imperfeições que às vezes saem na fotografia. 

Além disso, com o auxílio desses programas de edição você pode colocar a mesma foto com vários tipos de zoom, o que ajuda o consumidor a visualizar todos os detalhes do seu produto. 

COMO FOTOGRAFAR PRODUTOS: DICAS DE FOTOGRAFIA

Já deu para entender que usar boas fotografias é essencial para o sucesso de uma loja virtual, não é mesmo? Imagens de qualidade dizem muito sobre o produto que o cliente está pensando em comprar e ainda ajudam o comércio eletrônico a ficar melhor ranqueado em mecanismos de busca como o Google.

Com a adoção de algumas estratégias, você consegue fotografar produtos para a sua loja virtual de maneira eficiente e chamar a atenção dos seus clientes. Confira aqui como fotografar produtos:

TENHA UM EQUIPAMENTO DE QUALIDADE

A fotografia é uma atividade que exige técnica. Dependendo do destino final das imagens, é importante investir em equipamentos de qualidade. Se você quer fotografar produtos de forma profissional, é interessante que tenha:

  • Câmera fotográfica ou um celular com uma boa câmera
  • Tripé
  • Fonte de luz (lâmpadas, soft box ou set lights, entre outros)
  • Timer
  • Fotômetro (opcional)
  • Fundo infinito
  • Rebatedor ou placa de isopor

Tenha em mente que um equipamento de qualidade não necessariamente é caro. O importante aqui é fotografar produtos de forma nítida e em fundo neutro. Além disso, é importante entender como cada item funciona, principalmente se você utilizar uma câmera profissional ou semiprofissional. 

Tão importante quanto ter o equipamento é dominá-lo. Invista no aprendizado de algumas técnicas de fotografia e faça testes para definir qual estilo de imagem é mais adequado para o seu e-commerce. Isso ajudará a criar a sua própria identidade visual.

EXPLORE DIFERENTES ÂNGULOS

Cerca de 66% das lojas virtuais não utilizam imagens extras suficientes quando vão apresentar um produto. Isso se torna um ponto negativo no indicador de qualidade do e-commerce, já que o consumidor não consegue verificar com detalhes as características do produto.

Sabe qual é o risco de utilizar poucas imagens para apresentar um produto? Que o consumidor decida não comprar em seu comércio eletrônico ou, pior, que compre achando que está pagando por um produto diferente do que receberá em casa. Você não quer ter um cliente frustrado, né?

Ao investir em alguns materiais fotográficos, você terá estrutura para criar muitas imagens de cada um dos seus produtos. Assim, poderá utilizá-las no seu comércio eletrônico e desdobrá-las para suas redes sociais e blog

Se você fizer bom uso da tecnologia e produzir boas imagens, terá um ganho que poderá ser avaliado nas vendas. No entanto, lembre-se que as imagens devem apresentar com precisão as dimensões, as formas e a qualidade do produto. 

Tire fotos que demonstrem o máximo de detalhes, retratando também diferenciais, como design e material. Algumas informações, como voltagem e itens de suporte, também devem ser enfatizadas. Quanto mais imagens relevantes, maiores são as chances do cliente se interessar pelo seu produto.

NÃO UTILIZE O FLASH

Em hipótese alguma utilize o flash para fotografar produtos: o disparo cria uma luz direta e pouco difusa, que produz sombras estranhas. Isso demonstra um ar de amadorismo na fotografia. As técnicas de luz e sombra podem ser um pouco avançadas no início. Por isso, deixe a luz uniforme e o mais natural possível. 

Ao fotografar produtos, você pode utilizar dois tipos de luz:

  • Natural, isto é, a luz do sol.
  • Pontos de luz artificiais, como luminárias. O ideal é que as lâmpadas utilizadas sejam de cor branca.

BUSQUE ESTABILIDADE

Qualquer toque ou vibração que ocorra durante o disparo da câmera fotográfica pode resultar em uma foto borrada. E, definitivamente, fotos borradas não passam profissionalismo para um comércio eletrônico. A solução disso é simples: um tripé que deixe a câmera totalmente simples garante fotografias nítidas. 

TENHA CUIDADO COM A ESCALA

A escala é um dos pontos mais importantes de se analisar na hora de fotografar produtos. Acontece que alguns consumidores podem ter dificuldade de entender as reais dimensões de um item. Nesse caso, é importante utilizar outros objetos para realizar a comparação com o item que está sendo comercializado.

Por exemplo, se o produto a ser comercializado é um relógio, o ideal é tirar a foto no pulso de um modelo. No caso de roupas e de acessórios, incluir modelos com características semelhantes às do público-alvo é uma ótima estratégia.

TRATE AS FOTOS

Mesmo que as fotos pareçam perfeitas, sempre existe algo que é possível mudar para a imagem ficar ainda melhor. O tratamento de imagens é importante para corrigir possíveis imperfeições, fazer o balanço das cores, dimensioná-las para um mesmo tamanho ou enfatizar um detalhe.

Na hora da edição, fique atento para não deixar a fotografia muito artificial. Hoje em dia é muito comum o uso de filtros e de efeitos. Porém, muitas vezes eles distorcem a imagem e a deixam menos atraente do que ficaria ao natural.  

FAÇA UM CURSO PARA FOTOGRAFAR PRODUTOS 

Se você não entende muito de fotografias, mas se interessa pelo tema, um bom curso de fotografia pode ajudá-lo a criar uma identidade própria para as suas imagens, fazendo com que o cliente consiga identificar a sua loja mesmo que encontre a fotografia em outro local.

Ao fotografar produtos para o e-commerce, tenha em mente a sua persona, seus hábitos e suas preferências. Coloque-se no lugar do cliente e, assim, você conseguirá entender quais características são relevantes para criar uma boa composição de imagem.

O QUE CONSIDERAR ANTES DE FOTOGRAFAR PRODUTOS PARA O E-COMMERCE?

Já deu para ter uma ideia sobre como fotografar produtos com qualidade é fundamental para o seu comércio eletrônico, não é mesmo? Se você ainda quer se aprofundar no tema e fotografar melhor do que o seu concorrente, veja essas 5 dicas:

1. ENTENDA A IMPORTÂNCIA DA FOTOGRAFIA PARA O E-COMMERCE

O crescimento do mercado digital faz com que os conteúdos criados pelas marcas tenham que ser cada vez mais atraentes. Isso não se refere só a textos: as imagens devem ser utilizadas como um diferencial para a sua marca.

Lembre-se de que no universo digital a qualidade da fotografia de produtos é o que dá credibilidade para os consumidores. E como a confiança é a chave do sucesso no e-commerce, uma boa fotografia pode ser um meio importante para alavancar suas vendas online.

2. PENSE NO CONCEITO DO PRODUTO

Antes de fotografar um produto, você deve pensar no conceito dele. Ou seja, imaginar a composição que estará em torno do produto naquela imagem. Para se inspirar, você pode procurar imagens de produtos semelhantes na internet e ver qual foto mais chama a sua atenção. 

Uma dica para quem trabalha com vendas é tirar as fotos dos produtos em situações reais Ou seja, próximo de itens que vão acompanhá-lo no dia a dia. Além disso, optar por modelos humanos ao invés de manequins pode ajudar a dar um tom mais real para o registro.

3. USE AS CORES COMO ESTRATÉGIA DE ATRAÇÃO

As cores têm o poder de criar sensações em quem as observa. Se você deseja passar uma ideia de harmonia em suas fotos, deverá usar cores diferentes do que se quisesse passar a ideia de pressa e tensão. 

Normalmente, recomenda-se utilizar o fundo branco para fotografia de produtos. Mas, se você tiver um conceito bem embasado, poderá mudar a cor de fundo para alcançar o seu objetivo. Outra estratégia é usar objetos complementares com cores que estejam alinhadas à sua proposta.

3. FAÇA DA ILUMINAÇÃO SUA ALIADA

Luz, câmera, ação! Percebeu que a luz é o primeiro elemento nessa frase famosa? Isso porque ela pode ser sua maior aliada, mas também pode acabar com o seu dia. Em um estúdio, a luz fica mais fácil de ser controlada, já que é possível usar recursos como refletores e lâmpadas extras. 

No entanto, se bem utilizada, a luz natural pode oferecer resultados brilhantes. Se você for fotografar ao ar livre, cuide para criar uma sombra suave no objeto, que se espalhe de forma sutil.

4. BRINQUE COM OS ÂNGULOS

Para que o cliente tenha uma impressão mais realista do objeto, é importante fotografar  a partir de diferentes ângulos. Você deverá buscar a melhor perspectiva do objeto para que o consumidor consiga formar a imagem em três dimensões na mente dele. A foto deve mostrar o tamanho, o formato e o design de seu produto. 

Uma boa técnica para dar noção sobre a dimensão do item é incluir na foto algo que tenha medidas já conhecidas — isso vale principalmente para enfeites, brinquedos e outros objetos que não seguem um padrão de tamanho. Quanto mais informações o cliente tiver sobre o produto, mais satisfeito ele ficará.

5. DÊ ATENÇÃO REDOBRADA AO MOMENTO DA EDIÇÃO

Depois dos cliques, você terá que se dedicar para a edição. Nessa fase, deverá selecionar as melhores fotos e tratá-las em softwares específicos. Lembre-se: essa edição deverá realçar cores, fazer cortes e melhorar a apresentação das fotos, mas isso não deve ser confundido com aqueles filtros prontos de celular! 

Antes de finalizar, guarde essas dicas para uma fotografia de produtos perfeita:

  • Menos é mais
  • Foque no produto
  • Pense como cliente
  • Marcas e logotipos devem estar legíveis
  • Fotografe todas as opções de cores

Agora que você já conheceu os principais elementos para fazer fotografia de produtos e ter sucesso com a sua loja virtual, não perca mais tempo. Comece agora mesmo a investir em fotos de qualidade e veja o aumento das vendas!

Se você curtiu essas dicas sobre fotografia de produtos, conheça as nossas 6 dicas sobre como otimizar a gestão de estoque no e-commerce e tenha ainda mais sucesso com a sua loja virtual!

Artigo anteriorComo gerar boleto para loja virtual e vender mais? [GUIA COMPLETO]
Próximo artigoVantagens e desvantagens de comprar pela internet: veja onde comprar
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

DEIXE UMA RESPOSTA