Datas comemorativas em outubro

Datas comemorativas em outubro

1288
0
Datas comemorativas em outubro. Aproveite a época para ganhar dinheiro
Datas comemorativas em outubro. Aproveite a época para ganhar dinheiro

Datas comemorativas em outubro. Aproveite a época para ganhar dinheiro

As datas comemorativas ganharam nova função, pelo menos para o comércio eletrônico, aumentar as vendas online.
Quando falamos em datas comemorativas, logo vem à cabeça Natal, Dia das Mães, Dia dos Namorados. Mas outros períodos também merecem sua atenção, e uma preparação de sua loja virtual para atender esse público que espera as campanhas especiais.

8 dicas para montar um loja virtual

Prepare-se para o mês de outubro

Alguns comércios podem se beneficiar com as datas comemorativas de outubro. Veja se você pode tirar proveito dessas ideias.

01/10 – Dia do Idoso

Cada vez mais integrado às novas tecnologias, o idoso é um consumidor bastante interessante, principalmente porque se gosta de algo seguirá sendo fiel àquilo, pode saber distinguir qualidade.Para esse dia, pense em uma campanha que fale com esse perfil de consumidor.

 

 

– Dia Internacional da Música

No dia Internacional da Música o seu apelo, certamente, deverá ser emocional. Ainda que o seu produto não tenha relação direta com o assunto, é possível fazer conexões para atrair os amantes desde jazz ao rock.

04/10

– Dia da Natureza

Para os negócios que tratam de estilo de vida saudável, ou esportes, por exemplo, podem explorar o tema.

12/10

– Dia das Crianças

No dia 12 de outubro, são comemorados Nossa Senhora Aparecida, padroeira oficial do Brasil, o Dia das Crianças e o Descobrimento da América.

➜ Como recuperar 30% dos Pedidos pagos por boleto e deposito

O feriado nacional deve-se somente à primeira data, mas o apelo comercial nesse dia é voltado para as crianças e seus presentes.

15/10

– Dia do Professor

Para quem atua no ramo de brindes, esse dia é propício para aumentar as vendas.

16/10

– Dia da Alimentação

Já o Dia Mundial da Alimentação é uma excelente desculpa para campanhas nessa área tão forte em vendas.

29/10

– Dia do Livro

Esse item muito procurado e bem vendido no comércio online, atende diversas faixas etárias, portanto, atende um público bastante extenso.

➜ Aprenda como usar o CANVAS

Campanhas de incentivo à leitura, de doação de livros, ou troca, são muito bem vistas.

31/10

– Halloween

Festa muito característica da cultura americana, mas que criou o seu espaço no Brasil. A apresentação gráfica temática se sua loja virtual pode ser um grande pulo do gato para essa ocasião.

– Dia do Saci

Já entre aqueles que defendem a manutenção da cultura brasileira, é celebrado em contraposição ao Dia das Bruxas, o Dia do Saci desde 2004.

➜ Aprenda como usar Google Analytics

Aproveite as datas comemorativas de Outubro!

Essas datas são um ótimo motivo para quem gosta de comprar, e você precisa aproveitar esse desejo coletivo em seu e-commerce. Esta é uma ótima lição aprendida no comércio tradicional.

Entre as maiores vantagens do comércio eletrônico frente ao tradicional estão: as filas, o trânsito, o tempo, que não existem, e a grande variedade de produtos para comparar.

➜ Veja dicas de como usar o Youtube

Para atrair consumidores em datas especialmente rentáveis, considere:

Data menos evidentes

As datas comemorativas principais que temos todos os anos, acabam movimentam o comércio como um todo. Existem as exclusivas do comércio eletrônico — como black friday, por exemplo. Mas a grande sacada é escolher entre as menos evidentes, e que se relacionem com o tipo de produto ou serviço oferecido por você, para dispensar atenção.Isso trará maior movimento para períodos em que normalmente as vendas são menores.

O planejamento para cada ação

É necessário realizar um planejamento específico para cada campanha para que você tenha a chance de considerar fatores externos, como a situação econômica daquele momento, o período do ano e do mês e a disponibilidade financeira dos clientes.

Com a perspectiva ampliada a sua análise se torna mais realista, e a expectativa mais condizente com a realidade. Evitando até mesmo gastos excessivos. Para isso, a conversa com o fornecedor deve ser especial e muito antecipada para a preparação do estoque. Lembre-se que o mais importante é verificar se realmente o seu negócio tem capacidade para essa demanda.

➜ Baixe Planilha de Planejamento de ações

Caprichar muito no visual

A identidade visual da sua loja é algo que merece investimento para ser simplesmente atrativa. Os visitantes precisam ter certeza de que os produtos e preços estão realmente relacionados a uma data especial, e tanta exclusividade não deve ser desperdiçada. A aparência deve comunicar de forma clara sobre a data, e destacar os principais produtos relacionados.

Divulgação

Esse será, sem dúvida, o seu grande volume de trabalho. Você precisará dedicar muito tempo para atualizar todas as redes sociais, esclarecer dúvidas dos clientes, atualizar novamente as redes, enfim, fazer uma ampla divulgação. E sempre monitorar a concorrência, isso é muito importante.

Para aqueles clientes fiéis ofereça descontos especiais ou brindes. Ou ainda, oferecer condições de pagamento totalmente especiais.

Principalmente se o seu produto for de alto valor. A união de fatores vai levar o cliente indeciso a concluir a compra por perceber um momento de enorme oportunidade para adquirir o bem.

Esse momento é ótimo para atualizar a sua base de dados, o seu mailing. Porque o envio de newsletter é essencial para atrair interessados.

Mas nada será mais efetivo em seu trabalho de divulgação que preparar o clima, criando expectativas e desejos nos clientes.

Dicas extras:

O e-mail ainda é uma ferramenta potente de divulgação, envie mensagens especiais em campanhas conservando o ar de exclusividade que essa ocasião merece.

É muito importante resumir a compra em poucos cliques, dessa forma você evitará que ele tenha a chance de continuar a pesquisa antes de concluir a compra.

Algo pouco comum é considerar as estações do ano para criar oportunidades de venda. Relacionar chocolate ao inverno, e frutas ao verão é altamente lucrativo. Mas essa ideia pode ser reproduzida em diversos negócios.

Certamente com o cúmulo de descontos, será necessário fazer adaptações na política de troca durante esses eventos, sinalize ao cliente esses detalhes. Afinal, se o seu estoque esgotar – e esperamos que esgote mesmo – qualquer compromisso assumido para substituição de um produto poderá ser comprometido.

Artigo anteriorPor que comparar preços
Próximo artigoComo funciona a busca do Google
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

DEIXE UMA RESPOSTA