Dicas de fotos para postar no Facebook da sua empresa

Dicas de fotos para postar no Facebook da sua empresa

260
0

O uso das redes sociais é imprescindível para quase todos os tipos de empresa hoje em dia, independentemente de ser uma loja física ou online. Trata-se de uma interface que permite interagir com o público e saber o que ele quer, entre outros benefícios. No entanto, é preciso prestar atenção em alguns pontos, em especial as fotos para postar no Facebook.

Utilizar imagens de qualidade nas redes sociais é um grande atrativo para os consumidores, pois, em meio a tanta informação, são elas que se destacam.

Por que adotar uma estratégia de imagens no Facebook?

São mais de 127 milhões de usuários brasileiros interagindo, buscando informações sobre tudo, inclusive sobre as marcas. A rede social afirma ainda que o Brasil está entre os cinco maiores mercados da companhia.

Além de ser uma forma muito eficiente de entrar em contato com o seu público-alvo, exige um baixo investimento, o que pode ser ainda mais vantajoso para quem está com o orçamento reduzido.

Prova que as fotografias são um dos principais atrativos das redes sociais é o fato de existir uma delas, o Instagram, dedicada apenas para postar imagens. Isso não significa que, ao publicar conteúdo no Facebook da sua empresa, você deva valer-se apenas das imagens. Mas, sim, que elas merecem um espaço especial.

Como elaborar uma estratégia relacionada às fotos para postar no Facebook?

Não basta fazer um levantamento para saber quais as fotos para postar no Facebook são mais relevantes ou interessantes. É importante elaborar uma estratégia baseada nas suas experiências, nas tendências, nos memes (se a ideia for utilizar uma linguagem mais informal) e no fator inovação. Vamos ajudá-lo, acompanhe:

Busque um conceito

Elabore uma estratégia como em uma campanha publicitária, que segue um conceito e uma ideia criativa, capaz de gerar likes, compartilhamentos, comentários e, principalmente, conversões para seu negócio.

O conceito é basicamente aquilo que a campanha quer passar, seus aspectos cognitivos, sensações e interpretações por parte do público.

Por isso, é ideal que as postagens estejam interligadas ou tenham uma continuação, de preferência inusitada, surpreendente ou ousada. Com isso, os seus clientes atuais e futuros estarão sempre à espera da próxima publicação.

Elabore um cronograma

O cronograma é um ponto a ser levado em conta. A partir dele, é possível definir o horário, data e a ordem das postagens. Defina também o tipo de conteúdo e o público a quem é destinado.

Por exemplo, a primeira postagem diária será sobre um produto, a segunda, sobre uma dica de como usar o produto, a terceira, a respeito da empresa, com uma informação nova, uma campanha da qual esteja participando, entre outras abordagens.

Procure medir sua audiência para entender quais horários e dias da semana seu público interage mais. Ao definir o que será postado e quando será postado, fica mais fácil evitar repetições e mesmo deixar de lado informações importantes. É necessário, ainda, evitar muitas postagens por dia, para não cansar o seu público-alvo.

Diversifique as postagens

As postagens devem apresentar um conteúdo que tenha relação com a sua empresa e que, ao mesmo tempo, supra uma necessidade do seu público-alvo. Porém, vale ressaltar que, ao usar as redes sociais para se comunicar com os consumidores, não é inteligente apenas postar fotos dos produtos que a sua empresa oferece.

Você pode postar imagens relacionadas às tendências de mercado, sua história, a satisfação dos clientes, memes, além de imagens que refletem sua missão, visão, valores ou mesmo sua posição ideológica.

Aposte no marketing de conteúdo

marketing de conteúdo é bastante usado hoje em dia, uma vez que já mostrou todos os benefícios que possui. Ele é feito de forma indireta, em que a marca divulga alguma informação relevante e de valor agregado e não somente seus produtos.

Se a sua empresa comercializa xampus, ações de marketing de conteúdo consistem em postar artigos com dicas sobre como escolher o melhor xampu para o seu tipo de cabelo, por exemplo. Você também pode lançar uma campanha ou participar de uma já existente sobre o descarte correto de embalagens recicláveis.

Ao divulgar essas informações, você não oferece o seu produto diretamente, mas associa a sua marca a aspectos importantes e relevantes para o seu público-alvo, agregando valor à sua empresa. Nessa tarefa, as redes sociais são muito úteis, pois é onde você pode publicar conteúdo de qualidade e relevância para seus clientes e prospects.

Dessa forma, as fotos para postar no Facebook possuem uma função especial, elas podem trazer esses conteúdos úteis, seja através de uma imagem que chama para a leitura de um artigo ou um desenho que já traga as informações que deseja passar aos consumidores.

Busque auxílio de profissionais

Se você quer investir para valer nas fotos para postar no Facebook, pense em contratar um fotógrafo, designer ou desenhista para oferecer conteúdo inédito e exclusivo para os seus clientes.

Tenha cuidado com os direitos autorais

Lembre-se de que, quando copiadas de outros meios, as fotografias podem estar protegidas por direitos autorais, principalmente, se forem provenientes de buscas no Google. Dê preferência por criar suas próprias produções ou adquiri-las em bancos de imagens profissionais.

Se for utilizar o buscador, refine a busca com uma das filtragens disponíveis: “marcadas para reutilização” ou “marcadas para reutilização com modificação”.

Como escolher e produzir boas fotos?

Outro aspecto importante ao escolher e produzir as fotos e imagens para publicar é em relação à sua qualidade. A criatividade é outra característica que as fotos e imagens que aparecem na linha do tempo da sua empresa devem ter. Além dela, você pode avaliar os seguintes pontos:

Resolução

Imagens com baixa resolução não são nem de longe uma boa opção para o Facebook. Elas podem fazer o inverso de atrair e gerar interações positivas, uma vez que os usuários esperam fotos atraentes e nítidas. 

Medidas

Existem diferentes formatações aceitas. Vamos a elas:

Avatar

É a imagem do perfil cuja função é identificar a página ou perfil com o nome. Funciona como uma assinatura para reforçar a marca. Pode apresentar diferentes dimensões, contudo, o ideal é que seja equivalente a 900 x 900 pixels. É fundamental que a imagem seja legível e traduza o conteúdo que a página compartilha.

Capa

É uma imagem retangular localizada na parte superior da página ou perfil. Da mesma forma que o avatar, essa é uma das primeiras coisas em que o visitante repara. Seu formato ideal é de 828 x 315 pixels. Esse espaço pode ser utilizado tanto para informar quanto para divertir.

Aproveite-o para adicionar dados de contato, passar algum comunicado, informar sobre promoções e eventos, interagir com a imagem do avatar, indicar CTAs etc.

Posts

O formato ideal para as postagens que alimentam o seu feed é de 1200 x 630 pixels. Trata-se de medidas que apresentam uma boa resolução e, como a rede social se adapta aos diferentes tamanhos de tela, o usuário vai conseguir identificar bem seu conteúdo.

Anúncios

Para anúncios no feed de notícias, o ideal é uma imagem única, na forma de um banner com uma foto ou ilustração e texto. É a principal forma de anunciar, principalmente para quem está montando suas primeiras campanhas.

O formato recomendado é de 1200 x 628 pixels, sendo a largura mínima de 600 pixels. A proporção ideal é entre 9:16 e 16:9 (ou 1,91:1 com link).

Cor e contraste

Além de boa resolução, as fotografias devem ser artísticas, com contraste, foco, brilho e bem elaboradas, inclusive, quando mostrarem o seu produto. Apresente os detalhes, utilizando uma cor dominante para que seus usuários possam associar a imagem, assim que a visualizarem.

Essas questões são fundamentais para gerar maior engajamento com os usuários da rede social. Imagine se ele se depara com uma imagem pouco nítida ou desfocada? Sua reputação pode não ser bem-vista ou, possivelmente, ele vai achar que foi falta de profissionalismo.

Daí a necessidade de utilizar imagens bem trabalhadas, que causem um impacto positivo na percepção do usuário. Por isso, as fotos para postar no facebook merecem atenção redobrada, já que são a chave para iniciar (e manter) uma relação forte com os consumidores e prospects.

Gostou do que leu? Aproveite e conheça nossas redes sociais. Temos FacebookInstagramYouTubeTwitter e Linkedin. Em cada um de nossos perfis, apresentamos informações interessantes para os nossos seguidores. Acompanhe!