(11) 4118-9290 - São Paulo (SP) Clique aqui

REDES

Vender mais no iFood: Confira dicas que irão te ajudar

Por Marcio Eugênio | 28/05/2020
1517
|
0
Vender mais no iFood: Confira dicas que irão te ajudar

O iFood se tornou uma grande oportunidade para negócios locais aumentarem suas vendas, ou até mesmo sendo o principal canal de vendas de estabelecimentos que operam somente com delivery. É possível aumentar as vendas do seu restaurante em até 50% ou mais, em alguns casos, e ter boas vendas e uma boa margem de lucro operando no aplicativo.

Porém, devido a grande concorrência na plataforma, alguns restaurantes de dificuldades em atrair clientes para realizarem pedidos, e acabam vendendo pouco, ou menos do que poderiam.

Mas hoje, nós vamos trazer algumas dicas que você pode aplicar no seu restaurante e que vão te ajudar a vender mais no iFood!

Confira essas 4 dicas que vão te ajudar a melhorar as vendas e o rendimento do seu negócio.

Capriche nas fotos

Algo que sempre falamos sobre lojas virtuais, e que se encaixa perfeitamente no mercado de delivery, é que o cliente não compra o produto (nesse caso, o prato): ele compra a foto e a descrição do prato. 

Por isso, fotos bonitas mostrando as comidas apetitosas que seu restaurante faz são importantes para melhorar o seu desempenho. 

Boas fotos de produtos sempre chamam a atenção. E no caso do iFood, também servem como uma espécie de “gatilho”, podendo aumentar o desejo pelo prato, e até ter efeito psicológico de aguçar a fome. Uma bela foto do prato em questão, pode ser o elemento que faltava para convencer o cliente a fazer o pedido. 

Use as melhores fotos que tiver. E de preferência, não use fotos da Internet!

Procure fotografar os produtos reais, como realmente são. Fotos que você encontra na internet quase nunca representam realmente o seu produto, e pode deixar no cliente um sentimento de ter sido enganado. 

Talvez você não consiga contratar um fotógrafo profissional pra tirar as fotos dos seus pratos, mas você mesmo ainda pode criar imagens incríveis dos seus produtos usando o seu celular, por exemplo. Apenas tome alguns cuidados básicos para que as imagens fiquem boas. 

Temos um texto sobre como fotografar produtos para e-commerce, e embora não seja exatamente sobre comida, as dicas são úteis para esse segmento também. 

Explore os melhores ângulos, destaque os ingredientes, tente criar uma foto que deixe seus clientes com água na boca! Por exemplo, é comum que hamburguerias usem fotos dos seus hambúrgueres cortados ao meio, mostrando todos os ingredientes (aquele queijo derretido costuma dar o toque final!), ou churrascarias usar fotos de carnes suculentas sendo cortadas. 

É uma forma de ilustrar o prato pro cliente, e dar um incentivo a mais pra ele escolher. Use as fotos para tornar seus pratos irresistíveis!

Capriche na descrição

Conforme falamos acima, o cliente não compra o prato: ele compra a foto e a descrição. 

Assim como no caso de lojas virtuais, a descrição serve dois propósitos: informar o cliente sobre as características do prato, e incentivá-lo a escolher essa opção e fazer o pedido. É o complemento que vai informar o cliente sobre o prato, pra ele decidir se irá comprar. 

Você deve descrever corretamente os pratos, o tamanho das porções (hambúrguer de carne de 180g, batata frita grande 500g, etc), informar os ingredientes, opções de acompanhamento. 

Uma descrição detalhada também ajuda a manter uma sua boa avaliação. Sendo claro sobre os ingredientes, você evita que alguém peça algo sem saber o que vem e faça reclamações do seu restaurante.

Mas você também deve tornar o prato atrativo, usando termos que valorizem a sua comida. Busque usar alguns adjetivos como “delicioso”, “suculento”, e termos similares, com a intenção de deixar os clientes com água na boca, completando a impressão da foto. 

Deliciosa Lasanha Artesanal de Carne com Molho Branco”,  “Suculento filé de frango”, “Bacon crocante”, entre outros, são alguns exemplos que podem servir de inspiração. Esse tipo de adjetivo também serve como um “gatilho”, que aliado a uma boa foto, ajudam a deixar seus pratos irresistíveis. 

Surpreenda na Entrega

Pode parecer óbvio afirmar isso, mas a experiência do cliente não acaba quando o pedido é feito. O cliente entrou no iFood, olhou as fotos e descrições dos pratos, escolheu aquele que mais gostou, e fez o pedido. Mas ainda falta ele receber o pedido (e claro, comer).

Nessa etapa, você tem mais uma oportunidade para surpreender – e conquistar – o cliente. Você pode fazer coisas que parecem simples, mas que surpreendem o cliente, agregam valor ao seu restaurante, e constroem a reputação da sua marca.

Ter uma embalagem personalizada com a sua marca é uma alternativa, e não costuma custar muito caro. 

Você ainda pode enviar algumas mensagens personalizadas, agradecendo a preferência. Pode enviar alguns “brindes”, como pequenas porções de sobremesa, balas, doces, ou algum outro “mimo” que o cliente não esteja esperando.

Ou enviar descontos pras próximas compras no seu restaurante. Isso é uma maneira de agradar o cliente no pedido atual, e incentivá-lo a comprar de você novamente. 

Faça Promoções 

Promoções são uma ótima forma de atrair novos clientes, que funciona em praticamente todos os segmentos do mercado. E no delivery não é diferente. 

Não é à toa que o próprio iFood e outros aplicativos oferecem descontos para novos usuários, ou para incentivar que os usuários continuem fazendo pedidos. Eles sabem que ofertas e promoções são um motivador pra que as pessoas voltem a fazer negócio, e que às vezes, uma promoção é o gatilho pra que o cliente faça um pedido, mesmo que nem estivesse pensando nisso. 

O seu restaurante também pode se beneficiar dessa estratégia. Criando promoções para certos combos e pratos, você consegue atrair mais clientes pedindo pela primeira vez, ou fazer com que clientes voltem a fazer pedidos do seu restaurante. 

Você pode criar promoções periódicas, para incentivar clientes a comprar em determinados dias. Por exemplo, pode criar promoções de segunda à-quinta-feira, pra aumentar as vendas nesses dias. Ou promoções diferentes durante o fim de semana, pra que seus clientes peçam com maior frequência nesses dias.

Também pode criar promoções diárias, como “Prato do Dia”, oferecendo descontos em prato diferentes ao longo da semana. Por exemplo, segunda-feira, a lasanha tem desconto; na terça-feira, a Massa à Bolonhesa; quarta-feira são as panquecas, e assim por diante. 

É interessante manter uma periodicidade das promoções, pode ser diariamente, semanalmente, etc. Assim, mantendo o cliente informado sobre quando são as suas promoções, ele levará isso em consideração quando for decidir de qual restaurante fará o pedido. 

E se ele já pediu do seu restaurante, gostou da comida, e vê que os pratos estão em promoção, existem mais chances dele comprar novamente de você do que de um restaurante que talvez seja mais caro, e que ele não conhece.

Com essas dicas, esperamos que você consiga vender ainda mais com o seu restaurante, fidelizando clientes e aumentando seus rendimentos. 

Caso queira uma análise e estratégias personalizadas para sua empresa, entre em contato com nossos especialistas e saiba mais sobre nossos serviços de consultoria. 

Até a próxima, e partiu vender!

Marcio Eugênio

Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

Posts relacionados