(11) 4118-9290 - São Paulo (SP) Clique aqui

REDES

Opções Veganas: 3 motivos para você incluir no seu cardápio (+dica)

Por Marcio Eugênio | 25/05/2020
428
|
0
Opções Veganas: 3 motivos para você incluir no seu cardápio (+dica)

O mundo está vendo um grande crescimento no número de pessoas vegetarianas e veganas. E embora algumas pessoas ainda a enxerguem com certo preconceito e desconfiança, é uma opção que vem sendo cada vez mais difundida, compreendida, respeitada e até mesmo incentivada.

Uma dieta vegetariana ou vegana, se realizada corretamente, pode oferecer grandes benefícios na saúde e no bem estar de quem a pratica, além de gerar menor impacto ambiental na produção dos alimentos. 

Seja por empatia pelos animais, preocupação com a saúde ou com o meio ambiente, o fato é que o número de pessoas que optam por deixarem de comer carne ou alimentos de origem animal segue crescendo, e diversas empresas já perceberam o potencial mercadológico disso. 

Cada vez mais restaurantes vegetarianos são criados, e diversos outros restaurantes oferecem opções vegetarianas e veganas, para atender uma parte crescente da população. Nesse texto, vamos explicar alguns motivos pelos quais você também deve incluir opções veganas no seu cardápio. 

Crescimento na demanda

Como falamos na introdução, um dos principais motivos pra pensar em incluir opções sem carne ou produtos de origem animal é a crescente demanda desse tipo de comida. Segundo uma pesquisa do IBGE, entre 2012 e 2018, houve um crescimento de 75% no número de pessoas que se declaram vegetarianas, chegando a um total de 14% da população brasileira – quase 30 milhões de pessoas!

São quase 30 milhões de pessoas que também almoçam fora, jantam em restaurantes, pedem comida por delivery, etc. E elas não frequentam ou compram apenas de restaurantes voltados ao público vegetariano, muitas vezes também escolhendo restaurantes com diferentes tipo de culinária, mas que oferecem opções vegetarianas.

Se você tiver opções vegetarianas ou veganas na sua hamburgueria, por exemplo, seu restaurante se torna uma opção, mesmo que seu foco não seja esse. Você não precisa abandonar a essência do seu restaurante: adaptar alguns dos seus pratos já existentes, ou mesmo criar pratos novos baseados no seu tipo de cozinha são excelentes opções. Assim, você consegue atender essa demanda, e pode aumentar seu número de pedidos.

Não excluir ou ser excluído

A maioria das pessoas, quando quer ir a um restaurante ou pedir comida, não costuma fazer isso sozinha. Claro que existem pessoas comem sozinhas, seja por preferência ou devido à sua rotina. Mas em geral, sabemos que costumam sair em grupos para comer. 

Se no grupo de colegas ou amigos que saem pra almoçar juntos, ou que decidem pedir comida, existem um ou dois vegetarianos, é provável que o grupo vá optar por restaurantes que atendam aos gostos e preferências de todos. Caso seu restaurante não tenha pratos sem carne e derivados de animais, provavelmente vai ficar de fora das opções. 

Se você tem uma churrascaria, ou um restaurante especializado em carnes, é realmente difícil se adaptar ao público vegetariano, e mesmo o público não costuma buscar essas opções. E não tem problema, é uma especialização culinária que tem muitos apreciadores, e se estiver dando bons resultados com a clientela, tudo bem. 

Mas caso seu estabelecimento não seja tão focado em carnes, vale a pena investir em opções vegetarianas e veganas. Você pode atender grupos variados de pessoas, sem excluir uma parcela dos consumidores. E pratos vegetarianos não são exclusivos: um vegano provavelmente não vai comer um hambúrguer de carne bovina com bacon, mas qualquer pessoa pode querer experimentar um hambúrguer vegano. 

Clientes fiéis

Como já falamos em outro post, a comida é o principal elemento do sucesso do seu restaurante. Com pratos vegetarianos, não é diferente. 

Apesar do crescimento das opções vegetarianas em diversos restaurantes, nem todos conseguem entregar uma boa comida. Não basta não ter carne ou derivados de animais, se as opções vegetarianas não forem boas, os clientes não voltam. 

Se você oferece opções vegetarianas de qualidade, que os clientes gostem, e que sejam tão boas que até não-vegetarianos queiram experimentar, é provável que não apenas clientes vegetarianos voltem a consumir do seu restaurante, como também indiquem para seus amigos. 

Se você se preocupar de verdade com a satisfação do cliente, não só em oferecer opções pra “cumprir tabela”, você provavelmente conseguirá fidelizar clientes com maior facilidade. Se um grupo de amigos com integrantes vegetarianos decide comer fora ou pedir comida, alguém pode lembrar que o seu restaurante tem ótimas opções, que podem agradar a todos. 

Dica Especial!

Embora a demanda e oferta de pratos vegetarianos esteja crescendo, ainda não existe uma variedade de opções tão grande quanto de outras culinárias. Sem contar que alguns restaurantes afirmam ter opções vegetarianas, mas oferecem apenas alguns tipos de saladas. 

Existe muito mais na culinária vegetariana e vegana do que apenas saladas, e essa limitação costuma irritar bastante adeptos dessas dietas. A comida vegetariana está longe de ser fraca, sem graça e insossa, como muitas pessoas acreditam. Na verdade, você pode adaptar diversos pratos e tradições culinárias para atender essa demanda.

Comida italiana, francesa, brasileira, pizza, hambúrguer, pastéis, tortas, e praticamente todos os outros tipos de lanches e pratos podem ser adaptados, e preparados sem carne, ou com alternativas vegetais, como proteína de soja, carne de jaca, e até mesmo as carnes vegetais, novidades no mercado. 

Você não precisa (e nem deve) se ater apenas a opções extremamente saudáveis, com muita salada, ingredientes exóticos, porções completamente balanceadas e comida “funcional”. Lembre-se: batata frita é um prato vegano! Vegetarianos também gostam de comer “besteira”. Você pode (e deve!) ser tão criativo criando pratos vegetarianos, quanto é criando os outros pratos do seu restaurante. 

Agora você sabe o quão importante e benéfico pode ser incluir opções vegetarianas e veganas no cardápio do seu restaurante. Você tem a possibilidade de criar pratos novos, criativos e deliciosos, além de conquistar e fidelizar novos clientes, podendo tornar-se opção de referência entre adeptos de diferentes dietas.

Acompanhe nosso blog e canal no YouTube para mais informações, dicas e conteúdos interessantes sobre e-commerce, delivery e comércios locais. 

Caso queira uma análise e estratégias personalizadas para sua empresa, entre em contato com um de nossos especialistas para saber mais sobre nossos serviços de consultoria.

Até a próxima, e partiu vender!

Marcio Eugênio

Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

Posts relacionados