Fotografia de produtos: 5 dicas para ter sucesso!

Fotografia de produtos: 5 dicas para ter sucesso!

389
0

Para você que está querendo abrir uma loja virtual e deseja entender mais sobre como funciona esse segmento, saiba que apostar na fotografia de produtos é fundamental. Isso porque como não há o contato pessoal com o produto, uma fotografia de qualidade é responsável por levar o cliente a ter uma experiência mais próxima da realidade e decidir pela compra.

Se você está se perguntando como fotografar esses produtos de forma que eles chamem a atenção do consumidor, neste post, vamos dar 5 dicas para você ter sucesso com a fotografia de produtos em sua loja virtual. Boa leitura!

1. Entenda a importância da fotografia para o e-commerce

O crescimento do mercado digital vem acompanhado pelo aumento na demanda de conteúdos atraentes e de boa qualidade. Isso não se refere só a textos. As imagens podem e devem ser utilizadas como um diferencial para a sua marca, convertendo os navegadores em compradores.  

Por isso, antes de lançar os produtos, as empresas têm buscado formas de apresentar as fotografias deles de maneira criativa e diferenciada, o que resulta em uma imagem de alta qualidade que chama a atenção do cliente.

A qualidade da fotografia de produtos é o que transmite a confiabilidade de uma marca. E como a confiança é a chave do sucesso no e-commerce, uma boa fotografia pode ser um meio para alavancar suas vendas online.

2. Pense no conceito do produto

Antes de tirar a foto do produto, é preciso pensar no conceito dele, ou seja, imaginar a ideia da foto. Isso significa se colocar no lugar do consumidor e entender seu comportamento, para, então, pensar no que ele espera do conceito desse produto. Para auxiliar nesse momento, é interessante buscar referências para a construção da foto.

Você pode procurar imagens de produtos semelhantes na internet e ver qual foto mais chama a atenção e passa a realidade do produto. O próximo passo é pensar na produção. Nessa etapa, será definido se algum objeto vai acompanhar o produto e qual fundo será utilizado.

Uma dica bem relevante para o e-commerce é tirar as fotos em situações reais, isto é, próximo a itens que vão acompanhá-lo no dia a dia ou sendo utilizados por modelos humanos, se esse for o caso. Nesse caso, recomenda-se disponibilizar fotos do objeto individual e fotos dele nas situações de uso.

Para entender a aplicabilidade dessa dica, basta pensar em fotos de cama. Você já viu esse produto sendo vendido em uma foto sem o colchão? Seria estranho, não é mesmo? O cliente vê a foto e já precisa imaginar como o produto será usado.

3. Use as cores como estratégia de atração

As cores exercem funções importantes para criar sensações em consumidores. Por isso, são utilizadas como estratégias de acordo com diferentes segmentos. Você já parou para pensar no significado das cores das marcas famosas?

Ou seja, deve-se ter atenção na escolha das cores que serão utilizadas nas fotografias. Você deseja passar uma ideia de harmonia, confiança, calma, luxo, criatividade ou tensão acelerada? Isso pode ser obtido com uma boa escolha e combinação das cores.

Normalmente, recomenda-se utilizar o fundo branco, mais conhecido como fundo infinito, para fotografia de produtos. Você pode criar esse fundo infinito em qualquer lugar: basta colocar um tecido ou uma cartolina branca e dobrar para criar uma curva. Isso ajuda a direcionar o foto somente para o produto.

3. Faça da iluminação sua aliada

Luz, câmera, ação! Percebeu que a luz é o primeiro elemento nessa frase famosa? Isso porque ela pode ser sua maior aliada, mas também pode acabar com o seu dia. É isso mesmo! Principalmente quando a imagem está sendo fotografada em um ambiente aberto, a busca pela luz perfeita é o primeiro passo para uma foto sensacional.

Em um estúdio, isso fica mais fácil de controlar. Entretanto, a luz natural é a mais aconselhada. É recomendado fotografar no início da tarde para aproveitar a melhor luz. Aquela sombra grande atrás do objeto deve ser evitada é a sombra dura. É melhor para a apresentação uma sombra suave, que se espalha de forma menos aparente em torno do objeto.

É preciso verificar se a iluminação está favorecendo a identificação do logotipo da marca, o design do produto e se está transmitindo a sensação que o cliente deseja. Enfim, quando se trata da iluminação, basicamente o que deve ser feito é escolher o que deve ser evidenciado e o que deve ser escondido, considerando as características do produto e as sensações que você quer passar sobre essa imagem.

4. Brinque com os ângulos

Para que o cliente tenha uma impressão mais realista do objeto, é importante fotografar diferentes ângulos. Você deverá buscar a melhor perspectiva do objeto para que o consumidor consiga formar a imagem em três dimensões na mente dele. A foto deve mostrar com precisão o tamanho, o formato e o design de seu produto. Para isso, é recomendado proporcionar uma noção de escala.

Você deve incluir na foto algo que tenha dimensões já conhecidas  isso vale principalmente para enfeites, brinquedos e outros objetos que não seguem um padrão de tamanho. Quanto mais informações o cliente tiver sobre o produto, mais satisfeito ele ficará.

5. Dê atenção redobrada ao momento da edição

Depois dos cliques, é a hora da edição. Nessa fase, serão selecionadas as melhores fotos. Normalmente, é necessário fazer um tratamento dessas fotos em softwares específicos de edição de imagens.

Mas lembre-se: esse tratamento deve realçar cores, fazer cortes e melhorar a apresentação das fotos, mas isso não deve ser confundido com aqueles filtros de celular! Em e-commerce, esses filtros confundem a ideia do cliente sobre o produto e podem comprometer a confiabilidade.

Antes de finalizar, guarde essas dicas finais para uma fotografia de produtos perfeita:

  • menos é mais;
  • foque no produto;
  • pense como cliente;
  • marcas e logotipos devem estar legíveis;
  • fotografe todas as opções de cores;
  • imprima a foto e observe-a para fazer melhorias.

Agora que você já conheceu os principais elementos para fazer fotografia de produtos e ter sucesso com a sua loja virtual, não perca mais tempo. Comece agora mesmo a investir em fotos de qualidade e veja o aumento das vendas!

Se você curtiu essas dicas sobre fotografia de produtos, então saiba, agora, 6 dicas de como otimizar a gestão de estoque no e-commerce e tenha ainda mais sucesso com a sua loja virtual!