(11) 4118-9290 - São Paulo (SP) Clique aqui

REDES

Você faz pós-venda?

Por Marcio Eugênio | 14/05/2009
2995
|
2
Você faz pós-venda?

Como saber se o serviço de pós-venda gera resultado? Essa é uma pergunta comum, feita principalmente por CEO de empresas ávidas por cortar gastos.

Porém, sem pós-venda as empresas vivem em uma corda bamba, confiando apenas nas estratégias de vendas e em suas campanhas de marketing, pensando apenas em aumentar a carteira de clientes, que na maioria das vezes irão trocar de fornecedor por uma mais atencioso e preocupado.

Todo mundo já ficou muito minutos esperando ao telefone, durante uma ligação para o Serviço de Atendimento ao Cliente de alguma empresa, o famoso SAC, e garanto que a grande maioria desligou frustrado por não conseguir resolver o seu problema.

Quando adquirimos um produto ou serviço, é dever de quem vende, atender nossas necessidades pós-venda, mas infelizmente, não é isso que acontece em nosso dia-a-dia, o que vemos são empresas tentando astutamente se eximir de suas responsabilidades para com seus clientes.

Não basta apenas ter um telefone com o número do SAC impresso no folheto de divulgação, na nota fiscal, no site ou na embalagem, o que é preciso é ter um serviço de pós-venda funcional e compensador, que facilite a vida dos seus clientes através do telefone, internet ou na própria empresa, lembrando que isso é o dever de toda empresa que se dispõe a oferecer produtos e/ou serviços.

Lembrem-se! Você é a imagem do que vende, um pós-venda bem feito é sinal de compromisso, respeito e profissionalismo.

Em setores como os de seguros gerais, hoteleiros, automobilísticos, companhias aéreas e marítimas, informática, telefonia, só para citar alguns, o pós-venda é peça chave na fidelização e retenção da clientela, e não preciso dizer, que é fundamental para o aumento da carteira de clientes, em épocas de concorrência acirrada e preços baixos, o maior diferencial é e sempre será um pós-venda bem feito.

As empresas precisam se conscientizar que investir em soluções de pós-venda, só traz resultados benéficos, maior fidelização e retenção, diminuição da inadimplência, redução do custo da venda, elevação dos lucros e melhor direcionamento dos investimentos de marketing, são apenas alguns dos efeitos saudáveis que uma empresa obtém ao adotar soluções para seu setor de pós-vendas. Não basta ter preço baixo e produto de qualidade, é necessário atender e pós-atender o cliente da mesma maneira como você gostaria de ser atendido.

Sempre esteja atento aos benefícios de um pós-venda

Não podemos esquecer nunca! Sejamos um simples vendedor autônomo, um pequeno, médio ou grande empresário, deve-se sempre estar atento aos benefícios de um pós-venda bem feito, este acompanhamento do cliente é o fator primordial para a saúde de sua empresa.

Devemos sempre ter em mente que clientes satisfeitos, bem atendidos e bem pós-atendidos, voltam à sua empresa, e normalmente acompanhados de novos clientes.

Atenda, venda e não esqueça nunca! Faça o pós-venda!

Até a próxima!

Marcio Eugênio

Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

Posts relacionados