Como você faz para fotografar produtos?

Como você faz para fotografar produtos?

5631
0
fotografar produtos

Nós já falamos aqui no blog como as fotos para loja virtual de roupas devem ser, mas hoje vamos nós vamos falar de como tirar fotos de produtos menores. Aqueles produtos que você consegue pegar na mão sem muito esforço. Fotografar produtos é uma tarefa muito importante em um e-commerce, pois é através das fotos que o cliente vai conhecer o que ele está comprando, por isso a foto precisa ser de qualidade.

Olhando alguns tutoriais na internet, observamos que em 99% dos casos para seguir as dicas você precisa de uma câmera profissional ou semi profissional, e isso não é uma realidade para um pequeno lojista que está começando. Nem sempre sobra dinheiro no orçamento para investir R$1.500 ou R$2.000 em uma câmera boa, isso sem contar a iluminação e os outros acessórios necessários.

O ideal para quem está começando é produzir fotos de qualidade com o mínimo de recursos possíveis, por isso, nós te apresentamos o Photo StudioBox, um mini estúdio que você monta em menos de 5 minutos, acompanha iluminação própria e fundo infinito. Você pode tirar fotos com o seu celular! Claro que para isso a câmera do seu celular precisa ser qualidade, o StudioBox ainda não faz milagres.

Para usar o Photo StudioBox, você vai precisar de energia elétrica, para as lâmpadas de led, e uma superfície plana, pode ser em cima de uma mesa ou no chão mesmo. Mas lembre-se se você colocar o Photo StudioBox no chão, você terá que ficar abaixado ou até deitado para tirar as fotos, por isso, recomendamos que você use o StudioBox sobre uma mesa. Você também vai precisar de uma câmera, não precisa ser profissional ou semi profissional, pode ser até o seu celular, desde que a câmera seja razoalvemente boa.

Depois de todos os acessórios na mão, é só começar a fotografar produtos. Você não vai precisar editar as imagens depois, o que pode ser uma grande ajuda se você anda meio sem tempo para gerenciar todas as tarefas do e-commerce. A edição das fotos sempre é a parte mais demorada do trabalho, se em 1 hora você fotografa 5 produtos, em 1 hora você edita as fotos de apenas um produto.

Você pode comprar o Photo StudioBox, fazendo um investimento de 10% do custo de uma câmera profissional clicando aqui: https://www.dlojavirtual.com/psb ou você pode tentar montar um estúdio em casa mesmo. Escolha um ambiente bem iluminado para que você não precise gastar com iluminação. Lugares próximos de portas e janelas são os mais indicados. Use uma mesa ou outra superfície que sirva de base, pegue um EVA branco, cole uma parte na parede e a outra na mesa, o EVA precisa ficar levemente curvado para dar a sensação de fundo infinito.

O resultado não será o mesmo obtido com o Photo StudioBox, e provavelmente você vai precisar editar as fotos depois. Mas com certeza já está melhor que muitos e-commerces por aí. O EVA pode ser substituído por cartolina branca. Essa técnica, assim como o Photo StudioBox funcionam apenas para produtos pequenos. Não é recomendada para fotografar produtos como roupas, móveis e objetos grandes. É ideal para canecas, jóias e bijuterias, livros, alimentos, celulares, pendrives, esmaltes.

Se você tirar as fotos com seu celular, pode contar com a ajuda de alguns aplicativos para edição das fotos, onde é possível trocar o fundo da imagem. Basta procurar por apps de chroma key, isso pode ser útil na hora de contextualizar seu produto. Por exemplo, um action figure no cenário do filme, ou uma caneca na cozinha.

Lembrando que para fotografar produtos você precisa de uma boa iluminação, 80% das vezes que você acha que a foto ficou tremida a culpa não foi sua, foi a luz que estava na intensidade errada. Use fundo infinito para o produto ficar com sombra e luz ideais, destacando bem cada detalhe. Tenha uma câmera razoalvemente boa, mesmo que seja a câmera do seu celular. Caso você ainda tenha dúvidas, deixe sua pergunta nos comentários.