Faça como microempreendedores, e receba dicas para ter sucesso em sua loja virtual!

QUER TURBINAR A SUA LOJA VIRTUAL, MAS NÃO SABE SE VALE A PENA INVESTIR NA CONSULTORIA EM E-COMMERCE? DÊ UM FIM PARA AS SUAS DÚVIDAS, POIS…

…NÓS FAZEMOS SEU E-COMMERCE FUNCIONAR!

SOMOS UMA EMPRESA ESPECIALIZADA EM COMÉRCIO ELETRÔNICO. USAMOS ESTRATÉGIAS AVANÇADAS PARA ALAVANCAR AS SUAS VENDAS

O QUE É UMA CONSULTORIA EM E-COMMERCE?

A consultoria em e-commerce é um serviço personalizado que tem como objetivo entender o momento em que o comércio eletrônico se encontra e traçar estratégias para melhorar os resultados. Com isso, o negócio adota medidas que proporcionam o seu crescimento e, como consequência, o aumento do seu faturamento. 

É importante destacar que a consultoria em vendas online é um trabalho em conjunto, feito por um consultor especializado no tema e pelo gestor da loja virtual. A união dessas duas forças de trabalho é crucial para o bom desenvolvimento do trabalho e para que os objetivos previstos sejam alcançados e mantidos.

COMO FUNCIONA O PROGRAMA DE CONSULTORIA EM E-COMMERCE?

A consultoria em e-commerce segue um programa que contempla a compreensão sobre o cenário da empresa, a análise de produto e de mercado, a criação de estratégias e o acompanhamento para avaliar a aplicação das ações. A partir disso, o gestor do e-commerce fica apto a liderar o seu negócio com segurança sobre as decisões.

Embora o principal objetivo de uma consultoria de comércio eletrônico seja aumentar o número de vendas da empresa, seu trabalho também se propõe a analisar a estrutura do negócio e a encontrar possíveis erros que possam ser melhorados para, assim, conduzir a empresa em direção às metas traçadas.

>> Veja o passo a passo de como montar loja virtual

COMO MELHORAR A PERFORMANCE NO E-COMMERCE COM CONSULTORIA?

A consultoria em e-commerce oferece boas oportunidades para a melhoria do desempenho do negócio, já que faz um diagnóstico amplo sobre a situação da empresa, olha para o produto e para os concorrentes e, assim, cria uma estratégia para que impacta diretamente nos resultados do comércio eletrônico. 

Por isso, os gestores de e-commerce que procuram o trabalho de um consultor, precisam se envolver no processo com interesse e disposição. A consultoria de vendas online só consegue alcançar os resultados previstos com a colaboração dos empreendedores envolvidos, seja para entender a empresa ou para colocar as ações em prática.

RESULTADOS A CONSULTORIA PROPORCIONA A LOJA VIRTUAL

Sem dúvidas, uma boa consultoria para e-commerce pode gerar resultados impressionantes para o negócio, como maior entendimento sobre o mercado de atuação, otimização nas pesquisas dos buscadores e aumento de acessos ao site. Isso se reflete diretamente nos resultados do negócio, com o aumento das vendas e, é claro, do faturamento. 

A seguir, veja em quais áreas a consultoria de e-commerce proporciona melhorias:

  • Oferta do produto
  • Estrutura de logística
  • Métodos de pagamento
  • Plataforma de e-commerce
  • Sistema de envio
  • Atendimento ao cliente
  • Marketing digital

QUAIS SÃO AS VANTAGENS DA CONSULTORIA EM E-COMMERCE?

As vantagens de uma consultoria em e-commerce são enormes e podem ser colhidas por muitos e muitos anos, já que o método qualifica o gestor do comércio eletrônico para tomar as melhores decisões que envolvem o seu mercado, produto e empresa. Entre os pontos positivos da consultoria, destacamos os itens abaixo: 

ANÁLISE DE MERCADO

A análise de mercado tem como objetivo entender como funciona o mercado onde a empresa em questão está inserida. Assim, pode-se criar estratégias que sejam realmente eficientes para o negócio, impactando o público-alvo de maneira assertiva e aumentando as chances de o produto ser bem recebido pelos consumidores.

ACOMPANHAMENTO DE MELHORIAS

O acompanhamento de melhorias nada mais é do que o suporte do gestor para a adoção de novas práticas para a empresa, tendo como objetivo alcançar os resultados traçados. Esse acompanhamento pode ser feito a partir da análise de números ou conforme a percepção subjetiva do consultor, do gestor e da equipe. 

MELHORAR POSICIONAMENTO NAS BUSCAS

Existem algumas estratégias para melhorar o posicionamento do e-commerce nos resultados das pesquisas feitas em buscadores como Google, Yahoo! e Bing. Isso depende da aplicação de algumas técnicas de SEO, que otimizam a página da web e impactam diretamente no aumento do número de acessos ao comércio eletrônico.

Confira os benefícios da aplicação correta de SEO:

  • Aumento das visitas orgânicas no e-commerce
  • Fortalecimento da credibilidade no mercado
  • Crescimento das possibilidades de conversão

ESTRATÉGIAS PARA SE DESTACAR DA CONCORRÊNCIA

No mundo das vendas não basta apenas ser bom, é necessário ser melhor do que os concorrentes. Mas como demonstrar isso aos consumidores? A partir da adoção de algumas estratégias, é possível destacar os pontos positivos da marca, criando uma imagem forte e atrativa. 

DIVULGAÇÃO DE FORMA CORRETA PARA SEU PRODUTO, MARCA E NICHO DE MERCADO

A divulgação assertiva da marca e do produto influencia diretamente os resultados do negócio. No entanto, nem sempre é fácil saber qual é a forma mais adequada de fazer o marketing da empresa e nem de construir canais de comunicação fortes, eficientes e que dialoguem bem com os consumidores. 

LEVANTAMENTO DE INDICADORES

O comércio eletrônico, as redes sociais e os anúncios oferecem uma série de dados sobre a atividade da marca. Porém, existem algumas métricas mais importantes do que outras. A consultoria em e-commerce ajuda a entender quais são os indicadores essenciais e como deve ser feita a interpretação deles.

AÇÕES DE MARKETING PARA SUA LOJA VIRTUAL

Uma loja virtual precisa pensar em anúncios para atrair consumidores e aumentar os resultados. Além disso, também deve adotar algumas medidas orgânicas que potencializem o contato com o público-alvo. O conhecimento sobre marketing digital ajuda o gestor a entender as principais medidas para fortalecer a imagem do negócio. 

>> Cursos Online para Lojas Virtuais

POR QUE ESCOLHER A CONSULTORIA E-COMMERCE DA TURBY?

A consultoria em e-commerce da Turby é uma excelente alternativa para os gestores de lojas virtuais que buscam por soluções personalizadas para os seus negócios. Afinal, cada empresa tem as suas próprias especificidades e, por isso, precisa adotar estratégias únicas, que atuem diretamente nas necessidades daquele negócio. 

A Turby usa uma metodologia própria para consultoria em e-commerce, que tem serventia para lojas virtuais dos mais diferentes portes e segmentos, o que é uma grande vantagem. Além disso, a empresa atua há mais de 13 anos no mercado do comércio eletrônico, reunindo experiência de sobre para ajudar as lojas virtuais a se consolidarem na internet. 

METODOLOGIA USADA NA CONSULTORIA

Sem dúvidas, a metodologia usada para a consultoria em e-commerce diz muito sobre a seriedade da empresa que está oferecendo o serviço. Quanto mais personalizado for o atendimento, melhores serão as soluções propostas. A Turby trabalha com um método próprio, que é adaptado conforme as necessidades de cada empresa: 

POP: olha para o público que o e-commerce se direciona, para os produtos que oferece e para a plataforma que utiliza nas vendas.

VOA: direciona-se para a validação, otimização e ampliação do negócio.

A seguir, conheça as etapas da consultoria de vendas online:

PRÉ-CONSULTORIA

Esse é o primeiro contato entre o gestor de e-commerce e o consultor, e tem como objetivo alinhar as expectativas e combinar detalhes sobre a análise que será feita. A pré-consultoria nada mais é do que uma conversa na qual o gestor deve apresentar um pouco sobre a trajetória da empresa e contextualizar sobre os clientes e os produtos. 

Nesse momento, o consultor pode sugerir que o cliente faça algumas análises mais aprofundadas do negócio, olhando para a concorrência e para os itens que vende. Assim, será possível começar a pensar nas estratégias que serão aprofundadas nas etapas seguintes. 

REUNIÃO MENSAL DE CONSULTORIA

A reunião mensal de consultoria pode ser realizada presencialmente ou pela internet – a decisão varia conforme a localização geográfica do gestor e do consultor. Nesse momento, é feita uma avaliação sobre o que já mudou a partir da pré-consultoria, levando em consideração as principais dificuldades para a adoção de algumas práticas.

Essa reunião também tem como objetivo definir o plano de ação para os 30 dias seguintes, tendo em vista as estratégias que já podem ser colocadas em prática no comércio eletrônico. É fundamental que o gestor do e-commerce acompanhe de perto da execução dessas tarefas, observando seus resultados.

ACOMPANHAMENTO MENSAL

O acompanhamento mensal é um momento bem importante para a consultoria de e-commerce, já que recolhe as percepções do responsável pela loja virtual sobre as implementações que estão sendo realizadas. Em geral, essa reunião ocorre cerca de 15 dias depois da reunião mensal.

O objetivo desse acompanhamento é entender como está sendo a execução das ações traçadas nas conversas anteriores, tirando dúvidas e adequando a estratégia conforme a necessidade do comércio eletrônico. É importante destacar que nem todas as ações propostas já terão resultados nesse prazo.

CONTATO DIRETO COM O CONSULTOR

O gestor do comércio eletrônico pode entrar em contato com o consultor de e-commerce em outras situações, não estando restrito somente à reunião mensal e ao acompanhamento mensal. Isso evita que o responsável pela loja virtual tome decisões sozinho, sem o auxílio do consultor.

É normal que com o passar dos dias surjam algumas dúvidas referentes ao negócio e, nesse caso, o ideal é que o gestor busque o auxílio do consultor. Assim, poderá fazer escolhas que já apliquem as estratégias propostas pela consultoria para e-commerce. 

TREINAMENTOS ONLINE

A consultoria em vendas online conta com alguns treinamentos que têm como objetivo aprofundar os conhecimentos do gestor do comércio eletrônico sobre o mercado digital. Muitas vezes, os donos de lojas virtuais não têm conhecimento sobre as vendas online e, inclusive, acreditam que esse cenário é semelhante ao das vendas em lojas físicas. 

Sem dúvidas, isso é um grande erro, já que o comércio eletrônico segue uma lógica muito específica e que, muitas vezes, se distancia bastante do comércio tradicional. Isso pode ser observado, por exemplo, nas técnicas usadas para atrair clientes à loja virtual, que são muito diferentes das adotadas pelas lojas de rua. 

Em geral, os temas abordados no treinamento online são:

TREINAMENTOS PRESENCIAIS

Dependendo da situação, a consultoria em e-commerce também poderá contemplar treinamentos presenciais visando a qualificação dos demais membros da equipe. Nesse caso, os temas abordados dependerão das necessidades específicas da empresa, podendo focar em:

  • Estratégias de vendas
  • Atendimento ao cliente
  • Marketing digital
  • Concorrência 
  • Inovação

É normal que o tema que estamos falando suscite muitas dúvidas nos responsáveis por comércios eletrônicos. Em geral, as empresas – sejam online ou tradicionais – não têm o costume de recorrer a consultorias especializadas, já que acreditam que ninguém poderá saber mais sobre o negócio do que o seu próprio dono. 

No entanto, algumas questões que surgem ao longo do tempo não estão tão vinculadas ao negócio em si, mas sim ao mercado, ao produto e ao público-alvo. Desta maneira, contar com o olhar de um especialista no assunto pode renovar a abordagem e trazer à tona alguns pontos que sequer eram cogitados.

Pedir ajuda a um gestor de e-commerce não é sinal de fraqueza. Pelo contrário. A maioria das grandes marcas do mercado já contrataram uma consultoria especializada que as ajudou a sanar dúvidas, resolver problemas e crescer. Inclusive, não é necessário esperar que a empresa entre em crise para contratar um consultor.

Esse tipo de serviço pode contribuir com a empresa em diferentes fases e, inclusive, pode ser contratado antes mesmo de o comércio eletrônico ir para o ar. Assim, o consultor poderá ajudar no planejamento da loja e qualificar o dono do e-commerce para não cometer alguns erros comuns. 

A seguir, veja as principais perguntas que surgem quando falamos sobre consultoria para lojas virtuais:

PERGUNTAS FREQUENTES

QUAL É O MAIOR ESPECIALISTA EM E-COMMERCE DO BRASIL?

O comércio eletrônico é um setor muito próspero no país e é esperado que existam diversas empresas que falem sobre o tema, propondo-se a orientar os gestores de lojas virtuais através de conteúdos em blogs ou a partir de consultorias personalizadas. Nesse cenário, os principais especialistas em e-commerce são a D Loja Virtual, que trabalha com textos, vídeos e consultorias no setor, Turby, que oferece soluções para gestores de e-commerce a partir de treinamentos online e presenciais, e o Simplo 7, que possibilita a criação de uma plataforma de comércio eletrônico de forma simples e otimizada. 

COMO FUNCIONA A CONSULTORIA PARA MONTAR LOJA VIRTUAL?

Uma boa consultoria em e-commerce deve ser personalizada, garantindo que as possibilidades levantadas contemplem todas as necessidades da loja virtual. Na maior parte das vezes, a consultoria para o comércio eletrônico ocorre de forma online, mas nada impede que a conversa seja realizada presencialmente, principalmente nos casos em que o gestor e o consultor estejam na mesma cidade. A consultoria para loja virtual tem como objetivo entender o cenário em que o negócio está situado, diagnosticando os acertos e erros, e propondo melhorias que poderão ser colhidas a curto, médio e longo prazo.

COMO FUNCIONA CONSULTORIA PARA E-COMMERCE NA PRÁTICA?

A consultoria em vendas online é composta por três etapas: a primeira é a pré-consultoria, quando o gestor do comércio eletrônico explica para o consultor sobre a história da empresa e fala sobre as principais dificuldades com o negócio. Nesse momento, o consultor já poderá formular algumas ações, que já poderão ser colocadas em prática. Depois disso, ocorre uma reunião mensal de consultoria, na qual é avaliado o resultado das primeiras ações. Nesse momento, são criadas novas estratégias para o negócio. Por essa razão, também existe uma reunião chamada de acompanhamento mensal, na qual o gestor do e-commerce pode tirar dúvidas com o consultor e relatar possíveis problemas e dificuldades, sem que precise aguardar pela reunião do próximo mês. Além dessas etapas, a consultoria para e-commerce também qualifica o responsável pela loja virtual para entender o mercado onde está inserido, olhar para os concorrentes, aperfeiçoar os produtos, criar ações de marketing digital e analisar indicadores. 

QUAL É O PREÇO DA CONSULTORIA DE E-COMMERCE?

O preço da consultoria em e-commerce varia conforme a empresa que está sendo contratada e as necessidades do negócio. Isso porque, dependendo do caso, o acompanhamento do gestor poderá ser mais curto ou mais longo, o que impactará no valor cobrado. Por essa razão, o ideal é pedir um orçamento para o profissional que você quer contratar, explicando o motivo pelo que você está procurando por ele. Tenha em mente que a consultoria para e-commerce se trata de um serviço personalizado, que olhará com profundidade para o seu negócio e traçará estratégias específicas para ele. Por essa razão, o custo do trabalho não será o mesmo de treinamentos focados em diversas empresas, sem olhar caso por caso. No entanto, uma consultoria de e-commerce voltada para a sua empresa pode oferecer muitos frutos ao negócio e, por isso, deve ser vista como investimento.

VALE A PENA INVESTIR EM CONSULTORIA DE MARKETING DIGITAL PARA E-COMMERCE?

Cada vez mais, o mercado digital tem se mostrado uma alternativa para as pessoas que querem conquistar independência financeira e ter uma vida com liberdade de horários. Por isso, o número de novas empresas que atuam no comércio eletrônico é cada vez maior, tornando esse mercado competitivo. Sem dúvidas, as vendas online oferecem possibilidade de crescimento e de lucro, mas, para isso, a empresa precisa de um planejamento aprofundado e que contemple o mercado, a concorrência e o produto. Investir em uma consultoria de marketing para loja virtual é uma estratégia muito adequada para garantir a sobrevivência no mercado e para fazer com que o negócio tome as melhores decisões em todas as áreas.

COMO A CONSULTORIA DE VENDAS ONLINE PODE IMPACTAR NO FATURAMENTO?

Uma consultoria em vendas online olha para os mais variados pontos do comércio eletrônico, estudando sobre o mercado onde a empresa está inserida, o público a quem se direciona e o produto que oferece. Além disso, a consultoria qualifica o gestor para adotar as melhores estratégias de marketing digital, acompanhar os indicadores numéricos, oferecer um bom atendimento e criar anúncios pagos e estratégias orgânicas de divulgação. Com esse conjunto de ações, a loja virtual tem a possibilidade de aumentar o número de acessos ao site e de vender mais. Além disso, os comércios eletrônicos que recorrem à consultoria de vendas passam a pensar mais na experiência de compra que oferecem aos seus clientes, aumentando a satisfação e a chance de fidelização. 

Sem dúvidas, a contratação de uma consultoria de vendas online pode impactar positivamente os resultados do negócio, contribuindo para que o comércio eletrônico se torne referência na área de atuação e ofereça exatamente aquilo que os seus consumidores precisam ou desejam. 

Para que o trabalho da consultoria seja executado da melhor forma possível, é fundamental que o gestor se comprometa a implementar as medidas sugeridas e a acompanhar as métricas geradas a partir dessas mudanças. Desta maneira, será possível entender o que está indo bem e pensar em estratégias diferentes para aquilo que deve ser melhorado. 

Muitos gestores de loja virtual têm resistência em recorrer a consultoria de vendas porque acreditam que podem solucionar sozinhos os problemas da empresa. No entanto, contar com o trabalho de um consultor especializado em comércio eletrônico é uma medida muito assertiva, já que traz um olhar de fora, aumentando as possibilidades de solução.