Gamificação no e-commerce: o que é e como pode ser usada?

Gamificação no e-commerce: o que é e como pode ser usada?

988
0

Se você é um empreendedor que quer expandir seu negócio e ter sucesso no ambiente virtual, saiba que pode contar com uma tendência tecnológica que está em crescimento no mercado — a gamificação.

Em linhas gerais, essa é uma estratégia digital que tem sido bastante utilizada por muitas empresas para engajar os seus clientes. Mas, e você? Sabe como utilizar a gamificação no e-commerce? Se sua resposta for negativa, não se preocupe!

Neste post, visando impulsionar as suas vendas e potencializar a satisfação dos seus clientes, trazemos tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Continue a leitura e confira!

O que é gamificação?

Acredita-se que, desde a pré-história, o jogo faça parte da humanidade. As pessoas são atraídas pela competição e pela busca por recompensas, não importando a classe social ou a faixa etária. Ou seja, os jogos agradam a todo tipo de público.

Tendo isso em vista, eles começaram a ser utilizados em contextos não lúdicos. A isso deu-se o nome de gamificação — do inglês, gamification. A utilização dessa técnica teve início no marketing digital, mas, desde 2010, ela vem se espalhando de forma crescente para outros segmentos.

O envolvimento que os jogos proporcionam às pessoas tem sido utilizado como estratégia de engajamento em ambientes de trabalho — como em treinamentos corporativos e táticas de vendas; na vida pessoal — em aplicativos de corridas e de dietas, por exemplo; na área da educação — principalmente no ensino a distância e em lojas virtuais; além de muitos outros contextos.

As dinâmicas de jogos têm sido utilizadas com o objetivo de estimular a interação entre as pessoas, resolver problemas, promover o aprendizado e definir comportamentos desejáveis. Então, ficou curioso para saber quais as vantagens em adotar a gamificação no e-commerce? Vamos a elas!

Por que utilizar a gamificação no e-commerce?

O principal motivo que leva diferentes segmentos a se valerem dos jogos em seus ambientes é a boa aceitação que eles têm por parte de públicos variados. Essa receptividade é ainda melhor quando se considera as novas gerações que possuem sede por aplicativos e outros recursos tecnológicos. Além disso, os jogos mantêm as pessoas envolvidas por um longo período e são importantes para construir relacionamentos e desenvolver a criatividade.

Muitas empresas já têm adotado essa tendência que só está começando a crescer. A Uber é um exemplo disso. O aplicativo engaja os motoristas de tal forma que eles se veem o tempo todo ligados ao trabalho. Eles passam a enxergar o sistema de metas e de recompensas como um desafio e não mais como uma imposição. São assim estimulados a trabalhar pelo prazer da competição, pela vontade de ganhar mais e de melhorar sua avaliação.

Bonificações e avaliação dos clientes são alguns dos elementos da gamificação. Já em relação às vantagens em se utilizar a gamificação no e-commerce, alguns dos motivos que o levarão a adotar essa estratégia em seu negócio são:

  • alavancar as vendas;

  • reter o cliente;

  • melhorar a interação com o consumidor;

  • aumentar as taxas de conversão e a visibilidade em relação à sua marca;

  • obter feedbacks rápidos dos clientes em relação a seus produtos, seus serviços ou sua marca.

Agora que você já entendeu que a gamificação pode ser utilizada para potencializar seu e-commerce e tornar sua loja mais atrativa, no próximo tópico, confira como fazer isso.

Como utilizar a gamificação no e-commerce?

Para implantar a gamificação em seu e-commerce, você deverá saber que todo jogo tem seus princípios básicos. Assim, eles precisam apresentar:

  • um objetivo;

  • regras claras;

  • um sistema de feedback;

  • participação voluntária.

Antes de qualquer coisa, você deve entender qual é o objetivo de implementar um jogo em sua loja virtual e qual será o objetivo dele. Eles devem levar em conta o perfil do seu cliente, bem como as características psicológicas e emocionais dele.

Assim, para que a sua estratégia de gamificação tenha sucesso, é preciso que ela faça sentido para os participantes, ou seja, para o seu público-alvo. A primeira dica é fazer um teste com um jogo mais simples para mensurar a receptividade do seu consumidor.

De que maneira funciona o sistema de recompensas?

Um dos gatilhos fundamentais da gamificação é o sistema de recompensas. As premiações devem ser relevantes, e o jogador deve conseguir acompanhar o seu desempenho. Alguns exemplos de recompensas que vêm sendo utilizadas são o sistema de pontos, as medalhas fictícias, os programas de fidelidade ou, até mesmo, os prêmios.

É muito interessante estimular a competitividade, tendo um acompanhamento dos pontos e a medição do desempenho. Saiba que receber as recompensas faz toda a diferença para o seu cliente. Eles são atraídos pelo prazer do desafio. As pessoas querem, a todo o momento, superar-se ou superar o próximo.

Contudo, lembre-se que, para obter um bom resultado com essa estratégia, é fundamental cumprir com o que foi prometido, caso contrário, em vez de reter o cliente, é possível perdê-lo. Assim, o sistema de recompensas deve ser oferecido de forma que possa ser cumprido.

Com o feedback do cliente, você poderá proceder com as melhorias necessárias, não só relacionadas ao jogo, mas também ao seu negócio, ao seu produto ou a outros aspectos do seu e-commerce. Por isso, os dados devem ser monitorados constantemente.

Uma dica valiosa é atrelar esses jogos às redes sociais, como Facebook e Instagram. Elas são terrenos férteis para divulgar seu negócio e ganhar mais visibilidade. Outra sugestão é contar com os influenciadores digitais. Eles representam uma ótima estratégia para a geração de credibilidade e de confiabilidade para a sua empresa.

Se precisar de apoio para utilizar a gamificação no e-commerce para envolver seu consumidor, saiba que existem empresas que podem dar a você todo o suporte necessário, a fim de ajudá-lo a começar a comercializar na internet ou a vender mais.

Várias empresas de sucesso estão utilizando essa técnica em seus contextos, e os resultados têm sido favoráveis. Então, não fique de fora dessa! Aproveite essa tendência que está em crescimento e seja um empreendedor virtual de sucesso!

Curtiu este post sobre gamificação no e-commerce? Continue com a visita em nosso blog e aprenda como criar um site otimizado e que gere lucros ao seu negócio. Boa leitura!