(11) 4118-9290 - São Paulo (SP) Clique aqui

REDES

Dicas de Conteúdo para Instagram de Doceria

Por Marcio Eugênio | 07/06/2020
2366
|
0
Dicas de Conteúdo para Instagram de Doceria

Um dos segmentos do ramo alimentício que vem ganhando força nos últimos anos são as docerias. Todo mundo gosta de um bom doce, e a facilidade de poder ter uma deliciosa guloseima em poucos minutos sendo entregue na sua casa, graças a aplicativos como o iFood, faz com que cresça o número de empresas focadas no delivery desses produtos. 

Uma boa forma de divulgar seus produtos e sua empresa para o público, e assim conquistar clientes e vendas, é através das redes sociais. Porém, muitas empresas têm dificuldade em utilizar as redes da melhor forma possível. Nem sempre sabem que conteúdo produzir, como atingir o público, como engajar as pessoas e incentivá-las a comprar seus doces.

Hoje nós vamos trazer algumas dicas de conteúdos que a sua doceria pode fazer nas redes sociais para conquistar o público e vender mais:

Fotos e Vídeos 

 É um fato: nós comemos com os olhos. Ver uma comida – ou foto de comida, nesse caso – ativa partes do nosso cérebro ligadas à fome, e podemos “imaginar” como é o sabor daquela comida. E você pode (deve!) aproveitar isso. 

Poste fotos de um jeito que seus doces pareçam deliciosos. Dê close nos detalhes, foque nas diferentes formas e coberturas, explore os diferentes tipos de doces, deixe-os irresistíveis! 

Outro tipo de material que pode usar são vídeos e gifs dos doces ou dos ingredientes. Vídeos do chocolate sendo derretido, doces recebendo cobertura, sendo cortados ao meio mostrando o recheio, fatias de bolo sendo cortadas, doces sendo decorados, etc. 

Esse tipo de conteúdo faz com que os usuários fiquem com água na boca, e tenham ainda mais vontade de comer. E é um tipo de conteúdo que as pessoas gostam de ver; mesmo que não façam o pedido hoje, se gostarem das fotos, vão seguir seu perfil e podem vir a virarem clientes no futuro.

Mas atenção: não use fotos de banco! Além de ser muito difícil encontrar fotos de doces iguais aos seus, com as mesmas formas, recheios e coberturas, o público consegue perceber que as fotos não representam os produtos reais, e podem até mesmo se sentirem enganados. 

Use fotos reais dos seus doces, que sejam de qualidade, tiradas com cuidado e profissionalismo. Se puder contratar um fotógrafo, seria o ideal. Porém, caso não consiga, você pode tirar ótimas fotos usando câmeras digitais ou o seu celular, utilizando algumas técnicas simples.

Fotos com Qualidade e Personalidade

 

 

Crie uma ambientação para a foto. Caso venda combos ou kits de doces, fotografe os produtos juntos. Crie um cenário para as fotos que representem a identidade da sua marca, que passam não apenas a qualidade dos doces, mas a personalidade da sua empresa. Se você usa embalagens personalizadas, que tenham a sua marca e façam parte da apresentação dos doces, a inclua nas fotos.

Você também pode criar cenários e temas diferentes para cada tipo doce, separando por recheio, cobertura, forma, características específicas ou por ocasiões especiais. Por exemplo, uma loja que venda diversos tipos doces em formato de coração, ou com recheio de diferentes tipos de chocolate, pode criar um cenário específico para esses doces. 

A ideia é tentar imprimir a identidade da sua empresa nas fotos, de um modo que o produto continue sendo o principal, mas que também comunique a identidade da sua marca. Você cria um banco de imagens diverso dos seus próprios produtos, e deixa seu feed atrativo.

IGTV’s com os Bastidores

Faça IGTV’s que mostram o preparo dos seus doces. Mostre como é o processo de selecionar a receita, selecionar os ingredientes e utensílios, fazer as massas e os recheios, montar e decorar os diferentes tipos de doces. Foque no cuidado com a preparação, na dedicação da equipe em criar um produto de alta qualidade. 

Também pode mostrar cenas do cotidiano da empresa, como o dia-a-dia na cozinha, a preocupação com um bom atendimento, a preparação dos kits e embalagens para a entrega, ou até mesmo os bastidores das fotos que são postadas no seu perfil. 

Esse tipo de conteúdo reforça a atenção à qualidade que você dedica aos seus produtos, e aproxima os clientes da marca, fazendo com que se sinta mais próximo da empresa. 

Interaja com o Público

Converse com seus clientes, busque as opiniões deles. Faça enquetes sobre promoções, novos doces, itens preferidos. Faça perguntas para o público: como conheceram a loja, quais doces gostam mais, o que gostariam que você vendesse, peça opiniões sobre os produtos e a empresa. Faça “batalhas” de doces, recheios, coberturas, enfim, solte a criatividade!

Você gera conteúdo para sua rede social, e se aproxima ainda mais do seu público, fortalecendo a conexão com os clientes. E você ainda tem muitas informações sobre o perfil do seu público, e o que pensa sobre sua empresa e produtos, podendo adaptar estratégias futuras com base nesse conhecimento.

Use Memes

Memes são uma ótima maneira de interagir com o público e deixar seu feed mais descontraído. Além das fotos com as delícias, memes costumam gerar bastante engajamento, e são uma razão a mais que o público pode escolher seguir seu perfil. Há também boas chances de uma pessoa mostrar o meme para outra, o que pode apresentar sua marca para um novo público. 

Mas tome cuidado. Procure usar memes que façam sentido com o seu negócio. Sempre busque usar memes que remetem a doces, guloseimas, comida. Seu perfil não é uma página de humor, e você deve usar esse recurso para atrair mais público para seu perfil, para que vejam seus produtos e queiram comprar de você. 

A ideia do conteúdo nas redes sociais é apresentar seus produtos ao público, e instigá-los a comprar de você. Com bons produtos e um bom marketing, você pode conquistar e fidelizar muitos clientes. Espero que possamos ajudar a você a criar conteúdos que vão deixar o público com água na boca!

Caso queira uma análise e estratégias personalizadas para o seu negócio, fale com um de nossos especialistas e saiba mais sobre nossos serviços de consultoria. 

Até a próxima, e partiu vender!

Marcio Eugênio

Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

Posts relacionados