Então é Natal, vamos contar para todo mundo

Então é Natal, vamos contar para todo mundo

2211
0
Natal

Hoje faltam apenas 49 dias para o Natal, antes de contagiar seus clientes com o espírito natalino você precisa se contagiar também. Mostre que a sua loja está preparada para o Natal, para receber os clientes e o bom velhinho, mostre que o seu e-commerce vai fazer o possível para que ninguém fique sem presente dia 24. Como fazer isso? Da mesma forma que as lojas físicas fazem, enchendo os olhos com enfeites, papai noel, e árvore de Natal. Calma, não vai sair poluindo o layout da sua loja virtual.

O que nós queremos dizer, é que o Natal é uma data comemorativa com apelo visual muito forte e você precisa transferir isso para o mundo virtual também. Porém não pode esquecer que é uma loja virtual, então não exagere, emocione. Veja o que combina mais com a sua loja, lojas físicas ou virtuais adoram fazer promoções no Natal, as pessoas já querem comprar, então a promoção pode dar um impulso a mais na hora de decidir a compra.

Natal
Basicamente é assim que você vai se comunicar agora, compartilhando Natal

Sua loja virtual não precisa sortear um carro como geralmente fazem os shoppings, mas quem sabe você pode oferecer um vale compras de valor atrativo ou ainda uma unidade do seu produto estrela. E se forem apenas descontos não tem problema, é Natal e todas as promoções são bem-vindas.

Árvore de Natal Virtual

Essa é a hora de usar sua capacidade criativa para atrair os clientes, sim, isso você já faz todos os dias, mas na época do Natal os clientes ficam mais emotivos e mais abertos para comprar. Aproveite cada oportunidade, chegue de mansinho, mostre seu produto, suas condições de pagamento, de envio, convença que a sua loja tem valor. Reforçando, valor não é preço, valor agregado é o que além de produtos tem na sua loja virtual, qualidade, atendimento, atenção, carinho, marca, preço? Lembre-se dificilmente você vai se diferenciar se tiver apenas o básico.

Crie uma identidade visual para sua campanha de Natal, replique essa identidade em todos os seus materiais. Que cor combina mais com a sua loja, vermelho? verde? dourado? Abaixo compartilhamos imagens de campanhas de natal passadas de marcas bem conhecidas, perceba como todo aquele espírito natalino é colocado nas imagens, algumas mais meigas, outras mais agressivas. Mas a ideia é realmente essa, mostrar que o Natal chegou, e você vai vender e entregar como se fosse o próprio Papai Noel.

Não esqueça que sua loja é virtual e os pedidos tem prazo para chegar nas casas dos clientes, então quanto antes o cliente comprar melhor. Quem compra dia 20/12 dificilmente tem presente para entregar dia 24. Lembre carinhosamente seus clientes e seus possíveis clientes que para comprar pela internet não dá pra deixar para o Dia D, a compra precisa ser feita antes. Mostre porque comprar antes, e porque comprar da sua loja. Mande e-mails segmentados para sua base informando as promoções e as condições. No dia do Natal, envie um e-mail apenas desejando Feliz Natal para seus clientes, sem tentar vender nada, faça eles sentirem que você se importa e os trata com carinho.

Enfeites de Natal

Se você está acompanhando a nossa série Dia D, sabe que também está tendo todos os preparativos para a Black Friday, deixe todas as suas artes, banners e e-mails prontos, e na segunda-feira depois da BF, foque com força total no Natal. Agora não deixe para começar em pensar no Natal só quando começar dezembro, comece sutilmente agora, estabeleça um ponto alto da campanha e depois volte para a fase sutil. Porque não adianta vender o que não vai chegar a tempo, assim não se conquista clientes, assim se perde clientes.

A sua loja tem um blog? Faça sugestões de listas de presente para amigo secreto, faça em excel mesmo e deixe disponível para fazer download e coloque o logo da sua loja discretamente no cantinho. Plante a semente da sua loja. Use a sua comunicação visual para tudo isso, cada card do facebook, foto do instagram, vídeo do youtube e e-mail enviado. Se você leu nosso texto anterior deve ter feito download da nossa planilha de planejamento de ações de marketing, espero que você tenha preenchido tudo.

 ➜ Planilha de Planejamento de de Ações de Marketing

Agora complete, colocando as datas e o que você vai fazer na parte visual, 10 banners para o site, para ir trocando? Cor vermelha nos materiais da redes sociais e verde nos materiais enviados por e-mail? Descontos em forma de bolas de natal? Esse é um clássico. Clichês não são proibidos, mas façam com que eles fiquem visualmente encantadores. Não tem habilidades com programas de edição de imagem? Consegue contratar alguém? Tem um sobrinho?

➜ Aprenda Agora a Usar o Canva

Nós recomendamos o Canva, é uma ótima opção para amadores, você consegue fazer montagens bacanas que não ficam com aparência dos desenhos do paint. Peça opiniões sobre as peças criadas, veja se ficou realmente legível, se o texto está claro. E quando estiver tudo ok, toca ficha. Natal ta aí e quem dorme no ponto não vende. Fique ligado aqui no blog para o próximo texto da série Dia D Natal. Ho ho ho esperamos vocês.