fbpx

(11) 4118-9290 - São Paulo (SP) Clique aqui

REDES

Consultoria de e-commerce para iniciar ou vender na loja virtual

consultoria de e-commerce

Quando falamos de vendas online, conquistar um lugar ao sol requer um trabalho estratégico e repleto de cuidados importantes. Não é fácil abrir uma loja virtual e conquistar o sucesso, especialmente porque não é todo empreendedor que conhece o mercado. É por isso que a consultoria de e-commerce se faz fundamental!

Por mais que haja cada vez mais espaço para novos negócios na internet, isso não significa que todos vão gerar lucro. Como em qualquer outro segmento, o e-commerce requer entendimento de público, da concorrência e, a partir disso,a  construção de marcas sólidas e interessantes. Tudo isso pode ser conseguido junto a especialistas.

A consultoria de e-commerce ajuda empreendedores iniciantes a começarem bons negócios, da mesma forma que auxilia gestores experientes a darem o salto que precisam. O que possibilita isso é a vasta expertise que os consultores têm, graças aos cases de sucesso que ajudaram a construir.

Neste post, falamos sobre a consultoria de e-commerce e como ela pode ajudar sua empresa. Confira!

O que é uma consultoria de e-commerce?

A consultoria em e-commerce é um serviço personalizado que tem como objetivo entender o momento em que o comércio eletrônico se encontra e traçar estratégias para melhorar os resultados. Com isso, o negócio adota medidas que proporcionam o seu crescimento e, como consequência, o aumento do seu faturamento.

É importante destacar que a consultoria em vendas online é um trabalho em conjunto, feito por um consultor especializado no tema e pelo gestor da loja virtual. A união dessas duas forças de trabalho é crucial para o bom desenvolvimento do trabalho e para que os objetivos previstos sejam alcançados e mantidos a longo prazo.

Quais são os tipos de consultoria em e-commerce?

Um dos detalhes mais interessantes sobre uma consultoria de e-commerce é sua capacidade de ser especializada. Há duas vertentes principais que precisamos considerar em relação a esse foco nas consultorias: as que são direcionadas a objetivos específicos e aquelas que são voltadas aos diversos tipos de comércio eletrônico.

A seguir, você conhece um pouco mais sobre cada uma delas, o que propõem e como auxiliam empreendedores em diferentes cenários.

Consultoria para Marketplace

Marketplaces são ambientes virtuais de e-commerce voltados para conectar varejistas do Brasil todo aos consumidores. Portanto, se você gerencia esse tipo de e-commerce, sabe que suas necessidades são bem distintas de uma loja virtual, por exemplo.

Neste trabalho, a consultoria dá suporte para que seu marketplace seja, cada vez mais, um ambiente que seja interessante tanto ao público quanto aos varejistas. Logo, a estratégia e o ambiente são preparados para alcançar pessoas e vender mais.

A consultoria ajudará também a encontrar varejistas e otimizar o processo de gestão dessas lojas parceiras. Isso vai garantir que, a médio prazo, haja dinamismo no processo logístico e na qualidade do produto entregue. Esses são pilares essenciais do marketplace.

Consultoria para Redes Sociais

As redes sociais são canais indispensáveis para quem deseja vender online. Se um dia elas foram apenas ambientes de interação social, hoje são plataformas de relacionamento para empresas. A consultoria ajudará a criar estratégias de alcance e atração de público.

Além disso, o trabalho também consistirá em desenvolver uma proximidade com sua audiência. Isso é o que vai gerar o tão desejado engajamento, que garante o público mais simpático à sua marca. Depois disso, gerar mais vendas se torna fácil.

A consultoria também prestará suporte no trabalho de vendas pelas redes sociais. Com suas ferramentas integradas, plataformas como Facebook e Instagram facilitam esse trabalho. Assim, seu negócio passa a vender por canais adicionais além do site.

consultoria no e-commerce

Consultoria para Negócio Local

Há também o caso de lojas online que têm pontos de venda físicos, algo cada vez mais comum. Se esse é o seu caso, a consultoria de negócio local é fundamental. Ela ajudará a posicionar sua empresa no Google e, a partir disso, captar mais pessoas para seu local.

Portanto, o trabalho da consultoria vai focar em trabalhar os detalhes desse ponto físico na ferramenta Google Meu Negócio. Com um cadastro completo e informações otimizadas, mais pessoas conseguirão encontrar informações sobre esse local online.

A consultoria prestará suporte na otimização dessas informações, o que vai garantir que seu consumidor saiba onde encontrar sua loja nas ruas. Assim, em uma pesquisa simples no Google, ele encontra dados como endereço, horário de funcionamento, telefone e reviews.

Consultoria Estratégica

Todo negócio precisa saber se posicionar dentro do mercado, o que nada mais é do que sua estratégia. Para conseguir bons resultados é importante desenvolver uma e segui-la, algo que nem sempre é simples. Por isso, a consultoria de e-commerce ajuda nisso.

Neste trabalho, os experientes profissionais fazem uma leitura do mercado e de como sua empresa pode se posicionar nele. A partir daí, é traçado um plano de execução que engloba ações comerciais, de marketing e também de relacionamento com o público.

A consultoria estratégica também definirá alguns indicadores importantes que devem ser acompanhados com o tempo. Eles indicarão o sucesso do desenvolvimento da estratégia. Além disso, saber esses indicadores traz maior autonomia para a empresa após o fim da consultoria.

Consultoria para Abrir uma Loja Virtual

O começo pode ser difícil para muitos, e isso faz todo sentido. Afinal, sem experiência fica difícil saber o que é necessário para abrir uma loja virtual. Entre esforços e investimentos, a consultoria especializada ajuda a direcionar as decisões que serão tomadas nesta fase.

O papel desses especialistas será definir o que é prioridade no momento da abertura, garantindo que os gestores do e-commerce cuidem de tudo. Depois disso, o trabalho passa para a fase de posicionamento, garantindo que a empresa consiga se colocar no mercado.

A abertura da loja virtual é uma das fases mais decisivas, já que é neste momento que se define sua estabilidade a longo prazo. Portanto, a consultoria é uma ótima forma de garantir que sua empresa entrará no mercado de maneira imponente, com visibilidade e gerando bons resultados.

Consultoria de Vendas Online

Não basta ter bons produtos ou um alcance satisfatório para potencializar as vendas. Esses são fatores relevantes, mas é difícil alcançar metas sem ter uma estratégia bem definida. A consultoria ajuda, primeiramente, a determiná-las, e então, batê-las.

Vendas não podem ser tratadas como resultados avulsos. Elas devem estar em uma relação mais complexa que engloba faturamento, precificação e objetivos da empresa. A partir disso, a consultoria mostra qual será o caminho para preencher todos esses requisitos.

O trabalho de consultoria de vendas ajuda a conquistar os resultados desejados usando o orçamento disponível e no tempo desejado. Assim, fica o legado para que essa loja online seja capaz de definir futuras estratégias de vendas e conquistar os mesmos resultados positivos.

Como funciona a consultoria para e-commerce na prática?

É comum entender a ideia central sobre o que uma consultoria de e-commerce faz, mas não saber exatamente de que maneira esse trabalho é executado no dia a dia. Afinal, são várias as pequenas etapas do ciclo, sempre compostas por direcionamentos importantes por parte da consultoria.

A seguir, confira em 14 itens importantes como esse trabalho é desenvolvido de maneira estratégica e eficaz!

1. Orienta na escolha do nicho e dos produtos

Um novo e-commerce, às vezes, depende diretamente da vontade de empreender. Essa ideia nem sempre vem devidamente detalhada e desenvolvida como deveria, e é por isso que a consultoria se faz importante. São esses especialistas que ajudarão o empreendedor a definir dois pontos essenciais: o nicho de atuação e os produtos a serem vendidos.

A escolha do nicho é baseada pelo entrosamento do empreendedor com alguma área específica. A consultoria ajuda a combinar esse fator com a escolha de um mercado com grande potencial de vendas. Depois disso, fica mais fácil realizar um estudo para definir um mix de produtos capaz de gerar vendas recorrentes e um faturamento satisfatório.

2. Orienta na busca por fornecedores

Fornecedores são indispensáveis se o e-commerce não vender seus próprios produtos. Neste momento, não se trata de uma escolha, mas de uma seleção precisa, especialmente baseada em alguns fatores, como:

  • preço;
  • capacidade logística do fornecedor;
  • agilidade para entrega de compras;
  • diversificação no fornecimento (diferentes tipos de produtos);
  • capacidade de fornecimento recorrente a longo prazo.

Um fornecedor precisa ser um ponto de segurança para o comerciante que vai vender online. Isso garante que ele mantenha seus estoques sempre abastecidos. Por isso,a consultoria ajudará a encontrar fornecedores que sejam capazes de preencher todos esses requisitos. Muitas vezes, os consultores têm listas com essas empresas capacitadas.

3. Ajuda a desenvolver um bom nome e logo para a loja virtual

A marca é a cara da sua empresa diante de milhares de consumidores. Sempre será necessário ter uma representação visual da sua companhia, e ela deve reunir valores e missão da empresa. Por isso, uma identidade visual completa se faz necessária, e a consultoria dá suporte para chegar a um resultado que impacte o seu público-alvo.

Nesse trabalho, a consultoria fará um estudo junto ao empreendedor para saber quais valores ele quer transmitir. A partir disso, há um entendimento de que maneira essas ideias, considerando o mercado e o público, podem ser transformadas em marca. É nesse momento que surge o nome e também o logo da empresa.

consultoria de e-commerce

4. Oferece orientações de como criar CNPJ

A parte burocrática da criação de uma empresa é sempre uma etapa que gera a necessidade de esforços e trabalho. O mesmo acontece no e-commerce e, se em algum momento você achou que seria diferente, saiba que não é. O problema é que muitos empreendedores acreditam que podem começar a vender sem ter um CNPJ.

Uma consultoria competente é capaz de ajudar sua empresa a se formalizar de maneira correta e ideal, inclusive definindo o modo de tributação mais adequado. Assim, além de ter seu CNPJ e ser reconhecido como empresa, seu negócio se mantém correto do ponto de vista fiscal. Isso também rende menos custos com as tributações mensais.

5. Orienta na contratação de meios de pagamento e formas de entrega

É necessário definir meios de pagamento e formas de entrega para que uma loja online funcione bem. Esses serviços são essenciais para o processo de vendas, inclusive impactando a satisfação do consumidor com a marca. Se não houver opções diversificadas suficientes, o abandono de carrinho pode acontecer.

Portanto, a consultoria vai ajudar a encontrar os meios de pagamento que gerem menos custos à sua empresa, sempre pensando na conveniência ao consumidor. Da mesma forma, os consultores ajudarão a encontrar os métodos de envio. Eles darão suporte para que sua loja feche parcerias com transportadoras, assim o negócio pode reduzir preços e tempo de entrega, sem depender apenas dos Correios.

6. Estrutura a loja virtual que não vende

Pode ser frustrante ter uma loja virtual em funcionamento, mas que não consegue gerar um volume de vendas aceitável. Esse é um problema comum e mais recorrente do que pensamos, mas o problema é não aceitá-lo como algo a ser resolvido. A consultoria, por sua parte, ajuda a desmistificar qualquer problema, além de solucioná-lo adequadamente.

Ao se dedicar a essa questão, a consultoria começa seu trabalho com uma auditoria. Isso vai ajudar a solucionar a seguinte questão: por que a loja não está vendendo? Serão investigados os motivos e, uma vez detectados, um plano de solução é definido. Depois, a consultoria vai acompanhar sua execução para saber se os resultados foram satisfatórios.

7. Aplica estratégias de marketing

Sem marketing, dificilmente uma loja online é capaz de sobreviver. Na verdade, ela nunca alcançará os resultados que se espera. Afinal, enquanto a sua empresa não investe nisso, todos os seus concorrentes estão fazendo. Por isso, uma consultoria de e-commerce vai ajudar a estruturar a estratégia de marketing perfeita para o negócio.

Esse trabalho passa pelo estudo de público, definição de personas e, só então, desenvolvimento de campanhas e ações de marketing. Afinal, se você conhece quem é sua audiência, fica mais fácil atrair essas pessoas e também alcançá-las. A consultoria estrutura as ações e dá autonomia para que a loja as aplique a longo prazo.

8. Analisa a concorrência, produtos e cliente ideal

Esse é um trabalho altamente estratégico e que ajudará a empresa a se posicionar de maneira forte no mercado. Primeiramente, a consultoria vai ajudar a analisar a concorrência e entender:

  • o que ela vende;
  • para quem ela vende;
  • como ela se posiciona no mercado;
  • quais estratégias de marketing usa;
  • como atende;
  • como conduz seu relacionamento com o público;
  • quais são suas fraquezas e quais são seus pontos fortes.

Feito isso, o próximo passo é saber como agir nas lacunas que essas empresas deixam, ou seja, aproveitar suas fraquezas. Isso pode ser tanto do ponto de vista de produto, nesse caso, vender o que não vendem, ou atender um público-alvo que eles ainda não alcançam.

Basicamente, a consultoria ajuda a definir público e produtos a serem explorados, mas sempre com base no mercado e no trabalho da concorrência. Assim, sua empresa passa a bater competidores com maior facilidade, às vezes criando até mesmo seu próprio mercado, com as devidas adequações.

consultoria e-commerce

9. Cria a estrutura da loja com fotos, descrição e páginas obrigatórias

Uma consultoria de e-commerce é também altamente competente para definir como deve ser uma estrutura de loja. Isso significa que ela dará suporte na hora de definir:

  • quais tipos de fotos devem ser usadas;
  • onde posicionar essas imagens;
  • como definir descrições de produtos otimizadas para o Google;
  • estrutura de páginas obrigatórias para a experiência de navegação e hierarquia de site.

Essa etapa da consultoria se faz fundamental para que, de fato, empreendedores consigam ter sites completos e prontos para vender. São muitos fatores a considerar, algo que somente pessoas com experiência são capazes de fazer.

10. Analisa o histórico de vendas e números relacionados aos produtos

Toda boa consultoria em e-commerce trabalha com dados, afinal, eles retratam o que está acontecendo naquela loja virtual. Quando isso é feito, há base sólida para analisar o desempenho da empresa e pontuar campos de melhorias. Nesta fase, considerar números de vendas, focados em produtos, é essencial e indispensável.

Um trabalho desse tipo ajuda a consultoria de loja virtual a perceber quais itens geram maior interesse do público. A partir disso, é importante repensar como eles são valorizados na sua loja online. A consultoria está capacitada a mostrar que alguns podem ser mais trabalhados, enquanto outros, de baixo desempenho, podem até mesmo ser abandonados.

11. Auxilia a vender ou escalar as vendas nos principais marketplaces do mercado

Vender em marketplaces também é uma opção importante para quem está na internet. Você tem duas opções nesse tipo de loja: vender seus produtos apenas por elas ou combiná-las também com sua loja virtual. Independentemente da escolha, é necessário ter uma estratégia adequada, algo que a consultoria em vendas online pode ajudar.

Esse é um trabalho de posicionamento, principalmente. Essas pessoas ajudarão a encontrar os melhores marketplaces no mercado e tornar sua loja mais potente para gerar vendas. Você pode contar com a consultoria também para escalar suas vendas, não somente para encontrar e se posicionar nos mais diferentes marketplaces. 

12. Criar o branding da loja através das redes sociais

Um trabalho de branding ajuda a criar na sua empresa uma ideia de marca que está sempre envolvendo o público. Por isso, a consultoria em e-commerce mostrará as melhores formas de fazer ativações, posicionar a marca na internet e torná-la mais forte. Esse trabalho de aumento de relevância da marca é fundamental na web.

O ponto mais importante é que esse trabalho deve ser direcionado às redes sociais. As razões são simples: é lá que seu público está e, além disso, há muitos recursos para trabalhar a exposição do seu negócio. A consultoria sabe exatamente como usar todas essas ferramentas e o papel dela será criar campanhas e mostrar como conduzir esse trabalho a longo prazo.

13. Orienta na utilização de rede social

Tão importante quanto trabalhar o branding nas redes sociais é saber como manter um trabalho de rotina nessas plataformas. Elas serão fundamentais para sua empresa, mas é necessário saber como conduzir a relação com o público e as postagens. Uma consultoria de e-commerce tem experiência suficiente para definir isso de maneira estratégica.

Esses profissionais vão passar orientações como:

  • a frequência ideal de postagens;
  • qual tipo de postagem deve ser feita;
  • qual tom de voz de marca utilizar;
  • quais ferramentas utilizar (posts, stories, reels, entre outros);
  • como impulsionar links e publicações;
  • como mensurar engajamento, interações e outros resultados.

A proposta é dar autonomia para que a loja online tenha autonomia a longo prazo. Por isso, esse trabalho deve ser feito em algum momento.

14.Cria um mapa de conteúdo

O mapa de conteúdo é importante para empresas que investem em estratégias de blogs. Elas são essenciais para fortalecer o marketing de atração e, cada vez mais, conseguir um fluxo qualificado de consumidores. Por isso, a consultoria trata de desenvolver um planejamento capaz de contemplar temas importantes e as personas da empresa.

Nessa etapa, o papel da consultoria é analisar as palavras-chaves que rankeiam melhor, de acordo com os temas que podem ser explorados. Assim, essas empresas definem um calendário capaz de contemplar esses termos e criar conteúdos que sejam fontes de tráfego. Logo, mais pessoas são levadas ao funil de conversão da loja vitual.

Por que contratar uma consultoria para e-commerce?

Basicamente, é preciso vencer a desconfiança e aproveitar todos os benefícios que um profissional em consultoria para e-commerce tem a oferecer. Esse especialista terá ótimas dicas e poderá nortear seu negócio rumo ao sucesso.

Afinal, práticas diferenciadas são necessárias para manter sua loja virtual em evidência e conquistar novos clientes — claro, sem deixar de dar atenção aos seus consumidores já fidelizados. A seguir, listamos as principais vantagens relacionadas à contratação de um profissional da área. Acompanhe!

consultoria em e-commerce

Potencializa o alcance de resultados

Muitas vezes, estudamos e traçamos planos para chegar a um determinado objetivo, mas o caminho até o alcance dos resultados pode ser longo. Não se desestimule diante dessas dificuldades!

A maior parte dos e-commerces tem potencial, no entanto faltam os conhecimentos específicos e demais recursos para conseguir fechar as metas com sucesso. Contratando uma consultoria para e-commerce, fica mais fácil atingir seus objetivos com mais rapidez. Isso porque o consultor especializado apresenta à sua empresa os recursos importantes que seu time deve ter.

Esse profissional ainda é treinado para manter o foco dos seus colaboradores e direcionar os esforços em prol dos resultados. Uma equipe sem direcionamento estratégico dificilmente alcançará o que deseja. Por isso, é essencial manter as ações centradas no objetivo comum da companhia.

Possibilita novos conhecimentos

Qualquer decisão proposta pelo consultor de e-commerce será tomada em conjunto com o empreendedor e seu time. O trabalho da consultoria não é independente e autoritário, mas sim participativo. Afinal, quem melhor conhece a realidade da empresa se não as pessoas que trabalham efetivamente ali?

Nessa parceria, vários conhecimentos são partilhados, o que atualiza o gestor e suas práticas. Podendo aprender diretamente com um consultor, é possível adquirir novas experiências e captar saberes importantes. Isso representa uma vantagem competitiva extremamente significativa para seu e-commerce.

Melhora o desempenho do negócio

Toda empresa deve definir aonde quer chegar, seja no futuro próximo ou após muitos anos em atividade. Determinar metas é o primeiro passo para conseguir centralizar os esforços. No caso dos objetivos de um e-commerce, é importante categorizá-los de acordo com o curto, o médio e o longo prazo.

Chegar aos caminhos esperados pode ser um exercício de paciência. Para diminuir a ansiedade e alcançar seus sonhos, a empresa precisa se destacar pelo desempenho, conquistando clientes ao mesmo tempo em que dá conta de administrar essas relações.

O gestor, bem como seus parceiros, deve estar sempre em aprimoramento. As novas práticas e o estudo do desempenho da empresa devem ser constantes. Com a ajuda dos consultores, é possível otimizar não só os resultados que estão previstos para o longo prazo, mas também as metas diárias.

Auxilia em tomadas de decisão mais acertadas

Deter informações é um passo essencial para tomar boas decisões. Porém, algumas vezes, isso não é suficiente para chegar ao resultado esperado. É interessante contar com um profissional externo à empresa, que enxergará, por exemplo, tanto os gargalos internos quanto a situação econômica do país e as tendências de mercado.

Esse trabalho do consultor contribui para que ele aconselhe os gestores a fim de que eles tomem as decisões mais acertadas. A consultoria bem-feita potencializa as ações da companhia, expandindo as chances de sucesso em seu ramo.

Quais são as vantagens da consultoria de e-commerce?

As vantagens de uma consultoria em e-commerce são enormes e podem ser colhidas por muitos e muitos anos, já que o método qualifica o gestor do comércio eletrônico para tomar as melhores decisões que envolvem o seu mercado, produto e empresa. Entre os pontos positivos da consultoria, destacamos os itens abaixo:

Análise de mercado

A análise de mercado tem como objetivo entender como funciona o mercado em que a empresa em questão está inserida. Assim, pode-se criar estratégias que sejam realmente eficientes para o negócio, impactando o público-alvo de maneira assertiva e aumentando as chances de o produto ser bem recebido pelos consumidores.

Acompanhamento de melhorias

O acompanhamento de melhorias nada mais é do que o suporte do gestor à adoção de novas práticas para a empresa, tendo como objetivo alcançar os resultados traçados. Esse acompanhamento pode ser feito a partir da análise de números ou conforme a percepção subjetiva do consultor e do gestor e da equipe.

Melhorar posicionamento nas buscas

Existe algumas estratégias para melhorar o posicionamento do e-commerce nos resultados das pesquisas feitas em buscadores como Google, Yahoo! e Bing. Isso depende da aplicação de algumas técnicas de SEO que otimizam a página da web e impactam diretamente no aumento do número de acessos ao comércio eletrônico.

Confira os benefícios da aplicação correta de SEO:

  • aumento das visitas orgânicas no e-commerce;
  • fortalecimento da credibilidade no mercado;
  • crescimento das possibilidades de conversão.

Estratégias para se destacar da concorrência

No mundo das vendas não basta apenas ser bom, é necessário ser melhor do que os concorrentes. Mas como demonstrar isso aos consumidores? A partir da adoção de algumas estratégias, é possível destacar os pontos positivos da marca, criando uma imagem forte e atrativa.

consultoria para e-commerce

Divulgação de forma correta para seu produto, marca e nicho de mercado

A divulgação assertiva da marca e do produto influencia diretamente os resultados do negócio. No entanto, nem sempre é fácil saber qual é a maneira mais adequada de fazer o marketing da empresa e nem de construir canais de comunicação fortes, eficientes e que dialoguem bem com os consumidores.

Levantamento de indicadores

O comércio eletrônico, as redes sociais e os anúncios oferecem uma série de dados sobre a atividade da marca. Porém, existem métricas mais importantes do que outras. A consultoria em e-commerce ajuda a entender quais são os indicadores essenciais e como deve ser feita a interpretação deles.

Ações de marketing para sua loja virtual

Uma loja virtual precisa pensar em anúncios para atrair consumidores e aumentar os resultados. Além disso, também deve adotar algumas medidas orgânicas que potencializam o contato com o público-alvo. O conhecimento sobre marketing digital ajuda o gestor a entender as principais medidas para fortalecer a imagem do negócio.

Consultoria de empresas especializadas em e-commerce

A consultoria em e-commerce da Turby é uma excelente alternativa para os gestores de lojas virtuais que buscam por soluções personalizadas para os seus negócios. Afinal, cada empresa tem as suas próprias especificidades e, por isso, precisa adotar estratégias únicas, que atuem diretamente nas necessidades daquele negócio.

A Turby usa uma metodologia própria para consultoria em e-commerce, que se aplica a lojas virtuais dos mais diferentes portes e segmentos, o que é uma grande vantagem. Além disso, a empresa atua há mais de 13 anos no mercado do comércio eletrônico, reunindo experiência de sobra para ajudar as lojas virtuais a se consolidarem na internet.

Metodologia Turby

Sem dúvidas, a metodologia usada para a consultoria em e-commerce diz muito sobre a seriedade da empresa que está oferecendo o serviço. Quanto mais personalizado for o atendimento, melhores serão as soluções propostas.

A Turby trabalha com um método próprio, que é adaptado conforme as necessidades de cada empresa:

  • POP: olha para o público que o e-commerce se direciona, para os produtos que oferece e para a plataforma que utiliza nas vendas;
  • VOA: direciona-se para a validação, otimização e ampliação do negócio.

A seguir, conheça as etapas da consultoria de vendas online:

Pré-consultoria

Esse é o primeiro contato entre o gestor de e-commerce e o consultor, e tem como objetivo alinhar as expectativas e combinar detalhes sobre a análise que será feita. A pré-consultoria nada mais é do que uma conversa na qual o gestor deve apresentar um pouco sobre a trajetória da empresa e contextualizar sobre os clientes e os produtos.

Nesse momento, o consultor pode sugerir que o cliente faça algumas análises mais aprofundadas do negócio, olhando para a concorrência e para os itens que vende. Assim, será possível começar a pensar nas estratégias que serão aprofundadas nas etapas seguintes.

consultoria de e-commerce

Reunião mensal de consultoria

A reunião mensal de consultoria pode ser realizada presencialmente ou pela internet – a decisão varia conforme a localização geográfica do gestor e do consultor. Nesse momento, é feita uma avaliação sobre o que já mudou a partir da pré-consultoria, levando em consideração as principais dificuldades para a adoção de algumas práticas.

Essa reunião também tem como objetivo definir o plano de ação para os 30 dias seguintes, tendo em vista as estratégias que já podem ser colocadas em prática no comércio eletrônico. É fundamental que o gestor do e-commerce acompanhe de perto a execução dessas tarefas, observando seus resultados.

Acompanhamento mensal

O acompanhamento mensal é um momento bem importante para a consultoria de e-commerce, já que recolhe as percepções do responsável pela loja virtual sobre as implementações que estão sendo realizadas. Em geral, essa reunião ocorre cerca de 15 dias depois da reunião mensal.

O objetivo desse acompanhamento é entender como está sendo a execução das ações traçadas nas conversas anteriores, tirando dúvidas e adequando a estratégia conforme a necessidade do comércio eletrônico. É importante destacar que nem todas as ações propostas já terão resultados nesse prazo.

Contato direto com o consultor

O gestor do comércio eletrônico pode entrar em contato com o consultor de e-commerce em outras situações, não estando restrito somente à reunião mensal e ao acompanhamento mensal. Isso evita que o responsável pela loja virtual tome decisões sozinho, sem o auxílio do consultor.

É normal que com o passar dos dias surjam algumas dúvidas referentes ao negócio e, nesse caso, o ideal é que o gestor busque o auxílio do consultor. Assim, poderá fazer escolhas que já apliquem as estratégias propostas pela consultoria para e-commerce.

Treinamentos online

A consultoria em vendas online conta com alguns treinamentos que têm como objetivo aprofundar os conhecimentos do gestor do comércio eletrônico sobre o mercado digital. Muitas vezes, os donos de lojas virtuais não têm conhecimento sobre as vendas online e, inclusive, acreditam que esse cenário é semelhante ao das vendas em lojas físicas.

Sem dúvidas, isso é um grande erro, já que o comércio eletrônico segue uma lógica muito específica e que, muitas vezes, se distancia bastante do comércio tradicional. Isso pode ser observado, por exemplo, nas técnicas usadas para atrair clientes à loja virtual, que são muito diferentes das adotadas pelas lojas de rua.

Resultados de clientes de consultoria

A Turby, ao longo de sua história de atuação no mercado, já conseguiu ajudar empresas a alcançarem resultados dos mais diferentes tipos. Não se tratam apenas de vendas, mas também de adequação ao mercado, entendimento de público e diversos outros objetivos. Veja a seguir alguns cases de sucesso que merecem destaque!

Só Pantufas

A Só Pantufa é uma loja online de pantufas que tinha um objetivo específico: encontrar o seu público-alvo na internet. Isso é um desafio importante, especialmente em um negócio que tem um nicho tão específico, com um produto pouco comum, mas único.

Com ajuda da Turby, a Só Pantufas foi capaz de encontrar um público, encantar essas pessoas e adequar ainda mais seu produto a essas pessoas. Consequentemente, os resultados foram potencializados, gerando maior engajamento e, claro, vendas!

Mulheres e segredos

A Mulheres e Segredos é uma loja de cosméticos e, certamente, você está pensando que não tem como uma empresa desse nicho não ter bons resultados, certo? Bem, sinto informar que você se equivocou, afinal, há muitos competidores e é preciso atuar da forma certa.

A loja online da Mulheres e Segredos não dava os resultados esperados, por isso, a consultoria foi fundamental para potencializar as vendas. Isso fez com que a loja dobrasse o faturamento em um período de quatro meses, tendo até mesmo que aumentar seu espaço de estoque.

Bimper

Loja online de quadros, a Bimper sentia dificuldades em ter regularidade no faturamento, problema recorrente e que afeta negócios de todos os tipos.

A consultoria foi o suporte para que a Biper saísse da condição de negócio local para se tornar uma loja online que vende seis dígitos por ano. Além disso, as projeções passaram a ser sempre alcançadas, inclusive superadas em muitos meses. Definitivamente, um case de sucesso!

Ludoteca

A Ludoteca é um ótimo case de sucesso de lojas que vendem, tem resultados regulares, mas simplesmente não conseguem escalar esses resultados. Com ajuda da Turby, a empresa conseguiu potencializar suas vendas.

Estagnada no faturamento de R$ 20 mil mensais, a empresa queria mais. Foi aí que a Turby entrou para aumentar essa margem: R$ 60 mil mensais passou a ser a nova realidade da Ludoteca.

Como contratar a consultoria?

Para contratar a Turby é muito simples. Você precisa acessar o site da empresa e preencher informações sobre seu negócio, como faturamento, segmento, entre outros dados. Você também insere suas metas e objetivos, o que vai guiar o trabalho.

A partir daí, representantes da consultoria entram em contato para conversar sobre os melhores caminhos a serem seguidos. Cada empresa, com suas respectivas metas, é tratada de maneira diferente pela Turby. É isso que garante o sucesso do serviço prestado. Ou, clique no botão abaixo e fale agora mesmo com um especialista!

Perguntas frequentes

Como funciona a consultoria para montar loja virtual?

Uma boa consultoria em e-commerce deve ser personalizada, garantindo que as possibilidades levantadas contemplem todas as necessidades da loja virtual.

Na maior parte das vezes, a consultoria para o comércio eletrônico ocorre de forma online, mas nada impede que a conversa seja realizada presencialmente, principalmente nos casos em que o gestor e o consultor estejam na mesma cidade.

A consultoria para loja virtual tem como objetivo entender o cenário em que o negócio está situado, diagnosticando os acertos e erros, além de propor melhorias que poderão ser colhidas a curto, médio e longo prazo.

Qual é o preço da consultoria de e-commerce?

O preço da consultoria em e-commerce varia conforme a empresa que está sendo contratada e as necessidades do negócio. Isso porque, dependendo do caso, o acompanhamento do gestor poderá ser mais curto ou mais longo, o que impactará no valor cobrado.

Por essa razão, o ideal é pedir um orçamento para o profissional que você quer contratar, explicando o motivo pelo qual você está procurando por ele. Tenha em mente que a consultoria para e-commerce se trata de um serviço personalizado, que olhará com profundidade para o seu negócio e traçará estratégias específicas para ele.

Logo, o custo do trabalho não será o mesmo de treinamentos focados em diversas empresas, sem olhar caso por caso. No entanto, uma consultoria de e-commerce voltada para a sua empresa pode oferecer muitos frutos ao negócio e, por isso, deve ser vista como investimento.

Vale a pena investir em consultoria de marketing digital para e-commerce?

Cada vez mais, o mercado digital tem se mostrado uma alternativa para as pessoas que querem conquistar independência financeira e ter uma vida com liberdade de horários. Por isso, o número de novas empresas que atuam no comércio eletrônico é cada vez maior, tornando esse mercado competitivo.

Sem dúvidas, as vendas online oferecem possibilidade de crescimento e de lucro, mas, para isso, a empresa precisa de um planejamento aprofundado e que contemple o mercado, a concorrência e o produto. Investir em uma consultoria de marketing para loja virtual é uma estratégia muito adequada para garantir a sobrevivência no mercado e fazer com que o negócio tome as melhores decisões em todas as áreas.

Como a consultoria de vendas online pode impactar no faturamento?

Sem dúvidas, a contratação de uma consultoria de vendas online pode impactar positivamente os resultados do negócio, contribuindo para que o comércio eletrônico se torne referência na área de atuação e ofereça exatamente aquilo que os seus consumidores precisam ou desejam.

Para que o trabalho da consultoria seja executado da melhor forma possível, é fundamental que o gestor se comprometa a implementar as medidas sugeridas e a acompanhar as métricas geradas a partir dessas mudanças. Desta maneira, será possível entender o que está indo bem e pensar em estratégias diferentes para aquilo que deve ser melhorado.

Muitos gestores de loja virtual têm resistência em recorrer a consultoria de vendas porque acreditam que podem solucionar sozinhos os problemas da empresa. No entanto, contar com o trabalho de um consultor especializado em comércio eletrônico é uma medida muito assertiva, já que traz um olhar de fora, aumentando as possibilidades de solução.

Não tenha dúvidas: a consultoria de e-commerce é fundamental para qualquer loja online que deseje alcançar resultados ambiciosos. Se há potencial, há margem para crescimento. Isso precisa ser analisado por pessoas competentes e experientes, que realmente sabem como fazer isso.

Quer potencializar seu negócio online?